A Família é querida por Deus
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 27º Domingo do Tempo Comum, faltam 7 domingos para terminar o ano litúrgico de 2024. Este mês é dedicado as Missões. Devemos ser missionário, uma vocação adquirida pelo Batismo. Que haja ambiente nas comunidades cristãs para as missões, pois o evangelho de Cristo não pode ser esquecido e nem de ser proclamado a todas as pessoas.
Nosso tempo é marcado por inversão de valores que são constatado na vida de relação das famílias. São todos ignorados e esquecidos.
Assim fala um documento da Igreja “famíliares consortio” que diz o seguinte: “A FAMÍLIA nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Muitas famílias vivem esta situação na fidelidade àqueles valores que constituem o fundamento do instituto familiar. Outras tornaram-se incertas e perdidas frente a seus deveres, ou ainda mais, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, por fim, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamentais.” (Familiares consortio, 1).
O mais importante é saber a importância da família e seu serviço a vida e por isso deve buscar na Igreja que pode ajudar nesse proposito. Isso já foi salientado na familiares consortio que assim nos relata: “Dirige-se particularmente aos jovens, que estão para encetar o seu caminho para o matrimónio e para a família, abrindo-lhes novos horizontes, ajudando-os a descobrir a beleza e a grandeza da vocação ao amor e ao serviço da vida.”(familiares consortio,1)
No livro do Genesis nos exorta para o sentido da criação do homem e da mulher que tem a finalidade de se completarem, para se ajudarem, para se amarem e para se produzirem muitos frutos. Aqui temo que entender que a origem está em Deus. Adão foi criado mas vivia em solidarão por sentir só assim Deus cria a mulher tirando da própria costela que significa que ela faz parte da vida humana. Ela está em comunhão com ele em Deus. Assim homem e mulher tem a mesma dignidade e como forma uma só carne e vida, então os dois se fazem um. (cf. Gn 2,18-24)
Portanto, devemos destacar o familiares consortio que nos orienta: “Queridos por Deus com a própria criação(3), o matrimónio e a família estão interiormente ordenados a complementarem-se em Cristo(4) e têm necessidade da sua graça para serem curados das feridas do pecado(5) e conduzidos ao seu «princípio»(6), isto é, ao conhecimento pleno e à realização integral do desígnio de Deus.” (familiares consortio,3)
Como que Deus demostra o seu amor a humanidade que estava descaída no pecado. Assim deus envia o seu filho único para habitar entre nós e viver as condições humanas na terra. Aqui ele solidarizou com a nossa miséria humana. Teve compaixão e assumir as nossas fragilidades, menos pecado, para que pudéssemos tirar as algemas para nossa liberdade de sermos novamente filhos de Deus. (cf. Hb 2,9-11)
Qual é o projeto da família que Deus quer, então o evangelista nos fala o que Jesus pensa do divórcio referente algumas concessões propostas por Moises, mas Jesus exorta que isso aconteceu devido a dureza dos corações dos homens, mas isto não está no princípio da criação. Deus os fez para esta em comunhão entres e em Deus que é autor da família.
Infelizmente há muitas corrente para destruir a família e nós devemos dar testemunha que a família é querida por Deus para amar, ensinar e compartilhar a fidelidade entre si e ainda está em sintonia o que Deus quer dela.
"Muitos, já cientes deste perigo em que se encontra a pessoa humana, empenham-se pela verdade. A Igreja, com o seu discernimento evangélico, une-se a esses, oferecendo-lhes o seu serviço em prol da verdade, da liberdade e da dignidade de cada homem e de cada mulher." (Familiares consortio,4)
O que mais sofre quando a família é desfeita são as crianças, mas Jesus nos fala: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas… Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos". (cf. Mc 10,2-6)
Que esta liturgia nos ajude a entender e defender os valores da família pois sem ela a sociedade e a Igreja se tornam fragilizadas e esse edifício família se desmorona.
Tudo por Jesus nada sem Maria! Missionarius Christi semper!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário