por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com
Depois de celebrarmos a Festa de Conversão de Paulo, a liturgia nos apresenta a festa de dois discípulos e colaboradores de Paulo ao longo de sua missão: Timóteo, de família judaica, e Tito, que era grego. Eles são sinais do amor de Deus com a humanidade. Deus sempre suscita missionários para fazer crescer o Reino de Deus no mundo.
O Evangelista Lucas narra que Jesus envia 72 discípulos em missão como preparadores da chegada de Jesus às cidades e aos povoados. Foram enviados de dois a dois. E Jesus diz que os enviava “como cordeiros no meio de lobos”. Pois sabia que a missão seria difícil e perigosa. Eles vão às casas e não para as sinagogas, formando as igrejas domésticas, comunitárias (são as sementes do Reino). E tinham como missão curar os doentes e anunciar que o Reino de Deus estava próximo deles (Cf. Lc 10, 1-9). É a missão de todos os batizados e também de todos os que são investidos de mandatos, como padres, bispos, religiosos e religiosas.
Jesus alerta que “a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10, 2). Por isso, Ele nos exorta a pedir ao dono da messe que mande operários. E os instrui dizendo de não levarem bolsa, sacola, sandálias, nem cumprimentar ninguém pelo caminho (Cf. Lc 10, 4). Isto nos mostra as recomendações para que a missão seja proveitosa. A missão de levar a Boa Nova de Cristo deve estar alicerçada na Fé que encoraja e dissipa o medo entre nós.
O missionário é o enviado na Paz que vem do Nosso Senhor e Ele nos ensina a dizer: “A paz esteja nesta casa!”. Este era o sinal dos discípulos de Jesus e também o nosso. Nestas casas, a paz é acolhida e se faz presente. A partilha acontece naturalmente. Somos alimentados e saciados pela bondade daqueles que nos acolhem (Cf. Lc 10, 5-7). Não precisamos ter medo da missão de evangelizar, mas sempre pedir mais servidores para o Reino.
Que Deus possa ouvir o clamor do seu povo, pedindo mais padres, religiosos e leigos consagrados e engajados, homens e mulheres que se dispõem a levar esperança aos que estão marginalizados, oprimidos e empobrecidos na nossa sociedade. Não deixemos que o consumismo, o egoísmo, a ganância e o desejo de ter mais atrapalhem que a boa notícia de salvação e libertação seja propagada. Desse modo, Jesus faz morada no nosso coração e a nossa vida se enche da alegria de Deus.
O missionário deve ser sinal da presença deste Deus amoroso e bondoso no meio do mundo. A humildade, a fé e a esperança de nos lançar para o anúncio de que o Reino de Deus está no nosso meio deve ser inerente a todo missionário. A voz profética dos missionários anuncia que o Deus da vida caminha com o seu povo. Ele constrói uma nova realidade onde reina a cooperação das pessoas, a mutirão de boas ações e a fraternidade que irradia uma luz de vida nova, sem violência, sem prostituição e sem vícios.
Que haja o pão partilhado, que o trabalho seja comunitário e a justiça seja realizada plenamente na vida de cada pessoa. E, desse modo, a solidariedade se torna uma via que traz vida em abundância para todos. Assim podemos ver o Reino de Deus resplandecer entre todos nós.
Et dicebat illis: Messis quidem multa, operarii autem pauci; rogate ergo Dominum messis, ut mittat operarios in messem suam. (Lc 10, 2)
Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.
ALVORADA
O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)
Frase
"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)
Fatos
Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...
Nenhum comentário:
Postar um comentário