jbscteologo@gmail.com
A Igreja é a mãe e mestra que nos ajuda a caminhar na nossa história de salvação trazida por Deus a cada um de nós. Deus vem ao encontro da nossa humanidade para erguê-la e salvá-la.
Estamos iniciando mais um ano novo litúrgico. É Tempo de Advento que significa um tempo de espera da segunda vinda de Jesus Cristo. As duas primeiras semanas nos lembram do fim dos tempos, isto é, os últimos acontecimentos, e ainda se introduzem na terceira e quarta semana à preparação para a primeira vinda de Jesus. É o Natal do Senhor.
A liturgia da Palavra vai nos ensinar como devemos preparar para este tempo. Devemos ser vigilantes para poder acolher o Senhor que vem até nós.
No Livro de Isaías, vemos a súplica, com muita força, ao Deus da Vida e da nossa história humana para salvar a humanidade toda. Deus é fiel e somente Ele pode nos salvar. É uma SÚPLICA ardente ao Deus da História (Cf. Is 63, 16b-17.19b; 64, 2b-7).
Estamos no contexto que narra a volta do Povo que estava no exílio. Este estava desanimado e sem coragem, e ainda indiferente com a Aliança de Deus. O profeta vem para dar ânimo e fazer com que as pessoas acreditem no futuro e na sua salvação. Deus nunca deixa seu povo, pois Ele é pai zeloso e redentor de todo ser humano.
Sabemos que o Pai é fonte da vida e responsável pela volta da redenção do povo. Aqui se coloca a imagem de Deus como um oleiro que modela o barro e faz o homem no amor, na esperança e feito de acordo com a vontade de Deus, embora frágil, mas com o cuidado e carinho do nosso Deus da Vida. Deus espera uma mudança de cada um para que haja uma nova criatura na bondade e na justiça de Deus.
Na Primeira Carta aos Coríntios, Paulo exorta no apelo para esperar o Senhor que vem até nós para nos salvar e nos erguer das quedas. Por isso, Deus dá dons para que sejam colocados a serviço de todos. São carismas que ajudam a melhorar a comunidade. Deus nos ama sempre e, por isso, Ele quer o bem de Todos. É um apelo para esperar o Senhor que vem (Cf. 1 Cor 1, 3-9).
O Evangelista Marcos nos exorta para uma vigilância constante para preparar a vinda do Senhor. Aqui estamos diante da Parábola do Porteiro, que recebeu a ordem do Senhor e partiu de viajem. O dono deu tarefas a todos. Sabemos que o dono da casa é Jesus que volta ao Pai. Os servos têm as tarefas recebidas para construir o Reino de Deus na terra, São os discípulos e cada cristão batizado.
Podemos definir o porteiro como os coordenadores e pastores da comunidade que têm a missão de vigiar e não deixar as tarefas sem cumprir. Esta parábola nos mostra que devemos estar atentos e não vacilar na obra do Senhor, pois Deus espera que cada um esteja cumprindo bem a sua missão para que, quando vier, encontre o Reino arrumado e funcionando para o bem de todos na justiça, na partilha e na solidariedade. Jesus vem, e esse é um motivo de grande alegria e esperança para todos nós (Cf. Mc 13, 33-37).
Deus nunca nos deixa só, pois Ele nos ama e nos quer bem sempre, e nos dará a vida definitiva. Não nascemos para morrer, mas para entrar na vida eterna. Enquanto não chega a hora definitiva, devemos estar na expectativa da espera de Deus, que traduz na nossa ação e no nosso compromisso de realizar bem as obras a nós confiadas.
Assim o mundo se torna melhor e a nossa missão de fazer acontecer o Reino de Deus já aqui na terra cumprida. Que Deus seja louvado em toda boa ação dos cristãos, e de todos os homens e de todas as mulheres de boa vontade.
Amém!
Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.
Texto pensado, produzido e escrito em 24 de novembro de 2011
SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br


ACESSE O BLOG www.casadenazaremocmg.blogspot.com
e tenha outras informações

Arquidiocese já disponibiliza Cartilha da Novena de Natal

Formação para Campanha da Fraternidade de 2012 é neste final de semana



A Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano convida agentes da Pastoral da Comunicação e comunicadores do Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para participar do 1º Encontro Diocesano de Comunicação (Edicom) que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2011, em João Monlevade (MG). Este 1º Edicom contará com a assessoria do padre Geraldo Martins, da Assessoria de Imprensa da CNBB.
CONFIRA ficha de inscrição para o evento
1º Encontro Diocesano de Comunicação
Datas e Horários
26/11, sábado, das 8 às 20h30
27/11, domingo, das 7 às 12h
Local
ARPAS - Bairro Vila Tanque, em João Monlevade
ASSESSORIA
Padre Geraldo Martins, Assessoria de Imprensa da CNBB
FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME
ENDEREÇO COMPLETO
CONTATOS TELEFÔNICOS
PARÓQUIA/DIOCESE
OBSERVAÇÃO Favor devolver esta ficha preenchida no e-mail pascomrp3@yahoo.com.br; outras informações pelos telefones (31) 3831-3615 ou (31) 8779-4193
ACESSE O SITE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
www.dioceseitabira.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário