ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 29 de setembro de 2024

 Papa participa da "mini JMJ" de Bruxelas



 Evento foi organizado em concomitância com a visita papal, reunindo jovens da região.

Ao final do encontro com seus irmãos jesuítas, o Papa foi ao ginásio de Bruxelas saudar os cerca de seis mil jovens reunidos para o "Hope Happening", um espécie de "mini JMJ" realizada em concomitância com a visita papal.

Organizado por cerca de 40 associações juvenis, o evento contou com o apoio da Conferência Episcopal da Bélgica e preparou os jovens para a missa dominical presidida pelo Pontífice.

A presença de Francisco foi rápida, mas foi suficiente para entusiasmar ainda mais os jovens, que foram convidados a "fazer barulho": "E se você encontrar um jovem assim (faz o gesto de sentar), esse jovem é chato, não tem juventude. Eu lhes dou um conselho: vão em frente, façam barulho, tenham sempre a memória do Senhor e a memória com a oração. Nos vemos amanhã!".

"a busca pela verdade deve superar o individualismo e o desejo de poder"



Encontro com os estudantes universitários na Universidade Católica de LovainaEncontro com os estudantes universitários na Universidade Católica de Lovaina  (Vatican Media)

viagem apostólica

Papa aos jovens: a busca pela verdade deve superar o individualismo e o desejo de poder

Durante sua visita à Bélgica, Francisco se reuniu com os estudantes da Universidade Católica de Lovaina, por ocasião dos 600 anos de sua fundação. O Pontífice abordou questões de justiça social, responsabilidade ambiental e o papel das mulheres na Igreja, incentivando os jovens a nutrir a esperança e a trabalhar por um futuro melhor. "Me entristece quando encontro, em qualquer parte do mundo, universidades que servem apenas para preparar os estudantes a ganhar dinheiro ou obter poder", afirmou.

O Papa Francisco encontrou-se neste sábado (28/09) com estudantes da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, como parte de sua visita ao país. O evento, que marca a celebração dos 600 anos da instituição, foi uma oportunidade para o Pontífice dialogar sobre desafios contemporâneos e a importância da esperança e do compromisso com a verdade.

Em seus discurso, o Santo Padre expressou sua preocupação com as várias formas de mal que afligem o mundo, incluindo a guerra e a degradação ambiental, e alertou que esses males muitas vezes contaminam a religião, transformando-a em um instrumento de opressão. “A união dos homens com Deus, que é Amor salvífico, torna-se escravidão”, afirmou, incentivando os estudantes a continuar a trabalhar em prol de um futuro melhor.

Papa profere seu discurso aos jovens estudantes

Três atitudes para a relação entre Cristianismo e Ecologia

Francisco abordou a relação entre Cristianismo e ecologia ao compartilhar a importância de cultivar a gratidão por Deus, que nos confere a criação como um presente divino, e nos convida a sermos "hóspedes e peregrinos" neste mundo. Segundo o Papa, temos a missão de preservar a beleza da Terra, e o compromisso com a natureza deve se sobrepor a interesses econômicos e a indiferença dos poderosos. Além disso, o Pontífice enfatizou a necessidade de fidelidade a Deus e ao próximo, convocando a todos para um desenvolvimento integral que respeite todas as dimensões da vida humana e combata a opressão.

"Desenvolvimento diz respeito a todas as pessoas e a todos os aspectos de sua vida: físico, moral, cultural, sociopolítico; e se opõe a qualquer forma de opressão e exclusão. A Igreja denuncia esses abusos, comprometendo-se, antes de tudo, com a conversão de cada um dos seus membros, de nós mesmos, à justiça e à verdade. Nesse sentido, o desenvolvimento integral nos chama à santidade: é uma vocação para uma vida justa e feliz, para todos."

A importância do papel das mulheres na Igreja

O Papa também refletiu sobre o papel das mulheres na Igreja e na sociedade, destacando sua posição central na história da salvação. Ele rejeitou a ideia de rivalidade entre os gêneros, enfatizando a importância do respeito mútuo e da dignidade compartilhada.

"Não é o consenso nem as ideologias que sancionam o que é característico da mulher, o que é feminino. A dignidade é assegurada por uma lei original, escrita não no papel, mas na carne. A dignidade é um bem inestimável, uma qualidade intrínseca, que nenhuma lei humana pode conceder ou retirar. A partir dessa dignidade, comum e compartilhada, a cultura cristã elabora continuamente, em diferentes contextos, a vocação e a missão do homem e da mulher e o seu mútuo ser um para o outro, em comunhão. Não um contra o outro, com reivindicações opostas, mas um para o outro. Não se esqueçam disso: a Igreja é mulher!"

“A mulher é acolhimento fecundo, cuidado, dedicação vital. Por isso, a mulher é mais importante que o homem, mas é ruim quando a mulher quer agir como o homem. Não, ela é mulher. E isso é importante.”

Francisco saúda a reitora da universidade 

Francisco saúda a reitora da universidade

Reflexões sobre a formação acadêmica

Ao falar sobre a formação acadêmica, o Pontífice incentivou os estudantes a adotarem um estilo de estudo que priorize a comunidade. E lembrou de que o estudo deve servir ao bem comum, afirmando que “não se vive para trabalhar; trabalha-se para viver”:

"Há uma razão que nos move e um objetivo que nos atrai, que devem ser bons, pois deles depende o sentido do estudo e a direção da nossa vida. Às vezes, estudamos com o objetivo de conseguir determinado tipo de trabalho e acabamos vivendo em função dele. Tornamo-nos 'mercadoria'. Não se vive para trabalhar, trabalha-se para viver; é fácil dizer isso, mas colocá-lo em prática com coerência exige dedicação."

A busca pela verdade

Ao concluir, o Papa Francisco destacou que a busca pela verdade é fundamental em qualquer formação, e encorajou os jovens a serem buscadores e testemunhas da verdade, ressaltando que “é isso que nos torna livres” e que o estudo deve ser um caminho para encontrá-la.

"Eu confesso a vocês que me entristece quando encontro, em qualquer parte do mundo, universidades que servem apenas para preparar os estudantes a ganhar dinheiro ou obter poder. Isso é demasiado individualista, sem comunidade. A alma mater é a comunidade universitária, a universidade, o que nos ajuda a construir sociedade, a criar fraternidade. O estudo não serve sem buscar a verdade juntos, não serve, mas domina. Ao invés, a verdade nos torna livres."

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-09/papa-belgica-encontro-jovens-universitarios-28-09-24.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT

A palavra de Deus está ao alcance em Jesus Cristo

  A palavra de Deus está ao alcance em Jesus Cristo


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o dia da Bíblia. Ela contém a Palavra de Deus que nos ensina e orienta para termos vida nova sempre. A palavra de Deus pode ser proclamada para quem Deus quer e ela não tem propriedade exclusiva de ninguém. Estamos celebrando o 26º Domingo do Tempo comum.

Faltam oito domingos para terminar o ano litúrgico de 2024.

No livro dos Números nos mostra que a Palavra de Deus não é exclusividade de ninguém. Moisés já idoso sente-se incapaz de dirigir o Povo de Deus. Assim Moisés diz: "Sozinho não posso mais carregar esse povo". Deus não deixa sem alguém, para dizer a sua Palavra. Então foi escolhido 70 homens para continuar com Moisés. Eles são aptos depois do derramar do Espírito sobre eles.

Mas dois não estavam com eles, mas começaram a profetizar, porém alguém, Josué do grupo manda-os calar, mas Moisés diz: "Oxalá todos recebessem o Espírito e profetizassem!" . Moisés não sente ciúme e fica feliz por ter alguém para ajudá-lo na missão de falar ao Povo. (cf. Nm 11,25-29)

Interessante essa atitude de Moisés, ele não quer ser ele o único a falar com o povo e e permite que outros o ajude. Infelizmente muitos querem ser donos da Palavra e não permite a partilha e nem ficar compartilhando a missão. A palavra de Deus deve ser dirigida a todos  e devemos pedir sempre a Deus que venha muitos pregadores ungidos por Deus.

Pelo batismo somos todos capacitados para ser missionário da Palavra de Deus e que ela seja difundida e nunca engaiolada por grupos que se acham ter o monopólio dela. Pelo batismo somos sacerdotes, profetas e reis segundo a vontade de Deus.

Na carta a Tiago temos a denúncia dele sobre acúmulos de riquezas de alguns à custa da miséria de muitos. Isso é terrível muitos passam fome e são explorado por salários indignos, com moradias insalubres e em lugares sem nenhuma condições de saúde, transporte, educação e saúde. (cf. Tg 5,1-6)

O evangelista narra a experiência dos apóstolos na missão e não consegue expulsar o espirito mundo de uma pessoa, mas alguém que não era do grupo consegue. Os discípulos ficam aborrecidos e contam  isso a Jesus, mas Jesus rejeita essa posição deles falando:  "Não lhe proíbam... Quem não está contra, está a nosso favor". (cf. Mc 9,38-43.47-48)

Com essa afirmação de Jesus podemos dizer que a palavra de Deus não é monopólio de Igrejas, de religião ou de qualquer meio de difusão. O nome de Jesus não tem registro de patente, mas em nome dele podemos agir de acordo com a vontade de Deus.

O Papa Francisco nos orienta que "devemos ser amigos de Jesus, não donos". Outras denominações falam de Jesus e isso nos diz que eles são parceiros na missão do Reino de Deus.

Não podemos ser fanáticos achando que somos donos da verdade de Deus e não deixando que outros participem da missão da Palavra de Deus a todos.

Que esta liturgia nos ajude a valorizar a Palavra de Deus e ser amigo de Jesus na difusão do Evangelho da vida sem proibir ninguém desta missão.

Jose B. Schumann Cunha

Missionarius Verbi Dei

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Quem é maior no Reino de Deus?

Quem é maior no Reino de Deus?



Queridos irmãos e irmãs neste domingo que passou foi o 25º Domingo do Tempo Comum. A temática dele foi quem é o maior no Reino de Deus. Aqui existe a diferença para quem fixa só no mundo procura de toda forma prestigio, fama e poder. Devido a isso há muitos conflitos, guerras e tiranias, também trapaça e ódio, tornando se cada um por sim.

Agora se estivermos com Deus vamos ver que a sabedoria de Deus é diferente a do mundo.

No livro da Sabedoria nos mostra que o ímpio não gosta dos justas, e de toda forma procura detê-lo e matá-lo. E sempre para desonra-lo, matam com uma morte vergonhosa. Aqui entendemos como foi a morte do Messias, o enviado de Deus.

No primeiro século antes de Cristo vemos um fato para nós pensarmos como que o justo e renegado pelos pagãos e pelos que não praticam o judaísmo. Aqui surge um discussão e critica. Hoje acontece isto também, o que defendem a vida, a justiça aos pobres e sem vez sãos hostilizados pelos poderosos que estão esbanjando a economia dos que trabalham e ganham mal. (cf. Sb 2,12.17-20)

No evangelho de Marcos temos o anuncio da Paixão de Cristo e ainda vamos refletir o que Jesus dá aos seus discípulos uma grande lição de serviço e humildade. Como devemos servir a Cristo? Se somos coerente com a fé em Deus, então servir a Cristo é servir aos pobres e pequenos deste mundo.

Jesus sempre falou as claras do modo que ia morrer, mas os discípulos tinham medo de pergunta a Ele. Deus não é usurpador e nem quer ser um poderoso que tem todo mundo nas suas mãos. Os discípulos pelo caminho discutiam que seria o maior no Reino de Deus entre eles. Mas Jesus sonda os corações e pergunta o que vocês estavam discutindo pelo caminho. Sem resposta Jesus fala quem quer ser maior seja pequeno e serve aos que mais precisam.

 O serviço aos sofredores, seja o último nesta terra que será o primeiro no céu. A Igreja é serva e ela tem que demostrar que vem para servir aos necessitado e não podem acomodar em palácios e ostentação quando muitos estão sofrendo. A palavra de deus deve ser alimento de esperança e não pesos aos fracos e excluídos deste mundo

(cf. Mc 9,30-37)

A comunidade cristã não é lugar para mostrar autoridade e poder, mas ser servo um dos outros. Hoje percebemos que a Igreja está falando sozinha devido ao distanciamento dela com os mais sofridos e ainda não quer se comprometer com os excluído deste mundo. Devemos ser a Igreja de saída como que o nosso Papa Francisco nos orienta. A igreja é pão repartido e solidaria.

Jesus nos dá o modelo de serviço como ele mesmo diz: "Pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a, disse: Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo..."Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo...".

Que esta liturgia nos ensina a sermos mais solidários, menos gananciosos e viver a comunidade de amor que vê no irmão e na irmã que sofre o Cristo que estende a mão pelo Socorro. Basta de competições, divisões e separações.

Jose B. Schumann Teólogo, Filosofo e engenheiro civil

Tudo por Jesus nada sema Maria! Servus Christi semper!


sábado, 21 de setembro de 2024

Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta segunda-feira (17), os valores que cada partido vai receber do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), seguindo o prazo fixado pelo calendário eleitoral. Ao todo, 29 partidos receberão R$ 4.961.519.777,00, valor estabelecido pelo Congresso Nacional para gastos com a corrida eleitoral deste ano. Os critérios da divisão também foram fixados em lei pelo parlamento (Lei nº 9.504/1997, artigo 16-D). 

Para receber os recursos, cada partido precisa definir critérios de distribuição às candidatas e aos candidatos, de acordo com a lei, respeitando, por exemplo, a cota por gênero e raça. O plano deve ser homologado pelo TSE. 

O papel do TSE é dar racionalidade e transparência aos critérios de distribuição (Lei nº 9.504/1997, artigo 16-C) definidos pelos congressistas. Ao final do pleito, os partidos deverão apresentar a prestação de contas detalhada, que será examinada e votada pelo plenário do Tribunal. 

Veja a tabela de distribuição:




domingo, 15 de setembro de 2024

Papa no Angelus: o verdadeiro encontro com Jesus transforma a vida

Papa no Angelus: o verdadeiro encontro com Jesus transforma a vida



Conhecer Jesus e se relacionar com Ele, deixando-se tocar e incomodar pelo Evangelho: este é o cerne da reflexão de Francisco, que, no Angelus deste domingo, 15 de setembro, exorta os fiéis a se converterem, abandonando a mentalidade do mundo: "Tudo muda se você realmente conheceu Jesus!"

Neste domingo (15/09), durante a alocução que precede a oração mariana do Angelus na Praça São Pedro, o Papa Francisco refletiu sobre o Evangelho de São Marcos e sublinhou a importância de uma verdadeira relação pessoal com Jesus, que vai além do simples conhecimento teórico.

Diante da pergunta de Jesus aos discípulos, presente na liturgia de hoje: "E vós, quem dizeis que eu sou?" (Mc 8,29), o Pontífice destacou que Pedro respondeu corretamente, afirmando que Jesus é o Cristo. No entanto, logo em seguida, ao ouvir sobre o sofrimento e a morte do Senhor, Pedro se opôs, demonstrando que sua compreensão ainda era limitada pela visão humana e mundana.

Conhecer Jesus verdadeiramente 

Segundo Francisco, conhecer Jesus não se resume a ter informações teóricas sobre Ele, recitar orações ou saber responder corretamente a perguntas de catecismo:

"Na realidade, para conhecer o Senhor, não basta saber algo sobre Ele, é preciso segui-Lo, deixar-se tocar e mudar pelo Seu Evangelho. Trata-se de ter com Ele uma relação, um encontro que transforma a vida."

O Pontífice então reforçou que essa transformação autêntica leva a mudanças profundas: "Eu posso conhecer muitas coisas sobre Jesus, mas se não O encontrei, ainda não sei quem é Jesus. É necessário esse encontro que muda a vida: muda o modo de ser, muda o modo de pensar, muda as relações que você tem com os irmãos, a disposição para acolher e perdoar, muda as escolhas que você faz na vida. Tudo muda se você realmente conheceu Jesus! Tudo muda."

Deixar-se "incomodar" pelo Evangelho

Referindo-se às palavras de Dietrich Bonhoeffer, pastor luterano que se opôs ao nazismo, quando afirmou "O problema que nunca me deixa tranquilo é o de saber o que o cristianismo realmente é para nós hoje, ou mesmo quem é Cristo", o Santo Padre alertou contra o perigo de uma fé que se mantém estática e longe de Deus, pois "infelizmente, muitos já não se fazem mais essa pergunta e permanecem tranquilos, adormecidos, mesmo longe de Deus". E, em seguida, fez um convite aos fiéis a se questionarem:

"Eu me deixo incomodar? Eu me questiono sobre quem é Jesus para mim e qual é o lugar que Ele ocupa na minha vida? Que nossa mãe Maria, que conhecia bem Jesus, nos ajude com essa pergunta", concluiu o Papa Francisco.

Você tem a sua Cruz, carregue com amor

  Você tem a sua Cruz, carregue com amor



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 24º Domingo do Tempo Comum. Vamos entender melhor sobre a cruz. A Bíblia é o livro da vida. Devemos ler e entender melhor o que a Palavra de Deus nos quer dizer. Infelizmente muitos pregadores fazem uma releitura equivocada, misturando a Palavra de Deus com as ideologias plurais deste mundo.

Deus é libertador e nunca será manipulador e nem colocará em nós medo, pois Ele quer que nós sigamos por amor que Ele já demonstrou na História da Salvação da humanidade.

A liturgia nos coloca na escolha que Cristo fez. E ainda Ele aponta para nós o caminho ideal do caminho. Não é o caminho das flores e nem das facilidades.

No livro do Isaías nos fala do Servo de Javé, mas o povo de Israel acredita que o Messias viria vitorioso e cheio de poder. Um Homem que resolveria todos os seus problemas. Infelizmente até hoje queremos representantes poderosos que possam dar tudo para a nossa vida e nem se importando em fazer algo bom e também contribuir para que o bem comum seja de todos.

Mas o servo de Javé é um homem simples, um ser da paz que vai cumprir a missão de Deus Pai. Ele vive simples, faz o bem maior de dignificar a pessoa na sua capacidade de ser e por isso enfrenta a perseguição, a tortura e e a morte. Ele confia na justiça do Senhor, mesmo naquela situação horrível que passava, ele confia na vitória. (cf. Is 50,5-9)

No evangelho de Marcos nos mostra Jesus falando da sua Paixão. Os judeus e até os apóstolos tinham uma ideia que Jesus seria um triunfador com poder para tirá-los das mãos dos romanos.

Mas Jesus ensina qual o caminho que todos deveriam trilhar. Jesus é quem? Para o povo Jesus deveria ser um profeta enviado por Deus para libertá-Los das mãos dos tiranos romanos. Mas para o grupo dos apóstolos que tem o porta voz Pedro que diz que Jesus é o verdadeiro messias que vem pela parte de Deus libertar o homem das amarras do mal e do Pecado. (cf. Mc 8,27-35)

Jesus dá o rumo que todos devem seguir, pegar a sua Cruz e segui-Lo. Fazer renúncias das coisas que escravizam e nem deixam o homem ser livre. Os vícios e o pecado não podem fazer parte da vida da pessoa. Hoje constatamos uma alienação grande de muitas pessoas como a mídia, com o celular, vivendo o egoísmo, o individualismo, a insensibilidade e a opulência sem importar com o meio ambiente, com os pobres e com os sem vez e voz. Tratam eles como invisíveis.

Jesus não é revolucionário e nem um político populista, mas um Deus conosco que nos ajudam a sermos pessoas libertadas e ainda nos sermos pessoas que tem o poder também de melhorar a nossa vida com a sua graça libertadora.

Na carta de Tiago nos fala que para seguir Jesus é preciso com gestos concretos de amor, de partilha, de serviço e de solidariedade. Será que estamos fazendo isso? Será que achamos de ir só à missa e estar com as autoridades deste mundo já é o suficiente para seguirmos Jesus? É bom pensar, pois o mundo está mau porque algumas pessoas se omitem na construção da justiça e do bem que Jesus mostrou e demonstrou com a sua vida. (cf Tg 2.14-18)

Que esta liturgia nos ajude a entender e pôr em prática o que Jesus mostrou com gestos concretos para que possamos tomar a nossa cruz com amor e fazer a diferença neste mundo. Ser um bálsamo que regenera todas as pessoas para Deus.

Jose B. Schumann Servus Christi Semper!

domingo, 1 de setembro de 2024

Paz na Terra Santa, respeito pelo Status Quo de Jerusalém e libertação dos reféns, pede o Papa

Paz na Terra Santa, respeito pelo Status Quo de Jerusalém e libertação dos reféns, pede o Papa


Francisco, nas suas saudações depois do Angelus, volta a invocar a paz para o Médio Oriente. O seu apelo para que as negociações por um cessar-fogo em Gaza não parem e Jerusalém se torne um ponto de encontro entre as religiões.

Faço apelo para que não parem as negociações, haja um imediato cessar-fogo, sejam libertados os reféns e socorrida a população em Gaza, onde estão se difundindo muitas doenças, incluindo a poliomielite.

Após rezar oração mariana do Angelus, o pensamento do Papa Francisco volta-se novamente às populações sofredoras da Terra Santa e para o conflito israelense-palestino, que há quase 11 meses ensangrenta o Médio Oriente.

Apelo pelos Lugares Santos

 O Pontífice pede também o compromisso de todos para evitar a propagação do conflito “a outras cidades palestinas” e que seja respeitado o Status Quo dos Lugares Santos. E lança um novo e premente apelo:

Que haja paz na Terra Santa, que haja paz em Jerusalém! Que a Cidade Santa seja um ponto de encontro onde cristãos, judeus e muçulmanos se sintam respeitados e acolhidos, e ninguém questione o Status Quo nos seus respectivos Lugares Santos.

Tem início vacinação em Gaza

 Precisamente neste domingo, 1° de setembro, teve início na Faixa de Gaza a campanha de vacinação contra a poliomielite promovida pelo Unicef, com o objetivo de proteger mais de 600 mil crianças palestinas.

Neste meio tempo, foram relatados novos combates. Segundo as autoridades locais controladas pelo Hamas, as vítimas palestinas desde o início da ação isralense chegaram a 40.738.

A tensão também está aumentando na Cisjordânia, onde na manhã deste domingo três agentes da polícia israelense foram mortos em Tarqumiyah, uma cidade não muito distante de Hebron, em um ataque contra um posto de controle.

fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-09/papa-francisco-angelus-jerusalem-gaza-palestina-israel-paz.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT

A Lei de Deus, o seu seguimento nos leva a Deus

  A Lei de Deus, o seu seguimento nos leva a Deus



Prezados irmãos e irmãs, estamos celebrando o 22º Domingo do tempo comum. Este mês é dedicado à Bíblia. Um livro importante para termos no nosso coração. E a lei é uma ajuda para que tenhamos vida plena.

No livro do Deuteronômio, Moisés deixa o testamento espiritual para o Povo novo de Deus, uma Lei de Deus para todos. A observância da lei que só o Povo de Deus e era desconhecido dos outros povos. Ela ajuda a viver a aliança com Deus. Se soubermos observar e isso vai ajudar muito a sermos fiel a Deus que é um Libertador.

Deus sempre foi e é fiel e agiu para salvar o povo. Os mandamentos são uma forma de nós sermos próximo de Deus na sua obediência. Os dez mandamentos são suficientes, mas com o tempo tinha mais de 600 itens a serem observados. Isso é um fardo. (cf Dt 4,1-2.6-8)

São Tiago pede para nós não ser apenas leitores e escultores da Palavra mas cumpridores dela. Ser fiel não é apenas viver piedosamente e cumpridores de ritos, mas ser um porta voz dela na ação da vida. Devemos cuidar dos que mais precisam. Essa é a verdadeira religião. Muitos estão passando falta de moradia, aclimatação e educação com saneamento básico digno. (cf. Tg 1,17-18.21-22.27)

O Evangelista Marcos nos mostra Jesus criticando os judeus fariseus dizendo: "Hipócritas... Abandonais o Mandamento de Deus, apegando-vos à tradição dos homens". Eles tramavam contra Jesus, mas eram profundamente cumpridores da lei. Os apóstolos de Jesus não faziam o rito antes de comer e por isso criticavam-os.

As práticas externas e internas não são suficientes para dizer que a pessoa é boa, mas deve brotar da boa intenção do coração.

Na comunidade cristã deve ter a compaixão, a partilha, o amor, a ajuda mútua e a fraternidade. E a Lei é um meio, mas não o fim último para chegar ao céu. A caridade nos faz próximo de Deus. (cf. Mc 7,1-8.14-15.21-23)

Como devemos agir? E a nossa fé é medida como?

Que esta lei de Deus esteja na nossa frente e gravada no coração e que sejamos nova criatura que é amada por Deus.

Que esta liturgia nos ajude a valorizar a lei de Deus, amar a Igreja e ter a Bíblia sempre ao nosso lado, lendo, refletindo e colocando em prática as suas mensagens que são de vida em abundância.

Jose B. Schumann missionarius Christi semper.