rickenfermeiromoc@yahoo.com.br
Uma das grandes preocupações no atendimento de urgência e emergência é oferecer um atendimento de qualidade e com a máxima rapidez possível, sobretudo nos casos em que uma intervenção demorada pode levar o paciente enfermo a complicações graves ou até mesmo à morte. Para que haja uma ação terapêutica rápida, o corpo clínico que assiste ao cliente necessita confiar nas manifestações clínicas apresentadas pelo cliente.
Entretanto, ter à disposição a possibilidade da realização de exames laboratoriais com resultados rápidos e confiáveis proporciona ao médico uma condição mais precisa para uma ação terapêutica eficiente. Baseado nessas condições, o Hospital Alpheu Gonçalves de Quadros, dando prosseguimento ao programa de qualidade proposto pelo seu diretor, Rodrigo Passos Fonseca, lança mão de mais uma conquista, juntamente com seus coordenadores técnicos, Saulo Aquino e Ricardo Soares, ambos coordenadores de Enfermagem, e Luiz Cláudio, coordenador de laboratório daquela unidade, ao criar uma nova sistemática de coleta e processamento de exames laboratoriais que oferecem resultados a cada três horas.
Ou seja, o prazo para receber os resultados dos exames realizados na ala do Pronto Atendimento, que já tinha sido uma conquista anterior, pelo próprio Rodrigo Passos Fonseca, que girava em torno de oito a 12 horas, diminuiu agora para no máximo três horas. O tempo menor proporciona maior dinamicidade e intervenção eficaz nos casos atendidos nesta unidade de saúde, oferecendo ao paciente do Hospital Alpheu de Quadros maior qualidade e eficiência no atendimento.
Segundo o setor de faturamento do Alpheu de Quadros, de janeiro a abril deste ano, só na ala do Pronto Atendimento, foram feitos em torno de 23 mil consultas e, em todo o Hospital, no mesmo período, passaram de 56 mil atendimentos, o que mostra a importância da unidade para a população de Montes Claros e de cidades no Norte de Minas Gerais, que dependem do atendimento de especialidades ali pactuadas.
Ao estabelecer esta nova sistemática na coleta de exames no Pronto Atendimento, a direção do Hospital Alpheu Gonçalves de Quadros cumpre passo-a-passo as metas preestabelecidas no Programa de Ferramentas de Qualidade, aprovadas no fim do ano passado na instituição.