jbscteologo@gmail.com
A liturgia do primeiro dia do ano novo nos coloca diante de duas celebrações importantes: a primeira é a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e a segunda o Dia Mundial da Paz. È muito bom para nós, cristãos, contemplarmos a figura de Maria. Ela que soube responder sim ao projeto de Deus e, desse sim, pôde nos dar o Cristo, que vem ser o Nosso Salvador e Libertador. Ela é a Mãe de Deus, porque se tornou Mãe do Verbo Encarnado.

Os pobres, na figura dos pastores, foram os primeiros destinatários: visitaram e conheceram o Messias, o Príncipe da Paz. (Cf. Lc 2, 16-21). Iniciamos mais um ano e, neste início, dedicamos ao Dia Mundial da Paz sob o olhar de Maria e a presença de Cristo que nasce sempre no coração dos que desejam e promovem a verdadeira paz, e não aquela paz hipócrita, “que eu não quero seguir admitindo”. Esta paz é fruto da justiça social e do amor sincero e despojado.
O Santo Padre, o Papa Bento XVI, exorta-nos para a harmonia da vida, em uma linda reflexão sobre o tema deste 43º Dia Mundial da Paz - “Se Queres Cultivar A Paz, Protege A Criação”. A paz passa também pela preservação do meio ambiente. Todos nós dependemos da natureza para sobreviver. O Papa nos lembra para o enfrentamento do problema ecológico na perspectiva assustadora que é a degradação do mundo, como a construção de casas em lugares de preservação ambiental. Isso esboça que essa batalha pela preservação da natureza deve se traduzir, principalmente, em uma forte motivação para cultivar a paz.
Todos devemos nos sentir responsáveis pela Terra e viver na busca do entendimento harmônico e da paz que vem do coração transformado pelo espírito cristão e divinamente humano.
Feliz Ano Novo!!!
Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!
Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário