ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A festa de Nhá Chica

A festa de Nhá Chica

Um tesouro católico no coração do Brasil
Imagem de Destaque
No próximo dia 4 de maio, em Baependi, Minas Gerais, a Igreja Católica celebra a beatificação de Nhá Chica, uma filha de escravos, mulher negra e pobre. Uma conquista que não se alcança pela posse de títulos nem simplesmente por conhecimentos técnicos, menos ainda pela garantia de alguma classe social ou política. Fundamenta-se em estatura admirável e medidas incomuns que só cabem no coração dos santos.

Estatura e medidas que só podem ser alcançadas no caminho da fé, pela singularidade de ultrapassar a lógica da razão e por possuir uma luminosidade além da própria inteligência. A grandeza da fé, cultivada no coração de Nhá Chica, emoldurada por singular devoção a Nossa Senhora da Conceição, fez da analfabeta uma admirável sábia e conselheira. Uma sabedoria que perpetua a sua memória e comprova sua especial intimidade com Deus, ganhando uma perene e especial força de quem pode ocupar o lugar próprio de intercessora.


Nhá Chica está em Deus e o caminho para este lugar - oferta de Deus, o Pai, a todos os seus filhos e filhas - é trilhado pelos que vivem verdadeiramente a experiência da fé, único meio que possibilita ao frágil se tornar forte, corrige os descompassos do humano e constitui um canal direto de diálogo com Deus. A experiência autêntica da fé levou Nhá Chica a superar sofrimentos e a tornar-se irmã de todos, protetora dos pobres e referência para muitos. Primeira bem-aventurada nascida nesta terra tricentenária, cujas raízes mais profundas geram cultura admirável por seus valores singulares e expressão da fé do povo mineiro, um tesouro católico no coração do Brasil.

A leitura e meditação da Carta aos Hebreus, no capítulo onze, permitem compreender melhor a alma de Nhá Chica, a bem-aventurada, reconhecendo-a no conjunto que reúne outros tantos santos e bem-aventurados. Uma genealogia que abrange figuras primárias da fé bíblica como Abraão, Moisés, Jacó, Sara, Débora, muitos homens e mulheres de grande e exemplar estatura. Todos, com suas vidas, mostram que só a fé garante o percurso com vitória certa e produz a estatura de quem se perpetua na história e no coração de muitos. A festa da “Santa de Baependi”, ultrapassando qualquer grande sentido da importância de uma devoção ou de crença, é a consolidação de uma lição a ser permanentemente praticada para fazer a diferença e ajudar na edificação da vida sobre os pilares do amor.

A celebração dessa festa enriquece e perpetua o tesouro de nossa fé católica, convidando cada um a inspirar-se neste exercício de fé. É o mesmo percurso seguido pelos que ganharam a condição de patriarcas, profetas, mártires, santos, amigos de Deus, cidadãos e cidadãs com as marcas da eternidade, comprometidos com a vida e com a justiça. Esse exercício é o que, pela fé, possibilita uma importante certeza: as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê.

Nhá Chica ofereceu seus sacrifícios sem lamúrias e os converteu em oferendas agradáveis que se transformam em frutos de bem. Sua simplicidade é transformada em sabedoria, porque, como registra o referido capítulo da Carta aos Hebreus, permite a compreensão de que sem a fé é impossível agradar a Deus. Quem d'Ele se aproxima deve crer que Ele existe e recompensa os que o procuram. Na estatura simples de Nhá Chica, sua experiência de fé tracejou, como em Noé, “o levar a sério” a promessa divina, a obediência amorosa que impulsionou Abraão, fazendo-o partir confiante para uma terra que deveria receber como herança. Nela, pobre sem letras e sem poder, como em Sara, a estéril, é manifestada a força do amor de Deus por uma admirável capacidade de fazer o bem em vida e depois da morte. Pela fé, Jacó se prostrou em adoração e Nhá Chica viveu adorando, especialmente às sextas-feiras, tocada pelos sofrimentos redentores de seu Senhor. Pela fé, José relembrou, já no fim da vida, do êxodo dos filhos de Israel e Nhá Chica continua lembrando-se de todos nós. Também pelo caminho da fé, Moisés preferiu ser maltratado com o povo de Deus e Nhá Chica escolheu ser conselheira e protetora daqueles que são desafiados pelos sofrimentos. Sua beatificação ensina a todos nós que a fé é o tesouro maior.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG) 

fonte: www.cancaonova.com 

colaboraçõao: Jose Benedito Schumann Cunha

CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos"

CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos"


Gaudium Press


A CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos". A informação vem do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, o Bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, em declarações feitas ao "O São Paulo", Jornal da Arquidiocese de São Paulo. Dom Clasen disse que apresentará a proposta para que o tema da assembleia de 2014 seja o laicato.

De acordo com o Bispo, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, na última assembleia, uma das cinco urgências apresentadas é caminhar para uma Igreja, comunidade de comunidades: "É por aí que passa a renovação de toda a vida eclesial e, portanto a renovação da paróquia, com maior participação dos leigos".

O Bispo declarou ainda que "um ano dos leigos é uma realidade na qual a Comissão do Laicato da CNBB já está trabalhando".

Segundo ele, foram reunidos "professores, teólogos e leigos para formar a comissão de redação dos textos de estudo que servirão como instrumentos de trabalho. Estes textos devem ficar prontos em breve e, em vista disso, estamos projetando para o ano que vem que a temática central da próxima assembleia da CNBB, a 52ª, possa ter o laicato como centralidade", explicou.

Dom Severino disse que "O tema para a próxima assembleia é portanto, um sonho. Mas o Ano do Laicato é uma realidade, que pretendemos fazer em 2015, ou seja, dia 8 de dezembro terminam as comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano 2º e começa o Ano do Laicato"
fonte: www.cancaonova.com
colaboração Jose Benedito Schumann Cunha

Quem ama Jesus cumpre os mandamentos Dele


Quem ama Jesus cumpre os mandamentos Dele


Queridos irmãos e irmãs, a Igreja é instrumento de Deus para que haja sinais da graça de Deus entre nós que seguimos Jesus Cristo. É pela fé Nele que nós alcançamos os bens de Deus, isto é, não são bens materiais, mas as dádivas quem vem Dle para que possamos continuar a nossa trajetória nesse mundo, testemunhando Jesus que está vivo em nosso meio. A fé em Cristo deve nos levar a ser missionário do bem e proclamador das maravilhas de Deus no mundo, que muitas vezes está  cercado de obscuridade, por causa da negação que se faz de Deus.
A liturgia nos faz reviver a fé em Cristo numa Igreja que é ornada por santos, mártires que acolheram com coragem e praticaram os mandamentos que Jesus deu, pois eles levam a verdadeira vida que constrói a felicidade perene entre nós rumo ao céu..
        No livro dos Atos dos Apóstolos  nos mostra que Paulo e Barnabé fugiram da cidade de Iconio, porque os pagãos e judeus instigados pelos deus chefes queriam ultrajá-los e apedrejá-lo. Eles foram para Listra e Derb, cidades e Licaonia e seus arredores.
Lá começaram a pregar o Evangelho de Jesus sem tirar vantagens pessoais disso. Em Listra havia uma homem paralitico das pernas, pois era coxo desde a nascença e nunca andou como ele escutava Paulo com fé, então Paulo olhou firme nos seus pés e disse-lhe em alta voz: "Levanta-te direito sobre os teus pés". O homem deu um salto e começou a caminhar.
Vendo isso, a multidão achou que eram os deuses Mercúrio e Júpiter em Paulo e Barnabé, trazendo-lhes ofertas com touros ornados de flores, mas os apóstolos os repreenderam, pois eles são mortais e que devia converter ao Deus vivo que opera maravilha, em nome de Jesus, sem nada exigir.
Paulo ainda falou: “Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. No entanto, Ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações”. Isso é uma prova que Deus é bom sempre, a ignorância religiosa não é empecilho que Deus derrame bênçãos, mas devemos procurar a reta verdade e lagar das ilusões que nada fazem pra nós.
Foi com muito custo que eles entenderam e desistiram de oferecer sacrifício a Paulo e a Barnabé. Deus olha o coração sincero e cheio de amor-a Deus e aos irmãos do homem e não a nossa disposição de dar mais dinheiro e oferta a Ele em troca para alcançar as graças e milagres das mãos de Deus. (cf. At 14,5-18)
O salmo 115 nos faz lembrar a verdade de Deus que sempre está disposto anos ajudar porque nos ama muito não porque nós temos, mas pelos que nós somos. Assim diz o salmo: Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: "Onde está o seu Deus, onde está?" É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas. Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor mas a terra ele deu para os homens.
O evangelista São João mostra Jesus  e a condição de ama-Lo é obedecer e cumprir os mandamento que Ele mesmo deu. Se nós amamos Jesus, o Pai que está em Jesus nos ama também. Assim Jesus diz: Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. (cf. Jo 14, 21-26)
Jesus falou que após Ele ir para o céu, Ele nos enviará o Espirito Santo que vai confirmar e recordar a nós as palavras que Jesus falou e as maravilhas que Ele fez no meio.
Com a força do Espirito Santo nós podemos ascender nos corações humanos achama do amor, da fé, da esperança de um mundo de paz, de ajuda mútua, de concórdia, de felicidade de reconhecer em Deus como autor e fim da nossa existência para desfrutarmos a eternidade com Ele para sempre. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha


domingo, 28 de abril de 2013

A família é o lugar ideal para cultivar o amor


A família é o lugar ideal para cultivar o amor

 Foto: <3 AMADOS/AS <3...

Queridos irmãos e irmãs, se olharmos a realidade de hoje onde há proliferação da violência, do ódio, da incompreensão, das drogas, dos viciados em bebidas e drogas que machucam as famílias e as outras também. Por causa disso, as pessoas, nos momentos de sofrimentos e de dor, querem soluções rápidas e fáceis com leis rígidas, mas na realidade devemos combater na raiz dos problemas que geram estas desordens na nossa realidade.
A sociedade moderna, capitalista e consumista do nosso tempo, produz anseios, desejos e satisfações do eu num materialismo sem precedente. Enquanto, .o dialogo, a oração em família e na comunidade é substituída por outras coisas que não satisfazem a pessoa.
Não se pode  ter uma sociedade baseada em condições frágeis e relações supérfluas. O conceito de família não pode mudar, pois ela é a célula da sociedade, se ela deteriora, então vemos propagar a maldade nas mãos de adolescentes que deveriam estar em família, preparando para ter a responsabilidade no mundo. O adolescente bem formado será o adulto consciente na sociedade, na comunidade, na família e na Igreja. Na família que vem a educação, o respeito, o cultivo da fé e vivencia na simplicidade do lar.
O nosso Beato papa João Paulo II nos fala algo importante que podemos citar: “A família está convocada a ser templo, ou seja, casa de oração: uma oração singela, cheia de esforço e ternura. Uma oração que se faz vida, para que toda a vida se converta em oração.” (Beato Papa João Paulo II)
Nós precisamos de pouca coisa para viver e que não podem faltar que é moradias dignas, boa educação, uma religião baseada no amor sem a ganância do ter, na convivência harmoniosa com todos, o respeito com os mais velhos, com os doentes e com os idosos, o cuidado com as nossas crianças, alimentação básica e saúde com um sistema digno de atendimento etc.
Jesus quis nascer em uma família, nasceu pobre na manjedoura, quando criança  teve que sair de sua terra, carregado pelo seu pai adotivo e Maria para o Egito, devido a perseguição de Herodes, depois volta para Nazaré onde cresceu. Viveu e conviveu com a família até 30 anos, ajudando-os na profissão de carpinteiro que aprendeu de São Jose. Apos ser Batizado por João, Ele começou a vida publica e anunciou o Reino de Deus e a consequência disso foi a morte de Cruz, mas isto estava previsto no Livro do Profeta Isaias.
Ele não acumulou fortuna e não tinha onde morar, depois convidou os apóstolos para acompanhá-Lo na sua missão de salvar e depois os delegou pra continuar a transmitir a sua boa nova, na simplicidade e na ação do Espirito Santo. Certa vez Pedro e João, subindo ao templo para pregar, um aleijado que pedia esmola na porta os interpelou para dar alguma coisa, mas eles respondem, não tenho ouro e nem prata só tenho Jesus de Nazaré que O cura e deu a ele de graça. O aleijado foi curado e louvou a Deus. A Igreja de Cristo deve estar a serviço de todos, principalmente os que precisam.
Precisamos nos arriscar no bem e propagar a justiça que produz a Paz entre os povos. Devemos arrancar do nosso coração tudo que não deixa vivermos como filhos e filhas de Deus, pois Ele nos fez para o amor que irradia com luz brilhante que atinge a todos. Desta maneira, podemos dizer que somos libertos para o amor e construtores de uma sociedade mais fraterna e solidaria e que todas as religiões e pensamentos se entrelaçam na força do amor que constroem pontes de dialogo e harmonia entre todos. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13, 31-35

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13, 31-35
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13, 34)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

31Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33aFilhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. 34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. 35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros".

- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
 
 Comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Agostinho
(354-430), Bispo de Hipona (Norte de África), Doutor da Igreja
Tratado 65 sobre o Evangelho segundo São João, 1-2

«Que vos ameis uns aos outros assim como
Eu vos amei»
«Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros.» [...] Na verdade, este mandamento renova o homem que o ouve, ou melhor, que lhe obedece; não se trata, porém, do amor puramente humano, mas daquele que o Senhor quis distinguir, acrescentando: «como Eu vos amei», [...] «para os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria» (1Cor 12,25-26). Porque eles ouvem e observam a palavra do Senhor: «Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros.» Não como se amam os que vivem na corrupção da carne; nem como se amam os seres humanos apenas como seres humanos; mas como se amam aqueles que são «deuses» (Jo 10,35) e «filhos do Altíssimo» (Lc 6,35). Deste modo se tornam irmãos do Filho Unigénito de Deus, amando-se uns aos outros com aquele amor com que Ele os amou, e por Ele serão reconduzidos à plenitude final, onde os seus desejos serão completamente saciados de bens. Então nada faltará à sua felicidade, quando Deus for «tudo em todos» (1Cor 15,28). [...]
Aquele que ama o seu semelhante com espiritual e puro amor, não amará nele senão a Deus? É para distinguir este amor da afeição puramente natural que o Senhor acrescenta: «como Eu vos amei», pois quem amou Ele em nós a não ser o próprio Pai? Não o Pai tal como já O possuímos, mas tal como Ele pretende que O possuamos quando Deus for «tudo em todos». O médico ama os seus doentes não por causa da doença, mas por causa da saúde que quer restituir-lhes: «que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei». Foi para isto que Ele nos amou, para que nos amássemos uns aos outros.

fonte: recebido por email arautos@evangelhodiario.org

Francisco aos jovens: "Arrisquem a vida por grandes ideais"

Francisco aos jovens: "Arrisquem a vida por grandes ideais"


Da Redação, com Rádio Vaticano

A Igreja se faz na ação corajosa dos seus membros,pois os nossos atos são espelhos da nossa crença em Jesus Cristo. Nós fazemos parte da Igreja que peregrina no mundo, não como turista, mas com agente de transformação da realidade de morte para a realidade de vida. O sacramento que recebemos nos faz agir na graça de Deus. Apesar das nossas falhas, somos prontagonista de uma realidade melhor para nós a para todos. Se a sociedade vai mal, porque alguns não estam desempenhando bem o seu papel, por isso devemos investir na familia, na comunidade e na sociedade, Se educarmos bem as pessoas e formamdo-as na fé em Cristo que nos ensina que o amor é a condição da nossa pratica cristã, as realidades mudam. Esse jovens que foram crismados e outros pelo mundo a fora devem ser impulsionados apartir de agora agentes de transformação no mundo onde eles estão situados.(Jose Benedito Schumann Cunha)
Rádio Vaticano
Papa Francisco crismou 44 pessoas dos cinco continentes neste domingo, 28
Neste domingo, 28, Papa Francisco presidiu uma Missa na qual crismou 44 pessoas dos cinco continentes. A celebração se insere na programação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no âmbito do Ano da Fé.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia do Papa

Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia. O primeiro partiu da visão de São João da ação do Espírito Santo, que ao trazer a novidade de Deus, faz novas todas as coisas. “Abramos-Lhe a porta, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus”, exortou o Papa.

O segundo pensamento se inspirou na Primeira Leitura, quando Paulo e Barnabé afirmam ser necessário sofrer tribulações para entrar no Reino de Deus. “O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis”, disse Francisco. Ele advertiu seguir o Senhor e deixar que o seu Espírito transforme as zonas sombrias, os comportamentos em desacordo com Deus e lave os pecados é um caminho que encontra obstáculos fora do homem, no mundo. "Mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus”.

No último ponto, Francisco convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Francisco terminou a homilia usando a mesma expressão de Papa Wojtyla, em 1978:

“Abramos – escancaremos - a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes Nele: aqui está a verdadeira alegria”.

Dirigindo-se ainda aos jovens, acrescentou: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.

Após a homilia, os jovens se aproximaram do Pontífice para o rito da Confirmação. O brasileiro Victor Chaves Costa Lima, de 16 anos, foi um dos que nesta cerimônia, expressaram a sua plena e livre decisão de aderir à fé batismal.
Assim, a Igreja se torna jovem com adesão de todos pela causa do Reino de Deus. As pessoas não podem ser a mesma quando são tocadas por Cristo na força do Espirito Santo. É ele que dá força e anima para a missão da noevangelização do mundo. O odio, a vingança e a raiva devem ser substituidos pela força do amor que tudo perdoa e refaz o caminho da vida que leva a eternidade na nova Jerusalem que  se inicia aqui e conclui na eternidade com todas as coisas restaurads no bem. Amém. (Jose Benedito Schumann Cunha)

Após a partida de Jesus, nós devemos amar


Após a partida de Jesus, nós devemos amar
 clip_image008



Queridos irmãos e irmãs, a liturgia desse domingo nós vamos tomar consciência que Deus é maior e Ele quer que a humanidade seja uma só família no amor que Jesus demonstrou incondicionalmente na cruz. Não pode haver guerras santas, matando pessoas inocente por causa de uma ideologia politica, religiosa ou social, não pode ter religiões que que quer ter seu espaço, mas desfazendo das outras. Não pode haver pessoas que procuram à violência, o ódio, a corrupção e toda forma de negócios escusos, prejudicando milhões de pessoas.
A liturgia bíblica desse domingo do tempo de Pascoa nos faz perceber e entender a preocupação de Jesus Cristo de formar a Igreja para continuar ser sinal Dele na obra de salvação que Ele fez na cruz. As aparições Dele, a pesca maravilhosa que houve no mar da Tiberíades, tendo como consequência na convicção dos apóstolos para serem pescadores de homem  desses domingos de Páscoa, a imagem que Ele se fez do Bom Pastor que guia o rebanho sem nenhum interesse material para si.
Oxalá se todos entendessem isso que Jesus propôs para a sua Igreja para que ela seja comunidade de irmãos e irmãs que vivem a partilha e a união entre si. Mas, hoje vamos refletir que a nova comunidade que Jesus propõe é a vivência do amor mutuo, não como a vivida pelo templo de Jerusalém que era interesse econômico e de poder politico das autoridades e religiosos de lá.
No livro dos Atos dos Apóstolos nos  mostra o final da 1a viagem missionária de Paulo e Barnabé, e esses fundaram e organizaram novas comunidades cristãs.  Nelas temos o anuncio da Palavra até os confins da Terra e o seu trabalho de difusão do amor e salvação de toda a humanidade. Os conflitos que surgem são superados na compreensão e no amor  mutuo de cada um. Há a autenticidade da mensagem anunciada que atesta a presença de Deus na comunidade. O nosso Deus é presente e fiel. Agora, a comunidade precisa de uma organização, então Paulo cria a instituição de presbíteros que estão agora presente também fora de Jerusalém. Eles têm o papel de coordenar, vigiar e defender a comunidade.
Desse modo vamos entender que a comunidade não é para servir a quem preside, pois esse existe em função da comunidade e do serviço comunitário. Essa escolha é feita por Paulo após uma preparação de oração e jejum. Que as comunidades possam viver esse espirito comunitário e solidário, principalmente com os mais pobres e necessitados. A marca do cristianismo ´essa e não uma empresa que vivem de números impessoais.(cf. At 14,21b-27)
clip_image002O conforto do salmo para nós é que Deus é "bom e compassivo com todas as criaturas". Nos momentos difíceis, essa verdade é fundamental para nós (Sl 145)
No livro do Apocalipse nos mostra como é a imagem transparente da comunidade que são chamados a viver no amor de Deus e com todos. O sonho de uma nova terra e um novo céu onde Deus vem morar conosco. Tudo de mal vai desparecer, ninguém fica com medo da violência e da morte, da guerra.
Hoje o mundo vive numa babilônia, há ganancia, enganos, corrupção, algumas igrejas descompromissadas com os pobres e doentes, violência de toda ordem, guerras e terrorismos, maldades, falsos profetas, mas tudo isso pode ter fim na ação que cabe aos cristãos que querem seguir Jesus. Elas mudam a Babilônia desse mundo em uma nova Jerusalém escatológica, isto é, a do fim dos tempos que de ser a noiva bela e encantadora que vai ao encontro do seu noivo que é Deus. Que esta realidade já se possa se visa agora em todos os cantos da terra. (cf. Ap 21.1-5a)
No Evangelho de São João nos mostra Jesus, despedindo dos apóstolos e deixa uma estatuto novo a comunidade que é o mandamento novo, que é síntese dos 10 mandamentos que é o Amor que foi traduzido nos atos de Cristo nesse mundo. Devemos seguir o que Ele disse e fez:
"Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei", um mandamento que faz a síntese do amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como nós mesmos. (cf. Jo 13,31-33a.34-35). Se seguirmos de fato esse mandamento Dele a nós, nós estamos fazendo que aconteça já no nosso meio a Jerusalém Celeste. O amor deve ser a medida de cada membro da comunidade e ela deve transparecer reluzente como uma noiva bela ao encontro do seu amado.
A comunidade deve fazer isso para que todos reconheçam em nós a coerência de vida cristã, pois é o próprio Cristo que nos diz: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns para com os outros". Oxalá que isso seja realmente vivido por todos. Esta realidade já pode se visualizar na Igreja de Cristo naqueles que seguem de perto Dele, como são os verdadeiros missionários, os pastores que estão próximos das ovelhas e a comunidade que expressa o amor fraterno entre todos.
Esse amor mútuo se traduz na acolhida do outro, no serviço desinteressado as pessoas necessitadas, no respeito da dignidade humana, na defesa da vida, na partilha de dons, da solidariedade e promoção do bem comum sem nenhum privilegio. Ser de Cristo é viver o amor a Deus e aos outros como nós nos amamos. Que esta liturgia derrube todo muro da separação entre nós, das ideologias que escravizam, do egoísmo que exclui as pessoas, do orgulho ou de tudo que não nos faz vivermos como autênticos filhos de Deus e irmãos e irmãs de todos. amém.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

1º de maio: dia de luta!!!

Movimentos sociais, sindicatos, pastorais e demais organismos convocam você para ato público na próxima quarta-feira, 1º de maio de 2013, com concentração a partir das 16h e 30min, para defender direitos e deveres de todos os trabalhadores. 
 
A ação acontecerá em frente à igreja da Comunidade Nossa Senhora de Fátima da Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros. O endereço é Rua Itapuã, 180, Bairro Nossa Senhora de Fátima. Participe!!! Mobilize companheiros!!! Reforce o coleguismo entre trabalhadores!!! Divulgue este ato entre seus companheiros!!! Proteja e una a sua categoria de trabalhadores. 

sábado, 27 de abril de 2013

Se vivermos o que Jesus diz, seremos seus discípulos


Se vivermos o que Jesus diz, seremos seus discípulos

Queridos irmãs e irmãs, estamos nesse tempo de Pascoa, que é celebrar a eternidade em Cristo. Jesus está vivo e ressuscitado e no nosso meio. A liturgia bíblica nos lembra de que devemos ser fieis a Deus e isto consiste a nossa alegria e a nossa salvação.
No Livro dos Atos dos Apóstolos nos diz que uma grande multidão se reuniu para ouvir a Palavra de Deus. Isso provocou a inveja nos judeus. Paulo com coragem diz a eles: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. “Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra”.
Os pagãos ficaram muito contentes, pois Deus não faz acepção de pessoas e todos são destinados à salvação. Os judeus instigaram algumas mulheres ricas e religiosas e autoridades, provocando uma perseguição a Paulo e a Barnabé e os expulsaram da cidade. Os discípulos sacudiram a poeira dos seus  pés para nada levar desta cidade e eles ficaram cheios do Espirito Santo. Assim, nós vemos hoje também isto acontecer em alguns lugares que a inveja tenta derrubar a obra de Deus nas comunidades, mas devemos sempre lembrar que a missão que fazemos é obra de Deus na força do Espirito Santo. (cf. At 13, 44-52)

O evangelista São João relata Jesus dizendo quem O conhece, então conhece também o Pai. O discípulo André, pergunta a Jesus, Senhor mostre-nos o Pai, mas Jesus os faz lembrar dizendo: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'?"10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. E ainda Jesus fala os que creem Nele, farão obras maiores que a Dele. Ele vai para o Pai, mas o que pedirdes em nome Del será concedido e Deus Pai é glorificado. (cf. Jo 14, 7-14)
Assim, meus irmãos e irmãs, devemos pedir algo em nome de Jesus que Ele mesmo o realizará, porque é a sua promessa. Devemos ser fieis a Deus e coerentes na fé em Cristo para dar testemunho de Cristo Sempre.
Segue o comentário ao Evangelho do dia feito por Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208), Bispo, Teólogo, Mártir -Contra as heresias 4,20,4-5; SC 100
«Quem Me vê, vê o Pai»: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8). Claro que, tendo em consideração a Sua grandeza e a Sua glória inexprimível, «nenhum homem pode ver Deus e viver» (Ex 33,20), porque o Pai é inatingível. Mas, tendo em consideração o Seu amor, a Sua bondade para com os homens e a Sua omnipotência, Ele vai ao ponto de dar aos que O amam o privilégio de ver a Deus [...], pois «o que é impossível aos homens é possível a Deus» (Lc 18,27).
Por si próprio, com efeito, o homem não verá Deus; mas Deus, se assim o quiser, será visto pelos homens, por aqueles que Ele quiser, quando quiser e como quiser, pois Deus tudo pode. Foi visto outrora graças ao Espírito, segundo a profecia, depois foi visto graças ao Filho, segundo a adopção, e será visto no Reino dos Céus, segundo a paternidade. Pois o Espírito prepara o homem para o Filho de Deus, o Filho condu-lo ao Pai, e o Pai dá-lhe uma natureza imperecível e a vida eterna que resultam dessa visão de Deus para todo aquele que O vê.
Pois os que veem a luz estão na luz e participam no seu esplendor; assim, aqueles que veem a Deus estão em Deus e participam do Seu esplendor. E o esplendor de Deus dá vida: portanto, aqueles que veem a Deus participam na Sua vida.
Com a reflexão da liturgia de hoje e do comentário feito por Santo Ireneu de Lyon, nós podemos caminhar nesta vida com todos os irmãos e irmãs, construindo as condições para que possamos visualizar o Reino já no nosso meio e que as comunidades possam desfrutar da paz, da justiça e da verdadeira fraternidade que leva a partilha e solidariedade com todos. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha