jbscteologo@gmail.com
A vida humana e toda a nossa existência são marcadas pela linha do tempo e das leis naturais do mundo. Como fomos criados por Deus, temos a alma que transcende a Ele e que preenche também o nosso ser.
A terra abriga as pessoas, nela há o alimento para sobrevivência, há o trabalho que ajuda o mundo a se transformar, há o progresso de todas as coisas e tudo o que faz acontecer a vida. Muitas vezes, esquecemos de alguns detalhes e observações que a natureza nos chama atenção.
Há muitos sinais que podem ser alertas e nos protegem de uma catástrofe, que mata e marca as pessoas para sempre. São tragédias que deixam todos perplexos e sem respostas a tantas perguntas que fazemos.

Esses fatos que acontecem no mundo, como as catástrofes, poderiam ser evitadas se houvesse por parte de todos [sobretudo dos nossos governantes, que precisam ser mais cidadãos e não apenas propagar a ideia de cidadania e exigir que todo trabalhador seja cidadão; o trabalhador tem muitos menos poderes do que o Estado e do que um político com todos os seus conchavos] para o respeito pela natureza, pela geografia do lugar e pela ocupação racional [cristã e sustentável] do solo.
Não podemos nos deixar ser levados pela especulação imobiliária e pela ambição capitalista das coisas, sem levar em conta a realidade em que se vivemos. Não podemos tratar a natureza da terra como algo qualquer e ver nela somente o que ela pode nos dar de retorno rápido, sem pensar nas consequências do mau uso dela.
A natureza tem a sua lei própria. Devemos considerá-la sempre. Agindo desse modo, podem ser evitadas tantas mortes de pessoas, e também a destruição do lugar ou do ecossistema. Que a forma verbal (gerúndio) dos nossos governantes passe a ser na voz ativa. Vamos agir dessa maneira a partir de sempre!
Que todos possamos tirar a lição disso e tentar meios eficazes que minimizam esses fatos de destruição e morte que entristecem a todos. Que a solidariedade seja neste momento o bálsamo e as ajudas humanitárias cheguem para dar o conforto a tantas vítimas.
Que o Bom Deus console a todos e faça acontecer em nosso meio mais fraternidade, mais partilha e mais responsabilidade e consciência, sobretudo dos nossos políticos, pela vida humana e pelo meio ambiente em que vivemos.
Amém!
Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.
Texto pensado, produzido e escrito em 14 de janeiro de 2011
SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário