Chile: uma igreja da capital é atacada por um grupo de homens mascarados
Os assaltantes destruíram vários objetos, além de roubar artigos religiosos, incluindo um grande crucifixo
10 JUNHO 2016REDACAONOTÍCIAS DO MUNDO

Ataque Iglesia Gratitud Nacional - Conferencia Episcopal De Chile
Um grupo de homens mascarados atacou uma Igreja de Santiago, no meio de uma manifestação estudantil. Este é um dos episódios mais violentos do protesto nesta quinta-feira, que reuniu cerca de 150.000 pessoas, segundo os organizadores.
O templo saqueado foi a Igreja da Gratidão Nacional, localizada na Alameda, a principal avenida da capital chilena. Os assaltantes invadiram a igreja e destruíram vários objetos, além de roubar artigos religiosos, incluindo um grande crucifixo, destruído depois na rua.
O Vigário da área central da arquidiocese de Santiago, Marek Burzawa, anunciou que solicitou uma reunião de emergência com o prefeito Claudio Orrego: “Não é a primeira vez que atacam uma igreja no centro de Santiago. A violência não leva a nada, dói muito que ataquem os símbolos da nossa fé, os símbolos da nossa crença”. Também garantiu que “como Igreja estamos de acordo com as manifestações pacíficas, mas a violência não é o caminho adequado”, indica uma nota publicada pela Conferência Episcopal.
O padre Galvarino Jofré, diretor de Salesianos Alameda, destacou a pouca proteção da igreja contra esses eventos: “Nós esperamos que haja uma melhor proteção e tomara que estas manifestações não tenham o mesmo ponto de chegada. Estamos estudando ações legais”.
Horas depois do ataque, o ministro do Interior, Mario Fernandez, chegou à igreja para supervisionar a destruição e expressar sua solidariedade. Disse que “aqui tomaram as medidas, a Administração vai apresentar uma queixa, porque estes são sinais muito preocupantes e que o governo não vai fugir”.
Por sua parte, o arcebispo Fernando Ramos, bispo auxiliar de Santiago, agradeceu o gesto da visita da autoridade e salientou que a “convivência democrática se baseia no respeito mútuo. Nossas igrejas estão abertas, são locais de culto para vir a louvar a Deus e não queremos fechar-nos, para que aqueles que querem com a violência atemorizar os chilenos, tenham um êxito que não merecem”.
Os salesianos realizarão, como ato de desagravo à profanação do templo da Gratidão Nacional, uma eucaristia presidida pelo presidente da Conferência Episcopal, arcebispo de Santiago, o cardeal Ricardo Ezzati, no sábado, 11 de Junho, às 18hs, no mesmo templo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário