ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 30 de junho de 2009

Crer é questão de fé - Parte II

Creio em Jesus Cristo, filho único de Deus, nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo

Deus amando muito o mundo enviou o seu Filho Jesus para salvar o mundo. Deus envia, contempla o mundo com os olhos humanos e pede licença a uma mulher que estava aberta à graça. Deus é fiel, cumpriu a promessa feita a Abraão; Deus enviou seu filho amado (Mc 1, 11). Cremos e professamos que Jesus nasceu da virgem Maria num determinado tempo histórico.

O verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14-16). Pelo Espírito Santo, nós podemos professar que Jesus é o Senhor, filho de Deus. E nós somos chamados a anunciar Cristo que deixou a Igreja pela fé de Pedro. Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria.

Deus ama e tem prazer de nos salvar em Jesus Cristo. Ele vindo mostrou o caminho de volta ao Pai. Pela desobediência, o homem morre pelo pecado e, pela obediência de Cristo, o homem tem a vida e salvação. Crendo em Jesus, nós temos que assumir a sua vida em nós. Somos filhos no filho de Deus.

Jesus é o modelo para viver a santidade. Em todas as passagens bíblicas, vemos a glória do Pai no Filho (transfiguração, nos milagres, etc). Querem chegar ao Pai. Temos que seguir o Filho (2 Pd 1, 4 e Fl 2, 5-8). Com a encarnação do Filho de Deus, Maria torna-se Mãe do Verbo encarnado. De Maria, Ele tem o corpo sagrado, dotado de uma alma racional, unido à natureza divina, na sua pessoa.

Por isso se diz que o Verbo nasceu segundo a carne. O mistério da encarnação é para ser contemplado e é uma resposta de fé. A ação do Espírito Santo está conjugada e ordenada à do Filho. O filho é ungido pelo Espírito Santo. Jesus é a manifestação do Pai que vai se revelando progressivamente (pelos pastores, magos, João Batista, discípulos, etc).


José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro e teólogo. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Crer é questão de fé - Parte I

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra

Quando professamos esta verdade com o nosso ser, estamos, de fato, reconhecendo o poder de Deus, onde tudo vem Dele e vai para Ele. Nada é feito sem Ele. Deus sempre é. O nome de Deus significa isto: Eu Sou Aquele que é. Não tem início e nem fim. Acreditando, vivemos. Os demais artigos do Credo nos fazem ver melhor a revelação progressiva de Deus aos homens. Assim, assumimos e deixamos que a misericórdia do Pai em nós seja vivida no seu Amor.

A criação nos ensina o fundamento da vida humana, pois vai dar resposta explícita às indagações que fazemos: de onde viemos, para onde vamos e qual é a nossa meta? Com isto, os homens podem cooperar com a criação de Deus. Crer em Deus é reconhecer todas as coisas e o plano do Amor de Deus para o resgate dos homens em Jesus Cristo.


José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro e teólogo. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Loucos para transformar o mundo e torná-lo melhor e mais divinamente humano ou humanamente divino

Estamos vivendo em um país que vem com tudo. Nós temos que nos vestir, mesmo que for de cozinheiros, e protestar pelos nossos direitos. Hoje podemos ver em nossa vida pessoas tentando acabar com a moral do outro, por inveja, vingança ou mesmo falta do que fazer. Outro dia, encontrei com um vereador e disse: aí está o funcionário de Luiz Tadeu Leite.

E ele me respondeu: "funcionário do povo". Será mesmo? Esses vereadores não fazem absolutamente nada pelos mais precisados. Será que se o cargo de vereador não fosse remunerado teria candidato? Nós somos verdadeiramente frouxos. Nós, cidadãos, não temos coragem de nos manifestar diante da corrupção e das tiranias políticas.

Onde vamos parar com tanto cooperativismo? No fundo de um buraco é a resposta mais coerente neste momento. Povo, mais uma vez, eu convido para lutar pacificamente por um país melhor no dia 07 de setembro de 2009, no Grito dos Excluídos. Vamos lutar com nossas armas. Nós não merecemos tanto descaso e falta de respeito.

Se nos manifestarmos pelos nossos direitos seremos taxados de loucos, mas somos loucos para ter uma vida melhor. Vamos juntos lutar e melhorar a nossa vida e a nossa cidade, estado, país, mundo... Jesus abençoe a todos.


Maicon Deivison Pinto Tavares é estudante secundarista, voluntário da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e missionário da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Democracia é o governo das minorias

ou... democracia é o desgoverno das minorias
ou... democracia e o desgoverno das minorias

Pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em linguagem popular, a entidade máxima do Poder Judiciário, que extinguiu no dia 17 de junho de 2009, por oito votos a um, a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, o conceito de democracia passar a ser muito simples. É o governo das minorias. Ninguém é trabalhador. É banqueiro falido, empresário e agricultor endividado, homossexual, sem-terra, sem-teto, negro, dentre várias outras denominações que se dão a trabalhadores.

Segundo publicação do jornal “Folha de São Paulo”, página A11, do dia 18 de junho, dia em que apresentei, há seis anos, ao lado de mais três colegas, a monografia para conclusão do curso de jornalismo, 79 mil e 923 é o número de jornalistas registrados e 8 mil e 486 é o total dos que não têm diploma - 450 é a quantidade de cursos de jornalismo, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As fontes desses dados são o Ministério do Trabalho e Emprego e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Se fôssemos realmente todos trabalhadores, lutaríamos pelos direitos e deveres de todos. Mas como cada vez mais lutamos pelos direitos de minorias cada vez menores, traímos aquele manifesto: trabalhadores, uni-vos!


João Renato Diniz Pinto - jornalista
voluntário da Pastoral da Comunicação
da Arquidiocese de Montes Claros

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Somos donos de nosso nariz

As pessoas querem de todas as formas ser donas de nossa vida. Eu sempre presto atenção na maneira que as pessoas agem diante de nosso jeito de ser ou, melhor dizendo, elas querem que os nossos gostos sejam padronizados. É por isso que encontramos muitas pessoas infelizes. Somos pessoas livres e temos que ser verdadeiras. Quando eu digo verdadeiro é mesmo verdadeiro: fazer o que gosta, ir onde quiser, amar a quem quiser, trabalhar no que gosta. Temos que ser autênticos.

Jesus nos chama a ser pessoas boas e pessoas com personalidade. Conheço pessoas que deram o seu "sim" para um outro ser humano e perderam a oportunidade de felicidade. Nós não podemos entregar nossa vida nas mãos das pessoas, mesmo que essas pessoas sejam de confiança e queridas. Vamos mudar o nosso jeito de ser. Somos pecadores. Maior que o nosso pecado é a misericórdia de Deus, que alcança nosso coração e lava nossa alma de toda iniquidade.

Em nossos caminhos, iremos encontrar pessoas tentando nos controlar, como diz minha amiga Maria da Glória Galvão. "As pessoas tentam nos doutrinar". Porém, nós, como filhos de Deus, sabemos que estamos aqui para sermos felizes. Deixando-nos controlar pelas pessoas e pelas personalidades alheias, nunca encontraremos a alegria verdadeira que vem de Jesus, nosso único Deus e Senhor.

Eu sou bem autêntico. Quando falo que Jesus é o começo, o meio e o fim de minha vida, só nele coloco a minha vida e só dele recebo ordens. Nós temos que ser obedientes, seguir as normas do ambiente no qual vivemos, mas não podemos ser discípulos de um ser humano. Vamos ter forças e lutar pelos nosso sonhos e anseios. Deus nos dá o Espírito Santo e supre toda a carência em nosso coração. Jesus abençoe a você e a sua família.


Maicon Deivison Pinto Tavares é estudante secundarista, voluntário da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e missionário da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

terça-feira, 16 de junho de 2009

Experiência da vida

José Benedito Schumann Cunha

O homem está inserido na sociedade e sofre a influência da mesma. Cada pessoa tem uma história de vida e ela marca a sociedade com a sua presença. Cada ano que vivemos vai ser experiências que vão se acumulando. Muitas experiências ajudam-nos a formar a pessoa e outras que serão tiradas lições para que possamos corrigir, avaliar e seguir em frente.

Sabe-se que o que vai marcar a nossa vida é Cristo com a sua graça. O homem novo foi resgatado por Cristo ressuscitado. Ele é a luz que ilumina a história humana e nos faz recuperar a nossa dignidade.

A experiência da vida nos faz sempre recordar da bondade do Senhor para conosco. Cabe então a nós estarmos em comunhão com Ele e com os nossos irmãos para construirmos o Reino de Cristo, que é amor, justiça, fraternidade e paz.

Maria, Mater Dei, ora pro nobis!


José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro, teólogo e seminarista premonstratense. É também formado em História, Pedagogia e Filosofia.

sábado, 13 de junho de 2009

Povo de Deus, tenha coragem

Outro dia, pensava em um método de trabalho junto às comunidades carentes. Foi aí que percebi que muitas famílias precisam de ajuda mais por terem escutado algum dia falsas promessas de políticos corruptos. Estes não acreditam no trabalho das Pastorais Sociais, que não prometem, mas fazem. Eu paro pra pensar um meio de ajudar a construir um mundo melhor e, muitas vezes, nem encontro respostas.

Vivemos em uma época onde é difícil encontrar pessoas que ainda acreditam na vida e na transformação da mesma. Está chegando o 15º Grito dos Excluídos, 16º na Arquidiocese de Montes Claros. Convido você, leitor deste blog, a vestir a camisa de luta de trabalhador brasileiro e de trabalhadora brasileira e, com a bandeira da paz, gritar por nós todos, pela coletividade, pela valorização do bem público e, especificamente, pelos mais excluídos.

Nós podemos vencer a corrupção da vida. Contudo, temos que unir as nossas forças. E é para isso que convido você e toda a sua família para o próximo Grito dos Excluídos em 07 de setembro de 2009. Deus quer nos ver felizes. No entanto, em um país com realidade dura como o nosso, nós não encontraremos essa felicidade. Por isso, deixo esta mensagem e peço a Jesus Cristo que ilumine a você e toda a sua família. Que sejamos corajosos e firmes para enfrentar as barreiras da nossa vida. Amém!


Maicon Deivison Pinto Tavares é estudante secundarista, voluntário da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e missionário da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O amor evangélico

José Benedito Schumann Cunha

Ao ecoar o desabafo de Jesus de ver o Reino acontecer: "Fogo eu vim lançar sobre o mundo, e como gostaria que já estivesse aceso". Assim a espiritualidade é gerada desta expressão de Jesus e deste modo o fogo do amor abrasa e arrasa e vai construir o Reino de Deus.

Ele vai destruir o que atrapalha de vivermos como irmãos. O mundo ou terra representa o pecado que dissemina a terra. Isto já se percebe nele no desamor, no ódio, na violência, na maledicência, nas ações perniciosas, etc. O pecado entrou no mundo, não por culpa de Deus, mas pela desobediência do homem e da sua negação à vida.

Agora Jesus nos aponta o Reino de Deus, nos dá a graça e nos faz dócil à sua Palavra pelo dom do Espírito Santo para nossa salvação e libertação.

Quando voltamos para Cristo e o assumimos na nossa vida em plena comunhão com Ele, então seremos uma geração renovada e motivadora de um Reino de justiça, de paz e de irmãos unidos.

In corde Jesu et Mariae, persemper!


José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro, teólogo e seminarista premonstratense. É também formado em História, Pedagogia e Filosofia.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Modesta proposta para o Morrinhos

No domingo passado, 07 de junho de 2009, umas 12h e 45min, sai de casa, no centro comercial de Montes Claros. Subi a Rua Doutor Veloso, caminhando até virar à esquerda na Rua General Carneiro. Subo até virar à direita na Rua Melo Viana, via mais ampla e onde muitas pessoas conversavam na porta de casa depois do almoço de domingo. Na medida em que vou subindo a Melo Viana, observo que há no Bairro Morrinhos carros muito bons e também casas muito boas.



Vou em direção à Assembleia Popular do Morrinhos, um dos 380 bairros de MOC e que é considerado um dos mais “perigosos” da cidade norte-mineira. No meu caso, não constatei perigo algum. Apenas gente que trabalha, ou que deseja trabalhar, mas não encontra emprego no município.

Quando viro à esquerda, já na Ladeira Cônego Quirino, vejo muitos meninos do Bairro brincando de futebol e utilizando como gol o portão da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), sinal de que falta na região uma quadra poliesportiva com instrutores capacitados para que aquelas crianças não fiquem ociosas e sejam presas fáceis para o tráfico de drogas e a prostituição, que são problemas recorrentes no Morrinhos.

João Renato Diniz Pinto - jornalista
voluntário da Pastoral da Comunicação
da Arquidiocese de Montes Claros

terça-feira, 9 de junho de 2009

Carta aos leitores deste blog

Caríssimos, venho através deste texto partilhar com vocês a alegria que tive em estar em duas comemorações no mesmo dia. No dia 06 de junho, na parte da manhã, estive comemorando o Dia de São Norberto no Priorado de Nossa Senhora Aparecida e São Norberto, quando os religiosos da Ordem Premostratense, com muita alegria, festejavam o Dia do seu Patriarca. Eu, um simples admirador de São Norberto, entrei na alegria que contagiou, não só eu, mas todos os presentes. Logo depois, presidi eleição para coordenadora comunitária da Pastoral da Criança do Morrinhos. Maria da Glória Galvão foi a escolhida.

No fim da assembleia eletiva, fui me preparar para a grande festa da Padroeira do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, onde representava a nossa querida Pastoral da Comunicação (Pascom) Arquidiocesana. A Festa no Seminário Maior foi muito descontraída. Fico lisonjeado em saber que temos em nossa cidade fiéis leigos religiosos e seminaristas tão bem dispostos a festejar o seu padroeiro e padroeira. No dia 06 de junho, meu dia foi marcado por momentos alegres e verdadeiros.

Tenho enorme prazer em partilhar a alegria que tenho em ser um vocacionado da Ordem Premostratense de Montes Claros. Parabenizo, mais uma vez, a Ordem Premostratense, assim como parabenizo também o nosso Arcebispo Metropolitano, Dom José Alberto Moura, pela competência e dedicação. Jesus abençoe a todos.


Maicon Deivison Pinto Tavares é estudante secundarista, voluntário da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e missionário da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Premonstratenses analisam vida de São Norberto

Estudante secundarista, voluntário da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e missionário da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, Maicon Deivison Pinto Tavares informa que no sábado, 06 de junho de 2009, pela manhã, no Priorado Nossa Senhora Aparecida e São Norberto, Bairro Melo, região sul da cidade de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, os premonstratenses organizaram debate sobre a vida de São Norberto, cuja memória litúrgica a Igreja Católica celebra no dia 06 de junho e que é o fundador da Ordem dos padres de batina branca, como são conhecidos os discípulos norbertinos no Sacerdócio.

Esta região norte-mineira, no aspecto religioso, deve render parte de suas homenagens pelo desenvolvimento social regional aos religiosos e sacerdotes desta Ordem. Os premonstratenses contribuíram significativamente para a criação da Diocese de Montes Claros, em 10 de dezembro de 1910, ao lado de lideranças leigas e políticas da época.

domingo, 7 de junho de 2009

Seminário Maior Imaculado Coração de Maria festeja Padroeira

No último sábado, 06 de junho de 2009, por volta das 18h, aconteceu a Missa e o Levantamento do Mastro da Festa da Padroeira do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, que começou com procissão acompanhada por fiéis leigos, seminaristas e padres. Logo em seguida teve a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Alberto Moura, e concelebrada por vários sacerdotes, como o Monsenhor Silvestre José de Melo, Reitor do Seminário, pelo Padre Fábio Vieira de Souza, Ecônomo do Seminário, Padre Fernando Andrade, Vice-Reitor do Seminário Propedêutico São Pio X, e Frei Ari Piedade da Silva, OFMconv., Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Montes Claros.

Ao término da Celebração, o que marcou a noite foram os fogos de artifício. Não podemos deixar de contar sobre a quadrilha junina. A festa teve a participação de diversos paroquianos da Arquidiocese de Montes Claros, dentre eles, Laura Natividade de Jesus, da Quase-Paróquia Divino Espírito Santo, Josely Barbosa, da Paróquia Santa Rita de Cássia de MOC, Bernadete Aguiar, da Paróquia São Sebastião de MOC e fiéis da Paróquia São Sebastião de Capitão Enéas.

Os seminaristas foram muito acolhedores, a exemplo de Lucas Rodrigues, Fernando Rodrigues, Charles José Ferreira. Eles mostraram bastante disposição em servir os seus convidados. Os seminaristas deram uma atenção toda especial ao representante da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, Maicon Deivison Pinto Tavares.

Maicon Deivison Pinto Tavares é estudante secundarista, voluntário da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e missionário da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana

terça-feira, 2 de junho de 2009

História de Maicon Tavares

Eu sou atuante em minha comunidade e sou feliz por isto. Comecei minha caminhada sendo líder da Pastoral da Criança, tendo apenas 13 anos e sempre fui feliz em fazer parte desta Igreja que, pra mim, sempre foi um caminho árduo. Sou de família protestante/católica não-praticante e isso sempre foi uma pedra no caminho. Perseverei, não desisti e nem penso em parar.

Pelo contrário. Sempre digo que vou seguir tudo aquilo que Deus sonhou pra mim. Estou contando um pouquinho da minha experiência para vocês. Eu gosto muito de partilhar com os leitores deste blog. Eu respeito todos os movimentos da Igreja Católica. Não só eu, mas todos os missionários da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana. Muitas vezes, sou criticado pela sinceridade.

Contudo, se não for sincero, não irei estar bem comigo mesmo e essa ação não condiz com os planos que Deus tem para a minha vida. Eu gosto muito de ajudar as pessoas carentes. É como disse. Desde os 13 anos, venho convivendo com esse drama por trabalhar na Pastoral da Criança e ver tanta miséria. Só não liberto ninguém. O único que tem o poder de curar e libertar é Jesus.

Na medida do possível, tento evangelizar seguindo os caminhos bíblicos. Eu sou mais de ação. Gosto de colocar a mão na massa, assim dizendo. No meu caminho, encontro pessoas que não acreditam mais no amor. Sempre tento, de maneira simples, levar as pessoas a lembrar que o único amor necessário em nossa vida é o amor de Deus. Nós, como cristãos, devemos ter consciência de que o amor de Deus basta.

Não precisamos mendigar o amor de um ser humano. Em minha caminhada, percebo que as pessoas cada dia fazem menos caridade. Venho então, através desta mensagem, pedir, pelo amor do Nosso Senhor Jesus Cristo, que não deixem de olhar para o lado e ajudar os mais precisados. Lembrem-se que, se eu quero um país melhor, tenho que contribuir para que isto aconteça. Deus abençoe a todos.


Maicon Deivison Pinto Tavares, 17 anos, é estudante secundarista, voluntário da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cássia de Montes Claros e missionário da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana