ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Queremos ver Jesus ressuscitado no meio de nós

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com  

Queridos irmãos e irmãs...  

A liturgia nos faz mergulhar no mistério que vamos atualizar para viver os acontecimentos da Páscoa do Senhor que se aproxima, que são: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia da Palavra nos faz entender o sentido de Mistério que vamos celebrar na Semana Santa. 

No Livro de Jeremias, temos Deus que propõe uma NOVA ALIANÇA. Sabemos que Deus tinha feito uma Aliança com o Povo no Sinai. Lá Moises recebeu a Tábua das Leis que estavam escritas nesta pedra. O povo prontamente aderiu a Lei professando pela boca do que do coração. Assim, muitas vezes, o Povo foi infiel a Deus. Agora o profeta Jeremias anuncia uma nova aliança que Deus vai fazer e vai colocar no coração do seu povo, como Ele mesmo diz: “Porei minha lei em sua alma, escreverei em seu coração”. “Então eu serei seu Deus e ele será meu Povo”. 

Desse modo, Deus renova aliança, dá seu perdão e restaura o seu Povo. Nós somos o Povo da nova aliança que Jesus veio selar para sempre. Por isso precisamos inscrever os mandamentos no nosso coração para que possamos nos transformar em uma nova criatura. A quaresma é esse tempo de reconciliação e mudança. O batismo nos fez participar da aliança nova de Cristo que, muitas vezes, é rompida pela nossa fraqueza e pecado. Deus sempre está disposto a nos restaurar de novo como nova criatura que se reconcilia com Deus e com os irmãos (cf. Jr 31, 31-34). 

Na Carta de São Paulo aos Hebreus é afirmada que essa nova Aliança é feita em Cristo, de modo pleno e definitivo. Jesus foi obediente ao Pai no projeto de salvação da humanidade do pecado e da morte e é por isso que Ele se entregou para nos resgatar definitivamente para Deus, doando a sua vida na cruz e ressuscitando após três dias (cf. Hb 5, 7-9). 

O Evangelho de São João faz um convite de ter um novo olhar a Jesus que, de modo extraordinário, fez uma nova Aliança, com a sua vida doada na cruz com seu sangue precioso (cf. Jo 12, 20-33). 

Nesta passagem, temos um grupo de gregos que estava em Jerusalém para festejar e celebra a Páscoa e vão pedir que querem ver Jesus. O sentido disso é de conhecer de modo mais profundo a pessoa de Jesus e a sua mensagem de vida. Eles não vão diretamente a Jesus, mas vão aos discípulos Felipe e André e assim eles são mediadores do pedido deles a Cristo. Jesus se mostra e se faz ver na bela imagem do grão de trigo. 

A glória de Cristo se faz da experiência da morte e vida nova que o “grão de trigo” traz. Assim Jesus nos fala. “Se o grão, que cai na terra, morre, produzirá muito fruto”. Sabemos que a vida plena se manifesta na morte. Jesus morre e nasce a Igreja na sua ressurreição. O nosso Deus é vivo. Jesus está no nosso meio. Para conhecer Jesus, precisamos ver Jesus como Ele é e ainda nos desapegar desta vida e da sabedoria humana, onde os gregos valorizavam muito. 

Devemos morrer de tudo que nos atrapalha de termos vida plena que são vaidade, egoísmo, materialismo, desamor, falta de perdão e solidariedade, etc. Se queremos ver Jesus é vê-Lo na Cruz. A sua cruz denuncia toda prepotência e arrogância do nosso mundo contemporâneo e capitalista. Conhecer Jesus é segui-LO em todo momento. Inclusive, tomarmos a cruz, mudamos de vida e temos nova vida no Cristo ressuscitado. 

Por isso devemos estar atentos na escuta da Palavra que é proclamada na Igreja e vivê-la na comunidade, na família e em todo lugar em que estivermos. 

Feliz Páscoa a todos! 

Que a presença de Jesus seja real na nossa vida! 

Amém! 

Texto pensado e escrito para ser publicado em 25 de março de 2012  

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

 
Foto de José quando ministro do Batismo  

Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE desde junho de 2001
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.vocacoesarquimoc.blogspot.com
www.gilmargusmao.blogspot.com  

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

quarta-feira, 28 de março de 2012

Equipe Internet Arquimoc se reúne e programa novo encontro para elaboração de projeto de novo design do site

Na última terça-feira (27/03), na sede da Associação Bom Pastoral/Comunidade Esdras, missionários(as) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Catedral) - Daniel; da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Joyce; da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Anderson e Amanda participaram de reunião com o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, padre Antônio Brígido de Lima, orientados pelo responsável pela Equipe Internet Arquimoc, Fredson Lauton. Na avaliação do atual design do site da Arquimoc, foram observadas dificuldades em buscar informações.

A próxima reunião dessa equipe ficou marcada para a terça-feira (10/04), às 18h, na sede da Associação Bom Pastoral/Comunidade Esdras, cujo endereço é Rua Grão Mogol, 287, Centro de MOC. Nesta reunião, os missionários elaborarão projeto de novo design do site da Arquimoc. Desde 2001 online, o www.arquimoc.org.br já passou por quatro reformulações com Valéria Borborema, Alessandra Souza, Diogo Pedro Siqueira Soares e Diogo Dourado. Esta será a quinta reformulação do site.

Outras reuniões

Outras equipes da Pastoral da Comunicação também já se encontraram. A Equipe Jornal Clarão do Norte se encontrou na quinta-feira (23/02). Participaram Viviane Carvalho, Ricardo de Oliveira e João Pinto. A Equipe de TV Arquimoc se reuniu no sábado (25/02). Participaram Eugênio Pascelli Ferreira Zuba, João Pinto, Ricardo Soares de Oliveira e Viviane Carvalho.

terça-feira, 27 de março de 2012

"Estejam ao lado de quem é marginalizado pela violência", solicita Bento XVI

POR Mirticeli Medeiros - Da Redação

“A maldade e a ignorância dos homens não é capaz de travar plano divino da salvação”, diz santo padre, o papa Bento XVI. Ele rezou no domingo (25/03) as vésperas com os bispos do México e da América Latina, na Catedral da Mãe Santíssima da Luz de León, México. Este foi o último compromisso pontifício no terceiro dia da visita apostólica ao país. O papa fez o percurso de papa-móvel do Colégio Miraflores, onde está hospedado, à Catedral de León. Em todo o trajeto, uma multidão se concentrou em clima de festa para saudar o sumo pontífice que passava.

Na chegada à Catedral de León, ao som de "Tu és Petrus" (“Tu és Pedro”), a famosa canção que é entoada durante a procissão de entrada do pontífice no Vaticano, Bento XVI entrou na Catedral de León, por volta das 21h (18h no horário do México), onde 200 bispos do México e da América Latina o aguardavam. Em um discurso forte e direto, o papa pediu que os bispos sejam “sentinelas” que proclamam dia e noite a Palavra de Deus e acrescentou que os prelados devem estar primordialmente ao lado daqueles que sofrem. “Estejam ao lado de quem é marginalizado pela violência, pelo poder ou por uma riqueza que ignora quem carece de quase tudo. A Igreja não pode separar o louvor de Deus do serviço aos homens", enfatizou

Bento XVI destacou por duas vezes durante o discurso que o mal jamais terá a última palavra. "A maldade e a ignorância dos homens não é capaz de travar o plano divino de salvação, a redenção. O mal não tem poder para isso", disse. Como pastor da Igreja universal, o santo padre disse que está unido a todos os bispos latino-americanos na difícil missão de evangelizar, independente da circunstância. "Não estais sozinhos nem nas dificuldades, nem nos sucessos da evangelização; todos estamos unidos nos sofrimentos e na consolação", salientou.

O papa também pediu aos prelados uma atenção especial aos seminaristas que, segundo ele, devem acima de tudo conhecer profundamente a pessoa de Jesus Cristo. "Amados irmãos no Episcopado, no horizonte pastoral e evangelizador que se abre diante de nós, é de capital importância cuidar com grande atenção dos seminaristas, encorajando-os a não se gloriarem de 'saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e, Este, crucificado’”, orientou.

Após as vésperas, ainda na Catedral de León, o santo padre, tendo em mãos um dispositivo eletrônico, ligou a iluminação do Santuário de Cristo Rei de Cubilete, sobre o qual sobrevoou de helicóptero na manhã do domingo, pouco antes de celebrar a missa no parque do Bicentenário.

FONTE DESTA NOTÍCIA
www.cancaonova.com

COM COLABORAÇÃO DE
Teólogo José Benedito Schumann Cunha

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS

Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.vocacoesarquimoc.blogspot.com
www.gilmargusmao.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Reunião Equipe Internet Pascom‏

O coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros, padre Antônio Brígido de Lima, convoca a Equipe Internet Arquimoc para reunião nesta terça-feira (27/03), às 18h, na sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras, cujo endereço é Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG), perto da Catedral.

Esperamos contar com a sua presença!!!

www.arquimoc.org.br

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

sábado, 24 de março de 2012

Segundo padre jornalista, Igreja percebe e age em um mundo em rede

POR Viviane Carvalho (texto e fotos)
enviada especial da Arquimoc

O 5º Encontro com jornalistas de (arqui)dioceses, regionais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está no seu segundo dia. E, na parte da manhã desde sábado (24/03), foi assessorado pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), o jornalista jornalista Sidney Rezende, da Globo News.


Pe. Geraldo Martins e Sidney Rezende

A primeira conferência "Experiência de Jornalismo em Rede no Rádio, TV e Internet" foi ministrada por Rezende. Trabalho em grupo e mesa redonda possibilitou partilha de experiências e sugestões de melhorias nos trabalhos desenvolvidos pelos jornalistas nas (arqui)dioceses e organismos vinculados à CNBB. Padre Geraldo Martins é o assessor político da CNBB e foi o mediador da mesa durante exposição dos trabalhos em grupo. O sacerdote é também jornalista e chamou a atenção para uma realidade que a Igreja já percebeu há algum tempo. Para ele, é necessário que a Igreja aprenda a trabalhar em rede. O mundo mudou e o mundo é plural. A Igreja mudou junto com este mundo e a Igreja também é plural. A Instituição tem consciência da importância da comunicação dentro da Igreja católica. No mundo plural, diversificado, ou você se abre e dialoga ou parte para o confronto, finalizou o sacerdote.


Comunicadores e jornalistas participam do Encontro

É necessário sair da zona de conforto, afirmou Rezende quando falava da valorização da Assessoria de Imprensa para a Igreja e para os organismos que dela fazem parte. A Igreja, segundo o professor, é rica em projetos e ações sociais, que são notícias diárias. Se for preciso, vá às redações, conversem com os editores, falem dos seus projetos e ações. Em qualquer situação, a melhor saída é o diálogo, recomendou. O encontro continua na parte da tarde deste sábado (24/03), a partir das 14h e 30min, com a palestra “Experiência de Jornalismo em Rede para uma Instituição”, com o professor e também jornalista, Antônio Danin Júnior, da Faculdade Alfa de Goiânia (GO).


Cruz de São Pedro

De acordo com informações do Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, a Cruz de São Pedro "é uma cruz latina invertida. É um dos símbolos da Igreja católica, tendo seu uso sido relacionado em épocas modernas a um imaginário anticristão, significado não condizente com as tradições convencionais do simbolismo católico".

"A origem deste símbolo está na tradição católica que diz que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não era digno de ser executado da mesma maneira que Cristo. É frequentemente usada com duas chaves, simbolizando as chaves do Céu. O teólogo Orígenes de Alexandria foi o primeiro a relatar que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido do próprio, antevendo maior sofrimento. Alguns católicos usam esta cruz como símbolo da humildade e demérito perante a Cristo".

sexta-feira, 23 de março de 2012

Capital Brasileira é sede do 5º Encontro com jornalistas de (arqui)dioceses, regionais e organismos vinculados à CNBB

Começa nesta sexta-feira (23/03) o 5º Encontro com jornalistas de (arqui)dioceses, regionais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desenvolvido na Casa de Retiro Assunção, em Brasília, Distrito Federal. Sob a assessoria dos jornalistas Sidney Rezende (Globo News) e Antônio Danin Júnior, da Faculdade Alfa de Goiânia (GO), os participantes, limitados ao número de 50, jornalistas indicados pelos (arce)bispos, poderão discutir sobre os temas propostos para esses dois dias de encontro. Está previsto para as 18h dessa sexta-feira (23), recepção e acomodação dos participantes e, em seguida, apresentação e partilha de experiências.


Neste sábado (24/03) o dia começa com a primeira conferência do dia - "Experiência de Jornalismo em Rede, no Rádio, TV e Internet", que será ministrada pelo jornalista Sidney Rezende. Trabalho em grupo e mesa redonda com o conferencista fecharão este tema. Dando continuidade aos trabalhos, o professor Paulo Giraldi apresentará um artigo sobre "As interfaces comunicativas da Igreja católica: análise sobre a atuação de jornalistas nas (arqui)dioceses brasileiras". A mesma dinâmica de trabalho em grupo e mesa redonda serão realizados nos dois temas propostos.


Antônio Danin Júnior, professor da Faculdade Alfa de Goiânia (GO), irá abordar o tema "Experiência de Jornalismo em Rede para uma Instituição". Dessa maneira, fechará a mesa redonda. Já no final do dia de sábado, para encerrar os trabalhos do dia, todos os participantes farão um "tour" pela capital federal e poderão conhecer, de perto, o convívio da Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, situado no Lago Sul da Capital Brasileira.

No último dia do encontro, domingo (24/03), Celebração Eucarística pela manhã e a exposição da proposta de rede de correspondentes da CNBB, seguido de uma mesa redonda com o assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para a jornalista Gecy Salles, da Arquidiocese de Manaus (AM), a expectativa é grande porque é sempre bom trocar experiências e conhecer outras realidades das dioceses e arquidioceses do Brasil. O objetivo principal do encontro é justamente criar uma rede que possibilite qualquer pessoa acessar o site da CNBB e participar de forma direta de tudo que acontece em todas as (arqui)dioceses do Brasil. "É promover verdadeiramente a comunhão e a partilha com a nossa Igreja, que é imensa", pensa a jornalista. Pela Arquidiocese de Montes Claros, a jornalista Viviane Carvalho participa do evento.

FONTE DESTA NOTÍCIA
www.cnbb.org.br

quinta-feira, 22 de março de 2012

Jesus não é juiz severo e sim salvador

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs...

A liturgia quaresmal nos ajuda a purificar as nossas ideias e atitudes que tomamos na nossa vida cristã. Muitas vezes, nós temos uma imagem de Deus que não corresponde como Deus é. Deus não é um juiz severo e castigador e, sim, um Deus amoroso e misericordioso que tem compaixão e piedade por nós pecadores e falhos.

Se olharmos, com carinho, vamos ver que a imagem de Deus pelo povo da Bíblia é diferente. Temos um Deus criador e amigos que cuidam de cada detalhe para que o homem sobreviva na terra. Encontramos o dialogo de Deus com Adão. Durante a História do Povo de Deus, vemos um Deus que faz aliança e acompanha-o na sua trajetória no mundo.

É um Deus presente, um Deus conosco, o nosso Emanuel. Ele nos ama e nos perdoa sempre, caminhando com seu povo, dando força e coragem diante das situações hostis. Ele acolhe os pecadores e o filho pródigo. Deus o integra a vida. Se houver um castigo, é como remédio para que a pessoa se arrependa e volte a Ele na sua amizade.

No Segundo Livro das Crônicas, nos é mostrada revelada a Justiça e a Misericórdia de Deus no tempo do exílio e da libertação do Povo de Deus. Aqui vemos as etapas da nossa História da Salvação. Há o episódio do pecado do homem e vemos o castigo que veio por causa da sua transgressão, mas também vemos o perdão de Deus.

Deus não deixa o homem sozinho. Temos a infidelidade do Povo de Deus na aliança que Deus propôs para que o homem encontrasse vida e felicidade. Por causa disso, Jerusalém foi destruída e a sua elite foi deportada para a Babilônia. Assim, o Povo de Deus fica cativeiro, sem liberdade e paz.

Mas, Deus não deixa o seu povo apesar das suas transgressões e infidelidades. Deus aceita o arrependimento do seu povo e volta à amizade com ele. Deus os leva novamente à sua terra e, desse modo, podemos dizer que Deus é mais misericórdia do que justiça vingativa (cf. 2 Cr 36, 14-16.19-23).

Na Carta de São Paulo aos Efésios é afirmado que Deus é rico em misericórdia. Embora a situação pecadora do homem peça uma resposta severa a ele, Deus é infinitamente misericordioso e nos dá a graça, porque Ele nos ama muito e não pede nada em troca, e o seu amor nos atinge por inteiro.

Somos agraciados por Deus, que nos oferece vida, salvação e libertação de todos os erros e pecados que não nos deixam livres. Por que não voltar para Deus e largar definitivamente dos erros e optar por Ele que é salvação e amor? (cf. Ef 2, 4-10).

No Evangelho de São João, vemos Jesus como salvador e não como um juiz severo que quer nos castigar de qualquer jeito (cf. Jo 3, 14-23). Temos aí a conclusão do diálogo de Jesus com Nicodemos. É na noite que simboliza trevas que ele procura Jesus que é Luz.

O projeto de Deus é a salvação dos homens e do mundo, como podemos ver. "Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu próprio filho e este não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo".

Sabemos que, no deserto, o Povo de Deus foi curado pela mordida da cobra, quando olhavam para a haste levantada com uma serpente de bronze. Esse é um sinal, pois, através dela, as pessoas eram libertadas e curadas. Esta imagem prefigura Cristo na cruz. Lá, Jesus foi crucificado e morto, mas brotou a salvação, a vida e a saúde por todos os lugares da terra.

Não precisamos ter medo da cruz, pois ela nos ensina que o amor é capaz de doar vida, sem exigir nada em troca. Isto é, amor-doação total de um Deus que nos ama muito e que é capaz de morrer por nós.

Deus nos oferece amor e pede a nossa adesão a Ele. Ele não virá como juiz severo, mas como Bom Pastor para levar as ovelhas que ouvem a sua voz e fazem a sua vontade. Precisamos tirar de nós as trevas do egoísmo, do desamor, da incompreensão, da não ajuda aos doentes e pobres. João nos dá a pista como será o julgamento, que é uma opção de cada um de nós: ou dizemos sim ao projeto de Deus da vida ou dizemos não a Ele, e ficamos no materialismo que cega o homem e o deixa insensível às dores dos fracos e excluídos da nossa sociedade capitalista.

A salvação passa pelo viés da adesão a Jesus que é Luz do mundo como podemos ver. "Quem Nele crê não é condenado. Mas quem não crê, já está condenado”... Deus é a luz, mas muitas vezes optamos pelas trevas do rancor, do ódio e da falta de perdão e misericórdia. Então vamos aceitar Jesus e ter a coragem de mudar de vida para melhor. Vamos ser mais fraternos, mais irmãos uns dos outros, mais bondosos e partilhar os nossos bens com os necessitados que estão gritando ao nosso lado por justiça, por saúde, por moradia, por salário justo e digno, por bem comum e amor.

Deus cuida e zela por todos nós e pede que façamos o mesmo para os que estão juntos nesta caminhada rumo à Páscoa do Senhor.

Amém!!!


Texto pensado e escrito para ser publicado em 15 de março de 2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS

Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.vocacoesarquimoc.blogspot.com
gilmargusmao.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

Presidente e premier italianos felicitam papa pelo onomástico

Joseph Ratzinger, o santo padre, o papa Bento XVI, comemorou o seu onomástico na última segunda-feira (19/03), Solenidade de São José, Patrono Universal da Igreja. O papa Bento XVI e o premier italiano, Mario Monti, tiveram na segunda uma conversa ao telefone, de acordo com a Sala de Imprensa Vaticana. Durante o colóquio, Monti dirigiu suas felicitações ao santo padre, por ocasião do seu onomástico. Bento XVI também desejou os parabéns ao professor Monti, já que o primeiro-ministro completou 69 anos nesse dia.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, também enviou ao santo padre a sua homenagem através de uma mensagem na qual também faz referência ao Dia dos Pais, o qual é celebrado no dia 19/03, na Itália. "A festa de São José é cara para a nação italiana, que vos reconhece como uma amada figura paterna e uma alta referência para a instituição familiar. Neste espírito, peço ao senhor que acolha, Santidade, as felicitações mais sinceras de bem-estar e de serenidade", solicitou o presidente.

O nome de Batismo de Bento XVI é Joseph Alois Ratzinger que, em português, seria "José Aloísio Ratzinger". Por tradição, na Itália, celebra-se o onomástico, dia no qual a pessoa que traz o mesmo nome do santo que a Igreja comemora naquele dia recebe felicitações pela data.

FONTE DESTA NOTÍCIA
www.cancaonova.com

ENVIADA POR
Teólogo José Benedito Schumann Cunha

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS

Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.vocacoesarquimoc.blogspot.com
www.gilmargusmao.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br


terça-feira, 20 de março de 2012

Poeta propõe diminuir alfabeto de 26 para 22 letras

Enquanto os oficiais da Língua Portuguesa e os países lusófonos (aqueles que falam o Português e o têm como Língua Oficial) decretam o assassinato do trema, elaboram mais regras para a hifenização, eliminam o acento agudo e o circunflexo em algumas palavras, oficializam depois de muito tempo as letras "K", "W" e "Y" no Alfabeto Português, há gente querendo extinguir duas dessas letras modernas do Alfabeto e outras para simplificar o Português nosso de cada dia.

É o caso do poeta e naturalista Antônio Gilmar Maia Gusmão. Químico de profissão, mas inibido quando se toca no assunto, Gilmar Gusmão (G. G.), como é mais conhecido, nasceu em 03 de abril de 1956 na roça, foi batizado em Aparecida do Mundo Novo e registrado em São Pedro das Garças, município de Montes Claros, Norte Sertanejo de Minas Gerais.

Pela vontade de Gilmar Gusmão, ao invés das atuais 26 letras, o Alfabeto teria 22. Para ele, as consoantes “C”, “Q”, “W” e “Y” poderiam ser substituídas pelas consoantes “K” e “V” e pela vogal “I”. Ele explica que o “W” tem som de “U” e “V”. Por exemplo, “internet” ou o seu sinônimo “web” seria escrito assim: “veb”. As iniciais dos nomes escritos com “W” seriam todas substituídas pela letra “V” ou "U". É o caso de Vilma, Uilson e Uoxinton (o “SH” seria trocado simplesmente pela letra “X”).

Entendeu? Não? Então aceite as Novas Regras da Língua Portuguesa, que já valem para este ano, ou trate de estudar e pressionar pelas modestas propostas de G. G. para simplificar a nossa Língua Portuguesa.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Reunião é cancelada

“Por causa do Retiro do Clero, teremos que desmarcar a reunião”. O anúncio é do atual coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros, padre Antônio Brígido de Lima, enviado via celular nesta manhã de segunda-feira (19/03), por volta das 8h.

Ele se refere à Reunião Ampliada da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, que aconteceria nesta terça-feira (20/03), às 18h, na sede da Rua Januária, 387/Fundos, Centro de MOC. Já o Retiro do Clero começa hoje e termina na próxima quinta-feira (22/03), quando toda esta Igreja particular se reúne na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida para a Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade.

sábado, 17 de março de 2012

Bento XVI medita sobre a oração na vida de Maria

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Se quisermos estar com Deus sempre é necessário estarmos em atitude orante para poder fazer a vontade Dele na nossa vida. Temos a graça de Deus que veio até nós pelo Batismo e pela força do Espírito Santo. Nós podemos orar e chamar Deus de Pai e Jesus de nosso irmão e salvador. A oração é um canal eficaz entre nós e Deus. Através dela somos chamados a estar em comunhão com Ele sempre. Nós aprendemos a ser obedientes e ainda humildes através da oração que fazemos em particular ou comunitariamente (1).

Na Catequese desta quarta-feira (14/03), realizada na Praça São Pedro, o santo padre, o papa Bento XVI, mostrou aos fiéis e peregrinos da Itália e de todo o mundo, que a Virgem Maria foi sempre uma presença orante junto aos discípulos. Depois de concluir a série de meditação sobre a oração na vida de Jesus, Bento XVI iniciou na quarta, a série de Catequeses sobre a oração nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas de São Paulo. Em ambos estes livros, um dos elementos recorrentes é justamente a oração, desde aquela de Jesus àquela de Maria, dos discípulos, das mulheres e da comunidade cristã (2).



“Com Maria inicia a vida terrena de Jesus e, com Maria, iniciam-se também os primeiros passos da Igreja; em ambos os momentos, o clima é de escuta de Deus, de recolhimento”, explica o papa. O sumo pontífice esclarece que, entre a Ascensão do Ressuscitado e o primeiro Pentecostes cristão, os Apóstolos e a Igreja se reúnem com Maria para esperar com ela pelo dom do Espírito Santo. Ela que já O reconhece por ter gerado o Verbo encarnado e divide com toda a Igreja este mesmo dom. “Se não há Igreja sem Pentecostes, não há nem mesmo Pentecostes sem Maria de Jesus, porque ela viveu de modo único àquilo que a Igreja experimenta todos os dias sob a ação do Espírito Santo”, destaca (2).

Venerar a Mãe de Jesus na Igreja significa ainda aprender com ela a ser comunidade que reza, salienta o santo padre. Ele ressalta que, normalmente, a oração é feita a partir de situações de dificuldade, problemas pessoais que levam a dirigir-se ao Senhor para ter luz, conforto e ajuda. Mas Maria convida a abrir as dimensões da oração, a dirigir-se a Deus não somente na necessidade e não somente para si mesmo, mas, de modo unânime, perseverante, fiel, com um “coração só e uma alma só” (cf. At 4, 32). “Maria nos ensina a necessidade de orar e nos indica que só com a ligação constante, íntima, plena de amor com seu Filho, podemos sair da “nossa casa”, de nós mesmos, com coragem, para conquistar os confins do mundo e anunciar em qualquer lugar o Senhor Jesus Salvador do mundo”, conclui (2).

Devemos aprender a exercer a gratidão a Deus que tudo nos dá para que tenhamos a felicidade completa. Oramos a Deus porque o amamos e sabemos que Ele nos ama primeiro sem perguntar o porquê disso. Simplesmente Ele nos ama de modo infinito, através de Maria, a mulher orante, sempre disposta a dar o sim incondicional a Deus. Foi dela o sim admirável que trouxe para nós o salvador. No mundo, não existe ninguém como Maria que entendeu plenamente o plano divino para a humanidade, trazendo a salvação em Jesus, seu Filho. Maria é a mulher singular que sabe que Deus é tudo e ainda nos dá de presente o seu filho Jesus que assumiu de modo admirável as nossas dores, pecados e enfermidades, dando-nos a graça de saborear a vida que não mais termina. Em Cristo, podemos experimentar a imortalidade que nos será dada para sempre na eternidade do céu (1).

Amém!!!


(1) > Reflexão do teólogo José Benedito Schumann Cunha
(2) > www.cancaonova.com

Texto pensado e escrito para ser publicado em 14 de março de 2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cristo renova a Lei e o Templo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs na caminhada com Cristo junto com Maria e a intercessão dos Santos...

A liturgia nos faz ter contato com o que é bom e com o que nos faz ver a necessidade do que precisa ser mudado, purificado e limpado na nossa vida de família, de comunidade e de sociedade. Estamos na Quaresma, que é um tempo privilegiado de purificação e mudança para tentarmos ser melhores em nossa vida e para podemos receber as graças de Deus. Deus é bom e sempre estende as mãos a nós para nos ajudar a nos libertar de todo o mal que acomete em nossa vida.

A liturgia da Palavra nos mostra dois pontos importantes da religião judaica que são a Lei e o Templo. Com decorrer do tempo, também é preciso de mudança de rumo e purificação no trato das coisas de Deus, pois estavam agindo mecanicamente ou rotineiramente, sem colocar valor naquilo que foi proposto pelo Deus da Vida.

No Livro do Êxodo, vemos Deus que entrega a Lei a Moisés para que o povo siga para ter vida sempre. Estamos aqui em um contexto de Êxodo e de Páscoa, como parte de uma Aliança de Deus (cf. Ex 20, 1-17). Sabemos como foi a libertação do Povo de Deus, que saiu do Egito onde estava escravo e foi libertado por intermédio de Moisés com a força de Deus. Como próprio Deus faz e age: "Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou da escravidão do Egito".

O nosso Deus é libertador, tira um povo de um lugar em que não era livre. Mas esse povo precisa também se libertar dos erros morais e espirituais. Então Deus dá a Lei e os Mandamentos que vão regular as ações humanas para trazer justiça e paz ao povo que acabara de ser livre e estava a caminho da terra prometida por Deus.

Os Mandamentos de Deus trazem vida e amor, pois quem quer ser fiel a Deus precisa vivenciar o amor a Deus, consigo e com todos que caminham conosco nesta vida para poder chegar à vida plena no céu. A salvação e a libertação passam pelo viés do amor e da coerência de vida Naquele que é tudo em nossa vida.

Isto é, temos o nosso Deus que sempre está ao nosso lado. Devemos ser fiéis a Ele, pois Deus é fiel sempre. Por que nos esquecer de Deus e ficar em uma vida longe Dele e vivendo uma vida sem regra e sem Lei?

Jesus vem dar uma nova luz na Lei e nos Mandamentos para ser instrumento de vida e libertação. A nova Lei será resumida em duas, como Amar a Deus e aos irmãos como a nós mesmos. A lei de Deus foi restaurada em Cristo.

O apóstolo Paulo afirma, na Primeira Carta aos Coríntios, que acabamos de ouvir, que o projeto de Salvação passa pela morte na cruz. "Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios". Não há outro caminho para ter a salvação e libertação. Por isso devemos seguir Cristo também na sua cruz e assumindo ela em nossa vida diária e comunitária (cf. 1 Cor 1, 22-25).

No Evangelho de São João, vemos que Jesus se apresenta como o NOVO TEMPLO… Nós sabemos que o templo era sagrado para os judeus. Era regra todo ano levar oferta e sacrifício a Deus no templo de Jerusalém (cf. Jo 2, 13-25). Isso, com o tempo, as ofertas produziam muito dinheiro e abuso, com mais exploração.

Jesus age com zelo e quer a purificação do templo, pois esse lugar não foi feito para o comércio, mas para louvor e culto a Deus. Agora Jesus é o novo templo, pois o de pedra já tinha concluído a sua função. Agora é Jesus que tudo se culmina, pois Ele é libertador e nosso salvador.

O que devemos purificar na nossa vida e o que deve ser transformado, limpado e arrancado para termos a grande alegria da Salvação de Deus a nós?

Jesus é a fonte de vida que traz a verdadeira justiça e paz. Todos são chamados a ficar com Ele, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida. Que esta Celebração da Palavra e a Liturgia que participamos nos leve à verdadeira purificação de vida para podermos celebrar bem a Páscoa de Jesus que é a nossa Páscoa que queremos viver.

Amém!


Texto pensado e escrito para ser publicado em 09 de março de 2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

terça-feira, 13 de março de 2012

"Escutai-o", pois Jesus é o nosso Salvador

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A cada liturgia, nós nos reunimos em assembleia de irmãos e irmãs na fé em Cristo para escuta atenta da Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia que nos anima e nos sustenta na caminhada para o Reino Definitivo. Deus revela a nós o seu plano de amor que nos faz ter a vida plena.

A liturgia da Palavra nos apresenta dois exemplos de fé em Deus que sempre é construída cotidianamente. Temos, na Palavra de Deus, os exemplos de fé de Abraão e dos apóstolos. No Livro do Gêneses, vemos, com grande ênfase, a fé de Abraão, o nosso patriarca que tudo deixou para traz e vai para busca de uma terra onde situará o Povo de Deus.

Abraão é um homem que demonstra fé no Deus da Vida. Nesta passagem bíblica que ouvimos, temos a obediência total à vontade de Deus. Deus pede o seu filho único, o filho da promessa a Isaac para o sacrifício humano. Ele prontamente obedece para ofertá-lo a Deus, mas Deus, na hora de executar a morte do menino, em sacrifício, por parte de Abraão, ele intervém e não deixa que mate o menino. Essa prova mostra a obediência de Abraão total a Deus, mesmo que exigisse o tamanho de sacrifício.


Será que sabemos obedecer e confiar em Deus em tudo, mesmo quando à nossa volta tudo parece ruir (cf. Gn 22, 1-2.9.10-13.15-18)? Vemos que Deus é o Deus da Vida e está ao nosso lado sempre. O sacrifício de Isaac é figura do sacrifício de Jesus. Deus não quis a morte de Isaac e ele foi substituído por um cordeiro novo, sem macula, mas Cristo tornou-se o verdadeiro Cordeiro sacrificado para a salvação do mundo inteiro.

Paulo, na carta aos romanos, retoma a figura de Isaac, que subiu o monte Moriá, com a lenha do sacrifício às costas. Esta, como imagem de Cristo que também sobe o monte Calvário, carregando às costas o lenho da Cruz (cf. Rm 8, 31-34). É um hino em que Paulo canta entusiasmado o Amor de Deus, manifestado na morte e ressurreição de seu Filho Jesus Cristo. Temos a prova de amor de Deus a nós. Deus não poupou o seu filho único, dando-nos como sacrifício cruento, resgatando assim a humanidade inteira.

O Evangelho de Marcos nos mostra a fé dos Apóstolos. Jesus está a caminho de Jerusalém onde vai ter a paixão e morte de Jesus. Nesse caminho, houve o primeiro anúncio de Jesus sobre esse acontecimento que iria acontecer... Então os apóstolos se entristeceram... Isso abalou a fé deles... Para eles, Jesus demonstrava poder e glória no seu agir e nos milagres que Ele realizava.

A morte de cruz de Jesus que ia acontecer não cabia no entendimento deles. Para fortalecer a fé dos apóstolos, Jesus toma consigo três apóstolos e vai ao Monte Tabor... Lá, Ele se transfigura diante deles, mostrando a sua identidade divina. Jesus ficou conversando com Moisés e Elias... Aí temos o encontro da lei do Antigo Testamento e os profetas com a Nova Aliança em Jesus que iria se realizar em Jerusalém para sempre (cf. Mc 9, 2-10).

Interessante nesta passagem vermos duas proposições: a de Pedro e a de Deus. Para Pedro, era para fazer três tendas para Moisés, Elias e Jesus. Tenda é lugar da presença do encontro de Deus conosco. Para Deus, é importante escutar o seu filho amado, pois só Ele é o caminho, a verdade e vida. Jesus é o amado de Deus. Ele vai ser o novo Moisés, que traz a Nova Aliança traduzida na lei do amor. Tudo se culminou em Jesus.

Será que temos consciência que apenas Deus é tudo na nossa vida? Será que acreditamos que o poder de Deus e a sua glória passa pela cruz e ainda nos ensina como carregá-la também?

Que esta liturgia nos faça encontrar a paz do Monte Tabor que nos leva a Testemunhar Jesus no mundo, sendo sinal de comunhão entre todos. Que possamos fazer a experiência da partilha e da solidariedade que traz vida e saúde para todos. Ninguém deve ficar fora do sistema de saúde.

Amém!!!


Texto pensado e escrito para ser publicado em 1º de março de 2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

sexta-feira, 9 de março de 2012

Agradecimento às mulheres

Mensagem da CNBB pelo Dia Internacional da Mulher

BRASÍLIA, quinta-feira, 08 de março de 2012 (ZENIT.org) - Os bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB; dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís do Maranhão e vice-presidente da CNBB; dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo-auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB enviam mensagem a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

A mensagem agradece “às mulheres por sua vocação e missão na Igreja hoje” e destaca a “sua específica contribuição na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária”.

Os Bispos citam a belíssima Carta às Mulheres, do Beato João Paulo II (1978-2005), para dizer obrigado “à mulher-mãe, que se faz ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única e que se torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz; à mulher-esposa, que une o seu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida; à mulher-filha e mulher-irmã, que levam ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da sua sensibilidade, intuição, generosidade e constância; à mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, econômica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dá à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, à edificação de estruturas econômicas e políticas mais ricas de humanidade; à mulher-consagrada, que se abre com docilidade e fidelidade ao amor de Deus; à mulher, pelo simples fato de ser mulher que, com a percepção que é própria da sua feminilidade, enriquece a compreensão do mundo e contribui para a verdade plena das relações humanas” (cf. Carta às Mulheres. João Paulo II, 1995).

A nota agradece “às mulheres cuja presença e atuação marcam fortemente a vida da nossa Igreja”, lembrando a “vocação evangelizadora, vivida no exercício dos vários ministérios”, fundamental “à Igreja no desempenho de sua missão de tornar presente entre nós o Reino de Deus”. “Não sem razão, comemoramos em 2012 os 80 anos do voto feminino, uma conquista histórica”, continua, recordando o processo de redemocratização do país.

Os bispos também recordam as inúmeras situações de violação dos direitos e da dignidade da mulher e, neste contexto, “a CNBB reafirma o apelo do Documento de Aparecida. “É urgente escutar o clamor, muitas vezes silenciado, de mulheres que são submetidas a muitas maneiras de exclusão e violências em todas as suas formas e em todas as etapas de suas vidas” (Documento de Aparecida n. 454).

“Que Maria, modelo de mulher, seja sempre inspiração para todas as mulheres na vivência de sua vocação ao amor e ao cuidado da vida, em todas as suas dimensões, lutando por uma sociedade igualitária, de fraternidade e de paz”, termina a mensagem do Conselho Permanente da CNBB.

Amém!!!


TEXTO PRODUZIDO POR
Maria Emília Marega

NOTÍCIA TIRADA DE
www.zenit.org

NOTÍCIA ENVIADA À PASCOM COM COLABORAÇÃO DE
Teólogo José Benedito Schumann Cunha

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

Às 8h deste sábado (10/03), no salão comunitário dos Vicentinos, cujo endereço é Rua Doutor Veloso, 1078, Centro de Montes Claros, acontece concentração, formação e 2ª Marcha das Mulheres de Montes Claros

quinta-feira, 8 de março de 2012

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Nós somos filhos de Deus no Filho Dele que é Jesus. Foi por muito amor que Ele nos criou e nos quer felizes. Temos muitas necessidades, uma delas é o amor que nos eleva como pessoa. Esse amor vem de modo abrangente que atinge o nosso ser por inteiro. Temos necessidade de justiça, de paz, de fraternidade, de comunidade autêntica e de valores cristãos que nos ajudem a crescer na maturidade da fé em Deus que tudo faz por nós. Precisamos ser humildes pedintes e esperar tudo Dele, que está pronto a nos atender. É o que nos fala Jesus nesta passagem do Evangelho. Portanto, precisamos de fé plena em Cristo, pois, por intermédio Dele, é que Deus nos dá aquilo que necessitamos.

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas” (Mt 7, 7-12).

Cada um de nós deve praticar a justiça de Deus que consiste em fazer o bem a todos naquilo que queremos que os outros nos façam. Basta de violência e de ódio no mundo”. Vamos colocar o amor e o perdão para gerar a paz e a verdadeira justiça. O nosso Deus nos atende sempre e está pronto a nos ouvir, pois Ele é amor.

O valor do Reino está condicionado com a vivência dos valores cristãos. Não podemos jamais ficar na lógica do mundo que é de fazer concessões e separações por categorias econômicas ou de status sociais. A quaresma nos prepara para a Páscoa que é uma explosão da vida no Cristo Ressuscitado. Jesus vem transformar todas as instituições e os nossos corações para reinar o amor incondicional aos que mais precisam de nós que são os doentes e pobres deste mundo que estão gritando por justiça e paz. Assim podemos dizer com o salmista: Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

Amém!!!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

Às 8h do próximo sábado (10/03), no salão comunitário do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo (antigo Asilinho), cujo endereço é Rua Doutor Veloso, 1078, Centro de Montes Claros, concentração, formação e 2ª Marcha das Mulheres de Montes Claros

quarta-feira, 7 de março de 2012

Jesus é a lâmpada que nunca se apaga

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Na liturgia desse domingo, nós nos deparamos com a Transfiguração do Senhor que mostra a divindade e poder de nosso Senhor Jesus. Se vivermos uma vida de graça, vencendo as tentações que são impostas a nós por este mundo moderno, nós adquirimos forças para dizer não ao pecado através dos exercícios quaresmais que são: a oração, a esmola e o jejum. Que nos momentos de obscuridade e de escuridão, recorremos a Jesus, pois Ele é a luz que nos ilumina e nos faz ver as realidades de nossa vida com os olhos da fé para transformá-la em vida e liberdade que traz a verdadeira salvação trazida por Cristo. Deus nos ama e nos quer que participemos da sua glória, mas é preciso entender a Cruz de Cristo que vai ser o sinal que leva pra sua Ressurreição (1).

Queridos irmãos e irmãs!!!

Este Domingo, o segundo da Quaresma, caracteriza-se como o Domingo da Transfiguração do Senhor. De fato, no itinerário quaresmal, a liturgia, depois de nos ter convidado a seguir Jesus no deserto, para enfrentar e vencer com Ele as tentações, nos propõe de subir juntos com Ele sobre o monte da oração, para contemplar sobre sua face humana a luz gloriosa de Deus. O episódio da Transfiguração de Cristo é atestado de maneira igual pelos Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

Os elementos essenciais são dois: antes de tudo, Jesus sobe com os discípulos Pedro, Tiago e João sobre um alto monte e nele escuta-se uma voz que diz: "Este é meu Filho, o amado, escutai-o" (Mc 9, 7). Portanto, a luz e a voz: a luz divina que resplandece na face de Jesus, e voz do Pai celeste que testemunha para Ele e ordena a escutá-lo (2).

O Mistério da Transfiguração não é separado do contexto do caminho que Jesus está percorrendo. Ele se volta decididamente para o cumprimento da sua missão, mesmo sabendo que, para chegar à Ressurreição, deverá passar através da Paixão e Morte de Cruz. Disso falou abertamente aos discípulos, os quais, entretanto, não entenderam, e ainda rejeitaram esta propesctiva, porque não raciocinam segundo Deus, mas segundo os homens (Mt 16, 23).

Por isto, Jesus leva consigo três deles à montanha e revela a sua glória divina, esplendor da Verdade e do Amor. Jesus quer que esta luz possa iluminar o coração deles quando atravessarem a escuridão da sua paixão e morte, quando o escândalo da cruz será para eles insuportável. Também na noite mais obscura, Jesus é a lâmpada que não se apaga nunca. Santo Agostinho reassume este mistério com uma expressão belíssima. Diz ele: "Aquilo que para os olhos do corpo é somente o que vemos, o é Cristo para os olhos do coração" [Sermões 78, 2: PL 38, 490] (2).

Queridos irmãos e irmãs...

Todos nós temos necessidade de luz interior para superar as provas da vida. Esta luz vem de Deus e é Cristo a nos doá-la Ele no qual habita a plenitude da divindade (Cl 2, 9). Subimos com Jesus sobre o monte da oração e, contemplando a sua face repleta de amor e de verdade, deixemo-nos preencher interiormente da sua luz.

Peçamos à Virgem Maria, nossa guia no caminho da fé, de ajudar-nos a viver esta experiência da Quaresma, encontrando todos os dias momentos para a oração silenciosa e para a escuta da Palavra de Deus (2).

Que esta caminhada que estamos fazendo rumo à Páscoa de Cristo seja, de fato, momento de crescimento e maturidade na fé Nele, pois somente Ele pode trazer a verdadeira libertação.

Que sejamos mais atentos aos sinais que Jesus nos dá a cada dia na oração pessoal e comunitária que fazemos. As palavras do nosso papa e a Palavra de Deus nos ajudam a estar sempre atento e esperançosos, criando em nós a coragem de suportar os reveses da vida deste mundo que é marcado pela desigualdade social, pela indiferença pelas pessoas que sofrem. Nada deve antepor a nossa busca de felicidade, paz e justiça para nós e para todos (1).

Amém!!!


(1) Reflexão do teólogo José Benedito Schumann Cunha
(2) > www.zenit.org 05-03-2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

terça-feira, 6 de março de 2012

“Quem se humilhar será exaltado”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus sempre nos chama atenção e nos alerta para a conversão e uma vida de humildade e serviço. Deus quer a sinceridade nos nossos atos. Não devemos nos aproveitar do cargo de evangelizador para ser mais entre os outros e tirar vantagem disso. Isaías nos mostra que devemos nos lavar e nos purificar por inteiro e deixar de fazer o mal. Deus não gosta de atitudes más à sua frente, e sim de fazer o bem.

Deus quer que façamos o bem aos pobres, viúvas e órfãos, e ainda quer corrigir quem é opressor. Se fizer isso mesmo, que os pecados sejam maculados em púrpura e tornarão brancos como a neve, pois Deus perdoará todos eles. Se os atos forem bons e justos, temos o favorecimento de Deus na fartura que vem da terra e do trabalho que fazemos, mas, se não fizermos isso e nem nos arrependermos dos pecados que fazemos, vamos todos padecer (cf. Is 1, 10.16-20). Então porque não mudamos de vida de pecado para uma vida de obras boas e justas?

Jesus nos fala, através do evangelista Mateus, que devemos seguir o que os fariseus e escribas nos orientarem, pois são mestres da Lei e podem nos ensinar, mas não devemos fazer o que eles fazem porque todos os seus atos são para aparecer e tirar proveito. Muitas vezes, no nosso mundo assim, aqueles que estão com poder ditam normas e regulamentos que são bons, mas, na prática, eles agem sem escrúpulos e querem prestígios na sociedade.

Jesus ainda exorta a todos que querem segui-Lo, que devemos ter Ele como Mestre, Guia e Pastor, e ainda estar em prontidão de serviço a todos, sem privilégio algum (cf. Mt 23, 1-12). Jesus tem autoridade para dizer, porque o que Ele fala está traduzido no seu agir. Isso é coerência de vida e missão. Se quisermos seguir Jesus devemos ser autênticos cristãos na nossa vida e na ação com todos os nossos irmãos de caminhada na comunidade, na família e na sociedade em que vivemos para reinar a justiça e a paz para todos (1).

Segue também abaixo o comentário ao Evangelho do Dia feito por São Pio de Pietrelcina (1887-1968), Capuchinho - T, 54 - “Quem se humilhar será exaltado”

“Não pares de realizar atos de humildade e de amor a Deus e aos homens; porque Deus fala àquele que tem o coração humilde perante Ele e enriquece-o com os Seus dons. Se Deus te reservar os sofrimentos do Seu Filho e quiser que conheças a tua própria fraqueza, é preferível seres humilde do que perderes a coragem. Faz subir até Deus uma oração de abandono e de esperança quando a tua fragilidade te fizer cair, e agradece ao Senhor todas as graças com que ele te enriquece” (2).

Amém!!!


(1) Reflexão da Liturgia de hoje pelo teólogo José Benedito Schumann Cunha
(2) Comentário vindo por e-mail de arautos@evangelhodiario.org (06-03-2012)

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

quinta-feira, 1 de março de 2012

ACONTECEU EM FEVEREIRO - Ladrões arrombam histórica igreja matriz em Itacambira e furtam imagens sacras

Assalto ocorre a pouco mais de um ano da Paróquia comemorar os 300 anos de história memorável

POR Arthur Amorim Júnior

ITACAMBIRA - Nem a casa de Deus está livre do alvo dos ladrões. Na madrugada dessa quarta-feira (15/02), a histórica igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Itacambira, Setor Sudeste da Arquidiocese de Montes Claros, foi alvo de ladrões, que arrombaram as suas portas e roubaram as peças mais valiosas e originais da época de construção e feitas em argila, como as imagens de Santo Antônio, Nossa Senhora dos Passos, São Sebastião, São Gabriel e Santo Agostinho, que foram restauradas em 2008, com o altar-mor.


Fachada da igreja matriz da Paróquia Santo Antônio de Itacambira; a origem do nome "Itacambira" é indígena e, segundo estudos do padre José Honório de Andrade, quando este ainda era seminarista, em 2005, "Itacambira" quer dizer "pedra pontuda que sai do mato fechado"; em maio de 2013, a Arquidiocese de Montes Claros celebrará os 300 anos de história da Paróquia, que já começou... (Crédito da Foto para Divulgação Projeto “Unimontes Solidária”)

Tão logo a população local ficou sabendo do roubo saiu às ruas e está de vigília em frente à igreja, clamando por justiça e pedindo que toda a comunidade norte-mineira esteja atenta e informe sobre o paradeiro de qualquer uma dessas peças sacras. As primeiras informações são de que os ladrões conheciam bem a igreja e o valor de cada imagem, tanto que levaram somente as mais valiosas e conseguiram ainda desativar o alarme de segurança para não chamar atenção.


Altar da igreja matriz de Itacambira, todo com características indígenas

No dia 31 de julho de 1998, a igreja matriz de Santo Antônio foi considerada como bem cultural, assim como seu acervo. Foi assim tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Em relação à origem da matriz de Santo Antônio, alguns autores consideram ser de 1707 o ano em que ela foi erguida. “Teriam os mineiros levantado no plano de um espigão uma capela, dedicando-a a Santo Antônio, e daí assentaram o seu arraial” (RPAM). A matriz de Itacambira foi sede da grande freguesia do bispado da Bahia. Foi constituída paróquia em 13 de maio de 1813, tendo autonomia sobre as igrejas de Montes Claros, Grão Mogol e Francisco Sá.



Algumas das peças roubadas: Nossa Senhora do Rosário e São Benedito



Recebeu, no século XVI, as pioneiras expedições exploradoras dos bandeirantes. O historiador Diogo de Vasconcelos atribui como fundador do arraial Fernão Dias Paes Leme, por ter ele encontrado as lendárias Serra Resplandecente e a Lagoa de Vapabucu.

FONTE DESTA NOTÍCIA
www.amams.org.br