ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 31 de dezembro de 2016

A fórmula secreta de São João Bosco para ganhar na loteria

A fórmula secreta de São João Bosco para ganhar na loteria

Queridos irmãos e irmãs, estamos quase no ano de 2017 e esse ano será muito diferente porque celebraremos 300 anos do encontro com a imagem de nossa senhora, a mãe Aparecida no Rio Paraíba e 100 anos da aparição de Maria, em Fátima. Vai ser um tempo de graça e bençãos para todos. Que esse ano possamos estar mais com Jesus e ainda fazendo o bem para todos. Que o mundo conheça a verdadeira paz e o amor que constrói pontes para que todos experimentam o céu já na terra.
O maior bem que devemos procurar é estar na presença de Deus, pois Ele nos eleva e nos santifica pra o amor e a paciência com todos. Devemos dar graças a Deus por mais um ano que Ele nos deixou viver e que o próximo seja repleto de bençãos e fortalecimento na fé em Cristo. Amém (Jose Benedito Schumann Cunha)


Quer saber como ganhar na loteria? São João Bosco revela os “números mágicos” que você deve jogar para sempre levar o prêmio.


Viveu, no século XIX, um homem muito famoso por seus milagres e profecias. Mesmo antes de morrer em odor de santidade, a fama de São João Bosco se espalhava por todos os lados. A uns, anunciava-lhes por quantos anos havia de viver; a outros, dizia-lhes a profissão que teriam no futuro; e, a muitos, adivinhava-lhes os pecados antes que os contassem no confessionário. Ao todo, Dom Bosco – como era chamado – realizou mais de oitocentos milagres.

Conta-se que um homem pobre, tendo ouvido falar das maravilhas que operava este humilde sacerdote, correu um dia à sua procura para perguntar-lhe algo muito importante: a fórmula para ganhar na loteria. O rapaz queria que o santo lhe dissesse que números deveria escolher na hora de comprar o bilhete.

São João Bosco pensou por um momento e logo lhe respondeu com plena segurança:

"Os 'números mágicos' para que você ganhe na loteria são estes: 10, 7 e 14. Jogue-os, em qualquer ordem, que você conseguirá."
O homem se encheu de alegria e já ia sair correndo para comprar o bilhete, quando o santo, tomando-o pelo braço, disse-lhe sorridente: "Um momento, porque não lhe expliquei bem os números, nem lhe disse de que tipo de loteria eu estava falando. Veja, estes números significam o seguinte:

10 quer dizer que você deve cumprir os Dez Mandamentos;
7, que você deve receber com frequência os Sacramentos;
e 14, que você deve praticar as 14 obras de misericórdia, tanto as corporais como as espirituais."
O santo concluiu: "Se você cumprir estas três coisas: observar os Mandamentos, receber bem os Sacramentos e praticar as obras de misericórdia, ganhará na melhor e mais extraordinária de todas as loterias, que é a glória eterna do Céu."

O homem compreendeu e, ao invés de procurar a lotérica, foi ao asilo para oferecer uma esmola.

A esmola faz parte das 7 obras de misericórdia corporal, que são:

Dar de comer a quem tem fome;
Dar de beber a quem tem sede;
Vestir os nus;
Dar pousada aos peregrinos;
Assistir aos enfermos;
Visitar os presos;
Enterrar os mortos.
Há ainda as obras de misericórdia espiritual, que são as seguintes:

Dar bom conselho;
Ensinar os ignorantes;
Corrigir os que erram;
Consolar os aflitos;
Perdoar as injúrias;
Sofrer com paciência as fraquezas do próximo;
Rogar a Deus por vivos e defuntos.
Longe de ser uma invenção distante da realidade, a lista das obras de misericórdia constitui uma forma prática de viver o próprio mandamento do amor ao próximo, em atenção ao que Cristo ensinou e pediu que fizéssemos aos mais pequeninos dos nossos irmãos (cf. Mt 25, 40). Embora tenha sido negligenciada em alguns ambientes de catequese, essa relação continua sendo, junto com os Mandamentos e os Sacramentos, a escada segura para "ganhar na loteria" da vida eterna.

10, 7 e 14: invista todo o seu coração nestes números e você será verdadeiramente feliz aqui na terra e no Céu.

Fonte: Píldoras de Fé | Tradução e adaptação: Equipe CNP

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Papa para Newlyweds: Bem feito! É preciso coragem para se casar!

Papa para Newlyweds: Bem feito! É preciso coragem para se casar!

Queridos irmãos e irmãs, a celebração dos santos inocente que morreram por serem contemporâneos de Jesus nos faz pensar e refletir sobre o martírio e os mártires desse mundo. Naquele tempo devido a ânsia de estar no poder e o medo de perder a posição acarretou uma perseguição as crianças de até dois anos, devido ao conhecimento de Herodes sobre o nascimento de um novo Reis dado por Magos que saíram de longe para visitá-Lo. A criança é simbolo da inocência e obediência, portanto nós devemos ter um coração de criança para sermos obedientes a Cristo e se houver necessidade dar razão a fé Nele que é o salvador do mundo. Que sejamos fortes na fé, corajosos na execução do bem e fortalecido no amor a Deus que tudo pode, (Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Postado por Kathleen Naab em 29 de dezembro de 2016

Homem e mulher unidos em casamento
No final da audiência geral desta quarta-feira, como é habitual, o Papa tinha uma saudação especial para os noivos, as pessoas doentes e jovens.

Suas reflexões centradas no dia da festa dos Santos Inocentes.

Ele descreveu os recém-casados ​​como "corajosa", dizendo: "é preciso coragem para se casar e fazê-lo por toda a sua vida: bem feito"

Ele exortou-os a ser constante no "amor e devoção para além de todos os sacrifícios", e, repetindo uma de suas exortações mais comuns para casais, ele disse que eles nunca devem "terminar o dia sem fazer a paz."

"Que os santos mártires inocentes, que hoje recordamos, nos ajude a ser forte na fé, olhando para a Criança Divina, que no mistério do Natal oferece-se para toda a humanidade", disse ele.

O Santo Padre encorajou os jovens a aprender com o exemplo de obediência de Cristo.

"Queridos jovens," disse ele, "pode ​​você também sabe como crescer como Ele: obediente a seus pais e pronto para compreender e seguir a vontade do Pai no céu."

Finalmente, para aqueles que sofrem de doenças, o Papa expressou sua esperança de que eles iriam encontrar sentido em que eles devem suportar: "Queridos doentes, espero que você vai ver, à luz brilhante de Belém, o significado de seu sofrimento."

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

"Mais Mártires hoje do que em Primeiros Séculos," Papa assinala na Festa de Santo Estêvão


"Mais Mártires hoje do que em Primeiros Séculos," Papa assinala na Festa de Santo Estêvão


Queridos irmãos e irmãs, a Igreja é ornada e colorida com os sangues de nossos mártires contemporâneos, pois são eles que dão a razão de nossa Igreja hoje como outrora. Esses sangues são motivos para que outros encontrem razão da fé em Cristo. Ser cristão hoje é um desafio muito grande. Não somos a Igreja da facilidade, mas do testemunho, da partilha, da simplicidade e do martírio.

O mundo precisa ser solidário com todos, principalmente com os indefesos e inocentes do nosso tempo. O que nos encoraja a viver a fé em Cristo é ver que em muitos países, onde há destruição de templos e mortes de cristãos, não são suficientes de apagar a fé naquele que é o Salvador da humanidade. Que a luz da vida seja iluminada em todos os cantos da terra e a paz seja a Bandeira de todos. Amém (Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha)


Postado por Deborah Castellano Lubov em 26 de dezembro de 2016

papa-740x425
Há mártires cristãos mais que vemos hoje, do que nos primeiros séculos ...

Papa Francis desviou de seu discurso preparado para fazer este ponto durante seu discurso antes da recitação do Angelus com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro segunda à tarde, na festa de St. Stephen.

Notando que a alegria do Natal enche os nossos corações Também hoje e a Liturgia nós tem comemorar o martírio do primeiro mártir Santo Estêvão, Francisco destacou que fiéis são convidados "para receber o testemunho que ele nos deixou com seu sacrifício."

É, Francis observou, o "testemunho glorioso" do martírio cristão, que continua a estar presente na história da Igreja, de Estevão até aos nossos dias.

Hoje, Francisco disse, a fim de prestar testemunho da luz e da verdade, a Igreja está enfrentando duras perseguições em locais diferentes, para a prova suprema do martírio.

"Como muitos de nossos irmãos e irmãs na fé estão sofrendo abusos, violência e ódio por causa de Jesus!", Disse Francis.

More Than Primeiros Séculos

"Vou lhe dizer uma coisa," Papa Francisco desviou de seu texto preparado para dizer: "mártires de hoje são em maior número do que os dos primeiros séculos. Quando lemos a história dos primeiros séculos, aqui em Roma, lemos sobre tanta crueldade aos cristãos ".

"Digo-vos", acrescentou, "não é a mesma crueldade para com os cristãos de hoje, e em maior número." Francisco convidou os presentes a pensar sobre aqueles que sofrem perseguição, e de ser próximo a eles com afecto, oração e lágrimas.

Coragem no Iraque

"Ontem, dia de Natal," Francisco recordou, "cristãos perseguidos no Iraque comemoraram o Natal em sua catedral destruída: é um exemplo de fidelidade ao Evangelho."

"Apesar das dificuldades e perigos, eles testemunhar com coragem sua pertença a Cristo e viver o Evangelho por estar comprometido com o mínimo, o negligenciado, fazer o bem a todos com distinções, testemunhando, assim, a caridade na verdade."

Exortando todos a abrir espaço em seus corações para o Filho de Deus que se dá a nós no Natal, Francisco pediu aos fiéis para renovar a sua "vontade alegre e corajoso para segui-Lo."

Papa Francisco concluiu, convidando todos a rezar a Maria, Mãe de Deus e Rainha dos Mártires, que ela pode orientar e apoiar-nos sempre no nosso caminho.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Natal, o menino Deus no meio de nós

Natal, o menino Deus no meio de nós

Resultado de imagem para imagem de natal na liturgia

Hoje, uma noite especial onde celebramos o nascimento de Jesus, pois Ele quis estar conosco na nossa humanidade. É um dia especial para reviver o amor, a paz e o perdão. Hoje o nosso coração está cheio de alegria que transborda de modo muito especial nesta noite. Ela nos ensina ir ao encontro de todos, principalmente os nascidos em dificuldades.

O presépio foi o lugar onde Jesus quis nos ensinar que é na simplicidade e no silencio da noite que o acolhe no amor de Maria e de seu pai adotivo São José.

É um noite que nos questiona como que o mundo trata a vida dos mais inocentes e indefesos. Quantos estão chorando de fome, de violência e de dor devido ao fechamento dos corações. Para Jesus, não houve lugar para que Ele menino estivesse um lugar para nascer, mas um lugar da manjedoura estava lá que o acolhe e torna o seu berço.

Somos convidados a chegar ao presépio da vida como Maria e José que nos deu o autor da vida que vem até nós para dar-nos a chance  da salvação. O mundo clama por paz, fraternidade e partilha, pois as nossas mesas precisam ser repartidas aos que precisam de nossa ajuda.

Que possamos ter um santo Natal, junto com todos e que a Igreja sempre renova na presença desse menino Deus que vem transbordando de vida e paz. Que cada canto do mundo tenha defensores da vida e que acabe todo tipo de guerra. Amem


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Cumprimentos do Natal do Papa à Cúria Romana: 12 medidas para reformar

Cumprimentos do Natal do Papa à Cúria Romana: 12 medidas para reformar

Publicado por ZENIT pessoal em 22 de dezembro de 2016

captura-de-pantalla-2016/12/12-a-las-18-27-46-740x466
Aqui é uma tradução do Vaticano dos cumprimentos anuais de Natal, o Papa oferece à Cúria Romana.

-

Queridos irmãos e irmãs,

Eu gostaria de começar este nosso encontro, oferecendo cordiais votos a todos vós, superiores e funcionários, representantes papais e do pessoal da Nunciaturas em todo o mundo, todos aqueles que trabalham na Cúria Romana e suas famílias. Os melhores votos de um Santo Natal e sereno e um ano novo feliz 2017!

Saint Augustine, contemplando o rosto do bebê Jesus, exclamou: "imenso em forma de Deus, minúsculo sob a forma de um escravo". Para descrever o mistério da Encarnação, São Macário, o monge do século IV e discípulo de Santo António Abade, usou o verbo grego "smikryno", para se tornar pequeno, para reduzir ao mínimo. Ele diz: "Ouça com atenção: o Deus infinito, inacessível e não criado, em sua bondade imensa e inefável tomou um corpo e, ouso dizer, infinitamente diminuída sua glória".

O Natal é, assim, a festa da humildade amorosa de Deus, do Deus que perturba nossas expectativas lógicas, a ordem estabelecida, a ordem da dialético eo matemático. Nesta virada reside toda a riqueza do próprio pensamento de Deus, que subverte nossas modo humano limitado de pensamento (cf. Is 55: 8-9). Como Romano Guardini disse: "O que uma reviravolta de todos os nossos valores familiares - não só os valores humanos, mas também os valores divinos! Realmente este Deus perturba tudo o que nós reivindicamos para construir a nossa própria ". No Natal, somos chamados a dizer "sim" com a nossa fé, não para o mestre do universo, e não até mesmo para o mais nobre de idéias, mas precisamente a este Deus que é o amante humilde.

Beato Paulo VI, no Natal de 1971, disse: "Deus poderia ter vêm embrulhados em glória, esplendor, luz e poder, para instilar o medo, para nos fazer esfregar os olhos de espanto. Mas em vez disso ele veio como o menor, o mais frágil e mais fraco dos seres. Por quê? De modo que ninguém teria vergonha de se aproximar dele, de modo que ninguém teria medo, de modo que tudo estaria perto dele e se aproximar dele, de modo que não haveria nenhuma distância entre nós e ele. Deus fez o esforço para mergulhar, mergulhar fundo dentro de nós, de modo que cada um de nós, cada um de vocês, poderia falar intimamente com ele, confiar nele, se aproximar dele e perceber que ele pensa de você e te ama ... Ele te ama! Pense sobre o que isso significa! Se você entender isso, se você se lembra o que estou dizendo, você vai ter entendido todo o cristianismo ".

Deus escolheu nascer uma criança pequena, porque ele queria ser amado. Aqui vemos, por assim dizer, como a lógica do Natal é a inversão da lógica mundana, da mentalidade de poder e força, o pensamento do fariseus e os que vêem as coisas apenas em termos de causalidade ou determinismo.

A esta luz suave, mas avassaladora do rosto divino do Cristo Criança, escolhi como tema desta nossa reunião anual, a reforma da Cúria Romana. Pareceu-me justo e conveniente de compartilhar com vocês o quadro da reforma, para apontar seus princípios orientadores, as medidas tomadas até agora, mas acima de tudo a lógica por trás de cada etapa já tomadas e que ainda está por vir.

Aqui eu espontaneamente pensar no ditado antigo que descreve o processo dos Exercícios Espirituais no método inaciano: reformare deformata, conformare reformata, conformata confirmare et confirmata transformare.

Não pode haver dúvida de que, para a Cúria, a reforma palavra é para ser entendido de duas maneiras. Primeiro de tudo, tem que fazer a con-forma Curia "a Boa Nova que deve ser proclamada com alegria e coragem a todos, especialmente para os pobres, os menos e os marginalizados". Para torná-lo con-forma "para os sinais de nosso tempo e de todas as suas realizações humanas", assim como "melhor para atender às demandas dos homens e mulheres a quem somos chamados a servir". Ao mesmo tempo, isso significa que a Cúria cada vez mais plenamente a sua finalidade, que é a de cooperar no ministério do Sucessor de Pedro (cum ipso consociatam operam prosequuntur, como o Motu Proprio Humanam Progressionem coloca-lo), e formando con- apoiar o romano Pontífice no exercício da sua singular poder, comum, pleno, supremo, imediato e universal.

Consequentemente, a reforma da Cúria Romana deve ser guiada por eclesiologia e dirigido em bonum et in servitium, como é o serviço do Bispo de Roma. Este encontra expressão eloquente nas palavras do Papa São Gregório Magno, citado no terceiro capítulo da Constituição Pastor Aeternus do Concílio Vaticano I: "A minha honra é a da Igreja universal. Minha honra é a força sólida dos meus irmãos. Sinto-me verdadeiramente honrado quando nenhum deles é negada a sua devida honra ".

Desde a Cúria não é um aparato burocrático imóvel, a reforma é antes de tudo um sinal de vida, de uma Igreja que avança em seu caminho peregrino, de uma Igreja que está vivendo e por esta razão semper reformanda, na necessidade de reforma porque ela é vivo.

Aqui deve ser claramente disse que a reforma não é um fim em si mesmo, mas sim um processo de crescimento e, sobretudo, da conversão.

Consequentemente, o objectivo da reforma não é estético, um esforço para melhorar a aparência da Cúria, nem pode ser entendida como uma espécie de lifting, usando maquiagem e cosméticos para embelezar seu corpo envelhecido, nem mesmo como uma operação de plástico cirurgia para tirar suas rugas.

Queridos irmãos e irmãs, não é rugas que precisa se preocupar na Igreja, mas manchas!

Visto por este prisma, temos de perceber que a reforma só será eficaz se for realizada com homens e mulheres que são renovadas e não apenas novos. Não podemos nos contentar apenas com a mudança de pessoal, mas precisamos encorajar espiritual, humana e renovação profissional entre os membros da Cúria. A reforma da Cúria não é de forma implementado com uma mudança de pessoas - algo que certamente está acontecendo e vai continuar a acontecer - mas com uma conversão de pessoas. Formação permanente não é suficiente; o que precisamos também e acima de tudo é a conversão permanente e purificação. Sem uma mudança de mentalidade, os esforços de melhoria prática será em vão.

É por isso que, nas nossas duas últimas reuniões no Natal, eu discuti algumas "doenças", com base nos ensinamentos dos Padres do Deserto (2014), e compilados, na base da palavra "misericórdia", um catálogo de virtudes necessárias para funcionários da Cúria e todos aqueles que desejam a sua consagração ou serviço à Igreja para se tornar mais frutífera (2015). A razão subjacente é que, como no caso da igreja geral, o reformanda sempre também deve tornar-se, no caso da Cúria, um processo pessoal e estrutural permanente de conversão.

Era necessário falar da doença e cura, porque cada operação cirúrgica, se é para ser bem sucedido, deve ser precedida de diagnóstico detalhado e uma análise cuidadosa, e precisa de ser acompanhado e seguido por prescrições precisas.

Neste processo, é normal, saudável e, na verdade, para encontrar dificuldades, as quais no caso de reforma, pode apresentar-se como tipos diferentes de resistência. Pode haver casos de resistência aberta, muitas vezes nascem da boa vontade e diálogo sincero e casos de resistência oculta, nascido de índice dos corações de medo ou endurecidos com a retórica vazia de "espiritual window-dressing" típico daqueles que dizem que estão prontos para a mudança , mas quer que tudo permaneça como era antes. Há também casos de resistência malicioso, que surgem em pessoas desinformadas e vêm à tona quando o diabo inspira más intenções (muitas vezes envolto em pele de cordeiro). Este último tipo de resistência esconde por trás das palavras de auto-justificação e muitas vezes a acusação; refugia-se nas tradições, aparências, formalidades, no familiar, ou então em um desejo de fazer tudo o pessoal, não fazendo distinção entre o ato, o ator, ea ação.

A ausência de reação é um sinal de morte! Consequentemente, os bons casos de resistência - e mesmo aqueles não tão bom - são necessárias e merecem ser escutados, bem-vindos e sua expressão incentivada, porque este é um sinal de que o corpo está vivo.

Tudo isso é para dizer que a reforma da Cúria é um processo delicado que tem de ter lugar na fidelidade ao essencial, com constante discernimento, coragem evangélica e sabedoria eclesial, escuta atenta e perseverante ação, silêncio positivo e decisões firmes. Ela exige muita oração, muita oração, humildade profunda, hipermetropia, medidas concretas para a frente e - sempre que necessário - mesmo com passos para trás, com determinação, a vitalidade, o exercício responsável do poder, a obediência incondicional, mas acima de tudo pelo abandono à orientação certeza da Espírito Santo e confiança em seu apoio necessário. E, por esta razão, oração, oração e oração.

ALGUNS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA REFORMA

Estes são principalmente doze: individualismo; solicitude pastoral; espírito missionário; organização clara; a melhoria do funcionamento; modernização; sobriedade; subsidiariedade; sinodalidade; catolicidade; profissionalismo e gradualismo.

1. A responsabilidade individual (conversão pessoal)

Mais uma vez eu reafirmar a importância da conversão individual, sem a qual toda mudança estrutural iria revelar inútil. A verdadeira alma da reforma são os homens e mulheres que fazem parte dela e torná-lo possível. Na verdade, a conversão pessoal apoia e reforça a conversão comum.

Há uma poderosa interação entre as atitudes pessoais e comunitárias. Uma única pessoa pode trazer grande bem para todo o corpo, mas também trazer um grande dano e levar a doença. Um corpo saudável é aquele que pode recuperar, aceitar, reforçar, cuidar e santificar seus membros.

2. preocupação Pastoral (conversão pastoral)

Conscientes da figura do pastor (cf. Ez 34:16; Jo 10, 1-21) e reconhecendo que a Curia é uma comunidade de serviço, "é bom também para nós, chamados a ser pastores da Igreja, deixe o rosto de Deus, o Bom pastor nos ilumine, purifica-nos e transformar-nos, totalmente renovado, a nossa missão. Que mesmo em nossos locais de trabalho podemos sentir, cultivar e praticar uma sensação pastoral som, especialmente para com as pessoas com quem nos encontramos a cada dia. Que ninguém se sentem negligenciados ou maltratados, mas podem ser todos experiência, aqui em primeiro lugar, o cuidado e preocupação do Bom Pastor ". Atrás de cada papel não é uma pessoa.

Os esforços de todos os que trabalham na Cúria deve ser inspirado pela preocupação pastoral e uma espiritualidade de serviço e comunhão, pois este é o antídoto para todos os venenos de vã ambição e rivalidade ilusória. Paulo VI advertiu que "a Cúria Romana não deve ser uma burocracia, como alguns erroneamente julgá-lo, pretensioso e apático, meramente legalista e ritualístico, um campo de treinamento das ambições ocultas e antagonismos veladas, como outros teriam. Pelo contrário, deve ser uma verdadeira comunidade de fé e de caridade, de oração e de actividade, de irmãos e filhos do Papa, que realizam suas funções, respeitando um ao outro de competência e com um sentido de colaboração, a fim de servir-lo como ele serve a seus irmãos e filhos da Igreja universal e do mundo inteiro ".

3. espírito Missionário (Cristocentrismo)

Como o Conselho ensinou, é o principal objectivo de todas as formas de serviço na Igreja para levar a Boa Nova até os confins da terra. Para "existem estruturas da Igreja que pode dificultar os esforços de evangelização, mas mesmo as boas estruturas só são úteis quando há uma vida constantemente condução, manutenção e avaliá-los. Sem uma nova vida e um autêntico espírito evangélico, sem fidelidade da Igreja à sua própria vocação, qualquer nova estrutura irá em breve revelar-se ineficazes. "

4. Limpar organização

Com base no princípio de que todos os Dicastérios são juridicamente iguais, era necessária uma organização mais clara dos escritórios da Cúria Romana, a fim de trazer para fora o fato de que cada Dicastério tem suas próprias áreas de competência. Estas áreas de competência devem ser respeitados, mas eles também devem ser distribuídos de uma forma razoável, eficiente e produtiva. No Dicastério pode, portanto, apropriar-se da competência de outro Dicastério, de acordo com o que é estabelecido por lei. Por outro lado, todos os Dicastérios reportar diretamente ao Papa.

5. Melhor funcionamento

A eventual fusão de duas ou mais Dicastérios competentes nos domínios semelhantes ou intimamente ligadas para criar um único Dicastério serve, por um lado para dar a maior importância último (mesmo externamente). Por outro lado, a proximidade e a interação dos corpos individuais dentro de um único Dicasterio contribui para um melhor funcionamento (como mostrado pelos dois Dicastérios recentemente criados).

Melhoria do funcionamento também exige uma revisão em curso de papéis, a relevância das áreas de competência e as responsabilidades do pessoal e, consequentemente, do processo de reafectação, a contratação, a interrupção do trabalho e também promoções.

6. Modernização (actualização)

Trata-se de uma capacidade de interpretar e atender aos "sinais dos tempos". Neste sentido, "Estamos preocupados de fazer provisões que os Dicastérios da Cúria Romana ser adaptados às circunstâncias de nosso tempo e adaptados às necessidades do Igreja universal ". Tal foi o pedido do Concílio Vaticano II: "os departamentos da Cúria Romana deve ser reorganizados de forma mais adequada às necessidades do nosso tempo e de diferentes regiões e ritos, especialmente no que diz respeito ao seu número, os seus títulos, a sua competência , os seus procedimentos e como eles coordenam as suas actividades ".

7. Sobriety

Aqui o que é preciso é uma simplificação e racionalização da Cúria. Isso envolve a combinação ou fusão de Dicastérios com base em suas áreas de competência; simplificação dentro Dicastérios individuais; a eventual supressão de escritórios não respondam a necessidades contingentes; a integração Dicastérios ou a redução de comissões, Academias, comitês, etc., tudo em vista da sobriedade essenciais necessárias para uma testemunha adequada e autêntica.

8. subsidiariedade

Isso envolve o reordenamento das áreas de competência específicas para os vários Dicastérios, transferindo-os se necessário de um Dicastério para outro, a fim de alcançar a autonomia, coordenação e subsidiariedade nos domínios de competência e interação eficaz no serviço.

Aqui também, o respeito deve ser mostrado para os princípios da subsidiariedade e da organização clara no que diz respeito às relações com a Secretaria de Estado e, dentro destas, entre as suas várias áreas de competência, de modo que a realização de seus deveres próprios será directa e assistência imediata ao Papa. Isso também irá melhorar a coordenação entre os diferentes sectores dos Dicastérios e os Departamentos da Cúria si. A Secretaria de Estado será capaz de cumprir a sua importante função precisamente alcançar a unidade, interdependência e coordenação entre as diferentes secções e diferentes sectores.

9. Sinodalidade

O trabalho da Cúria deve ser sinodal, com reuniões regulares dos Chefes dos Dicastérios, presidida pelo Romano Pontífice; regulares audiências de Chefes dos Dicastérios com o Papa, e as reuniões interdicasteriais habituais. O número reduzido de Dicastérios permitirá reuniões mais frequentes e sistemáticas dos prefeitos individuais com o Papa e reuniões produtivas de chefes de Dicastérios, uma vez que este não pode ser o caso quando os grupos são muito grandes.

Sinodalidade também deve ser evidente no trabalho de cada Dicastério, com particular atenção para o Congresso e, pelo menos, uma maior frequência das Sessões Ordinárias. Cada Dicastério deve evitar a fragmentação causada por fatores tais como a multiplicação de setores especializados, que podem tendem a tornar-se auto-absorvida. Sua coordenação deve ser a tarefa do Secretário, ou o subsecretário.

10. catolicidade

Entre os funcionários, além de sacerdotes e pessoas consagradas, a catolicidade da Igreja deve ser refletido na contratação de pessoal de todo o mundo, dos diáconos permanentes e fiéis leigos cuidadosamente selecionado com base em sua vida espiritual e moral irrepreensível e sua competência profissional. É oportuno prever a contratação de um maior número de fiéis leigos, especialmente nos Dicastérios onde eles podem ser mais competente do que clérigos ou pessoas consagradas. Também de grande importância é o reforço do papel das mulheres e dos leigos na vida da Igreja e da sua integração em papéis de liderança nas Dicastérios, com especial atenção para o multiculturalismo.

11. Profissionalismo

Cada Dicastério deve adotar uma política de formação permanente para o seu pessoal, para evitar a sua queda em um barranco ou ficar preso em uma rotina burocrática.

Da mesma forma essencial é a abolição definitiva da prática de amoveatur promoveatur ut. Este é um cancro.

12. O gradualismo (discernimento)

Gradualismo tem a ver com o discernimento necessário acarretado por processos históricos, a passagem do tempo e estágios de desenvolvimento, avaliação, correção, experimentação e aprovações ad experimentum. Nestes casos, não é uma questão de indecisão, mas a flexibilidade necessária para ser capaz de alcançar uma verdadeira reforma.

Medidas já tomadas

Vou agora falar de forma breve e concisa algumas medidas já tomadas para pôr em prática estes princípios orientadores e as recomendações feitas pelos cardeais nas reuniões plenárias antes do Conclave, pela Coşea, pelo Conselho dos Cardeais (C9), e pelos Chefes dos Dicastérios e outros especialistas e indivíduos:

- Em 13 de abril de 2013, foi anunciado que o Conselho dos Cardeais (Consilium Cardinalium Summo Pontifici) - a C8 e, depois de 1 de Julho de 2014, o C9 - foi criado, principalmente para aconselhar o Papa no governo da Igreja universal e em outra tópicos relacionados, também com a tarefa específica de propor a revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus.

- Com a Quirógrafo de 24 de Junho de 2013, a Comissão Pontifícia para Referência no Instituto para as Obras de Religião foi estabelecido, a fim de estudar o estatuto jurídico do IOR e para permitir a sua maior "harmonização" com "a missão universal da Sé apostólica ". Este foi "para assegurar que as actividades económicas e financeiras ser permeada por princípios evangélicos" e para conseguir uma completa e reconheceu a transparência no seu funcionamento.

- Com o Motu Proprio de 11 de Julho de 2013, foram constituídas provisões para definir a competência das autoridades judiciais do Estado do Vaticano em matéria penal.

- Com a Quirógrafo de 18 de Julho de 2013, a Coşea (Pontifícia Comissão para a referência na organização da estrutura econômico-administrativo) foi instituído e dada a tarefa de pesquisa, análise e recolha de informação, em cooperação com o Conselho dos Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e económicos da Santa Sé.

- Com o Motu Proprio de 8 de Agosto de 2013, o Comité de Segurança Financeira da Santa Sé foi estabelecido para a prevenção e neutralização de branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo ea proliferação de armas de destruição em massa. Este foi para trazer o IOR e todo o sistema económico do Vaticano à adopção regular de e conformidade totalmente comprometido e diligente com, todas as normas legais internacionais de transparência financeira.

- Com o Motu Proprio de 15 de Novembro de 2013, a Autoridade de Informação Financeira (AIF), criada por Bento XVI com o Motu Proprio de 30 de Dezembro de 2010 para a prevenção e neutralização das atividades ilegais na área de relações monetárias e financeiras, foi consolidada.

- Com o Motu Proprio de 24 de fevereiro de 2014 (Fidelis dispensator et Prudens), a Secretaria da Economia e do Conselho da Economia foram estabelecidos para substituir o Conselho de 15 cardeais, com a tarefa de harmonizar as políticas de controle no que diz respeito ao desenvolvimento económico gestão da Santa Sé e da Cidade do Vaticano.

- Com o mesmo Motu Proprio de 24 de Fevereiro de 2014, o Escritório do Auditor Geral (URG) foi estabelecida como uma nova agência da Santa Sé, acusado de auditoria dos Dicastérios da Cúria Romana, as instituições relacionadas com a Santa Sé ou associado com ele, e as administrações do Governatorato da Cidade do Vaticano.

- Com a Quirógrafo de 22 de Março de 2014, foi criada a Comissão Pontifícia para a Protecção de Menores, a fim de "promover a proteção da dignidade dos menores e adultos vulneráveis, usando as formas e métodos, em consonância com a natureza da Igreja, que considerem mais adequado ".

- Com o Motu Proprio de 8 de Julho de 2014, a Seção Ordinária da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica foi transferida para a Secretaria da Economia.

- Em 22 de fevereiro de 2015, os estatutos das novas agências económicas foram aprovadas.

- Com o Motu Proprio de 27 de Junho de 2015, a Secretaria de Comunicação foi criada e carregada "para responder ao actual contexto de comunicação, caracterizada pela presença e evolução dos meios digitais, e por fatores de convergência e interatividade". A Secretaria também foi acusado de reestruturação global, através de um processo de reorganização e fusão, de "todas as realidades que de várias maneiras até o presente têm lidado com as comunicações", de modo a "responder cada vez melhor às necessidades da missão de a Igreja"

- Em 6 de Setembro de 2016, o Estatuto da Secretaria de Comunicação foram promulgadas; que entrou em vigor em outubro passado.

Com os dois PROPRIOS Motu de 15 de Agosto de 2015, foram constituídas provisões para a reforma do processo canônico em casos de declaração de nulidade matrimonial: Mitis et Misericors Iesus para o Código dos Cânones das Igrejas Orientais, e Mitis Iudex Dominus Iesus para o Código de Direito Canônico.

- Com o Motu Proprio de 4 de Junho de 2016 (Venha amorevole madre una), foi feito um esforço para evitar a negligência por parte de bispos no exercício do seu cargo, especialmente no que diz respeito a casos de abuso sexual de menores e adultos vulneráveis.

- Com o Motu Proprio de 4 de Julho de 2016 (I beni temporali), seguindo a regra segundo a qual os órgãos de supervisão devem ser distintas das que sendo supervisionado, as respectivas áreas de competência da Secretaria da Economia e da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica deve ser mais cuidadosamente delineados.

- Com o Motu Proprio de 15 de Agosto de 2016 (Sedula Mater), do Dicastério para os Leigos, da Família e da Vida foi estabelecida, tendo em conta o objectivo geral pastoral do ministério petrino: "Apresso-me a organizar todas as coisas necessárias para que a riqueza de Cristo Jesus pode ser derramado de forma adequada e profusamente entre os fiéis ".

- Com o Motu Proprio de 17 de Agosto de 2016 (Humanum progressionem), o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral foi criado, para que o desenvolvimento possa ocorrer "por assistir aos bens inestimáveis da justiça, da paz e do cuidado da criação". Começando em 2017 de janeiro, quatro Conselhos Pontifícios - Justiça e Paz, Cor Unum, a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, e Trabalhadores da Saúde - serão fundidos em este Dicastério. Por enquanto, vou dirigir diretamente a seção para a pastoral dos migrantes nos novos Dicastério.

- Em 18 de outubro de 2016, foram aprovados os estatutos da Academia Pontifícia para a Vida.

Começamos nossa reunião de hoje, falando do significado do Natal como o derrube dos nossos critérios humanos, a fim de enfatizar que o coração eo centro da reforma é Cristo (Cristocentrismo).

Eu gostaria de concluir simplesmente com uma palavra e uma oração. A palavra é de reiterar que o Natal é a festa da humildade amorosa de Deus. Como a oração que eu escolhi a mensagem de Natal do Padre Matta el Meskin, um monge do nosso tempo, que, dirigindo-se ao Senhor Jesus nascido em Belém, disse: "Se para nós a experiência da (sua) a infância é tão difícil, é não é assim para você, O Filho de Deus. Se tropeçar ao longo do caminho que leva à comunhão com você por causa de sua pequenez, você é capaz de remover todos os obstáculos que nos impedem de fazer isso. Nós sabemos que você não vai estar em paz até que você nos encontrar na sua semelhança e com isso (o mesmo) pequenez. Permita-nos hoje, ó Filho de Deus, para desenhar cara ao seu coração. Conceder que não pode considerar-nos muito bem em nossas experiências. Concedei-nos, em vez de se tornar pequeno como você, para que possamos aproximar de você e receber de você humildade abundante e mansidão. Não privar-nos da sua revelação, a epifania de sua infância em nossos corações, para que com ele podemos curar todo nosso orgulho e toda a nossa arrogância. Precisamos muito ... para que você revele em nós a sua simplicidade, por nós desenho, e na verdade a Igreja e para o mundo inteiro, para si mesmo. O nosso mundo está cansado e exausto, porque todo mundo está competindo para ver quem é o maior. Há uma competição cruel entre governos, igrejas, povos, no seio das famílias, de uma paróquia para outra: quem de nós é o maior? O mundo está apodrecido com feridas dolorosas por causa desta grande doença: Quem é o maior? Mas hoje temos encontrado em você, O Filho de Deus, o nosso único medicamento. Nós, e todo o mundo, não vai encontrar a salvação ou a paz a menos que voltar a encontrar você de novo na manjedoura de Belém. Um homem.

Obrigado, e desejo-lhe um Santo Natal e um ano novo Beato 2017!

[O Papa acrescentou as seguintes observações extemporâneas]

Quando, há dois anos, falei sobre as doenças, um de vocês veio dizer-me: "Onde devo ir, à farmácia ou à confissão" "Bem ... tanto", eu respondi. E quando eu o cumprimentei Cardinal Brandmüller, ele me olhou nos olhos e disse: "Acquaviva" Eu, na época, não entendi, mas depois, pensando nisso, eu lembrei que Acquaviva, o terceiro geral da Companhia de Jesus , tinha escrito um livro que os alunos lêem em latim; os pais espirituais nos fez lê-lo, e foi intitulado: Industriae pro Superioribusejusdem Societatis ad curandos animae morbos, isto é, as doenças da alma. Três meses atrás, uma muito boa edição saiu em italiano, feito pelo padre Giuliano Raffo, que morreu recentemente, com um bom prólogo que indica como ler o livro, e também com uma boa introdução. Não é uma edição crítica, mas é uma tradução muito bonito, muito bem feito, e eu acredito que poderia ser útil. Como um presente de Natal, eu gostaria de oferecer a cada um de vocês. Obrigado.

[Texto Orignal: Italiano]
© Direitos de autor - Libreria Editrice Vaticana

[Extensas notas de rodapé em italiano podem ser encontradas no site web do Vaticano]

Natal, tempo de renovar a esperança.

feliznatall4

Natal, tempo de renovar a esperança.

Queridos irmãos e irmãs, estamos já às portas para celebrar o Natal do Senhor. O mundo inteiro se contagia com esta celebração. Mesmo que se invista no comercio ou nas ceias nesse tempo, mas o que fica e deve ficar no nosso coração é que uma criança vem até  nós no presépio para mostrar que o amor de Deus pela humanidade não tem fim.
A noite de Natal se torna grandiosa e cheia de brilho, pois um grande presente é nos dado que é um Deus conosco. Desse modo, a humanidade toda deve estar em sintonia na fraternidade, no amor, na solidariedade e na abertura de coração para todos. As cercas da divisão são destruídas na simplicidade do presépio onde nasce o Salvador do mundo.
O amor vence o ódio, e desta maneira nós tornamos melhores com as matizes novas que rejuvenesce na celebração do Natal do Senhor. Assim, a esperança por dias melhores se unem na diversidade de dons que se reparte nas comunidades que se reúnem ao redor da mesa da Eucaristia e da mesa da partilha em nossas casas.
Que sejam reparadas todas as curvas para que o caminho da salvação seja reto pra todos e que ninguém se percam na vivencia da vida de irmãos e irmãs que vivem unidos no amor de Deus. O nosso mundo deve renascer na expectativa de dias melhores e que este Natal que celebramos seja momentos novos e cheios de esperança para que derrubemos tudo que no separe de Deus que são o orgulho, as honrarias, os poderes de ter etc.
Somos mais com Cristo!
Tudo por Jesus , nada sem Maria!


Papa proclama um Natal de Esperança

Papa proclama um Natal de Esperança

"Querido irmãos e irmãs, celebrar o Natal do Senhor nos faz renascer a esperança de dias melhores, pois está fundamentada em um Deus que vem até nós na simplicidade com braços abertos a toda humanidade. É tempo de renovar os corações na fraternidade e no amor. A vinda do Senhor ao mundo é um presente que nunca se desfaz porque é dela que vem a salvação da humanidade decaída pelo pecado. Viver esta época é estar com todos em família humana.
A vida humana tem valor e devemos preservá-la e ainda defender todos que hão de nascer, pois o nosso Deus é o da vida. Assim o banquete da vida fica cada vez mais cheia com a participação de todos. (Feliz Natal)"  ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Gen Audiência 12.21.16

Postado por Kathleen Naab em 21 de dezembro de 2016

Gen Audiência 12.21.16
A esperança que vem a nós no Natal é um tipo diferente de esperança - é fiável e visível, porque se funda em Deus.

O Papa disse isso hoje quando ele pegou uma terceira catequese da audiência geral sobre o tema da esperança.

"Hoje, a poucos dias do Natal, eu gostaria de reflectir mais especificamente, sobre o momento em que, por assim dizer, a esperança entrou no mundo, com a Encarnação do Filho de Deus", disse ele.

O Santo Padre observou como esperança, muitas vezes refere-se a "o que não está no poder do homem e que não é visível", algo "além das nossas forças" que não podemos ver.

"No entanto, o nascimento de Cristo, inaugurando a Redenção, fala-nos de uma esperança diferente, uma esperança confiável, visível e compreensível, porque se baseia em Deus", disse ele. "Ele entrou no mundo e nos deu a força para caminhar com ele: Deus caminha conosco em Jesus e caminhar com Ele para a plenitude da vida nos dá a força para estar no presente de uma maneira nova, apesar de trabalhoso."

Esta esperança é a certeza de que estamos com Cristo no caminho para o Pai, Francis explicou.

"Esta esperança, que o Menino de Belém nos dá, oferece um objetivo, um bom destino para o presente, a salvação da humanidade, a beatitude a quem se entrega a Deus misericordioso."

O Pontífice sugeriu que nós nos perguntar: "Será que eu caminhar com esperança ou é a minha vida interior parou, fechou? O meu coração está uma gaveta fechada ou uma gaveta aberta à esperança, que tem me andar com Cristo, e não só? "

Imerso na esperança

O Santo Padre, em seguida, virou-se para o presépio de Natal, dizendo que transmite esperança e que cada uma das pessoas ali representadas estão "imersos nesta atmosfera de esperança."

Ele refletiu sobre cada um dos personagens, começando com o lugar em si:

- Belém. Um pequeno bairro da Judéia, onde mil anos antes David nasceu, o pastor escolhido por Deus como rei de Israel. Belém não é uma capital, portanto, é o preferido pela Divina Providência, que gosta de agir através dos pequenos e humildes.

- Maria, Mãe da Esperança. Com seu "Sim", ela abriu a porta do nosso mundo a Deus ... Ela, que por nove meses era a arca da nova e eterna Aliança, contemplou a criança na caverna e viu nele o amor de Deus, que vem para salvar Seu povo e de toda a humanidade.

- José, descendente de Jessé e David ... olhando para Jesus na manjedoura, ele meditou que essa criança veio do Espírito Santo, e que o próprio Deus ordenou-lhe para chamá-lo assim, "Jesus". Em que o nome é a esperança de cada homem, porque através de que o filho da mulher, Deus vai salvar a humanidade da morte e do pecado.

- Os pastores, que representam os humildes e os pobres ... Em que crianças que viram o cumprimento das promessas e esperam que a salvação de Deus vai finalmente chegar a cada um deles. (Quanto aos pastores, e a tendência para colocar sua confiança em coisas materiais, o Papa enfatizou: "Vamos acabar com isso na nossa cabeça:. Nossos títulos não vai nos salvar; a única segurança que nos salva é a da esperança em Deus"

- O coro dos Anjos proclama do alto do grande projeto que a criança realiza: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens do seu agrado" (Lc 2:14). A esperança cristã é expressa em louvor e gratidão a Deus, que inaugurou seu Reino de amor, de justiça e de paz.

O Papa concluiu dizendo que a celebração do Natal "será uma verdadeira festa se recebermos Jesus, semente de esperança que os depósitos Deus nos sulcos da nossa história pessoal e comunitária".

"Cada 'Sim' a Jesus, que vem é uma semente de esperança", disse ele. "Vamos ter confiança neste semente de esperança, neste sim: 'Sim, Jesus, você pode me salvar, você pode me salvar." Um Natal feliz de esperança para todos! "