por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com
A Eucaristia nos alimenta e nos une como irmãos e irmãs. O Corpo de Cristo nos dá força para lutar contra todas as injustiças, contra a cultura da morte e contra a imoralidade que atinge a humanidade. Jesus nos apresenta o Pai Misericordioso atento da nossa fragilidade humana e nos assiste com a sua graça. “Cristo foi sacerdote verdadeiro e eficaz porque era repleto da força do Espírito Santo” e de toda a plenitude do amor de Deus. Foi o que disse o Papa na quinta-feira (03), Solenidade de Corpus Christi, na Basílica de São João de Latrão. “Esta é a força divina”, acrescentou, “que transforma a extrema violência e a extrema injustiça em ato supremo de amor e de justiça”. (H2Onews - Newsletter 04/06/2010).
Por isso, acrescentou Bento XVI, o Filho assumiu a nossa humanidade e por nós se deixou “educar” em meio ao sofrimento. A paixão foi, para Jesus, como uma consagração sacerdotal, e Cristo, concluiu o Papa, tomou distância “de uma concepção ritual da religião, criticando quem dava mais valor aos preceitos humanos ligados à pureza ritual do que à observância dos mandamentos de Deus, ou seja, ao amor por Deus e pelo próximo” (H2Onews - Newsletter 04/06/2010). “O sacerdócio de Cristo comporta o sofrimento. Jesus realmente sofreu e o fez por nós. Ele era o Filho e não necessitava aprender a obediência a Deus, mas nós sim precisávamos e sempre precisamos” (notícia tirada de H2Onews - Newsletter 04/06/2010).
Com a vinda de Jesus, a humanidade descobre a via do amor que transforma toda a realidade de não vida para a realidade de vida plena para todos. Ele vem pelo bom uso da nossa liberdade que permite a cada um de nós doar-se plenamente aos outros. A Paixão e a Morte de Jesus nos interpelam para o sofrimento redentor que dá e resgata vidas. É a prova do maior amor que a humanidade experimentou. Quando abraçamos a causa de Cristo, tornamo-nos verdadeiramente cristãos e fazemos a diferença no mundo. Assim o mundo fica melhor e as nossas relações ficam humanitárias, fraternas e cheias de amor solidário.
Deus caritas est!
Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.
Texto pensado, produzido e escrito em 05 de junho de 2010
ACESSE
www.h2onews.org
ALVORADA
O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)
Frase
"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)
Fatos
Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...
Nenhum comentário:
Postar um comentário