jbscteologo@gmail.com
A Igreja é formada por todos os batizados. Todos têm a responsabilidade na evangelização. Cada um deve ser bem preparado na formação, na fé e ter uma espiritualidade cristã que se concretiza no agir da pessoa que testemunha quem crê em Cristo. A Igreja é mãe e mestra. Ao mesmo tempo em que ela cuida, zela e ajuda, ela também ensina o povo de Deus a não cair no erro e nem no fanatismo religioso. Um cristão bem formado, isto é, intelectualmente e espiritualmente bem formado, na práxis e na teoria, pode dar razão à sua fé mais amadurecida no Cristo Vivo. Jesus quer revelar plenamente a sua verdade que nos liberta dos preconceitos, tabus e superstições.
O Congresso Internacional celebrativo do 50º Aniversário da Encíclica “Mater et Magistra”, escrita pelo Bem-Aventurado João XXIII, chamado de o papa bom, terminou no dia 18, quarta-feira. O evento foi promovido pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz com o tema "Justiça e globalização: da ‘Mater et magistra’ à ‘Caritas in veritate’". http://www.blogger.com/img/blank.gif

A Igreja está no mundo como uma estrela guia que leva a todos no caminho certo e sem desvio da doutrina que Jesus confiou a ela. Não podemos cruzar os nossos braços e nem achar que tudo está bom. A marca da ação de cada cristão deve estar associada intimamente a Deus na oração, na comunhão e na escuta da Palavra. Cada pessoa se aprimora para que a evangelização neste mundo aconteça, apesar das dificuldades e obstáculos no mesmo. Há muitas correntes, facções e ideologias contrárias ao ensinamento genuíno de Cristo, mas isso não é justificativa para a nossa omissão.
Toda a Igreja é responsável pela transformação deste mundo, que carece da presença de Deus. As instituições religiosas, políticas e sociais devem ter e estar animadas na força do Espírito Santo que renova todas as coisas. Precisamos ter um novo ardor missionário e mãos que colocam a serviço de todos, principalmente os afastados da religião, os doentes, os desesperançados. Enfim, precisamos tomar consciência de que o bom testemunho ajuda cada pessoa a se aproximar de Cristo, Senhor e Salvador da Humanidade.
Amém!
Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.
Texto pensado, produzido e escrito em 18 de junho de 2011
SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário