ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 28 de maio de 2013

Site da Arquidiocese é apresentado ao arcebispo



Em anúncio postado na Rede Social Facebook, via móbile, o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, padre Antônio Brígido de Lima, anunciou ao arcebispo metropolitano, dom José Alberto Moura, o “lançamento do site da Arquidiocese www.arquimoc.com.br” para o dia 30/05, quinta-feira, FESTA DO CORPO DE DEUS.


Instantaneamente, a mensagem foi curtida por Viviane Carvalho, padre Ari Piedade da Silva, pe. Gledson Eduardo de Miranda Assis, Helen Santa Rosa e outras 14 pessoas. Comentaram o fato Sônia Gomes de Oliveira, Jakcelhen Lima Souza e Rafael Rodrigues. Este está ansioso, na espera! 


Pensado, desenvolvido e idealizado em junho de 2001, o site da Arquidiocese tem como primeiro domínio www.arquimoc.org.br, sob responsabilidade, por quase cinco anos, de Cássia Valéria Guimarães Borborema. Participaram dessa apresentação ao arcebispo da quinta reformulação do site da Arquidiocese Maria Elizabeth da Silva Sena (Betinha), Viviane Carvalho, Ricardo Soares de Oliveira, dom Alberto, pe. Brígido, Fredson Lauton e outros missionários.      



VEJA ABAIXO IMAGENS MEMORÁVEIS DESTA APRESENTAÇÃO









CRÉDITO DAS FOTOS

Reprodução do Facebook - 27/05/2013 às 19h23min

domingo, 26 de maio de 2013

Agenda do papa no Brasil será atualizada

O responsável pelas viagens internacionais do papa, Alberto Gasbarri, chegou ao Rio de Janeiro na terça-feira (23/04), às 5h e 30min. A vinda ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do santo padre durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. Gasbarri participou de reunião, no Palácio São Joaquim, a portas fechadas, com o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, dom Orani João Tempesta; o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello; e representantes dos governos federal, estadual e municipal. 

Em seguida, às 10h e 30min, a reunião foi ampliada com a participação de diretores do COL e outros representantes de órgãos federal, estadual e municipal, no auditório da Arquidiocese. Gasbarri agradeceu os esforços de todas as esferas de governo e dos voluntários. Disse que está acompanhando o trabalho para a realização da JMJ Rio2013. “Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o papa”, afirmou. 

“Tínhamos uma túnica sob medida para o papa e, agora, precisamos fazer outra”. “Agora, vamos atualizar o programa do papa Francisco de acordo com sua sensibilidade”. Antes de vir ao Rio, Gasbarri, afirmou ele, apresentou o programa da JMJ ao sumo pontífice. Ele garantiu que a primeira viagem internacional do papa será o Brasil e o “foco do programa” será o Brasil, o Rio de Janeiro e a JMJ Rio2013. “Vamos adaptar a agenda e seguir sua sensibilidade”, afirmou. Gasbarri confirmou a participação do papa nos Atos Centrais da JMJ (Cerimônia de Acolhida ao papa, Via Sacra em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). 
 
O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por dom Orani, que ocorrerá sem a presença do papa. Na tarde, ele visitou locais que devem integrar a agenda. Para dom Orani, a Jornada representa um “horizonte vasto que se abre diante de todos para servir ao mundo”. “Teremos jovens católicos, judeus, muçulmanos, evangélicos, de várias nacionalidades, idiomas, de países em guerra, todos vivendo como irmãos. Nosso trabalho deve marcar o futuro de muita gente”. 

[POR Carol de Castro/DO SITE www.rio2013.com]


DISTRIBUIÇÃO
Garanta o seu exemplar impresso da edição de maio de 2013 do jornal CLARÃO DO NORTE no Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, cujo endereço é Rua Januária, 371, Centro de Montes Claros/MG, CEP 39.400-077. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18h. Outras informações pelo telefone (38) 3222-9434
 


sábado, 25 de maio de 2013

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 13-16

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 13-16

Naquele tempo: 13Traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: 'Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.' 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Comentário do dia São Leão Magno
(?-c. 461), Papa, Doutor da Igreja
Sermão 7 para a Epifania

«Deixai vir a Mim os pequeninos»
Cristo ama a infância que primeiro assumiu na Sua alma, tal como no Seu corpo. Cristo ama a infância, que ensina humildade, que é a norma da inocência e o modelo da mansidão. Cristo ama a infância: orienta para ela a conduta dos adultos, para ela encaminha os idosos, atrai ao seu exemplo aqueles que eleva ao reino eterno.
Mas, para compreendermos como é possível chegar a tão admirável conversão e qual a transformação que nos é necessária para termos uma atitude de crianças, deixemos São Paulo instruir-nos e dizer-nos: «Não sejais crianças quanto à maneira de julgar; sede, sim, crianças na malícia» (1Co 14,20). Não se trata, portanto, de regressarmos aos jogos da infância, nem à falta de jeito dos inícios, mas de retirarmos da infância algumas coisas que convêm aos anos da maturidade, isto é, de apaziguarmos rapidamente as agitações interiores, de recuperarmos rapidamente a calma, de esquecermos totalmente as ofensas, de sermos completamente indiferentes às honras, de apreciarmos estar juntos, de mantermos a equanimidade do humor como coisa natural. Com efeito, é um grande bem não saber incomodar e não ter gosto pelo mal [...]; não pagar a ninguém o mal com o mal (cf Rm 12,17); é a paz interior das crianças que convém aos cristãos. [...] É essa forma de humildade que nos ensina o Salvador Menino quando é adorado pelos magos

fonte: arautos@evangelhodiario.org


colaboração: Jose Benedito Schumann Cunha

A Igreja deve ser acolhedora e aberta ao dialogo


A Igreja deve ser acolhedora e aberta ao dialogo

Queridos irmãos e irmãs, a Igreja deve ser a casa de acolhida e não entrave para os cristãos, pois o formalismo e a impessoalidade no acolhimento nela, muitas vezes, quebram a fraternidade das relações humanas e religiosas. O mais importante é acolher e esclarecer numa abertura de corações fraternos que se encontram. Sabemos que quando se realiza uma cerimonia devem ser cuidadas algumas tarefas para que ela seja abrilhantada sem desfigurar o mistério. O belo é agradável, pois se mostra o nosso zelo para aquele acontecimento. Hoje a sociedade é plural e os problemas também são e nesta ótica devemos trabalhar pastoralmente para que não apague a grandeza do mistério a ser celebrado. De modo algum nós não podemos trancar as portas das nossas comunidades para o cristão que vem ate ela e buscar ter atitudes de pastor como Jesus foi e é para nós. Ele acolheu a todos que o procuravam sem desfazer de ninguém e nem colocar obstáculos para que a sua ação tivesse êxito no mundo. (Jose Benedito Schumann Cunha)

Papa celebra missa e fala de um "oitavo sacramento": a Alfândega pastoral; nesta manhã, na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo Papa Francisco celebrou e teve participação de um grupo de cerca de 70 pessoas, provenientes de diversas partes da Itália e de alguns países.  A celebração muito emocionante onde reinou um clima de grande recolhimento e participação, com uma plena sintonia entre o Papa e os presentes. Concelebraram com o Santo Padre, entre outros, o Cardeal Agostino Cacciavillan e diversos sacerdotes diocesanos e religiosos, de diversas nacionalidades. Durante a Santa Missa, o Papa fez uma breve reflexão, quase que sussurrada, mas de conteúdo bem concreto, com base no evangelho de hoje, que diz: “Deixai vir a mim as criancinhas”.
papafranciscofalando2Aqui o Santo Padre foi bem explícito: Como Jesus falava em parábolas aos seus discípulos e ao povo que o seguia, assim Papa Francisco citou diversos exemplos, partindo 
da sua experiência de pastor. (cf.www.catolicanews.com)
Por isso, o Santo Padre disse aos presentes: “devemos aprender a lição que Jesus nos dá com a página evangélica de hoje. Em sua vida pública, ele era sempre seguido por numerosas pessoas, sedentas de ouvir suas palavras. E aproveitava o ensejo para abraçar as pessoas, acariciar e beijar as crianças. Assim, referindo à Liturgia deste sábado, Francisco recordou que Jesus repreendeu seus discípulos, porque não queriam deixar as famílias se aproximassem de Jesus com seus filhos para que ele as tocasse. De fato, diziam que Jesus estava cansado e tinha muitos afazeres e compromissos... Diante desta atitude dos discípulos, Jesus ficou indignado e disse: "Deixai vir a mim os pequeninos; não os impeçam, pois a eles pertence o Reino de Deus". (www.catolicanews.com)
E citou casos concretos do comportamento dos cristãos de hoje: por exemplo, dois noivos foram à igreja para marcar o casamento e o sacerdote lhes perguntou se haviam preparado os documentos. E eles disseram que sim. A seguir, antes de marcar o dia do casamento, disse aos noivos, mas não se esqueçam de pagar os enfeites da igreja, as flores, os cantos etc. etc. E o Papa contestou este comportamento dizendo que os noivos queriam legalizar sua união perante Deus, mas encontravam as portas da Igreja fechada quase como sinal de impedimento para a sua união. (www.catolicanews.com)
O Papa citou ainda, entre outros, o exemplo de uma mãe solteira que foi à igreja para batizar seu filho e, aqui, também encontrou a porta fechada, por não ser casada. Por isso, o Santo Padre expressou sua amargura pelas tantas portas que a Igreja fecha aos cristãos que querem se aproximar de Jesus. E concluiu acrescentando aos sete Sacramentos da Igreja mais um, o oitavo: “O sacramento da alfândega pastoral”. (www.catolicanews.com) Fonte: Rádio Vaticano
As palavras do nosso papa Francisco, nos fazem pensar e refletir como estão sendo as nossas praticas pastorais na missão que temos na Igreja. Estamos construindo pontes ou abismos nos nossos modos de agir com os que nos procuram? Isso é muito importante saber, pois muitos cristãos abandonam a sua Igreja devido aos obstáculos que nós colocamos diante deles. Se fecharmos no nosso mundo particular, então Não haverá abertura e dialogo para que encontre o ponto comum. Jesus, o seu modo simples de agir acolhia a todos e ninguém sentia excluído. Ele tinha palavra de conforto, de correção fraterna e de alerta para que ninguém fique sem rumo. Se o caminho há espinho, nós tiramos na fé, na esperança e no amor que Ele derrama em nós com ajuda do Espirito Santo. A Igreja deve ser sinal de mãos que se ajudam e que se encontram para a fraternidade universal. Somos filhos e filhas de um Deus que se despojou por completo por nós. Que as nossas relações humanas sejam pautadas no respeito, na dignidade de ouvir o outro e expor com caridade a doutrina que ajuda a sermos mais humanos e cristãos. Que a Igreja seja a porta que se abra a todos no franco dialogo na caridade que traz esperança de vislumbrar o Reino de Deus já no nosso meio. Amém (Jose Benedito Schumann Cunha)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Deus Trino é a perfeita comunidade de Amor



Deus Trino é a perfeita comunidade de Amor

        Queridos irmãos e irmãs, nesse domingo, nós estamos celebrando a Solenidade da Santíssima trindade. Pelo batismo já fomos marcados com o sinal da cruz invocando O nome de Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Um Deus em três pessoas distintas. Esse mistério é para ser experimentado, não com os olhos humanos, mas com os olhos da fé.
Imagem de DestaqueOs mistérios do mundo podem até serem explicados pelo avanço da ciência e da tecnologia, mas o da Santíssima trindade não se enquadra nas explicações humanas, pois a grandeza de Deus não cabe na nossa pequenez, mas podemos crescer no seu conhecimento através da busca sincera do nosso coração a Deus que se deixa vir ao nosso encontro pelo amor que tem por nós.
Nós sabemos Que Deus é amor e nos revelou em seu filho que foi movido pelo Espirito Santo. Deus Pai é amor que se encarna no Cristo na força do Espirito Santo.
O evangelista São João nos fala que Deus é amor que se faz três pessoas em um só Deus. Pai ama o filho e o Espirito Santo é o amor entre os dois. Que mistério admirável de Deus para a nossa natureza humana, que nos faz crescer na comunhão com Ele, pois tudo procede e vai terminar em Deus.
A liturgia bíblica desse domingo nos ajuda a compreender este mistério central da nossa fé cristã, transmitida fielmente pela Igreja.
No Livro dos Provérbios nos fala de Deus Pai onde se dá a sua obra criadora pela sua sabedoria. O universo e tudo na terra foi obra de Deus e Ele estava nela, contemplando-as. O seu amor contagiava tudo e gostava estar com os homens. Deus é autor de tudo de bom que existe. (cf. Pr 8,22-31) Muitas vezes nós comtemplamos a gloria de Deus no por do Sol, no alvorecer do dia, na chuva que cai sobre a terra sedenta dela e pela natureza com todas as suas criaturas.
Na carta aos romanos, nós encontramos a justiça de Deus na fé que nos reconcilia com Ele. Jesus é nosso mediador a Deus no amor e na esperança que nos alimenta a nossa fé em Deus. Quando sofremos as tribulações, nós encontramos força em Deus no seu Filho Jesus Cristo, porque somos provados nas virtudes da fé, da esperança e da caridade Nele, que é derramada em nós,  pela força do Espirito Santo Deus.
Nós temos vida em plenitude por causa do amor de Deus que se fez doação no seu Filho na força do Espirito Santo. Isso nos impulsiona para vivermos em comunidade de amor na trindade Santa. (cf. Rm 5,1-5)
O evangelista São João nos fala da missão do Espirito que nos faz entender a vontade de Deus na obra salvifica do Seu filho no mundo e nos revela toda a verdade de Deus. (cf. Jo 16,12-15) .
Espetaculares imagens da naturezaO catecismo da Igreja católica nos exorta a esse respeito: A Santa Igreja, nossa Mãe, atesta e ensina que Deus, princípio e fim de todas as coisas, pode ser conhecido, com certeza, pela luz natural da razão humana, a partir das coisas criadas» (I Concílio Vaticano, Const. dogm. Dei Filius, c. 2: DS 3004: cf. Ibid., De Revelatione, canon 2: DS 3026; II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Dei Verbum. 6: AAS 58 (1966) 819.). Sem esta capacidade, o homem não poderia acolher a revelação de Deus. O homem tem esta capacidade porque foi criado «à imagem de Deus» (Gn 1, 27).(CIC, 36)”.
Nós conhecemos esse mistério através da revelação de Deus em Cristo. Jesus nos mostrou o Pai, pois O Pai e Ele são um, pois Jesus é o verbo de Deus encarnado na ação do Espirito Santo. Jesus fala a Felipe quem vê Jesus vê o Pai (cf. Jo 14,8). A trindade perfeita e nós podemos exemplificar assim Deus Pai é o criador, o seu Filho é o Salvador e o Espirito Santo é o santificador, mas um só é Deus em três pessoas distintas. Em outra passagem Jesus fala que Ele e o Pai vêm fazer morada em nós se nós  cumprirmos os seus mandamentos(cf. Jo 14,23).
Assim queridos irmãos e irmãs, que nos revela ao nosso coração esta verdade é o Espirito Santo como o próprio Jesus nos exorta: "Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena Verdade" (Jo 16,13).
A nossa ação de missionária no mundo se faz em nome da santíssima trindade, esta ordem nos foi dada por Cristo quando foi para o céu, vejamos: "Ide... e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19)
Que esta liturgia nos faça mergulhar no mistério de Deus trino numa unidade que se faz presente na nossa vivencia comunitária entre cada um de nós em Deus. Que o amor seja o selo de nossa ação pastoral e que Jesus seja conhecido para a gloria de Deus Pai na unidade do Espirito Santo. Amém 
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha- jbscteologo@gmail.com