ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 8 de fevereiro de 2026

Devemos ser como "Sal e Luz"

Devemos ser como "Sal e Luz"


Querido irmão e irmã em Cristo, estamos celebrando o quinto domingo do tempo comum. É tempo de refletirmos como deve ser a nossa atuação no mundo. O reino de Deus é para todos e nós somos convidados por Jesus para fazer parte dele. Mas temos que ter compromisso com o Reino.

O sermão da montanha deu o norte para isso. Então Jesus nos fala que devemos ser sal e luz no mundo.

O sal na medida certa dá o sabor e a luz não sendo ela não ofusca o caminho mas o ilumina para não sairmos da rota.

Quais as condições para sermos luz no mundo? A primeira leitura nos dá a dica. Na Igreja não basta sermos cumpridores dos ritos e mandamentos que são estéreis e sem frutos muitas vezes e nos entrega no vazio existencial.

Então, o homem que quer ser leal a Deus deve ter atitudes concretas que dá testemunho de aliança com Deus no amor que se faz ato no meio do povo de Deus. É o amor de Deus que é o sinal mais visível nas

nossas ações na comunidade, na família e no mundo. Assim está no livro do Profetas Isaías (Is 58,7-10).

Na primeira carta aos coríntios (1Cor 2,1-5) nos faça que a luz que queremos ser deve ser envolvida na esperança da salvação e esta não está nos esquemas que a humanidade determina para todos mas a luz deve estar na sabedoria que buscamos e que se identifica com Cristo. Isso é coerência de vida que nos faz sermos irmãos de todos na luz de Cristo que nos aquece para a vida em ação no mundo.

O evangelista Mateus no seu evangelho (Mt 5,13-16) nos mostra que é o próprio Jesus que nos orienta e nos pede a sermos sal e luz no mundo. O sal é importante na culinária, pois ela dá sabor à comida. E ainda o faz conservar em bom estado. O cristão que segue Jesus deve fazer o mesmo na comunidade. Sua vida deve dar o sabor certo ao mundo.

Assim, a religião tem que ser algo apetitoso e que faz todos se  sentirem participantes nela. Hoje as pessoas não querem mais frequentar igreja porque não há algo que os motive. Fala de tudo mas não a fala de Cristo presente.

Os assuntos se misturam nas ideologias filosóficas ou políticas que distanciam as pessoas do verdadeiro Deus que é presente no mundo. Essa verdade que Jesus nos fala se reforça nas suas palavras que diz:

“vos sois a luz do muno”. Luz é iluminação, vida, sinal e modo de não sairmos da rota que Deus nos propôs para a nossa vida e para os outros. Se como luz iluminamos a todos para irmos no caminho correto de vida. A luz não sendo muito faz com que nos enxergamos bem e assim não tropeçamos no mal e nem no pecado.

A luz na criação, a coluna de fogo que iluminou o caminho do Povo no êxodo, Isaías fala da luz das nações que vai iluminar todos os povo e este é servo de Deus. Por fim Jesus nos fala que Ele é: "Eu sou a Luz do Mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida". Por que não seguir Jesus hoje?

Que esta liturgia nos ajude a sermos luz e sal no mundo. E que as comunidade busque essa verdade e não seja parte do mundo, trazendo injustiça, ostentação e  sem compromisso de liberdade e vida para todos, que Jesus seja nossa identidade de vida na comunidade, na família e no mundo

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

Servus Christi semper!

Jose B. schumann