jbscteologo@gmail.com
Herodes soube do nascimento de Jesus Cristo pelos Reis Magos. Estes vieram do Oriente para visitar um outro Rei. Eles eram guiados por uma estrela. O coração de Herodes estava cheio de orgulho, de inveja e de medo de perder o poder. Ele tenta enganar os Magos, dizendo a eles que quando encontrá-Lo, avisem-no que ele também queria visitá-Lo. O Rei Herodes queria enganar os três Magos do Oriente. Ele queria destruir esse rei que acabara de nascer para que Ele não tomasse o seu lugar. Só que esse novo rei era diferente. Ele vem como servo sofredor, o Messias. Ele assumirá o nosso viver cheio de pecados para nos libertar e trazer-nos a salvação.
A Providência Divina age... Então os Reis Magos, após encontrarem Jesus em Belém, onde estava com sua mãe e José, deram presentes preciosos: ouro, incenso e mirra. Avisados pelo Anjo do Senhor, os Reis Magos foram embora por outro caminho. Quando Herodes percebeu que os Reis Magos não viriam, ele, com toda a maldade, mandou exterminar todas as crianças masculinas até dois anos, pensando que eliminaria este bebê rei.

A Festa aos Santos Inocentes acontece desde o século IV. O culto foi confirmado pelo Papa Pio V. Isso marca e confirma as antigas profecias, reveladas pelo Profeta Jeremias: a de que “Raquel choraria a morte de seus filhos” quando o Messias chegasse (Cf. Jr 31, 15).
Esses Santos Inocentes estão inscritos nas páginas dos mártires que dão a vida por Cristo. Desse modo, a Igreja triunfante os tem como estrelas brilhantes para a nossa caminhada como Igreja militante neste mundo de cristãos e humanos. Portanto, devemos dar razão à nossa fé. Cremos no Senhor e podemos dizer com certeza: eu e minha casa serviremos ao Senhor (Cf. Js 24, 15).
“Ego autem et domus mea serviemus Domino.” (Cf. Js 24, 15)
Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário