ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Os conceitos mudam...

Nesta sociedade "pós-moderna", parece-nos que os conceitos transcendentais, como a honestidade, o trabalho e a recompensa a longo prazo, estão cada vez mais perdendo o valor. Hoje as "virtudes" mais admiradas no ser humano são o dinamismo, a capacidade de ser "carismático" e o tal do empreendedorismo (entendido como a habilidade de fazer as coisas acontecerem à velocidade da luz, rapidamente, não importando os meios utilizados para isso).

A data de 27 de agosto de 2008 traz à memória o falecimento de Dom Hélder Pessoa Câmara que, em 07 de fevereiro de 2009, completaria 100 anos de vida, caso a morte não o tivesse levado à plenitude eterna. Contudo, a obra de Dom Hélder permanece entre nós. Um desses trabalhos é o livro "Um Olhar Sobre A Cidade" (2ª Edição - Editora Civilização Brasileira - 1977). Esse livro é uma coletânea de uma série de crônicas que o então Arcebispo de Olinda e Recife lia "todas as manhãs ao microfone da Rádio Olinda". Eis uma dessas crônicas. O título dela é...

"Fazer tudo bem...

Dar o máximo...

Trabalhar sempre com alma
e com toda a alma,
quer se trate
de conduzir às estrelas
uma nave espacial
ou de fazer
uma simples ponta de lápis.

Fazer tudo bem: é um dos maiores louvores que o Evangelho faz de Cristo.

Não faça nada mal feito, mal acabado. Saiba que nenhum trabalho desonra e todo trabalho pode ser um louvor a Deus.

Um dia, um gari da limpeza pública carregava uma lata de lixo que tinha um cheiro insuportável. Esperei que ele jogasse o lixo no caminhão e quis aperta-lhe a mão. Ele não queria, de modo algum, que eu lhe segurasse a mão, achando que ela estava suja. Expliquei, com absoluta sinceridade, que trabalho nenhum suja a mão humana. Suja a mão sim roubar, derramar sangue do próximo, não trabalhar por falta de coragem e malandragem... Claro que não trabalhar sem culpa, depois de procurar trabalho por toda parte, não é desonra nenhuma: é sofrimento!

Um dia, um garoto insistiu que o deixasse engraxar meus sapatos e eu, pensando em ajudá-lo, deixei. Comovi-me contemplando o pequenino herói. Tão criança, na idade em que as crianças brincam e vão à escola, ele estava ali, conquistando, honestamente, o dinheiro para a avó enferma, de quem é arrimo. E como deixou brilhantes os meus sapatos!

Voltemos a lembrar: se depender de você, não faça nada mal feito. Tem que fazer uma ponta de lápis? Que ela não saia rombuda e feia...

Seu trabalho é na cozinha? Por mais pobre que seja a Família, tome conta da panela como certamente Nossa Senhora fazia em casa de Santa Isabel e na sua própria casa de Nazaré.

Não é só trabalho importante que deve ser feito com alma. Em um Hospital, não basta que o médico seja fabuloso: a telefonista tem que estar alerta; o pessoal da portaria tem que ser acolhedor e amigo; as enfermeiras e ajudantes de enfermagem, os serventes, a turma da limpeza e da cozinha. Todos e todas...

Ah! Se cada um de nós desse conta de seu dever, sem jogar o trabalho em cima dos outros, sem desleixar, sem fazer cera, sem enrolar...

O mundo tomaria jeito diferente, se cada um, em trabalho importante ou simples, compreendido ou incompreendido, cumprisse o dever com toda a alma. Erros, injustiças, a gente procura reclamar na hora exata. Mas só tem força moral para reclamar, quem cumpre o dever para ninguém botar defeito. Só é invencível, quem se sabe e se sente dentro do plano de Deus, participando do trabalho sagrado de dominar a natureza e completar a Criação" (páginas 23 e 24).

domingo, 24 de agosto de 2008

Menos mal

As Olimpíadas de Pequim terminaram neste domingo - 24 de agosto de 2008. Na última postagem deste "diário" virtual, comentamos antecipadamente a medalha de bronze que a seleção brasileira de futebol masculina ganharia nos jogos olímpicos. Depois de sofrer os três primeiros gols nestas Olimpíadas na semifinal dos jogos contra a arquirival Argentina, a seleção foi eliminada da final e foi disputar o bronze com a Bélgica. Resultado: 3 X 0 para os brasileiros que, ao contrário das Olimpíadas de Atlanta (1996), nos Estados Unidos, esperaram a final entre Nigéria e Argentina para cumprir o que exige o espírito olímpico.

Em 1996, a seleção brasileira disputou o bronze com o selecionado português e venceu por 5 a 0. Recebeu a premiação logo após o jogo e demonstrou visivelmente uma falta de esportividade. Naquele ano, a final foi feita também por Nigéria e Argentina. Em 1996, os nigerianos levaram o ouro. Em 2008, os argentinos conquistaram o bi-campeonato olímpico. Para os "problemas" atuais que a seleção de futebol masculina enfrenta, terminar as Olimpíadas de Pequim com um mínimo de senso esportivo foi a melhor coisa que poderia acontecer. Sorte para Dunga e jogadores, e paciência para os brasileiros e as brasileiras que gostam de bom futebol.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O ouro já é delas

Nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2008, às 10h (horário brasileiro), quando celebramos a memória litúrgica de São Pio X, padroeiro secundário da Arquidiocese de Montes Claros, a seleção feminina de futebol enfrenta os Estados Unidos pela disputa da medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim. Mesmo se a conquista olímpica não vier, a medalha de prata para a seleção feminina tem valor de ouro. Já a seleção masculina de futebol, que enfrenta a Bélgica pela disputa da medalha de bronze, precisa de uma maior conscientização do que é ter espírito olímpico. Se essa seleção ganhar o bronze, será uma medalha com gosto de lata, infelizmente.

sábado, 2 de agosto de 2008

Frase de jornal

Eu sou queria saber o porquê que eles cismaram comigo. Com tanta maldade sendo feita com os animais, eles querem que eu, que estou doente, assista a palestras sobre o que mais sei na vida, que é cuidar do meio ambiente. Fui criada na roça, tenho carinho e amor pela natureza. Eles deveriam era propor essa pena àqueles que estão desmatando a nossa Amazônia.

Maria José Araújo, de 73 anos, aposentada, condenada em junho pelo Juizado Especial Criminal, em Belo Horizonte, por criar ave em casa sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Sem o conhecimento do Ibama, a criação de aves em residências é crime com multa de R$ 415,00 ou prestação de serviços comunitários. Dona Maria gasta com plano de saúde R$ 311,00. Sua renda aumenta mais graças à aposentadoria do marido.

> Jornal "Estado de Minas", sábado, 19 de julho de 2008
Caderno Gerais, página 22