ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cardeal fala sobre preparativos para Ano da Vida Consagrada


Cardeal fala sobre preparativos para Ano da Vida Consagrada

Cardeal João Braz de Aviz
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lOowPycs5cc

por Kelen Galvan
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, 15h24 Modificado: sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, 15h27


Vida consagrada nasceu com Jesus. Ela sempre foi muito amada e defendida na Igreja, explica Dom João

Kelen Galvan
Da Redação, com colaboração de Liliane Borges

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 24, no Vaticano, o prefeito da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, falou sobre o Ano da Vida Consagrada, que será comemorado em 2015.

O anúncio desse ano celebrativo foi feito pelo Papa Francisco no dia 29 de novembro de 2013 e foi recebido “com aplausos pela assembleia”, recorda Dom João.

O cardeal explicou que o Ano da Vida Consagrada foi pensado no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II, e de modo mais particular, devido a comemoração dos 50 anos da publicação do Decreto Conciliar Perfectae Caritatis sobre a renovação da vida consagrada.

Em entrevista exclusiva à nossa correspondente em Roma, Danusa Rego, Dom João falou sobre os preparativos para o ano celebrativo.

Segundo ele, neste primeiro momento, a congregação está recebendo notícias e informações de muitos consagrados, e a previsão é que até 2015 o número de iniciativas se multipliquem. “Naturalmente, muitas das iniciativas serão em nível regional, diocesano ou paroquial. Dependerá muito do envolvimento dos religiosos, das religiosas, e também da vida contemplativa. Nós esperamos que seja, realmente, um envolvimento profundo, porque o momento é muito propício”.

O cardeal afirmou ainda que na vida consagrada existem desafios, problemas, pecados, situações difíceis, mas ela é parte da Igreja. “Ela não nasceu hoje, a vida consagrada nasceu com Jesus. Isso os papas nos afirmam. A vida consagrada foi sempre muito amada na Igreja e foi muito defendida”.

Na coletiva, Dom João destacou que um dos objetivos do Ano da Vida Consagrada é viver bem o presente e com paixão. “A paixão fala de enamoramento, de  verdadeira amizade, de profunda comunhão (…) Falamos de tudo isso na vida consagrada, e é isso que dá beleza à vida de tantos homens e mulheres que professam os conselhos evangélicos e seguem ‘mais de perto’ a Cristo neste estado de vida”.

Dom João afirmou ainda que este ano celebrativo será um momento importante “para evangelizar a própria vocação” e testemunhar a beleza do seguimento de Cristo na própria vida.

“Os consagrados e consagradas são conscientes de que, além de contar a grande história que escreveram no passado, são chamados a escrever uma bela e  grande história no futuro”, ressaltou.

Relicário é encontrado sem a ampola com o sangue de JPII

 Relicário é encontrado sem a ampola com o sangue de JPII

Relíquia de João Paulo II

Relicário é encontrado sem a ampola com o sangue de JPII

por liliane

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, 11h14 Modificado: sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, 11h54

Cerca de cinquenta homens da força pública de segurança estão envolvidos na operação para encontrar o tecido com o sangue do Beato

Liliane Borges
Da Redação, com Agências

Relicário é encontrado sem a ampola com o sangue de JPIIA polícia de Áquila, Itália, informou ter encontrado, na tarde desta quinta-feira, 30, o relicário de João Paulo II que havia sido roubado no último domingo, 26, do Santuário de  São Pedro de Jenca. Porém, o pedaço de tecido com o sangue do Beato, ainda permanece desaparecido.

A peça foi roubada por três jovens,  dependentes químicos,  que pretendiam vendê-la. Os criminosos abriram o relicário e se desfizeram da ampola contendo o tecido. Segundo a polícia, os jovens não se recordam do local em que jogaram a  ampola.

De acordo com autoridades locais, cerca de cinquenta  homens da força pública de segurança estão envolvidos na operação para encontrar a relíquia.

Ela é composta por um pedaço da veste que João Paulo II usava durante o atentando que sofreu na Praça de São Pedro, em 13 de maio de 1981. Foi foi doada ao Santuário de São Pedro de Jenca pelo Arcebispo de Cracóvia, Cardeal  Stanislaw Dziwisz, secretário de João Paulo II por 40 anos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Nós somos semeadores da palavra de Cristo no Mundo

Nós somos semeadores da palavra de Cristo no Mundo


Queridos irmãos e irmãs , a liturgia de hoje tem como tema central a parábola  do semeador. Jesus se encontra a margem do mar, uma multidão de pessoas aglomerava perto dele para ouvi-Lo, então ele senta-se na barca que fica a margem do mar para melhor ensinar o povo. Aqui vemos que o destinatário da palavra de Jesus é o Povo, o mar simboliza as dificuldades e mistério, a barca, onde Jesus prega é a Igreja de hoje que ensina a todos nós.  Jesus tem necessidade de anunciar ao povo para que entendesse a sua mensagem salvífica, por isso ele ensina em parábolas que tem uma mensagem para ser tirada.
Jesus conta a parábola do Semeador que semeia as sementes, mas cai pelo caminho onde as aves as comem, outas caem em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, logo brota, mas morre com o nascer do sol, ainda há sementes que cai em terra com espinhos, elas nascem, mas são sufocadas por eles. Em fim, umas sementes caem em terra boa, preparada onde as sementes germinam, crescem, dão frutos. Porque será que Cristo contou essa parábola que serve para o nosso tempo presente?
O próprio Jesus explica: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesma, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. “Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outros cem por um”. (Mc 4,10-20)
Assim, meus irmãos e irmãs para conhecer os mistérios de Deus deveremos estar em uma comunidade de fé a onde aprendemos amar e servir aos mais necessitados de ajuda solidaria. Deus nos ama e quer que nós sirvamos com alegria e nisso nós somos contemplados com a sua graça redentora. Cada dia a pessoa vai crescendo na fé e na missão de levar a boa noticia de Jesus a todos, pois a sua palavra nos anima e nos encoraja para fazer o bem sempre. Assim, o mundo se torna mais humano e cristão.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Papa destaca a necessidade da oração de louvor a Deus Rezar com o coração

Papa destaca a necessidade da oração de louvor a Deus Rezar com o coração TERÇA-FEIRA, 28 DE JANEIRO DE 2014,

"Queridos irmãos e irmãs, nós temos a graça de Deus em nós através do Batismo. A trindade santa fez morada em nós e nos habilita a louvar de Deus por todas as coisas feitas por Ele a nós e no mundo. è bom ser grato e alegre diante do Senhor que caminha conosco. Não estamos sós nesta jornada. Alguém caminha conosco, dando-nos força e coragem para prosseguir apesar das dificuldades e incompreensões do mundo que nos rodeia. Devemos sempre estar em oração a Deus para que a fertilidade da graça de cristo atua em nós com grande eficacia para a nossa santidade. não devemos sentir acanhado diante do Senhor que tudo nos dá e é por isso que cantamos, dançamos e agradecemos a Deus em um louvor unisono, pois Deus é a razão de nosso viver." ( Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Segue a noticia tirada do portal www.cancaonova.com 

Na homilia de hoje, Santo Padre destacou que a oração de louvor torna o homem fecundo

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa destaca necessidade da oração de louvor a DeusA oração de louvor nos faz fecundos. Foi o que disse o Papa Francisco na Missa, desta terça-feira, 28, na Casa Santa Marta. Comentando a dança alegre de Davi para Deus, de que fala a Primeira Leitura do dia, o Santo Padre destacou que, se o homem se fechar na formalidade, a oração se tornará fria e estéril.

Acesse

A homilia do Papa desenvolveu-se a partir dessa imagem alegre de Davi, que dançava diante do Senhor com todas as suas forças. Francisco disse que a oração de louvor a Deus, às vezes, é deixada de lado, e não acontece tão espontaneamente quanto aquela de pedido, de agradecimento ou de adoração.

E essa oração é para todos os cristãos, disse o Papa, enfatizando que se trata de um momento para louvar a Deus pela sua grandeza. E aos que se dizem incapazes de fazê-lo, Francisco deixou um questionamento.

“Você é capaz de gritar quando o seu time marca um gol, mas não é capaz de cantar os louvores ao Senhor? De sair um pouco do seu comportamento para cantar isso? Louvar a Deus é totalmente gratuito!”.

Segundo o Papa, é necessário rezar, com todo o coração, o que configura até mesmo um ato de justiça, porque Deus é grande. Ele convidou a todos a refletirem sobre como anda sua oração de louvor, se está sendo feita de coração ou da boca para fora.

O Pontífice acrescentou ainda o fato de que a alegria do louvor nos leva à alegria da festa e torna o ser humano fecundo. Em vez disso, quem se fecha na formalidade de uma oração fria termina como Mikal, a filha do rei Saul: esta ficou estéril, por toda a vida, por reprovar a dança alegre de Davi e desprezá-lo por isso.

Na conclusão da homilia, Francisco deixou para reflexão as palavras do Salmo 23: “Levantai-vos, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o rei da glória. O Senhor, forte e valente, é o rei da glória!”

"Assim, as palavras de nosso Papa Francisco nos encoraja para louvar o Senhor com todo nosso ser, pois Deus é forte, vigoroso e sempre nos ajuda porque Ele é fiel a sua promessa de salvar o homem, tirando-o do pecado que aniquila e mata o homem. Temos vida e graça em cristo, por isso devemos estar sempre em comunhão com Ele. Se afastamos Dele, então entraremos em uma tristeza que nos leva a uma solidão que angustia a nossa jornada na terra. Então, devemos ser cristãos alegres e firmes na fé em Cristo, que tudo pode, para nos dar a verdadeira vida que nunca termina." ( Jose Benedito Schumann Cunha )

Em nota, a CNBB se une aos brasileiros neste Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

CNBB divulga nota por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo Nesta terça-feira
POR ANDRÉ CUNHA

Em nota, a CNBB se une aos brasileiros neste Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta terça-feira, 28, uma nota por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data é uma homenagem a quatro auditores do Ministério do Trabalho e Emprego que foram assassinados, em janeiro de 2004, quando investigavam a suspeita de uso de mão de obra escrava em fazendas de feijão em Unaí (MG).

Ato público marca Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

No texto, a Presidência da CNBB faz menção à Campanha da Fraternidade que, este ano, aborda o tema “Fraternidade e o Tráfico Humano”. O tráfico para a exploração no trabalho é uma das modalidades do tráfico humano. “Tráfico humano e trabalho escravo são atividades que têm, na miséria e na desigualdade social, espaço fértil para a ação de traficantes e exploradores, movidos pela ganância e pela certeza da impunidade”, dizem os bispos na nota, que segue abaixo, na íntegra.

A Campanha da Fraternidade 2014 será lançada na Quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março. Tem como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

NOTA DA CNBB POR OCASIÃO DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

1. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB se une neste 28 de janeiro – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo – a todos que se empenham para eliminar a lamentável prática do trabalho escravo que envergonha o país e avilta a dignidade humana.

2. Esta data nos traz à memória, neste ano, os dez anos do assassinato dos profissionais do Ministério do Trabalho, mortos de forma brutal enquanto cumpriam a tarefa de fiscalização de possível situação de trabalho escravo no Município de Unaí-MG. Remete-nos também à Campanha da Fraternidade-2014 que conclamará a sociedade brasileira a tomar consciência do tráfico humano, “uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”, conforme alerta do Papa Francisco.

3. Tráfico humano e trabalho escravo são atividades que têm, na miséria e na desigualdade social, espaço fértil para a ação de traficantes e exploradores, movidos pela ganância e pela certeza da impunidade. Implicam grave desrespeito aos direitos da pessoa humana, à sua dignidade, e, no caso do trabalho escravo, negam o direito de livre exercício da atividade laboral. Identificar e denunciar tais crimes é dever de toda a sociedade.

4. Causa perplexidade a disseminação da prática do trabalho escravo em diferentes ramos da economia, envolvendo pessoas do campo e da cidade, na agropecuária, na construção civil, na indústria têxtil, nas carvoarias, nos serviços hoteleiros e até em situações familiares classificadas como servidão doméstica. São imigrantes que chegam ao Brasil em busca de trabalho e sobrevivência, e brasileiros que migram internamente sonhando melhores condições de vida.

5. Diante desta triste realidade, urge reafirmar de forma inequívoca o inalienável valor da vida e da dignidade humanas que transcendem qualquer atividade econômica. Criada à imagem e semelhança de Deus, toda pessoa humana é templo de Deus que não pode ser profanado.

6. Cabe ao Estado brasileiro, em primeiro lugar, adotar medidas que erradiquem esta chaga social que vitima milhares de irmãos e irmãs. É sua responsabilidade defender e proteger os que lutam pelo fim do trabalho escravo, bem como garantir às vítimas desta prática infame a reinserção na sociedade. É dever do Estado, ainda, punir de maneira exemplar os responsáveis por este crime que clama aos céus.

7. Que Jesus Cristo, enviado do Pai para proclamar a libertação aos presos e dar liberdade aos oprimidos (cf. Lc 4,18), seja a força e a luz de todos que lutam por um Brasil justo e solidário.

Raymundo, Cardeal, Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Steiner
Bispo-Auxiliar de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Dom Giuseppe Petrocchi qualifica o roubo como covarde e sacrílego

Arcebispo pede que relíquia de João Paulo II seja restituída Roubo em Áquila

POR LILIANE

Dom Giuseppe Petrocchi qualifica o roubo como covarde e sacrílego

Da Redação com Rádio Vaticano

Arcebispo pede que relíquia de João Paulo II seja restituída
“Cresce em mim a esperança de que a preciosa relíquia será logo recuperada”, afirma arcebispo / Foto: Santuário São Pedro de Jenca

O arcebispo de Áquila, na Itália, Dom Giuseppe Petrocchi, lançou um apelo nesta terça-feira, 28, para que as autoridades ajudem a recuperar  a relíquia do Beato João Paulo II, roubada neste domingo, 26.

O relicário, contendo uma ampola com sangue do Papa polonês,  foi levado do Santuário de São Pedro de Jenca, local de peregrinação da cidade.

“Junto com a mais profunda condenação por esse  roubo covarde e sacrílego, cresce em mim a esperança de que a preciosa relíquia será logo recuperada  e restituída à devoção do nosso povo e de todos os peregrinos”, salientou o arcebispo.

Dom Petrocchi afirmou confiar no trabalho de investigação das autoridades locais e esperar que a verdade sobre esse ato de profanação, que ofende a consciência religiosa do povo, possa aparecer o mais rápido possível.

O arcebispo fez ainda um apelo aos autores do crime para que se arrependam da ação “desprezível e se abram à luz do Evangelho,  restituam a relíquia do patrono da Igreja de Áquila, que em breve será elevado aos altares”.

Há uma lição de fé tirada do sofrimento humano

Há uma lição de fé  tirada do sofrimento humano

Queridos irmãos e irmãs, a nossa existência é marcada pelo sofrimento, dor, angustia, alegria, momentos felizes e muito mais. Deus nos criou para ser feliz e estar em comunhão com Ele, mas o pecado nos tirou a melhor parte que é a vida. A morte é fruto da desobediência do ser humano a Deus, isso pode ser constatado: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23a). E Paulo ainda reafirmou para nós: “O pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte; assim a morte passou a todos os homens” (Rm 5,12). Nós sabemos então que o pecado entrou no mundo por causa do ser humano, mas Deus encarna em Maria e traz a vida de novo para nós. Jesus é o Emanuel, um Deus conosco, assumindo a nossa humanidade descaída para trazer novamente a dignidade perdida e a vida plena. Agora o ser humano pode chegar a Deus e buscar a vida eterna em Cristo.

Deus nos ama muito e nos dá de presente a vida eterna em seu Filho que viveu no nosso meio, sofreu as injustiças, sendo maltratado pelos seus algozes e morreu na cruz em sofrimento muito grande. Mas Deus Pai o ressuscita e Jesus está vivo em nosso meio. Santo Agostinho nos fala que Deus pode tirar o bem de um mal, pois Deus é bom sempre e o mal é ausência do bem.

“Santo Agostinho constata que o mal não é um ser, não tem caráter ontológico, não tem nada de positivo, enfim ele é um não-ser. “O mal não tem natureza alguma; pois a perda do ser é que tomou o nome de mal” .[6] Se todo o bem fosse retirado das coisas, nada sobraria, pois o mal não é uma substancia como queria os maniqueístas é privação ou imperfeição. Portanto é impossível que o mal tenha se originado de Deus, pois Deus é aquele que dá o ser as coisas.”
( http://renatosalles.blogspot.com.br/)

O sofrimento e a dor das pessoas só podem ser compreendidos em vista do sofrimento de Cristo que é para nós o maior mistério da nossa salvação, pois Deus se permite sofrer nas mãos dos homens, morrendo na cruz . Nela foi colocada toda dor e sofrimento humano, por isso Ele  regenerou a humanidade do pecado que nos aniquilava para a verdadeira vida em Deus.

Se assumirmos a cruz da dor e do sofrimento com resignação através da nossa união de fé em Cristo, isto nos pode trazer grandes mudanças e transformações em nossas vidas em vista do nosso bem eterno. É na dor e sofrimento que surgem mãos solidarias e fraternas que se tornam balsamos regeneradores de confiança e de paz espiritual. 

A palavra de Deus é marcada por muitas passagens de sofrimentos e dores que machucaram o ser humano decaído pelo pecado como: os leprosos, a pecadora surpreendida pelo adultério, os cegos e coxos de nascenças, as mortes precoces do filho da viúva, de lazaro e muito mais que mostram que estas chagas humanas têm consolo e regeneração em Cristo que cura, salva e ressuscita..

O importante agora é ter paciência e confiança em Deus e desejar estar em comunhão com Cristo, associando a nossa dor e sofrimento humano a de Jesus. Não tem vida sem a cruz de Cristo em nós, então devemos ser corajosos e ser firmes na fé, que tudo suporta, para encontrar a verdadeira paz em Deus aqui na terra e na eterna morada no céu.  Desse modo, vamos vivendo e participando na escola da santidade onde muitos santos e santas seguiram na força de Cristo ressuscitado.  Amém.

(bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lã para o Pálio sagrado

Lã para o Pálio sagrado 

Apresentados ao Papa os dois cordeiros cuja lã servirá para confeccionar o Pálio sagrado


Cidade do Vaticano (RV) – Os dois cordeiros – cuja lã será utilizada para confeccionar os Pálios dos novos arcebispos metropolitanos – foram apresentados a Papa Francisco na manhã da última terça-feira (21.01). Ambos cordeiros haviam sido precedentemente abençoados na Basílica romana de Santa Inês. 

A tradicional cerimônia – que acontece em 21 de janeiro de cada ano por ocasião da memória litúrgica de Santa Inês, mártir em torno do ano 305 – realizou-se na Casa Santa Marta, residência do Papa Francisco.

As irmãs do Convento romano de São Lourenço em Panisperna criam os cordeiros, que depois são oferecidos ao Papa pelos Cônegos Regulares de São João de Latrão. O Pálio é uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição usada pelo Pontífice e pelos arcebispos metropolitanos em suas Igrejas e nas Igrejas de sua província.

O Pálio destinado aos arcebispos metropolitanos é constituído de uma estreita faixa de tecido, confeccionada em lã branca, decorada com seis cruzes pretas de seda. O rito de imposição dos Pálios aos arcebispos metropolitanos vai acontecer durante a missa de 29 de junho próximo, solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. (RL)

domingo, 19 de janeiro de 2014

Jesus é o cordeiro de Deus

Jesus é o cordeiro de Deus

Imagem de Jesus e o cordeiro

Queridos irmãos e irmãs, estamos no segundo domingo do tempo comum. A igreja nos faz refletir sobre a nossa vocação e missão no mundo. Precisamos de autênticos cristãos que vão a luta para transformar esse mundo em lugar de convívio fraterno e de paz. Esta oração nos ajuda a  vivenciar o amor por todos: “Pai, tu enviaste Jesus com a missão de nos introduzir no Reino da fraternidade. Dá-me a graça de reconhecê-lo e fazer-me seguidor dele”.
Nesta passagem do Livro de Isaias (Is 49,3.5-6), o próprio de Deus chama o seu povo de servo, isto é, aquele que está em prontidão para servir ao Deus que dá vida e liberdade para todos. Somos chamados para ser servidor desde a nossa concepção para que haja união entre todos e que Deus seja glorificado pela nossa fraternidade e partilha entre nós. Se seguirmos realmente Deus, nós vamos testemunhar com a nossa vida que Deus é bom e todos podem chegar perto e vivenciar o amor de Deus.
Devemos dizer como o salmista: “Eu disse: Eis que venho, Senhor,/ com prazer faço a vossa vontade! Eu disse: Eis que venho, Senhor,/ com prazer faço a vossa vontade!
Nesta carta de São Paulo aos coríntios ( 1Cor 1,1-3) podemos ver ele dizendo que era apóstolo do Senhor e isto foi por vontade de Deus. Todos são chamados a ser santos e seguir o Deus da vida em todos os cantos da terra. Assim devemos nos esforçar para que a santidade seja impregnada em nosso ser. O Batismo já abriu esta fonte de graça em nós que cremos em Cristo e assim viveremos em comunidade.
Nesta passagem do Evangelho (Jo 1,29-34), João Batista vendo Jesus aproximar disse:  "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Ainda ele nos fala: testemunhando, dizendo: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Embora ele não conhecia Jesus, mas Deus o revela, dizendo: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. Assim, João dá o testemunho eloquente para nós: Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!"
Queridos irmãos e irmãs, esta verdade de Jesus é para que possamos assumir em nossa vida toda mensagem de Vida que Cristo traz para todos nós. Ele é verdadeiramente Filho de Deus que vem para dar dignidade a cada um de nós e tirar de cada um de nós as amarras que não nos deixam livres, pois somos chamados a ser filhos de Deus em Cristo.
Não podemos jamais se misturar com o mundanismo de hoje que prega o descartável, o prazer e o descompromisso com os mais necessitados. Precisamos sair de nosso comodismo e se abrir ao serviço que Deus nos chama, isto é, levar a boa nova de Cristo a todos. A vida deve ser a nossa meta e o amor a nossa lei de conduta para que haja em nosso meio fraternidade e justiça com todos. A missão de Cristo no mundo também é nossa, portanto sejamos missionários do bem a onde nós estivermos situados. Seja louvado Jesus Cristo em nossa vida de coerência e de  graça e que Maria seja a nossa mão protetora. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha jbscteologo@gmail.com 

sábado, 18 de janeiro de 2014

Dom Giuseppe fala sobre programa da viagem do Papa à Terra Santa

Dom Giuseppe fala sobre programa da viagem do Papa à Terra Santa


Da Redação, com Rádio Vaticano


ArquivoDom Giuseppe Lazzarotto
O Papa Francisco visitará a Terra Santa a partir do próximo dia 24 de maio, até o dia 26. Embora o programa da viagem ainda não esteja totalmente definido, o Núncio Apostólico em Israel e Delegado apostólico em Jerusalém e Palestina, Dom Giuseppe Lazzarotto, adiantou alguns dos lugares de peregrinação do Santo Padre, ressaltando a possibilidade de mudanças no roteiro.

Segundo Dom Giuseppe, o Bispo de Roma deverá visitar a Jordânia, Palestina e Israel e, em particular Amã, Belém e Jerusalém.

Na Cidade Santa, o Pontífice visitará o Santo Sepulcro, o Yad Vashem, o Muro das Lamentações e a Esplanada das Mesquitas; participará de um encontro ecumênico com todas as Igrejas cristãs, que contará com a presença do Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu. Naquele lugar, há 50 anos, deu-se o histórico encontro entre Paulo VI e Atenágoras.

Em Jerusalém, estão previstos ainda encontros com o Presidente Shimon Peres, o Primeiro-Ministro Benyamin Netanyahu e os líderes religiosos locais.

Em Belém, haverá o encontro com Abu Mazen e a visita à Basílica e à Gruta da Natividade.

Já em Amã, primeira etapa da viagem apostólica, Papa Francisco se reunirá com o Rei Abdullah e Rania e jantará com os refugiados da Síria.

No entanto, as comunidades cristãs da Galileia e Nazaré lamentam o fato de que não esteja contemplada a visita Papa no programa, uma vez que tudo tenha começado em Nazaré, lugar da Anunciação.

Em alternativa, o Patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, afirma que se está estudando a possibilidade da celebração de uma Missa ou de um encontro no Getsêmani.

O Papa Francisco anunciou sua peregrinação à Terra Santa, no Angelus do último domingo, 5 de janeiro. Relembre as palavras do Papa na ocasião

fonte: www.cancaonova.com

A vida do ser humano e de todos tem que ser defendida

A vida do homem e de tudo tem que ser defendida



Foto

Queridos irmãos e irmãs, não se pode jamais defender a morte de quem quer que seja, pois Deus criou todas as coisas e inclusive o homem e a mulher como impulsionadores da vida e do desenvolvimento. Se lermos a narração da criação no primeiro livro da bíblia, vamos deparar que Deus gostou da sua criação e achou tudo bom.
Deus cria o homem e a mulher por ultimo para administrar bem toda criação sem explorar ou destruir, assim o livro do Gênesis nos fala: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.(Gn 1, 26-31)
Desse modo, a vida sobre a terra está a serviço da pessoa para a sua preservação sem destruir nada, mas promove-la. A Igreja de Cristo, na voz do nosso Papa sempre nos alerta sobre o valor da vida, ela jamais pode ser descartada como um objeto qualquer, pois ela tem valor. Assim diz o Papa Francisco : O papa Francisco fez um contundente apelo em defesa da vida. Falou sobre o aborto, o “horror das crianças que nunca poderão ver a luz”. E ainda nos exorta: “Os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta [vida humana] deve sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida”.
Caríssimos irmãos e irmãs, o aborto provocado nesta sociedade do descartável é uma covardia a um ser em gestação, pois ele está frágil e não tem como se autodefender.
Assim, devemos dizer não a cultura do descartável desta sociedade capitalista e materialista, onde criança é morta e explorada, o idoso é abandonado e descartado porque não produz mais, os doentes, os pobres e todos que não possuem recursos e bens são eliminados sutilmente na exclusão dos sistemas de saúde, do social e produtivo de nossa sociedade.
Os idosos e a os jovens precisam conviver harmoniosamente entre si, pois eles têm a sabedoria e experiência de vida acumuladas que podem ser partilhadas e ambos são enriquecidos nesta troca de conhecimentos.
Se a sociedade joga fora uma criança, um idoso, um pobre, um doente sem recurso e não os defende está destruindo ela mesma, pois a vida de cada um tem valor em todos os níveis. Se defendemos os animais contra os abusos e violências neles então mais ainda devemos defender o ser humano desde a sua concepção até a sua morte natural
Por outro lado, se  a vida é valorizada por todos, a sociedade se humaniza e torna bela e transparente, pois viverá a sua vocação de gerar e defender a vida dada por Deus a tudo que existe.
Viva a pessoa humana e o planeta para  que haja justiça e amor sobre a terra.
bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

a Congregación para la Doctrina de la Fe recibe el estudio sobre Medjugorje


La Congregación para la Doctrina de la Fe recibe el estudio sobre Medjugorje
Concluyen los trabajos de la Comisión Internacional de investigación iniciados en marzo de 2010


Madrid, 18 de enero de 2014 (Zenit.org) Iván de Vargas | 325 hits

El director de la oficina de prensa de la Santa Sede, padre Federico Lombardi, ha confirmado esta mañana que ayer se llevó a cabo la última reunión de la Comisión Internacional de investigación sobre Medjugorje, establecida por la Congregación para la Doctrina de la Fe en marzo de 2010, bajo la presidencia del cardenal Camillo Ruini. La Comisión ha concluido su labor. Como está previsto, el resultado del estudio ahora se someterá a las instancias competentes de la misma Congregación.


En su momento, la Santa Sede dio a conocer en un comunicado de la oficina de prensa el inicio de la actividad de esta comisión, que se constituyó el 17 de marzo de 2010. “La Comisión Internacional de investigación sobre Medjugorje se reunió por primera vez el 26 de marzo de 2010 y como ya ha sido anunciado, el trabajo de la Comisión se desarrollará en rigurosa reserva. Las conclusiones serán presentadas a las instancias de la Congregación para la Doctrina de la Fe”, explicó la comunicación.

Medjugorje es una pequeña aldea de Bosnia-Herzegovina que se ha convertido en un lugar al que millones de personas peregrinan atraídos por las apariciones de la Virgen María que dicen tener seis videntes.

A finales del mes de junio de 1981, un grupo de chicos y chicas (Mirjana Dragicevic Soldo, Ivanka Ivankovic-Elez, Marija Pavlovic Lunetti, Vicka Ivankovic, Ivan Dragicevic y Jakov Colo) afirmaron que habían visto a una hermosa joven y que ésta les confiaba mensajes. Desde entonces y según los protagonistas, las apariciones se han ido repitiendo hasta el día de hoy.

La Comisión Internacional de investigación sobre Medjugorje, compuesta por cardenales, obispos, peritos y expertos se constituyó después de que la comisión diocesana en Móstar considerara que el fenómeno iba más allá de las competencias de la diócesis y de que la entonces (en el año 1991) Conferencia Episcopal de Yugoslavia no llegara a ninguna conclusión sobre la cuestión de la sobrenaturalidad o no de lo que sucedía.

Los obispos de la ex Yugoslavia habían destacado la necesidad de asistir pastoralmente, bajo la responsabilidad del párroco y del obispo local, a todos los que se dirigen a rezar en este lugar, y habían pedido a la Congregación para la Doctrina de la Fe que tomara en sus manos la situación.

El actual prefecto de la Congregación para la Doctrina de la Fe de la Santa Sede, monseñor Gerhard Müller, recientemente adivirtió que las apariciones de la Virgen María a los videntes de Medjugorje no pueden ser asumidas como verdaderas.

Monseñor Müller recordó en el pasado mes de noviembre a los obispos de Estados Unidos que la posición de la Iglesia es la que ya se confirmó en 1991, que "no es posible establecer que hubo apariciones o revelaciones sobrenaturales". Esta declaración se enmarcó en el contexto de la visita al país norteamericano de Ivan Dragicevic.

El nuncio apostólico de Estados Unidos, monseñor Carlo Maria Viganò, por petición de monseñor Müller, envió una carta al secretario general de la Conferencia de Obispos Católicos de Estados Unidos, monseñor Ronny Jenkins. En ella indicó que "uno de los así llamados videntes de Medjugorje, Sr. Ivan Dragicevic, tiene programado  aparecer en ciertas parroquias en el país" en las que, según se ha avisado, "el Sr. Dragicevic estará recibiendo ‘apariciones’".

Para poder "evitar escándalo y confusión", monseñor Viganò recordó a los obispos estadounidenses que "los clérigos y los fieles no pueden participar en reuniones, conferencias o celebraciones públicas durante las cuales la credibilidad de tales ‘apariciones’ se dé por afirmada".

Pocos días después de este hecho, el papa Francisco habló en su homilía de la misa de Santa Marta sobre el hecho de que la Virgen no es una jefa de la oficina de correos para estar enviando mensajes todos los días.

El Santo Padre señaló que "el espíritu de curiosidad nos aleja de la sabiduría, porque solamente interesan los detalles, las noticias, las pequeñas noticias de cada día". Este espíritu de curiosidad, que es mundano, nos lleva a la confusión, advirtió. Y para explicar cómo funciona esta confusión, el Pontífice insistió: "la curiosidad nos empuja a querer sentir que el Señor está aquí o allá, o nos hace decir: 'Pero yo conozco un vidente, una vidente, que recibe cartas de la Virgen, mensajes de la Virgen". A propósito de esto, Francisco comentó: "Pero mira, la Virgen es madre ¡eh! y nos ama a todos nosotros. Pero no es una jefa de correos, para enviar mensajes todos los días".

Por su parte, el cardenal Tarcisio Bertone explicó en una ocasión que mientras seguían las investigaciones "están permitidas las peregrinaciones privadas y que los fieles cuenten con acompañamiento pastoral. En definitiva, todos los peregrinos católicos pueden acudir a Medjugorje, lugar de culto mariano en el que es posible expresarse a través de todas las formas de la devoción". Las declaraciones las hizo en 2007 el entonces Secretario de Estado, en una entrevista con el vaticanista Giuseppe De Carli.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Processos de canonização terão custos mais acessíveis

Processos de canonização terão custos mais acessíveis


Da Redação, com news.va


Entrou em vigor, no início deste ano, a "lista de preços de referência" que postuladores e autores das causas de canonização devem utilizar. A lista diz respeito aos gastos financeiros de processos de canonização em que homens e mulheres, a pedido do povo de Deus, recebem as honras dos altares.

Segundo o site de notícias do Vaticano, trata-se de uma novidade embasada num “sentido de sobriedade e igualdade”, a fim de que não haja “desproporção entre as várias causas”.

O anúncio da lista foi feito, na última segunda-feira, 13, pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, durante o pronunciamento de abertura do 30º curso do Studium do dicastério, na Pontifícia Universidade Urbaniana.

A medida entra em vigor no fim de um trabalho de colaboração entre a congregação e os vários postuladores, que, nesses meses, responderam positivamente à solicitação da Santa Sé de apresentar a conta das suas despesas.

"É conveniente que os postuladores conheçam as despesas que devem enfrentar, relativas quer às taxas da Santa Sé, quer aos seus honorários", disse o Cardeal Amato.

O cardeal informou ainda que alguns postuladores começaram a enviar ofertas para as causas pobres. "Eis o encorajamento que honra o convite feito pelo nosso regulamento, a fim de que a congregação possa oferecer uma ajuda a eventuais pedidos por parte de causas merecedoras de tal subsídio", disse.

Vaticano apresenta na ONU relatório sobre combate à pedofilia

Vaticano apresenta na ONU relatório sobre combate à pedofilia

Kelen Galvan, Jéssica Marçal e Rodrigo Luiz
Da Redação, com Rádio Vaticano


ArquivoMonsenhor Silvano Maria Tomasi, Observador da Santa Sé na ONU
A Santa Sé, juntamente com a Rússia, Alemanha, Portugal, Congo e Iêmen, discutem, nesta quinta-feira, 16, o relatório sobre a aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança em seus territórios. O encontro acontece no Escritório das Nações Unidas, em Genebra, sede europeia da ONU. 

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, divulgou uma nota, na qual destaca o compromisso do Papa e do Vaticano para a proteção das crianças. 

Padre Lombardi recorda que a Santa Sé foi um dos primeiros Estados a ratificar a convenção em 20 de abril de 1990. O Estado apresentou seu primeiro relatório em 2 de março de 1994; em 27 de setembro de 2011, apresentou um segundo relatório. 

Com base neste e no anterior, e depois de ter recebido sugestões do grupo de ONGs que participa do procedimento alternativo de avaliação, o Comitê propôs à Santa Sé uma série de perguntas para obter mais informações. Os dados foram enviados para Genebra em 30 de novembro de 2013. A data estabelecida pelo Comitê para o encontro com a delegação da Santa Sé, para discutir o relatório e as respostas complementares, foi esta de hoje, ao longo da 65ª sessão do Comitê (13 a 31 de janeiro de 2014).

Casos de pedofilia

Padre Lombardi lembrou que não é raro que as perguntas propostas, sobretudo no que diz respeito à problemática dos abusos sexuais contra menores, pareçam supor que os bispos ou superiores religiosos agem como representantes ou delegados do Papa, o que é sem fundamento. 

Assim, responde-se que as perguntas sobre casos particulares de abusos verificados em instituições católicas, em diversos países do mundo, não são pertinentes a respeito da Convenção por parte da Santa Sé, tratando-se de casos nos quais têm jurisdição, com base nas próprias leis, os países nos quais esses se verificaram. 

O porta-voz do Vaticano reiterou que a Santa Sé está profundamente entristecida pela chaga dos abusos sexuais, que atingem milhões de crianças no mundo inteiro, e lamenta que, infelizmente, alguns membros do clero tenham estado envolvidos em abusos similares. 

Ele acrescenta que também foram dadas ao Comitê amplas respostas sobre o empenho dedicado pelo Pontífice, pelas comissões da Cúria Romana (em particular a Congregação para a Doutrina da Fé e o Conselho para a Família) em estabelecer rigorosas e eficazes normas e diretivas para tratar, contrastar e prevenir os gravíssimos fenômenos de abuso sexual contra menores, não excluída a atualização da legislação do Estado da Cidade do Vaticano em matéria penal.

O representante da Santa Sé na ONU, monsenhor Silvano Maria Tomasi, disse, em entrevista à Rádio Vaticano, que a acusação de que a Santa Sé teria obstruído a atuação da justiça lhe parece "um pouco sem critério". Isso, porque impedir o curso da justiça, em qualquer país, em detrimento de sua legítima jurisdição, seria "uma interferência indevida e injusta" por parte de qualquer sujeito. 

Dom Tomasi reforça que a Santa Sé apoia o direito e o dever de cada país de perseguir todo crime contra menores. "Portanto, não tolera a crítica pela qual se procura interferir ou impedir o curso da justiça. Ao contrário, quer – como Papa Francisco insiste – que haja transparência e que a justiça siga seu curso".

Comitê de organização da JMJ 2016 lança campanha de oração

Comitê de organização da JMJ 2016 lança campanha de oração


Da Redação, com Site oficial da JMJ 2016


DivulgaçãoLogotipo da Campanha de Oração
O Comitê de organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2016, que será realizada na Cracóvia, na Polônia, nos dias 25 de julho a 1º de agosto, lançou uma campanha de oração.

Intitulada "People 2 people" (P2P, em português "Pessoa a pessoa"), a campanha convida a todos os que desejarem a rezar o rosário pelo bom êxito do evento.

"A Jornada Mundial da Juventude não será realizada sozinha. Se nós queremos que ela seja um momento extraordinário precisamos agir agora! É hora de se concentrar", destaca a nota do site oficial da Jornada.

A sugestão de rezar o rosário é pelo fato de ser uma oração simples e de grande devoção na Igreja. Além disso, pode ser feito sozinho ou em comunidade. 

A campanha começa neste domingo, 1º, dia do início do tempo litúrgico do Advento. "O começo deste novo tempo é uma boa oportunidade para começar a campanha", destaca o site. 

Leia mais: 

Iniciado concurso para o Hino e Logo da JMJ 2016

Iniciado concurso para o Hino e Logo da JMJ 2016


Da Redação, com Site oficial da JMJ 2016


Site Oficial da JMJ 2016Coletiva de apresentação do concurso do Logo e Hino da JMJ 2016
O concurso para o logotipo e o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 2016, na Polônia, foi aberto oficialmente pelo Comitê de Organização. A coletiva de imprensa para apresentação das regras de participação foi realizada, na última quarta-feira, 15, em Cracóvia.

Tanto a competição para o hino quanto para o logo são destinadas aos profissionais e amadores. Segundo o coordenador do comissão, Dom Damian Muskus, a expectativa é de que o concurso atraia principalmente os jovens.

De acordo com a comissão, o hino deve refletir a importância religiosa do maior encontro de jovens do mundo e enfatizar o tema da Jornada: "Bem-aventurados os misericordiosos". Os competidores devem estar atentos ao texto da música para que seja possível a tradução em outras línguas, sem perder a melodia original. 

Já a logomarca, deverá valorizar o patrimônio cultural e espiritual de Cracóvia e apontar o valor universal da mensagem da Divina Misericórdia.

O projeto gráfico da logomarca deverá ser apresentado até o próximo dia 31 de março. E as músicas poderão ser enviadas até 31 maio. A comissão informou que, após a primeira seleção, os trabalhos serão enviados ao Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, para a escolha final.

Casal carioca pode ser o primeiro do Brasil a ser beatificado

Casal carioca pode ser o primeiro do Brasil a ser beatificado

André Cunha
Da Redação


Página oficial no FacebookRaríssima foto do casal Zélia e Jerônimo com alguns de seus filhos
A paróquia Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, vai sediar, neste sábado, 18, às 20h, a cerimônia de abertura canônica do processo de beatificação do casal carioca Zélia e Jerônimo.

Zélia Pedreira Abreu Magalhães nasceu, em 5 de abril de 1857, no bairro do Ingá, em Niterói, capital da então Província do Rio de Janeiro. Jerônimo de Castro Abreu Magalhães (1851-1909) nasceu em Magé, Província do Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1851. Casaram-se, em 27 de julho de 1876, na Barra da Tijuca.

Zélia e Jerônimo tiveram 13 filhos, dos quais quatro faleceram ainda jovens e os outros nove seguiram ordens religiosas. Após a morte do marido, em 12 de agosto de 1909, Zélia ingressou na Congregação do Sacratíssimo Coração.

A fama de santidade de Zélia e Jerônimo espalhou-se pela capital carioca logo após a morte deles. Há alguns anos, segundo conta o responsável pela Causa dos Santos na arquidiocese do Rio, Dom Roberto Lopes, a abertura do processo seria apenas para Zélia, que morreu como monja, com o nome de Irmã Maria do Santíssimo Sacramento. No entanto, com a verificação da biografia, percebeu-se que Jerônimo também viveu com grandes virtudes.

“As virtudes heroicas de Zélia foram justamente por ter sido esposa, com todos os filhos consagrados a Deus – três sacerdotes e três religiosas. Mas, quando foi se verificar, o seu marido tinha também grandes virtudes: uma história belíssima de um homem de fé, que orientou os filhos na fé e na tradição da Igreja, um pai generoso”, relatou Dom Roberto.
Com a abertura do processo, Jerônimo e Zélia serão o primeiro casal brasileiro a, possivelmente, receber o título de beatos da Igreja.

Segundo Dom Roberto, os postuladores da causa já coletaram inúmeros relatos de fiéis que receberam graças por intercessão do casal. Todavia, estas, só serão averiguadas oficialmente após abertura canônica no próximo sábado.

Para o bispo auxiliar do Rio de janeiro, Dom Roberto Lopes, a principal mensagem que a vida do casal transmite às famílias de hoje diz respeito à necessidade de educar os filhos na fé.

“É a grande preocupação que o Papa Francisco tem apresentado. Tudo na Igreja começa não só no espaço de culto, mas em casa, na Igreja doméstica. Os pais devem tomar consciência de que são os primeiros catequistas, são aqueles que devem, com seu exemplo e testemunho, levar seus filhos para o coração de Deus”, diz o bispo.

“Eu creio que tanto a biografia de Zélia como de Jerônimo pode ser um grande referencial para o povo brasileiro, par a América Latina e para a Igreja Universal. Foram pessoas que tiveram uma experiência profunda com Deus”, completou.



Próximos passos

Com a abertura oficial do processo de beatificação, começam os trabalhos em torno das obrigações e celebrações próprias desta etapa. No dia 19, bispos e sacerdotes da arquidiocese do Rio celebrarão Missas na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana. No dia 20, dentro do encerramento da festa de São Sebastião, às 10h, na Paróquia de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, serão apresentadas as relíquias do casal, com a lacração da urna, que receberá o sigilo com as fitas vermelhas.

“Nós faremos a leitura da ata elaborada em pergaminho, que está sendo preparado pelas monjas clarissas. Ao término da celebração, as relíquias serão transladadas para a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Gávea, onde serão expostas para veneração pública até o desenvolvimento do processo”, explicou Dom Roberto.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro disponibilizou uma página no Facebook com a biografia do casal Zélia e Jerônimo, além de fotos e outras informações sobre o processo de beatificação.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Papa anuncia nomes de novos cardeais

Papa anuncia nomes de novos cardeais, entre eles Dom Orani Tempesta Próximo Consistório DOMINGO, 12 DE JANEIRO DE 2014, 9H42
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani Tempesta está na lista dos novos cardeais que serão nomeados pelo Papa no próximo consistório

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa anuncia nomes de novos cardeais, entre eles Dom Orani TempestaApós o Angelus deste domingo, 12, Papa Francisco anunciou os nomes dos bispos/arcebispos que serão criados cardeais no próximo consistório, a ser realizado em 22 de fevereiro deste ano. Entre eles, está o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

“Rezemos pelos novos cardeais, a fim de que, revestidos das virtudes e dos sentimentos do Senhor Jesus (Rm 13, 14) Bom Pastor, possam ajudar mais eficazmente o Bispo de Roma em seu serviço à Igreja universal”, pediu o Pontífice.



Outro nome que consta na lista é o do secretário de Estado, Dom Pietro Parolin. Francisco também une ao colégio cardinalício alguns bispos eméritos .Veja a seguir a lista completa:

1 – Dom Pietro Parolin, arcebispo titular de Acquapendente, Secretario de Estado
2 – Dom Lorenzo Baldisseri, arcebispo titular di Diocleziana, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos.
3 – Dom Gerhard Ludwig Műller, arcebispo-bispo emérito di Regensburg, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé
4 – Dom Beniamino Stella, arcebispo titular di Midila, Prefeito da Congregação para o Clero.
5 – Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster (Grã Bretanha).
6 – Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo di Managua (Nicaragua).
7 – Dom Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo di Québec (Canadá).
8 – Dom Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjan (Costa d’Avorio).
9 – Dom Orani João Tempesta, O.Cist., arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil).
10 – Dom Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia-Città della Pieve (Italia).
11 – Dom Mario Aurelio Poli, arcebispo di Buenos Aires (Argentina).
12 – Dom Andrew Yeom Soo jung, arcebispo de Seoul (Korea)
13 – Dom Ricardo Ezzati Andrello, S.D.B., arcebispo di Santiago del Cile (Cile).
14 – Dom Philippe Nakellentuba Ouédraogo, arcebipso de Ouagadougou (Burkina Faso).
15 – Dom Orlando B. Quevedo, O.M.I., arcebispo de Cotabato (Filippine).
16 – Dom Chibly Langlois, bispo di Les Cayes (Haïti).

Arcebispos eméritos

1 – Dom Loris Francesco Capovilla, arcebispo titular de Mesembria
2- Dom Fernando Sebastián Aguilar, C.M.F., arcebispo emérito de Pamplona
3- Dom Kelvin Edward Felix, arcebispo emérito de Castries.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Papa Francisco anuncia visita à Terra Santa de 24 a 26 de maio

Papa Francisco anuncia visita à Terra Santa de 24 a 26 de maio

CIDADE DO VATICANO, 05 Jan 2014 (AFP) - O Papa Francisco anunciou neste domingo a data de sua visita à Terra Santa, de 24 a 26 de maio, depois da oração do Angelus, na Praça de São Pedro.

"No clima de alegria deste período de Natal, eu gostaria de anunciar que de 24 a 26 de maio do próximo, farei uma peregrinação à Terra Santa", disse o Papa argentino, acrescentando que sua jornada envolverá três etapas: Amã, Belém e Jerusalém.

Na Igreja do Santo Sepulcro, onde está o túmulo de Jesus Cristo em Jerusalém, segundo a tradição cristã, "nós iremos celebrar um encontro ecumênico com todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém e com o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla", disse o chefe da Igreja Católica ante uma multidão de fiéis.

Jorge Bergoglio não deu outros detalhes sobre esta viagem, anunciada no dia do aniversário de 50 anos da histórica visita do Papa Paulo VI, a primeira de um Papa à Terra Santa.

Francisco explicou que a data do anúncio era importante porque "comemora o encontro histórico entre o Papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras I de Constantinopla", em 5 de janeiro de 1964 em Jerusalém, uma reunião que revogou a excomunhão de 1054 que provocou a divisão entre as igrejas do Oriente e do Ocidente.

Os chefes da Igreja Católica na Terra Santa acolheram "calorosamente" o anúncio da visita.

"Eles acreditam que esta visita não será apenas um evento internacional, mas será sobretudo uma mensagem de amor e fraternidade para todos os habitantes dos países visitados", segundo um comunicado da Igreja.

O Papa Francisco foi convidado pelo presidente israelense, Shimon Peres, e o presidente palestino, Mahmud Abbas, durante as audiências no Vaticano.

Em um comunicado pela agência oficial palestina Wafa, o presidente palestino também comemorou a viagem do Papa.

Abbas ressaltou a "importância da visita, que esperamos que trará boas coisas e paz a nosso povo palestino que sofre com a ocupação" israelense.

"Esta visita pode contribuir para aliviar o sofrimento do povo palestino que aspira por liberdade, justiça e independência", acrescentou.

Em fevereiro de 2013, pela primeira vez, a Santa Sé usou o termo "Estado da Palestina", após o reconhecimento pela ONU de um novo status para a Palestina.

Por sua vez, a Assembleia de Bispos da Terra Santa expressou sua felicidade com a visita "que tem como objetivo principal replicar e promover o Amor, a cooperação e a paz entre todos os habitantes da região".

A Santa Sé tem expressado repetidamente a "esperança" de uma "solução justa e duradoura" para o conflito israelense-palestino.

A visita anunciada neste domingo pelo pontífice havia sido adiantada pelo jornal israelense Yediot Aharonot, que informou que Francisco celebraria uma missa em Belém, local do nascimento de Jesus.

O jornal disse que autoridades israelenses não estão satisfeitas com a brevidade da visita e com o fato de a missa não ser celebrada em Israel, mas na Cisjordânia, nos Territórios Palestinos.

Francisco não fez menção a uma missa em Belém.

O Papa João Paulo II fez uma peregrinação à Terra Santa de seis dias em 2000, e Bento XVI visitou a região em 2009.

Por sua parte, o presidente Mahmud Abbas pediu em sua mensagem de Natal aos peregrinos de todo o mundo que visitassem a Terra Santa durante a visita do Papa e expressou sua esperança de que este "evento seja uma oportunidade para os cristãos em todo o mundo se aproximarem de seus irmãos na Palestina".

Fontes da Igreja Católica na Terra Santa também informaram a visita do Papa a um campo de refugiados sírios na Jordânia.

Israel e o Vaticano estabeleceram relações diplomáticas plenas em 1993, mas passaram anos em negociações diplomáticas espinhosas sobre direitos de propriedade e isenções fiscais para a Igreja Católica, que ainda não foram resolvidas completamente.

A notícia da viagem do Papa à Terra Santa coincide com o giro do secretário de Estado americano, John Kerry, realizado pelo Oriente Médio para promover as negociações de paz entre israelenses e palestinos.

As discussões foram retomadas em julho, depois de três anos de paralisação. Os palestinos querem que um eventual acordo de paz seja estabelecido com base nas fronteiras de 1967, antes da Guerra dos Seis Dias, quando Israel tomou a Cisjordânia, incluindo o leste de Jerusalém agora anexado. Mas Israel quer preservar as colônias construídas em território palestino desde então.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=eiESruP2diI
fonte: www.uol.com.br

Jesus se manifesta, na sua pobreza, ao mundo

Jesus se manifesta, na sua pobreza, ao mundo

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje a Epifania do Senhor, Jesus, na sua pobreza, se mostra a realeza que Ele tem aos reis Magos que foram visitá-Lo. Desse modo, Ele se mostra ao mundo como centro e luz do mundo. A Estrela de Belém é o indicativo aonde Cristo está. Se quisermos ver Jesus, precisamos se abrir ao frágil e ao pobre desse mundo, pois lá se encontra o tesouro valioso, que é abertura de coração a Deus da vida. Deus ama a todos, principalmente os esquecidos do mundo capitalista e do lucro, pois Deus vê o coração despojado do homem que crê Nele e é fiel as suas promessas. ( Jose Benedito Schumann Cunha)

As festas do Natal são oportunidades de nós encontramos Jesus e caminhar com Ele durante todo ano novo, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida, tudo isso dá sentido a nossa jornada na terra rumo ao céu. A encarnação de Jesus nos dá a certeza que a humanidade tem valor e é por isso que devemos defender a vida como dom precioso que precisa ser respeitado por todos. Segue o pronunciamento do Papa Francisco. ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Francisco: "Pobres e frágeis, somos sempre amados por Deus"

Cidade do Vaticano (RV) – Sorridente e acenando com as mãos às dezenas de milhares de pessoas que desafiaram o mau-tempo e lotaram a Praça São Pedro, Papa Francisco rezou na manhã deste domingo, 05, a oração do Angelus. Da sacada do Palácio Apostólico, o Papa fez um rápido discurso, agradecendo e confortando os fiéis.

“O Natal nos revela o imenso amor de Deus pela humanidade. Dele deriva o nosso entusiasmo e a esperança de sermos amados, visitados e acompanhados por Deus”, afirmou Francisco, exortando todos a “olhar ao mundo e à história como espaços onde caminhar com Ele e em meio de nós, rumo a novos céus e novas terras”.

“Com o nascimento de Jesus – recordou o Pontífice – não nasceu apenas um mundo novo, mas um mundo que também pode sempre ser renovado”. Francisco citou o Evangelho de João, comentando que Deus se fez mortal e frágil como nós; assumiu os nossos pecados e se tornou Deus conosco:

“O nascimento de Jesus nos mostra que Deus quis se unir a todos os homens e mulheres, a cada um de nós, para comunicar sua vida e alegria. Esta proximidade de Deus a todos nós é um dom que não se dissipa jamais”, assegurou o Papa, continuando: “No mistério da Encarnação do Filho de Deus, há também o aspecto ligado à liberdade humana: com efeito, Deus armou a sua tenda em meio de nós, pecadores e carentes de misericórdia. Muitos de nós, às vezes, recusam a graça de Deus, permanecendo fechados em seus erros e na angústia dos pecados cometidos, mas Jesus não desiste e continua a se oferecer e a propiciar a graça que salva. Esta é uma mensagem de salvação, antiga, mas sempre nova, que somos chamados a testemunhar com alegria: a mensagem do Evangelho da vida, da luz, da esperança e do amor”, frisou o Papa, antes de rezar a oração mariana e conceder a todos a sua bênção apostólica.
(CM).


As palavras do Papa Francisco nos dão a certeza, que Jesus é o que traz a vida em abundância a todos, pois Ele sempre está disposto a nos ajudar em todos os momentos de nossa vida. Quando caímos no pecado, Ele vem nos consolar e nos erguer dele para encontrar a graça da vida sem pecado que nos dá a dignidade plena. Não devemos jamais ter medo de Jesus, pois Ele é o amigo fiel de todas as horas de nossa vida. Amém ( Jose Benedito Schumann Cunha)