ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Nós devemos ser luz do mundo





Queridos irmãos e irmãs, somos chamados a ser luz do mundo. Nós devemos evangelizar com o nosso testemunho. A Igreja nos abriga como uma mãe que quer o nosso bem. Dentro dela somos chamados a serem irmãos e irmãs de cada um que quer seguir Jesus.

Na carta de São Paulo aos hebreus nos diz que temos a plena liberdade de entrar no santuário de Deus, pois isso foi conseguido pelo sangue de Cristo derramado na cruz. Jesus nos dá esse presente porque Ele abriu o caminho novo e vivo pela sua humanidade e divindade. Agora temos um sacerdote constituído sobre a casa de Deus.

Devemos aproximar Dele com coração cheio de fé e de um coração aberto e correto. A nossa consciência e o nosso corpo deve estar lavados em aguas puras que vem do Senhor, porque Ele é fonte de agua viva. Nunca desanimar diante das dificuldades e ter esperança no Senhor que é fiel. Devemos procurar ser caridosos e fazer boas obras. Não devemos jamais lagar as nossas comunidades por filosofias e ideologias formuladas por reflexões errôneas da Palavra de Deus. Devemos ser animados no Cristo até o Dia que Ele vem ao nosso encontro. (cf. Hb 10, 19-25)

O evangelista Marcos nos mostra a importância de sermos luz que ilumina a todos e não deve estar escondida por ninguém . A bíblia é a luz que ilumina a caminhada e o projeto de vida de cada um. A verdade se destaca na presença da luz e nada fica escondido. Assim é revelado as verdades do homem na presença de Deus. Não podemos jamais julgar as aparências, pois elas podem nos enganar a fazermos um mal juízo. Jesus nos dá um conselho: "Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem". (cf. Mc 4,21-25)
Segue o comentário ao Evangelho do dia feito por Beata Teresa de Calcutá
Fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade - (1910-1997) «No Greater Love», p. 67 - Ser a luz do mundo (cf. Mt 5,14)
Pode acontecer que eu seja incapaz de manter a minha atenção completamente fixa em Deus enquanto trabalho mas Deus não exige isso de mim. Contudo, posso perfeitamente desejar e projetar fazer o meu trabalho com Jesus e para Jesus. E isso é uma coisa muito bonita e é isso que Deus quer. Quer que a nossa vontade e o nosso desejo se dirijam para Ele, para a nossa família, os nossos filhos, os nossos irmãos e os pobres.
Cada um de nós continua a ser apenas um pequeno instrumento. Se observarmos os componentes dum aparelho eléctrico, veremos um emaranhado de fios, grandes e pequenos, novos e velhos, caros e baratos. Se a corrente não passar por eles, não pode haver luz. Esses fios és tu e sou eu. A corrente é Deus. Nós temos o poder de deixar passar a corrente através de nós, de deixar que ela nos utilize, de deixar que ela produza a luz do mundo - ou de nos recusarmos a ser utilizados, deixando que as trevas alastrem.

“Assim, como o salmista nós repetimos com alegria: Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. "É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face." (Sl 24)
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Jesus é apresentado, Ele é a luz do mundo




Querido irmãos e irmãs, no dia 02 de fevereiro celebraremos a apresentação de Jesus no templo. Maria e Jose apresentam-no e mais uma vez Jesus é referencia para Simeão e Ana. A sua presença meiga e irradiante de paz desperta nos presentes a presença Dele como o salvador prometido por Deus no antigo testamento que agora se cumpre. Maria ouve e guarda esse acontecimento. Ela vai ser a portadora daquele irá salvar a humanidade. Ela sentirá na sua vida a dor da separação, da ingratidão das pessoas e a violência que será cometida a Jesus.

Nós nesse dia dedicamos a Nossa senhora com o titulo de Nossa Senhora da Luz. Ela será agraciada também por um titulo de Nossa Senhora das Dores, pois a luz do mundo, que é Jesus, os maus  quiseram apagar da terra. A vida vence a morte, o sepulcro onde Jesus vai estar por 3 dias irradiará a luz da vida.
Deus caminha na historia e Ele nos dá sinais que devemos ver e seguir. Esse menino é a prova que nasceu de Maria, a mulher por excelência por obra do Espirito Santo. Jesus é Deus e homem ao mesmo tempo. Negar Maria é negar a humanidade e divindade de Jesus entre nós.

A sua maternidade é incontestável, ela é verdadeiramente a mãe de Deus, pois Jesus é Deus. Assim já foi declarado: “O primeiro dos quatro dogmas marianos é o da maternidade divina de Maria. Primeiro, historicamente. Primeiro, como razão de todos os outros. O dogma que declara verdade de fé que Maria é Mãe de Deus foi proclamado pelo Concílio de Éfeso, no ano 431. Maria recebeu o nome de "Theotokos", palavra grega que diz exatamente "Mãe de Deus", e foi julgado insuficiente o título de "Christotokos", ou seja "Mãe de Cristo".(cf.www.catequisar.com.br )

Assim, o concilio Vaticano Segundo também declara: "A Virgem Maria, que na Anunciação do anjo, recebeu o Verbo de Deus no coração e no corpo e trouxe ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor" (LG,n. 53).

Assim, meus irmãos e irmãs, Maria é a mulher que dignificou a criatura com seu sim, é a nova Eva. Deus não inventou nada, apenas preservou a criatura Maria com muita graça para que pudesse nela habitar o seu filho como está escrito em Lucas : faça-se em mim a sua Palavra. Interessante, lá no gênesis Deus cria o homem e a mulher, agora Maria permite que recria todas as criaturas no Filho de Deus que habita no seu seio virginal numa dimensão maior, pois o céu e a terra se aproximam na humildade da serva Maria, pois Ela é a serva por excelência de  Deus. Nesse dia da Festa da Apresentação do menino de Deus nos faz chegar a Deus um louvor de agradecimento a essa mulher que trouxe para nós o Redentor. (amém) 
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Crer em Deus é Pai é um ato de fé e conversão, diz Bento XVI



Queridos irmãos e irmãs, nós somos integrados na Igreja de Cristo através do nosso Batismo. Nossos pais e padrinhos fizeram a profissão de fé e pediram para que fossemos batizados nesta fé. Somos amados por Deus porque tornamos seus filhos e filhas.  Se crermos e for batizado, então somos salvos em Cristo, A trindade santa habita em nós, por isso o nosso corpo é santo. Fomos chamados à santidade e caminhar para Deus. Nada perdemos se aderirmos a Ele plenamente. Jesus nos ensinou que Ele ó o caminho, a verdade e a vida que nos leva ao Pai. (Jose Benedito Schumann Cunha)

"Deus é um Pai que não abandona nunca os seus filhos, um Pai amoroso que sustenta, ajuda, acolhe, perdoa, salva....", disse o Papa O Papa Bento XVI prosseguiu nesta quarta-feira, 30, as reflexões sobre o “Credo” – profissão da fé católica, como tem feito desde a semana passada, quando falou sobre “Eu creio em Deus”. Nesta segunda reflexão, o Santo Padre concentrou os ensinamentos em torno da primeira definição de Deus que o Credo apresenta: Ele é Pai. Bento XVI ressaltou que quando a paternidade de Deus é professada, deposita-se a  fé no poder do seu amor que no seu Filho morto e ressuscitado derrota o ódio, o mal, o pecado e abre a vida eterna aos que creem.(www.cancaonova.com )

“Dizer ‘Eu creio em Deus Pai onipotente’, no seu poder, no seu modo de ser Pai, é sempre um ato de fé, de conversão, de transformação do nosso pensamento, de todo o nosso afeto, de todo o nosso modo de viver”, explicou o Pontífice. O Papa disse que o reconhecimento de Deus como Pai é uma tarefa dificultada pelo estilo de vida ocorrente principalmente no mundo ocidental. Segundo Bento XVI, a vida familiar passa por diversas intervenções como os compromissos de trabalho mais exigentes, as preocupações, a dificuldade de enquadrar as contas familiares e a invasão dos meios de comunicação de massa na vida cotidiana. (www.cancaonova.com )

Com isso as referências de paternidade acabam ficando prejudicadas, diz o Papa. “Para quem teve a experiência de um pai demasiado autoritário e inflexível, ou indiferente e pouco afetuoso, ou até mesmo ausente, não é fácil pensar com serenidade em Deus como Pai e abandonar-se a Ele com confiança”. No entanto, o Santo Padre acredita que nos Evangelhos, a figura de Deus como Pai é construída, especialmente no Mistério Pascal de Cristo Jesus. O Papa citou alguns exemplos bíblicos que reforçam a imagem amorosa e paterna de Deus. A partir deles, é possível afirmar: “Deus é um Pai que não abandona nunca os seus filhos, um Pai amoroso que sustenta, ajuda, acolhe, perdoa, salva, com uma fidelidade que supera imensamente a dos homens, para abrir-se a uma dimensão da eternidade.” (www.cancaonova.com)

O Papa ressaltou que é necessário entender que o pensamento de Deus é diferente do pensamento humano. Suas vias diferentes e sua onipotência são diferente: não se exprime como força automática ou arbitrária, mas é marcada por uma liberdade amorosa e paterna. Ao concluir a reflexão, o Santo Padre rezou pedindo a Deus que conceda a todos a graça do dom da filiação, “para viver em plenitude a realidade do Credo, no abandono confiante ao amor do Pai e à sua misericordiosa onipotência que é a verdadeira onipotência e salvação.” (www.cancaonova.com )

As palavras do nosso papa nos ajudam a entender melhor a nossa profissão de fé em Deus pai. A nossa fé deve ser fortalecida pela nossa assiduidade na escuta da Palavra de Deus, na oração e na eucaristia que é alimento de nossa caminhada de fé. Esta em Deus é a condição de nossa felicidade plena. Somos filhos e filhas na medida em que entramos em comunhão com Deus Pai que cuida de nós com carinho e amor. Somos totalmente livres se estivermos abetos a Ele na comunidade cristã. Que a nossa fé seja firme em todos os momentos de nossa vida. Amém (Jose Benedito Schumann Cunha)

A Nossa confiança está em Deus







Queridos irmãos e irmãs, nós devemos ter confiança em Deus e Nele esperar os acontecimentos de cada dia. Nada vem por acaso, há boas escolhas e más escolhas que cada pessoa faz. O livre arbítrio nos leva a discernir o que é bom e mal para a nossa vida. Jesus nos fala como deve ser o nosso proceder diante dos acontecimentos do dia a dia:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’. Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado”.(Mt 6, 24-34).

Então, não podemos procurar adivinhações e prognósticos para cada dia do nosso viver, pois Deus nos fala: “não imiteis o procedimento dos pagãos; nem receeis os sinais celestes como temem os pagãos. Pois as leis desses povos são apenas coisas vãs” (Jr 10,2).

Um dos padres da Igreja, Tertuliano, nos diz com sabedoria: a astrologia tende à idolatria. É superstição! No antigo testamento está claro: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo ou à invocação dos mortos” (Dt 18, 10-11). “Serás inteiramente do Senhor, teu Deus” (Dt 18,13). Como o Padre Jonas Abib disse, “justamente porque somos inteiramente do Senhor, nosso Deus, a nossa confiança só pode estar nele”. ( cf. jovensagostinhoseucaristia.blogspot.com) .

Assim, meus irmãos e irmãs, deveremos confiar na providencia de Deus que tudo sabe e Ele quer sempre o nosso bem. A nossa vida está em Deus e Ele a cuida como um bom pastor que zela, ama e está sempre ao nosso lado nos ajudando a caminhar nesse mundo sem perder de vista o Reino definitivo no céu. (amém)

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha



10 conselhos de Bento XVI aos jovens



A Igreja é mãe e sábia e sempre está atenta aos seus filhos e filhas. Ela cuida e zela dos jovens para que eles possam amadurecer como pessoa e fazer a diferença no mundo. A beleza desta etapa da vida contagia a todos. São eles que vão assumir as responsabilidades do mundo, da família e da Igreja. A primavera da juventude é sempre irradiante e todos percebem isso. Eles tem que ser firmes para não cair nos laços do egoismo, do materialismo, do individualismo e da descrença do mundo. Jesus é a força que a juventude pode contar. Seguindo Jesus, eles serão prontagonistas da sociedade e vão ser bons cristãos. O Papa Bento XV, como bom pastor e pai espiritual dá esses conselhos úteis a cada jovem. (Jose Benedito Schumann Cunha)

artigos / Jornada Mundial da Juventude( fonte www.cancaonova.com)
1) Conversar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: “Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar”. Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.
2) Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.
3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.
4) Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (…). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.
5) Deus: tema de conversa com os amigos
“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.
6) No Domingo, ir à Missa
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente”.
7) Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não”.
8) Conhecer a fé
“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura”.
9) Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes”.
10) Ler a Bíblia
“O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’”.

Bento XVI consola familias das vitimas de tragedias em Santa Maria


No momento de dor e sofrimento, nós ficamos em silêncio. As palavras se tornam poucas para expressarem esses sentimentos. Nesta hora voltamos o nosso olhar a Cristo que assumiu as nossas dores e mazelas na cruz. Ele sofreu muito por causa de um amor que Ele tem para humanidade. A cruz é sinal de redenção. Nesse ato de solidariedade, cada um de nós expressa o amor fraterno às familias, aos amigos e a todos que estão consternados por perdas humanas irreparáveis. Que a eternidade os abrace juntos com todos que já estão na vida celestial com Deus. Que as lembranças deles sejam os momentos que estiveram com cada um que foram precocemente. Agora , eles são estrelas novas na constelação do Reino de Deus onde todos estaremos um dia lá tambem. (Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha)
 

Da Redação, com Rádio Vaticano


A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou na manhã desta segunda, 28, o telegrama enviado pelo Papa Bento XVI ao Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, expressando seu pesar pela tragédia ocorrida na madrugada desse domingo em uma boate, que ocasionou a morte de 233 jovens e a internação de dezenas em estado grave.
Leia o telegrama na íntegra:

Exmo Revmo Dom Hélio Adelar Rubert

Arcebispo de Santa Maria
Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontíficie pede a Vossa Excelência que transmita às famílias das vítimas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados. Ao mesmo tempo em que confia a Deus Pai de misericórdia os falecidos, o Santo padre pede ao céu o conforto e restabelecimento para os feridos, coragem e a consolação da esperança cristã para todos atingidos pela tragédia e envia, a quantos estão em sofrimento e ao mesmo procuram remediá-lo, uma propiciadora bênção apostólica.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade.

www.cancaonova.com 
colaboração: Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O sofrimento nos aproxima de Deus e clama por solidariedade




Queridos irmãos e irmãs, o sofrimento humano causado por diversos modos nos ajuda a compreender o sofrimento redentor de Cristo. As doenças, a violência, as guerras, as mortes por acidentes, por desastres naturais, por incêndios e outros que causam sofrimentos na nossa vida nos aproximam de Deus e clamam por solidariedade. Deus não quis a morte, ela foi provocada pela desobediência do ser humano a Ele. Deus nos dá o livre arbítrio, mas a nossa ganancia humana esquece-se dos outros e assim provocam muitos sofrimentos.

Não podemos jamais se esquecer dessas pessoas que sofrem por doenças  ou catástrofes que clamam por ajuda. Nós devemos ser bons samaritanos e ajudá-los com todo amor que se faz serviço a eles. A caridade a eles ajuda a suavizar os seus sofrimentos e assim seremos um balsamo que regenera a força humana e da alma de cada  enfermo.

A Igreja sempre se colocou com uma mão samaritana aos enfermos, principalmente aos mais pobres e excluídos do sistema de saúde. Muitos hospitais e sanatórios catolicos prestam serviços caritativos a eles, ajudando-os a aliviar as dores e fragilidades causadas pela doença ou sofrimento de perdas humanas. O papa propõe uma mensagem para o 21º Dia Mundial do Enfermo, que será celebrado de 7 a 11 de fevereiro, o Bom Samaritano: “Vai e faz tu também o mesmo” (Lc 10, 37), que ensina a “fazer bem a quem sofre e fazer o bem com o próprio sofrimento” (Cart. ap. Salvifici doloris, 30).

Que Maria, no titulo de Nossa Senhora de Lourdes, ajude todos os enfermos e os que cuidam deles. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Decreto de indulgencia pelnaria para o Dia Mundial do Enfermo

Boletim da Santa Sé

(Tradução: Jéssica Marçal, equipe CN Notícias)



Decreto


Indulgências Especiais em ocasião


do 21º Dia Mundial do Enfermo


A Redenção cumpriu-se mediante a Santa Cruz de Cristo, através de sua paixão. Todos os sofrimentos humanos, em verdade, podem participar do sofrimento redentor do Senhor; diz, de fato, o Apóstolo São Paulo: “O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Col 1, 24).

No corrente Ano da Fé, dedicado em particular à profissão da verdadeira fé e à sua reta interpretação, vale a pena recordar o luminoso ensinamento do Concílio Vaticano II sobre o sentido cristão do sofrimento e da sua partilha entre os irmãos: “Porque as obras de caridade e de misericórdia oferecem um esplêndido testemunho de vida cristã, a formação apostólica deve conduzir também ao seu exercício, de modo que desde a infância os fiéis aprendam a partilhar os sofrimentos dos irmãos e a resgatá-los generosamente quando eles precisam” (Decr. Apostolicam Actuositatem, 31 c).

Portanto, impulsionado pelo desejo de que a anual celebração do Dia Mundial do Enfermo, neste ano particularmente solene, revele-se uma sempre mais eficaz catequese sobre o sentido salvífico do sofrimento e sensibilize todos aqueles que, em vários títulos, estão empenhados a serviço de quem sofre na alma e no corpo, o Santo Padre escolheu como tema do 21º Dia Mundial do Enfermo, que será celebrado de 7 a 11 de fevereiro, o Bom Samaritano: “Vai e faz tu também o mesmo” (Lc 10, 37), que ensina a “fazer bem a quem sofre e fazer o bem com o próprio sofrimento” (Cart. ap. Salvifici doloris, 30). Na conclusão do Dia, na memória litúrgica da Virgem de Lourdes, Sua Excelência Dom Zygmunt Zimowski, Presidente do Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde, Enviado Especial de Sua Santidade, presidirá no Santuário Mariano de Altötting, da Diocese de Passau, uma solene Celebração eucarística com a administração do sacramento da Unção dos enfermos.

A fim de que os fiéis se preparem espiritualmente para participar do melhor modo do acontecimento, Sua Santidade Bento XVI, em Audiência concedida, no dia 18 de janeiro, com o Cardeal Penitenciário-Mor e Regente desta Penitenciaria Apostólica, de bom grado concedeu o dom de Indulgências a tenor do seguinte dispositivo, desde que os fiéis, verdadeiramente arrependidos e estimulados pela caridade, sob o exemplo do Bom Samaritano, com espírito de fé e com alma misericordiosa, coloquem a si mesmo a serviço dos irmãos sofredores e, se por sua vez doentes, suportem as dores e dificuldades da vida, elevando com humilde confiança sua alma a Deus e oferecendo aberto testemunho de fé por meio da via do Evangelho do sofrimento:

A. A Indulgência plenária, que os fiéis, com a alma verdadeiramente arrependida e contrita, poderão obter uma vez ao dia em condições habituais (Confissão sacramental, Comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre) e também aplicar em sufrágio das almas dos fiéis defuntos, sempre que, de 7 a 11 de fevereiro próximo, no Santuário Mariano de Altötting ou em qualquer outro lugar estabelecido pela Autoridade eclesiástica, participarem devotamente de uma cerimônia celebrada para implorar a Deus os propósitos do Dia Mundial do Enfermo  e recitarem o Pai Nosso, o Credo e uma invocação piedosa à Beata Virgem Maria.

Os fiéis que em hospitais públicos ou em qualquer casa privada assistem caritativamente, como o Bom Samaritano, os adoentados e, por motivo do seu serviço não possam participar das funções supracitadas, obterão o mesmo dom da Indulgência plenária, se neste dias prestarem generosamente ao menos por algumas horas a sua assistência caritativa como se o fizessem ao próprio Cristo Senhor (cf. Mt 25, 40) e recitarem o Pai Nosso, o Credo e uma invocação piedosa à Beata Virgem Maria, tendo a alma livre de todo pecado e o propósito de cumprir, o mais breve possível, as condições requeridas para a obtenção da Indulgência plenária.

Os fiéis, enfim, que por doença, por idade avançada ou por outra razão similar, estiverem impedidos de tomar parte da cerimônia supra indicada, obterão a Indulgência plenária, desde que, tendo a alma livre de qualquer pecado e propondo-se a cumprir o mais breve possível as condições habituais, participem espiritualmente das sagradas funções nos dias determinados, particularmente entre as Celebrações litúrgicas e a Mensagem do Sumo Pontífice que serão transmitidas pela televisão e pela rádio, orem devotamente por todos os adoentados e ofereçam a Deus, através da Virgem Maria, Salus infirmorum, seus sofrimentos físicos e espirituais.

B. A Indulgência parcial a todos os fiéis sempre que dirigirem a Deus misericordioso, com coração contrito, nos dias supra sinalizados, devotas orações em auxílio dos enfermos no espírito do corrente Ano da Fé.

O presente Decreto entra em vigor por esta ocasião. Não obstante qualquer disposição em contrário.

Dado em Roma, na sede da Penitenciaria Apostólica, em 25 de janeiro de 2013, na Solenidade da Conversão de São Paulo, que conclui a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.


Cardeal Manuel Monteiro de Castro
Penitenciário-Mor

Mons. Krzysztof Nykiel
Regente
fonte: www.cancaonova.com
colaboração: Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha