Família Sagrada modelo para todas as famílias
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o domingo após o Natal, a liturgia destaca a família de Nazaré que deve inspirar a todas as famílias que querem fazer a vontade de Deus para as famílias.
A liturgia bíblica vai nos mostrar três tipos de família: a patriarcal, a de Nazaré e a cristã.
Deus quis uma família para que Jesus nascesse e mostrar para nós a importância da família ser bem estruturada. Para isso a família tem que procurar e cumprir certos valores.
No livro do eclesiástico nos mostra que nós devemos ter a fidelidade a Deus, seguindo os seus ensinamentos, são mandamentos que nos ajudam a ter uma harmonia na família. Honrar o pai e a mãe é algo precioso e ainda nos orienta a dar atenção a eles quando tiverem débeis e idosos.
Deus promete para quem faz isso recompensa como vida longa, perdão dos pecados e alegria na vida, assim o quarto mandamento de Deus é atual para os dias de hoje. O que podemos fazer para os nossos pais em um mundo individualista e hedonista? (cf. Eclo 3,3-7.14-17)
A carta de Paulo aos Colossenses nos orienta para o modo ideal da vida cristã. Isso é uma forma segura para que a família seja feliz e harmonia entre os seus membros.
Assim ele nos fala: "Revesti-vos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência..." "Suportai-vos e perdoai-vos uns aos outros... sobretudo amai-vos..." "A Palavra de Deus habita em vós... Cantai a Deus hinos espirituais...". Paulo dá conselhos úteis para a família e que possamos segui-los. Que a família seja uma bênção no mundo é sinal que vale a pena constituir uma família que está no projeto de Deus. (cf. Cl 3,12-21)
No evangelho de Lucas nos mostra que a família de Nazaré é fiel à tradição religiosa. Isso nos mostra a importância de estar em uma religião que serve a Deus. Eles foram com Jesus no Templo, mas o menino se desviou e ficou no Templo e lá conversava com os doutores da Lei. Mostrou que tinha ciência plena da religião.
Por não ver Jesus, foram atrás para procurá-Lo como uma família que está atenta aos filhos. Quando encontra-Lo fizeram uma pergunta: "Teu pai e eu, estávamos angustiados à tua procura..." e Jesus responde: "Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?"
Infelizmente o mundo atual Deus está em segundo plano, o dinheiro e a ostentação fala mais alto. (cf. Lc 2,41-52)
A missão de Maria era estar presente na vida do Filho e acompanhá-lo na sua criação e desenvolvimento. Jesus crescia em estatura, graça e sabedoria diante dos homens e de Deus Pai.
Que esta liturgia nos ajude a entender, compreender e ajudar a família que ela seja um sinal no mundo onde Deus está sempre com ela. A família é querida por Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário