A Igreja nasce na força do Espírito Santo
Neste domingo celebramos o Pentecoste, aqui encerra o período Pascal. A vinda do Espírito Santo no Pentecostes inicia a missão da Igreja no mundo com força, coragem e testemunho. A Igreja nasce para a missão evangelizadora de Cristo, continuando assim a missão da Igreja. Quem crer no Cristo e for batizado será salvo.
A liturgia Bíblica vai relatar esse grande evento. No livro dos Atos dos Apóstolos narra de forma solene o ocorrido em Jerusalém, na festa de Pentecostes dos judeus. Isso ocorre 50 dias após a Páscoa do Senhor.
Sabemos que desde a vida pública de Cristo foi movido pela ação do Espirito Santo de Deus.
Hoje o Espírito Santo está na ação da Igreja. Ele age em todas as línguas, raças e povos, fazendo uma só comunidade no Deus vivo. O batismo vai ser a porta de entrada na Igreja.
Agora a nova Lei se inaugura, isto é, a de Cristo no lugar de Moisés. O que aconteceu no Sinai se repete no cenáculo na vinda do Espírito Santo. Devemos pedir sempre o Espírito Santo.
Somos remidos em Cristo numa comunidade de amor que devemos fazer parte, assumido a missão de Cristo sem temor.(cf. At 2,1-11)
Na primeira carta de Paulo aos Coríntios narra a ação do Espírito Santo na comunidade. Não se pode ter o Espírito Santo numa vida isolada e sem compromisso com a Igreja e nem com a comunidade cristã. O que nos chama atenção é a diversidade de dons e ministérios exercido, tudo para o bem comum de todos. (cf. 1 Cor 12,3b-7.12-13)
O evangelista João nos mostra a recepção do Espírito Santo na Galileia , onde tudo começou. Isso ocorre no anoitecer do Dia da Páscoa. Jesus vai ao encontro dos apóstolos e dá a sua paz e ainda lhes dá a plenitude do Espírito Santo. Eles estavam com medo devido aos últimos acontecimentos ocorridos em Jerusalém.
A morte de Jesus e a violência do poder davam medo a eles. Jesus se põe ao centro deles, isso quer dizer para nós que Cristo é o centro da Igreja e é Ele que vai dar a segurança a todos. A razão da comunidade se faz na Palavra de Cristo vivo e na sua presença real na Eucaristia que celebramos.
O gesto de soprar sobre os discípulos vai indicar que a nova criatura renasce na força do Espírito Santo.
Jesus explicita a missão dos apóstolos quando Ele mesmo diz a eles: "Como o Pai me enviou... eu também vos envio... ``. Isso dá alegria para eles e para nós de pertença ao Reino de Deus em Cristo. O batismo e a crisma nos dão os dons do Espírito Santo que nos faz missionários de Cristo no mundo. Não podemos ter medo dos poderosos e do mal, pois a trindade nos impulsiona e nos dá força sempre. (cf. Jo 20,19-23)
Que esta liturgia nos ajude a termos coragem e também poderemos dar testemunho de Cristo em todos os cantos do mundo.
Assim a Igreja se torna visível e demonstra a verdadeira face da bondade e da misericórdia de Deus. Que possamos criar as condições necessárias para que todos façam parte da comunidade do ressuscitado na força do Espírito Santo. Amém
Tudo por Jesus nada sem Maria!
Servus Christi Semper!!!
Jose B. Schumann Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário