Cordeiro de Deus, é esse que devemos seguir
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 2° Domingo do Tempo Comum, vamos conhecer melhor o plano de Salvação de Deus em Jesus Cristo. Deus escolhe pessoas para serem porta voz Dele para o mostrar o seu plano de Salvação que dá vida plena a todos que o aceitarem como seu Deus e aderir plenamente ao seu plano de salvação.
Jesus foi batizado por João Batista como sinal de início de sua missão salvífica dada por Deus. No Rio Jordão se manifestou seu poder Deus que manda a cada um de nós seguir Jesus, pois Ele é o filho amado do Pai. Tudo isso foi selado pelo Espírito Santo em forma de Pomba. É o cordeiro de Deus que está no meio de nós.
No livro do profeta Isaías (Is 49,3,5-6) nos mostra qual é a vocação de Israel. Aqui aparece a figura do servo de Deus que é escolhido desde o ventre da mãe. Qual é a sua missão? A sua missão é dar testemunho da salvação que Deus tem para todos. E ninguém é excluído, mas é preciso que se faça adesão a um Deus fiel e Ele caminha conosco. Isso é a esperança que o Povo tinha e que ia se realizar.
Sabemos quem o realizou foi Jesus, nosso senhor e salvador. A vocação é um mistério, pois Deus escolhe e envia. Os valores são sempre eternos que devem ser preservados e obedecidos pelo povo de Deus para ter a vida plena em Deus. A nossa fragilidade e a nossa resposta são elementos que vão ser capacitados com a graça de Deus na força do Espírito Santo.
Nós podemos responder como o salmista que diz: "Aqui estou, Senhor, para fazer a vossa vontade.".
Na Primeira carta aos Coríntios (1Cor 1,1-3) nos lembra da vocação da vocação de Paulo e ainda nos exorta para a vocação à santidade, que é para todos. Os valores do Reino devem ser comprometidos por todos, principalmente aos que aderem a Cristo e vivem numa comunidade de viva.
No evangelho de São João (Jo 1,29-34) nos aponta e mostra Jesus e assim nos indica o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Somente Jesus devemos seguir, pois Ele é o salvador que nos leva ao Pai. O cordeiro assado na ocasião da páscoa e o sangue derramado que foi ungido os umbrais das portas como sinal para que nenhum mal acometesse ao povo que ia para o êxodo comandado por Moisés, a busca da Terra Prometida por Deus da Libertação.
Agora é Jesus o verdadeiro cordeiro que derramou o seu sangue na cruz no calvário para selar a nova e eterna aliança da nossa salvação. Devemos pedir a libertação do ódio, das violência sociais e comunitárias, guerras e autoritarismo que não consegue ver o povo como destinatário da salvação.
Jesus nos dá o Batismo no Espírito Santo que nos unge, fortalece e nos envia para dar testemunho de um Deus que caminha conosco, libertado de todo mal para que cada um de nós obtenha a vida eterna para sempre. João reconhece em Jesus o enviado de Deus e nos diz: "Eu vi e dei o testemunho de que este é o Filho de Deus".
Deus necessita de missionários e testemunhas como foi João Batista que indicou Jesus aos seus discípulos para seguir Ele e não mais a sua pessoa. Somos chamados pelo Batismo a sermos testemunhas de Cristo na comunidade e no mundo. Jesus é a luz que não nos ofusca mas aponta o caminho a seguir que é a verdade e vida. Esse é o itinerário ideal para chegar a vida plena em Deus no Cristo vivo.
Tudo por Jesus, nada sem Maria!
Servus Christi semper!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário