ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 20 de setembro de 2008

Partir para o confronto...

Muito se comenta sobre os jornalistas contratados pela Prefeitura de Montes Claros. Muito se diz que a maior parte dos jornalistas que trabalham nos diários montes-clarenses tem um papel na administração atual. Mas ninguém comenta a precariedade que é exercer o jornalismo em Montes Claros: a competição com estagiários do curso de jornalismo local, os baixos salários da categoria na região, a eterna discussão entre jornalistas provisionados e diplomados, dentre outras causas da desvalorização destes profissionais.

Transferir responsabilidades é muito mais fácil do que assumir obrigações. Deve ser por isso que o amadorismo ainda impera na maior parte das redações da cidade - salvam-se raríssimas exceções. Se os jornalistas deste município não partirem para o confronto e continuarem submissos aos patrões dos jornais, que não entendem de jornalismo, muito menos de publicidade e propaganda, e menos ainda de comunicação social, a tendência é Montes Claros permanecer no marasmo jornalístico.

Se Montes Claros foi eleita uma das cidades mais dinâmicas do país, o certo é que nossos jornais diários não seguem esse dinamismo. Menosprezando seus profissionais e os seus leitores, nossos jornais vão sempre servir para embrulhar peixes (o que, de acordo com a medicina, é desaconselhável), porém servem muito pouco para (in)formar cidadãos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Matéria de jornal

Um dos três diários de Montes Claros, o "Jornal de Notícias" publica nesta quinta-feira matéria veiculada no site da Arquidiocese de Montes Claros - www.arquimoc.org.br -, em 14 de setembro de 2008, domingo, Dia da Exaltação da Santa Cruz, sob os títulos "Espaço eclesial não é boca-de-urna", afirma Padre em debate com candidatos a vereador e Em debate no Grande Santos Reis, candidato a vereador pede trabalho unido. O jornal força a barra na interpretação dos textos.

A chamada de capa da matéria no "Jornal de Notícias" desta quinta é uma verdadeira viagem. Em nenhum momento dos textos, a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana cita estimativa de público do debate. No entanto, o periódico montes-clarense inventa, imagina e publica este título na primeira página: "Lotação máxima no debate de vereadores no Grande S. Reis". Os editores do jornal concluíram, através de fotografias que lhes enviamos de uma senhora que chegou no final do evento e que foi citada pelo candidato a vereador Sebastião Prisilino (PDT), que o lugar onde foi o debate estava lotado.

Muita viagem. Forçaram a barra demais. Com as oito imagens que enviamos ao "Jornal de Notícias" por e-mail, anexamos a legenda: "Da janela da Associação dos Bairros Santa Eugênia e Eldorado, em Montes Claros, Dona Lió observa debate com candidatos a vereador". Após a leitura das matérias e das fotos, utilizando o bom senso social e jornalístico, não dá nunca para concluir que o debate no Grande Santos Reis lotou. E conclusão em notícias quem tira é o leitor.

sábado, 13 de setembro de 2008

"Te amamos, professora"

Ser juiz eleitoral não é fácil. Em Montes Claros então, que o diga. Ainda mais se for para passar vergonha, ser ridicularizado e o pior... ter a justiça usada de chacota no outro dia. Pois bem, aconteceu. E numa biblioteca pública. Rapaz, inacreditável o que não faz a política. Bastou alguns xerox de uma notícia veiculada por um órgão de imprensa da cidade, com a lista de nomes sujos na Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) que alertam em quem votar, estar nas mãos de um jovem na biblioteca, que a turma dos dois citados pela AMB trataram de o acusar de estar panfletando.

Sacaneado até, ele teve que ir embora. Mas o melhor estava por acontecer. Um armário. Um armário com cadeados. E um juiz em casa. Não deu outra. A turma dos dois candidatos com processos nas costas, chamaram um deputado - inclusive citado no mensalão mineiro -, para tirar o juiz de casa. Então ele chegou. De madrugada, num prédio público ocupado. Estragou sua sexta-feira. E ainda bem quem era 12. Ficou evidente que a manifestação era livre. Nada havia sido distribuído. Mas a culpa é do armário.

Mas o cidadão não é obrigado a votar em candidato ficha suja. O cidadão consciente deve carregar em sua bolsa um bom livro, um caderno de anotações, o xerox para os amigos com notícia de verdade, porque se não quero errar, também não quero que eles errem. Pô... acredito na Associação dos Magistrados do Brasil. Ao contrário daquele vereador que... disse não se tratar de uma entidade séria. É por isso que não voto em quem está na lista da AMB. E também não gosto de pombos e muito menos de correio.

E olha que o xerox era de um jornal, comprado por todos nas bancas. A casa do povo invadida e arrombada de madrugada. Que vergonha. Quando o chaveiro chegou: UAU!!!!!!!!! Depois de arrombar fechaduras e cadeados, na presença de 30 policiais, 20 assessores, fotógrafos, filmadores e o juiz... eis o flagra: uma linda aquarela de uma criancinha de seis anos e um sitiozinho feito a lápis de cor, de um outro aluno de sete anos. Que flagrante! Além disso, um girassol feito a giz de cera, e a maior surpresa: uma cartolina amarela dizendo: "te amamos, professora".

Moral da história: Viva a democracia, mesmo que caduca.


- autoria desconhecida -

texto recebido por e-mail