jbscteologo@gmail.com
A Igreja encerra mais um ano litúrgico. Podemos celebrar então os mistérios da nossa fé em uma história de salvação traçada por Deus. No encerramento do ano, vemos Jesus como Rei. O Reino de Deus falado no Antigo Testamento culminou em Cristo. Agora os discípulos de Cristo devem continuar a edificar na história que será culminada no tempo definitivo para cada cristão que aderir a Jesus. A liturgia da Palavra vai nos mostrar as três facetas da Realeza de Jesus: Rei Pastor, Rei Soberano e Rei Juiz.

No Livro de Ezequiel, nos é mostrado o Deus que se revela como um Rei PASTOR, que está pronto para ajudar e fazer o bem às ovelhas. É um rei cuidadoso que está pronto e próximo das ovelhas que estão sob a sua responsabilidade (Cf. Ez 34, 11-12.15-17). O profeta Ezequiel, após denunciar os "maus pastores", que não olhavam o povo e ainda exploravam e prejudicavam o Povo de Deus, que trazia, por consequência, o mal da morte e da desgraça. Isso culminou com final de Jerusalém e conduziu o povo ao Exílio.
Agora o Profeta dá um consolo ao Povo numa palavra de esperança, pois Deus é o Bom Pastor que vai conduzir novamente o Povo disperso a uma terra boa de paz e justiça. Isso se torna realidade em Jesus que é o Bom Pastor.
Na primeira Carta aos Coríntios, São Paulo nos apresenta um Rei SOBERANO que é vencedor da morte e do pecado, na cruz e na sua ressurreição estabeleceu para sempre a sua realeza universal. Jesus é a primícia de todos que morreram. Ele trouxe a vida eterna para todos que o seguem (Cf. 1 Cor 15, 20-26.28).
O Evangelista Mateus nos mostra Jesus como juiz do Universo. Jesus vem e se senta no trono de Juiz para dar a recompensa e condenar aqueles que não foram fiéis a Ele e ao seu projeto de vida nova para todos. Aqui percebemos que quem se condena é a própria atitude do homem. Deus não quer condenar ninguém, mas as nossas ações que levam ao julgamento temerário.
Somos chamados a realizar as obras de misericórdia e, se não as fizermos, então o mundo se torna pior. Deus quer que todos possam fazer o bem para que o mundo não seja tão mal como vemos na nossa realidade. Quando tivermos tempo nesta terra, devemos construir pontes e não muralhas. Devemos fazer o bem, partilhar os bens com os mais necessitados e fazer justiça para todos (Cf. Mt 25, 31-46).
Esse episódio do julgamento não é precisamente uma descrição do juízo final, mas é uma Catequese de Amor de Deus aos homens que se faz na ação de ajuda da pessoa aos necessitados da nossa mão samaritana que dignifica a vida de cada irmão nosso que esteja com precisão.
A nossa caridade vai ao encontro do nosso amor aos irmãos. O Reino Deus se faz na misericórdia, no amor, na solidariedade, na partilha, no perdão, na justiça e na caridade com todos. Isso é uma condição essencial para fazer parte do Reino de Deus. Jesus Cristo protege os necessitados e os fracos, e ainda se identifica com eles. Por isso, se quisermos estar em comunhão com Deus, precisamos ser bons, justos e fraternos com Todos.
Amém!
Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.
Texto pensado, produzido e escrito em 21 de novembro de 2011
SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br



A Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano convida agentes da Pastoral da Comunicação e comunicadores do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para participar do 1º Encontro Diocesano de Comunicação (Edicom) que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2011, em João Monlevade (MG). Este 1º Edicom contará com a assessoria do padre Geraldo Martins, da Assessoria de Imprensa da CNBB.
CONFIRA ficha de inscrição para o evento
1º Encontro Diocesano de Comunicação
Datas e Horários
26/11, sábado, das 8 às 20h30
27/11, domingo, das 7 às 12h
Local
ARPAS - Bairro Vila Tanque, em João Monlevade
ASSESSORIA
Padre Geraldo Martins, Assessoria de Imprensa da CNBB
FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME
ENDEREÇO COMPLETO
CONTATOS TELEFÔNICOS
PARÓQUIA/DIOCESE
OBSERVAÇÃO Favor devolver esta ficha preenchida no e-mail pascomrp3@yahoo.com.br; outras informações pelos telefones (31) 3831-3615 ou (31) 8779-4193
ACESSE O SITE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
www.dioceseitabira.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário