ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 31 de março de 2013

Jesus está vivo, sejamos testemunha disso para todos




Hoje é um dia que alegria toma conta de nós, Jesus ressuscitou e está vivo no meio de nós. O sepulcro está vazio. Um domingo que a luz de Cristo resplandece em todos os cantos da terra. Ele ilumina a nossa vida. Com Ele renascemos de novo para a vida da graça.  O nosso coração rejuvenesce com a presença do Cristo ressuscitado. Esta alegria contagia o mundo, pois a morte foi vencida na cruz e a Ressurreição de Jesus é a vitória definitiva da vida.
A tristeza da separação causada pela morte não nos assusta mais, pois Ele vive e está nos nossos acontecimentos. O sofrimento, a dor e a morte que passamos terão sentido na PÁSCOA DO SENHOR. Este dia é para ser comemorado com uma alegria exultante. Deus é bom e está presente na nossa caminhada, dando força e coragem para lutar na defesa da vida dos indefesos, dos idosos, dos doentes e  dos excluídos da nossa sociedade.
Devemos renovar a nossa vida. Tudo passou, o homem velho desfigurado pelo pecado não existe mais, agora é o homem novo que renasce na luz resplandecente de um Deus que solidariza com a humanidade.
Que neste momento tão especial de reflexão, possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças. Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais parte da nossa comunidade, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Ó Pai, não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, Jesus está conosco e presente nos nossos corações, dando-nos força e coragem.
Se esquecermos dele devido a falta de tempo que consome a nossa vida, Deus sempre lembra de nós e nos acolhe sempre. Ele sempre está esperando de abraços abertos para dar aquele abraço de um Pai que ama infinitamente seu filho.
Deus já deu prova do seu amor, entregou seu Filho como oferta agradável para nos salvar, Hoje a morte não tem a ultima palavra. Agora Jesus vive e a nossa alegria é completa, é PÁSCOA DO SENHOR. Jesus vive para sempre, aleluia. Agora Deus estás conosco em nossos corações,
Pois, padeceu o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade toda. Infelizmente muitas pessoas não sabem ou esqueceram que Jesus é o nosso Redentor. Precisamos criar em nós a cultura da vida, dizendo não a violência aos nossos irmãos, dando alimentos aos que tem fome, sendo compassivos e solidários aos que sofrem a dor da perda e da separação, dizendo não aos poderosos que tolhem a liberdade dos mais fracos e pobres da nossa sociedade, dando atenção e carinho aos que mais precisam de nós, principalmente os doentes e por fim levar a todos a mensagem genuína de Cristo Vivo, nossa Páscoa.    
Devemos ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam. Jesus está sempre conosco em todos os momentos da nossa historia. Deus está presente onde existe amor solidariedade, atenção aos doentes, crianças indefesas e idosas, compromisso com os mais pobres e partilha com os mais necessitados .
Nós temos uma alma imortal garantida por Deus.. A eternidade foi conquistada pelo seu sangue derramado na cruz para sempre. Sua morte trouxe redenção e a sua ressurreição trouxe-nos vida nova para todos. Podemos cantar um novo canto, a vitória de Cristo é nossa vitória.
Obrigado Senhor!  Feliz Páscoa para todos.

Teólogo Jose Benedito Schumann Cunha 31-03-2013
jbscteologo@gmail.com

sexta-feira, 29 de março de 2013



VIGÍLIA PASCAL 30-03-2013

Amados irmãos e irmãs!

A liturgia desta vigília pascal nos faz o relato da história da salvação. Como que Deus agiu e age em todo tempo. Ele é dono da historia. O gênero humano  foi desfigurado pelo pecado, mas Deus vem em socorro para nós termo vida plena pela graça da  ressurreição de Cristo. A Igreja ajuda-nos a compreender esta noite através de três símbolos muito significativo e de uma riqueza impar. Nós podemos contemplar a maravilha que Deus fez para nós.
A igreja tem na sua liturgia de hoje três símbolos que são a luz, a água e o cântico novo do aleluia.
Deus cria a luz dizendo “Haja luz!” (Gn 1, 3). A luz dissipa as travas, onde há Deus há luz.
Na Pascoa do senhor ressurge a luz em Cristo vivo e ressuscitado. Deus não deixa Cristo morto.
Jesus é a Luz do mundo. A treva do pecado foi dissipada com a gloria da ressureição de Jesus, uma luz que perpetua para sempre em todos os lugares.. Ele dá vida às coisas, a escuridão da morte não vai mais imperar, porque Jesus está vivo e ressuscitado no nosso meio. A luz supera escuridão, a vida vence a morte. O bem tem primazia e reina porque o mal foi vencido pela morte e ressurreição de Cristo.
Jesus é o caminho que nos leva a vida perfeita. Ele aponta o bem que devemos fazer e seguir... A morte não pode aniquilar a vida de Cristo e nem a nossa, pois Ele nos deu a vida novamente. A palavra de Deus nos orienta para caminhos corretos e ela é a verdade que nunca será derrubada..
Nós cristãos sabemos que a ressurreição de Cristo ecoa por toda parte. Deus não nos deixa na escuridão do pecado, pois com Cristo vivo nos dá a luz que ilumina a nossa vida para o bem. Se estivermos com Cristo vivo e ressuscitado nós vamos ter vida  sempre.
Nesta Vigília Pascal, a Igreja representa o mistério da luz de Cristo no sinal visível do círio pascal, cuja chama é simultaneamente luz e calor. A luz e o calor dão movimento e torna esta noite especial, pois eles nos apontam a Cristo que devemos aderir com todo ardor.. O círio pascal é a luz que nos ilumina nesta noite. Para nós cristãos, a cruz e a ressurreição de Jesus são inseparáveis, pois através deles que podemos experimentar esta alegria.. A cruz nos leva a Jesus ressuscitado e ela torna brilhante nesta noite, pois esta vazia, mas representa o amor total de doação de um Deus por nós.
No Círio Pascal, todos acendemos as nossas velas recordando o nosso Batismo, pois é Jesus que vai dar sentido a nossa vida. No Batismo somos introduzidos na Igreja, fazemos parte de Cristo. A sua luz nos leva a crer na sua ressurreição. Jesus nos chama e nos faz entende-Lo na nossa participação da comunidade cristã
Deus nos quer juntos como ovelhas que tem Ele como pastor. Jesus sentiu compaixão por ela, isto do povo, porque eram como ovelhas sem pastor (cf. Mc 6, 34). As ideologias, os valores que o mundo tem oferecido a humanidade estão deixando-a atônita e sem rumo. Elas não estão levando a pessoa a verdadeira felicidade. Nós somos batizados e devemos buscar o sentido na vida nova que Jesus traz para nós na Sua páscoa. A vida venceu a morte. Ele é a Luz do mundo.
Assim, nesta hora, também São Paulo nos fala de modo muito imediato. Na Carta aos Filipenses, ele diz que, no meio de uma geração má e perversa, os cristãos deveriam brilhar como astros no mundo. Somos chamados a ser luz do mundo em Cristo ressuscitado. (cf. Fl 2, 15).
Peçamos ao Senhor que a chama da fé, que Ele acendeu em nós não se apague.  E que os tumultos do multo e a correria da nossa vida não se ofusque a luz de Cristo Vivo que ilumina o mundo. Devemos ser porta voz de Cristo, pois Ele demonstrou todo amor a nós.
O batismo nos faz novas criaturas e agua nos dá nova vida. Somos sepultados na morte de Cristo e ressuscitamos com Ele na sua morte e ressurreição.. Com a libertação do povo pelo Mar vermelho que trouxe nova vida e nova alegria ao povo com Deus libertador, assim a ressurreição de Jesus que aderimos pelo Batismo tornamos libertos e filhos de Deus, merecedor do céu.; Isto
Em cristo nós somos saciados pela eucaristia, pela agua viva que jorra em nós para a vida eterna. Devemos ser novas aguas que vão diminuir a sede de justiça do nosso povo.
Nós não podemos estagnar em aguas paradas, pois elas maculam a Igreja, mas é preciso dar movimento as aguas para que elas brotam vidas no amor, na justiça, na solidariedade e na partilha para os que mais precisam de ajuda..
Peçamos a Jesus, vivo e ressuscitado que não nos deixe cair na tentação de uma vida fácil sem comprometer com o seu reino de amor e justiça.
Hoje entoamos o aleluia da libertação, pois Viver é ser livre sempre. O povo de deus exclama com alegria: “O povo acreditou no Senhor e em Moisés, seu servo»” (Ex 14, 31).
Nós sempre entoamos este canto, porque nós sentimos libertos por Cristo, Deus nos dá verdadeira vida.  
A Igreja caminha no mundo, sofre nas tormentas do mundo e segue adiante porque tem na sua condução o Espírito Santo que a fortalece e deixa salvaguardado à mensagem genuína de Cristo. Nada pode abalá-la, pois o amor supera o ódio, a vida vence a morte e o pecado é aniquilado quando fazemos adesão a Jesus vivo e ressuscitado no nosso meio.
São Paulo ilustrou esta situação com as palavras: «Somos considerados (…) como agonizantes, embora estejamos com vida» (2 Cor 6, 9). A mão salvadora do Senhor nos sustenta e assim podemos cantar já agora o cântico dos redimidos, o cântico novo dos ressuscitados:

Aleluia! Feliz Pascoa. Jesus vive para sempre! Amem.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

SEXTA-FEIRA SANTA 29-03-2013



SEXTA-FEIRA SANTA 29-03-2013
            Queridos irmãos e irmãs

Hoje nós fazemos a memoria e atualizamos o sacrifício cruento de Jesus  na cruz. Ele morre e se entrega inteiramente por nós. O amor de Deus se faz no extremo de doação que salva a cada um de nós. Somos salvos e libertos na cruz redentora de Cristo. Na cruz todo nosso pecado foi pregado e nos convida a ter uma vida plena em comunhão com Deus que nos ama. Deus deve esta em primeiro lugar de nossa vida.  
A vida humana é marcada pelo sofrimento, doença e morte. Mas a morte não tem a ultima palavra. São Paulo nos lembra de que o pecado é «a principal causa da infelicidade dos homens, ou seja, a rejeição de Deus, não Deus!”.”.». O pecado nos deixa imobilizado, sem ação, como próprio São Paulo nos diz: O pecado «prende a criatura humana na ‘mentira’ e na ‘injustiça’ (Rm 1, 18ss; 3, 23). Ele traz a vaidade e a corrupção (cf. Rm 8,19ss.).
A nossa sociedade, sem Deus, produz injustiça, dor e sofrimento a todos. Isso é o pecado, mas ele não é primazia, pois na cruz de Cristo minou a sua causa, O mal foi aniquilado por Cristo na cruz como bem nos exorta São Paulo dizendo; «Cristo derrubou o muro de separação, reconciliou os homens com Deus e entre si, destruindo a inimizade» (cf. Ef 2, 14-16)..
A vida foi derrubada pela desobediência de Adão e Eva, onde a arvore da vida foi aniquilada pela arrogância e orgulho do homem. Agora, a cruz de Cristo, suspenso no madeiro faz a reconciliação entre Deus e a humanidade. A terra e o céu entram em harmonia de novo. São Paulo nos fala em Gálatas. (Gl 2,20). A morte de Jesus torna-se bendita porque o pecado é vencido e o sofrimento humano vai ter sentido na cruz.
A morte vai ter um sentido na morte de Jesus, pois ela quebra os laços que nos impediam de ter vida. Sabemos que a ressurreição sela para sempre a vida e ela torna se vitoriosa diante da morte. A cruz nos levará ao sepulcro e ele estará vazio para sempre, pois Jesus ressuscita no terceiro dia.
            Nós ficamos em silencio diante da morte de Jesus e ela nos faz pensar na morte humana, mas isso não nos assusta, pois Jesus deu a chave da imortalidade no seu despojamento por nós na cruz que brilhara a vida nova na Pascoa.
            Somos agraciados com a Paixão de Cristo, pois  na cruz Cristo se deu totalmente a nós. “Sua ultima palavra foi: “tudo está consumado” e inclinando a cabeça, entregou o espírito”. (cf. Jo 19,30).
            A missão de Jesus foi marcada por atos e palavras que traziam o bem e a paz as pessoas. Ele nos ensinou como deve ser a vida do cristão. Ser humilde, servidor e simples, pronto para ajudar que precisa.
            A nossa vida se encontra na Cruz de Cristo, pois não há vida sem cruz. Tudo que fazemos vai nos ajudando a sermos pessoas novas que testemunham Cristo. São João nos faz esta afirmação: “Sim, diz o Espírito, que eles descansem de suas fadigas, pois suas obras acompanham”. (Ap 20,11-21,1). Isso nos faz pensar e refletir da nossa responsabilidade no mundo.
            Deus é a luz que ilumina a nossa vida nesse mundo. Isso vai depender da nossa resposta de fé em Cristo. Um dia nós estaremos juntos com todos que já nos precederam, no céu.  
                        Na carta aos romanos, pode constatar o que fala Paulo: “Se estamos vivos, é para o senhor que vivemos; se morremos, é para o senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertecemos ao senhor”. Ainda São Paulo nos exorta: “Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos Vivos” (cf. Rm 14,7-9.10c-12)
            Embora a morte que nos rodeia nesse mundo vai ter sentido nas palavras de Jesus : “quem vê o Filho e nele crê esse tem a vida eterna e eu farei ressuscitar no ultima dia”.(cf. Jo 6,40)

O sepulcro não tem a morada definitiva de Jesus, Ele ressuscita e nós celebraremos na vigília Pascal de amanha. Que a cruz de Cristo nos. leva para Ressurreição. Nós somos mergulhados nesta hora da misericórdia e que ela seja a nossa força para a vida Amém

Sic enim dilexit Deus mundum, ut Filium suum unigenitum daret, ut omnis, qui credit in eum, non pereat, sed habeat vitam aeternam (Jo 3,16)

“Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu filho único, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16)

Teólogo Jose Benedito Schumann Cunha 29-03-2013

quinta-feira, 28 de março de 2013

TIRAR A PEDRA

O apóstolo Paulo lembra que, se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria inútil. De fato, estaríamos seguindo um líder religioso a mais. Nenhum fundador de religião, nem as religiões de fundação humana têm em si condição de levar à salvação eterna a ninguém. Somente Deus tem esse poder. Jesus provou sua divindade, justamente na superação de sua morte na própria natureza humana. Ele sim, nos deu o direito de filiação adotiva. O Pai de Jesus somente aceita com Ele na eternidade quem se parecer com o Filho. Este nos dá essa qualidade e no-la aplica, de modo singular no batismo, e pode também dá-la a quem Ele quiser de outros modos. Mas nosso desafio é conservar a aparência com Ele na prática de seu amor e de sua graça em toda a vida. Para isso, instituiu sua Igreja para nos facilitar a ter os meios mais acessíveis. Ele atua também através de sua bondade inoculada na vida de cada pessoa de boa vontade, que usa dos meios julgados os melhores em sua consciência, para a prática do bem, da justiça, do amor e da paz. Por isso, é preciso ver a ação de Deus também fora de nosso contexto visivelmente eclesial. Mas, quem tem a graça da clareza da fé em Cristo precisa testemunhá-la para ajudar os demais com a seta indicativa de um caminho acertado com o objetivo de vida e com o uso dos meios adequados para  realizar o projeto divino. 

O Evangelho narra que “Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo” (João 20, 1). Ela foi imediatamente avisar os apóstolos Pedro e João, pois, o sepulcro estava aberto e nenhum corpo estava lá dentro. Quem o havia tirado? Eis a questão! A pedra que tampava a tumba era pesada. Quem a tinha arrastado devia ter sua justificativa. Mas é preciso lembrar que Jesus falara de sua ressurreição. Esta foi confirmada: “Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido” (Atos 10, 40-41). 

Muitos refutam a ressurreição de Jesus. Falta-lhes fé, que lhes tire a pedra da visão do Homem-Deus. Tirar a pedra requer ir ao sepulcro dos enterrados que precisam ressurgir para a vida digna. Jesus nos dá a fé para testemunharmos sua ressurreição. Esta dá vida de sentido para os caídos em suas misérias e necessidades. É preciso de quem lhes dê a mão amiga e amorosa, como a do bom samaritano. A fé no Ressuscitado não nos deixa enclausurados em nossas sepulturas egoístas. A fé só voltada para dentro do nosso sepulcro não nos deixa tirar a pedra para dizermos a todos que a vida tem jeito ou solução. Assim evangelizamos, ou seja, levamos solidariedade, união com todos para convivermos na promoção da cidadania humana e divina para cada um. Melhoramos nossas relações familiares, comunitárias, sociais e políticas, com a perspectiva do Cristo que venceu a morte.

É Páscoa! Ela aconteça para todos, com a juventude ajudando a tirar a pedra da sepultura de muitos que estão nos descaminhos da vida, para apresentar a vida nova impregnada do amor do Cristo. Assim haverá transformação do mundo, renovado com a superação de todas as mortes!

D. José Alberto Moura, CSS
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Deus visita a terra na anunciação do anjo a Maria







A Igreja celebrou no dia 25/03 a anunciação da Encarnação do Filho de Deus. Deus não deixa a humanidade mergulhada, na separação, devido ao pecado de Adão e Eva, que repercutiu por séculos. Com o sim de Maria, o que foi quebrado pela desobediência e orgulho de Adão e Eva, renovou-se com a encarnação de Cristo. Agora o verbo divino se faz presente no nosso meio de nós, percorre o tempo e vive também a natureza humana. Assim, o que eterno se faz tempo.

É com muito jubilo e gratidão a Deus que reconhecemos a grandeza de Deus que respeita a natureza humana, pedindo o sim de Maria. Ela soube entender o projeto de Deus no mundo através dela, aceitou ser a mãe de Cristo, e desse modo Deus veio habitar entre nós.
Assim o evangelista Lucas nos fala:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

Sua prima Isabel já estava gravida por bondade de Deus a Zacarias e a Izabel. Isso mostra que Deus faz o impossível para trazer a verdadeira libertação da humanidade.
Esse sim ecoou por toda terra, é a redenção da humanidade que se torna presente entre nós. O sim de Jesus ao projeto do Pai de nos salvar pela cruz e ressurreição, passando pelo martírio, precedeu o sim de Maria. Por isso nós agradecemos a ela por esta generosidade impar de ser a mãe do salvador. Ela não pensou apenas nela, mas na humanidade toda, por isso ela é bendita entre todas as mulheres.

O profeta Isaias já havia profetizado e quando chegou a plenitude do tempo Deus veio ate nós por Maria. Assim está escrito: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14).

A Igreja, sem medo de errar, proclama em bom tom e ressoa em nossos ouvidos: “Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem”. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito
Santo".

Queridos irmãos e irmãs, agradecemos a Deus pela sua infinita misericórdia e amor por nós que nos deu um grande presente por meio de Maria, Jesus, o príncipe da Paz que nos salva sempre da escravidão do pecado. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha