ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Vamos ver Jesus na gruta do mundo como foram os reis Magos

Vamos ver Jesus na gruta do mundo como foram os reis Magos

 


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste próximo domingo o


Domingo da Epifania. É fazer a memória da visita dos Reis Magos a Jesus, o Rei por excelência.

É a manifestação de Jesus ao mundo. O que quer dizer Epifania? No grego significa manifestação extraordinária de Deus. Aqui é a história

manifestada em fatos reais.

Um Rei que recebe valiosos presentes que tem muito relevantes significados como ouro é a realeza de Jesus, mirra é o sofrimento que

Jesus vai passar e o incenso é a elevação para Deus.

Com isso Jesus é a luz do mundo e foi demonstrado pela Estrela que fica sobre a gruta onde o recém-nascido está. Hoje celebramos essa realidade e vivemos esta realidade que Jesus é a luz do mundo onde

todos podem se encontrar como irmãos e irmãs. Assim formamos uma família sinal do amor de Deus entre nós.

Todos se sentem atraídos por Jesus apesar de nós estamos ouvindo muitas vozes, mas devemos converter para esta luz que nos ilumina para a verdade e vida em abundância.

 No livro do profeta Isaías nos fala que a Luz de Javé é salvadora e nos alegra com a alegria que ninguém pode dar. Jerusalém é o lugar da cidade de Deus que todos vão até ela, pois lá é o lugar que Deus permitiu a cruz que depois ficou vazia. Ela tornou-se sinal de salvação. A salvação passa pela cruz.

 Hoje muitos experimentam a dor de doenças, de assassinatos, de guerras, de injustiça e de ditadores que oprimem o povo. Mas a fé é que vai dar a força para sermos unidos dos a Cristo para vencer tudo isso. Mas em Deus temos alegria que nos acalenta o nosso coração. (cf.

(Cf. Is 60,1-6)

A carta de Paulo aos efésios nos orienta a uma verdade quando se fala da salvação de Cristo veio trazer e não vai concentrar em Jerusalém, mas vai para todo mundo. Jesus é a luz do mundo quem o segue não fica nas trevas. (cf. Ef 5,2-3.5-6)

O que estava escondido perante a história se manifesta com a luminosidade suficiente para nosso entendimento. Deus faz de nós para estar conosco nas nossas jornadas terrenas. Sejamos pessoas de esperança.

O evangelista Mateus nos mostra a realidades das promessas cumpridas em Jesus. A chegada de Jesus é visível somente aqueles que estão atentos aos sinais dos tempos. Os magos estavam atentos, viram um sinal que um rei de outras terras tinha nascido e seguiram a estrela.

É uma visita de chefes de estado para honrar um Rei. Quem são os magos e o que eles representam? Eles eram sábios e representavam todos os homens do mundo. A luz brilha na cidade de Jerusalém, não era o rei Herodes mas era para Jesus que se encontrava na gruta de Belém. "Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo..." é o sinal da mudança e libertação. Eles encontraram Jesus em Belém e entregaram os presentes.

Mas os poderosos não queriam isso e eram cegos de não poder ver os sinais porque estavam entorpecidos pelo poder e honra indevida.

Mataram as crianças inocentes, achando que ia matar Jesus que eles não conseguem ver porque depende da fé e fidelidade a Deus.

Os Doutores da Lei: Souberam indicar muito bem o caminho aos magos, mas não foram a Belém... aqui podemos constatar que não é o conhecimento que nos faz sábios e nem chegar a Deus, mas a sinceridade e humildade de buscar Deus na fé. (cf. Mt 2,1-12)

Que esta liturgia não seja apenas um folclore mas um verdadeiro sinal que devemos cativar e buscar Deus que se manifesta nos gritos do mundo, da terra, dos pobres e dos que estão buscando justiça e partilha para todos. Sejamos uma Igreja não de templos bonitos, mas uma Igreja de saída que leva a esperança da Luz, que é Cristo, para resgatar os desiludidos e dos que estão sem rumo no mundo.

Feliz 2025, ano santo da esperança e haja muitas portas abertas no mundo para que ele seja um lugar da presença de Deus.

 

Missionarius Christi Semper

Jose B. Schumann



Nenhum comentário: