ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 31 de maio de 2025

Nossa missão começa com Ascensão do Senhor

 Nossa missão começa com Ascensão do Senhor



Queridos irmãos e irmãs, neste dia 01/06/2025 celebramos a Festa da Ascensão do Senhor. Jesus ficou na terra mais de 40 dias com os apóstolos, fez muito sinais para fortalecer a fé dos apóstolos. Jesus volta ao Pai de modo triunfante.

A liturgia bíblica nos ilustra esse acontecimento. É algo extraordinário. As comunidades começam a funcionar e ainda fica na esperança da segunda vida de Cristo no mundo. Devemos nos preparar, trabalhar e ser justo, construindo um mundo melhor. Assim nós devemos começar a nossa missão de quem crê no Cristo salvador.

No livro dos Atos dos Apóstolos (At 1,1-11) nos faz entender a trajetória de Cristo coroada com a Ascensão de Cristo aos céus. Agora é anunciar a boa nova a todos os cantos da Terra. Isso se faz presente aos seguidores de Cristo pela unção do Espírito Santo.

O céu é um lugar que vamos estar com Deus e com todos os santos e anjos. Ir para o céu depende da nossa ação aqui na Terra. Ser cristã é ser coerente com a vocação que Deus nos dá no batismo.

Isso é uma parte do mistério Pascal que é paixão, páscoa, Ascensão do Senhor e Pentecostes. Vamos ser uma Igreja viva que acolhe, ajuda, perdoa e faz acontecer aqui alguns sinais do Reino que é amor, paz e harmonia entre todos.

Somos convidados a seguir Jesus no seu caminho de servir aos mais necessitados e os que sofrem. E é na força do Espírito Santo que seguimos Jesus.

Na carta de Paulo aos Efésios (Ef 1,17-23) nos fala e nos mostra que a Ascensão do Senhor é a glorificação de Cristo tudo que Ele fez em obediência à vontade de Deus para nos salvar para sempre.

Assim, onde está a cabeça, ali está o corpo com todos os membros. A igreja é o corpo com seus membros, tendo a cabeça Cristo que tudo comanda.

O evangelho de Lucas (Lc 24,46-53) nos mostra o acontecimento da Ascensão do Senhor. Aqui Jesus dá as últimas recomendações e os envia para a missão os apóstolos para evangelizar até os confins da terra. Jesus vai e dá outra forma de sua presença entre nós. Agora está na eucaristia e na sua palavra e a nossa fé é fortalecida pelo Espírito Santo.

A sua missão termina e começa a nossa. Nós somos chamados a dar testemunho de Cristo em todos os lugares. Onde houver trevas levamos a luz da fé para alimentar a esperança de caminhos novos até a nossa ida para os céus.

A esperança se fortalece em nós quando estamos ligados a Cristo como ramo da árvore numa comunidade animada da fé, comunhão e fraternidade com todos.

 Que esta liturgia nos ajude a estar com Cristo vivo e ressuscitado na força do Espírito santa numa comunidade que quer levar o Cristo vivo a todos.

 Hoje celebramos o Dia Mundial das Comunicações e que possamos comunicar o evangelho de Cristo genuíno para que todos creiam que Cristo é o Senhor da vida que quer que todos estejam em comunhão para nossa salvação.

 Tudo por Jesus, nada sem Maria. Servus at missionarius Christi semper.

 Jose B. schumann

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Castel Gandolfo, emoção com a chegada surpresa do Papa

 Castel Gandolfo, emoção com a chegada surpresa do Papa



A visita de Leão XIV ao Borgo Laudato si' nas Vilas Pontifícias foi recebida com grande alegria pela população local. O pároco: quando a notícia se espalhou, houve uma onda de entusiasmo.

A notícia se espalhou por volta das 11 da manhã desta quinta-feira: “O Papa está em Castel Gandolfo!!!”. E corre rapidamente entre os “castelanos”, moradores e comerciantes, que em poucos minutos se precipitam para a praça da cidade, piazza della Libertà, em frente ao Palácio Apostólico. O boca a boca é rápido e os donos dos estabelecimentos comerciais saem às pressas de suas tabernas, lojas e quiosques de souvenirs e correm para a fonte, no centro da praça. Há alegria e curiosidade, todos esperam poder ver Leão XIV e ficam cerca de uma hora esperando.

Uma visita privada com parada no Borgo Laudato si'

A visita do Pontífice é privada, sem momentos públicos. Uma parada no Borgo Laudato si', projeto para promover a ecologia integral iniciado há dois anos, por vontade de Francisco, e depois no Palácio Apostólico.

Davide conta os momentos agitados da corrida até a praça e os minutos passados conversando com lojistas e moradores, na espera de poder pelo menos cumprimentar o Papa à distância. Naoual, muçulmana, também correu para o local. Aldo, que mora na pequena rua da República, pavimentada com antigos paralelepípedos, tinha acabado de sair de casa e foi envolvido pelo clima de festa que explodiu de repente. Todos felizes com a presença do Papa Prevost no lugar que tantos Pontífices escolheram para passar algumas semanas de verão.

A ligação dos “castelanos” com os Pontífices

Um comerciante relembra os tempos em que Paulo VI ficava em Castel Gandolfo e recorda que hoje se celebra a sua memória. Explica que os “castelanos” têm uma ligação especial com os Pontífices e espera que Leão XIV decida ficar alguns dias nos próximos meses. Em um bar, um rapaz no balcão não consegue esconder o entusiasmo pela “surpresa papal”. Ele gostaria de ter cumprimentado o Papa, mas está igualmente feliz com a visita inesperada. O pároco da paróquia pontifícia de São Tomás de Villanova, Tadeusz Rozmus, interpreta os sentimentos dos habitantes de Castel Gandolfo, todos emocionados com a presença do Papa. Para eles, este será um dia inesquecível. Muito emocionado, um noivo espera por sua amada para se casar na paróquia pontifícia e fala de “bênção” ao se referir à breve estadia de Leão XIV justamente no dia de seu casamento.

O Papa deixa Castel Gandolfo no início da tarde, entre os aplausos e gritos de centenas de pessoas reunidas nas margens das ruas. Muitas crianças com seus pais queriam cumprimentá-lo. A segurança pública tentou conter a multidão, Leão XIV, a bordo de uma minivan, no banco da frente, sorriu e retribuiu as saudações, aparecendo pela janela. Em seguida, partiu para retornar ao Vaticano.

fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/castel-gandolfo-emocao-chegada-surpresa-papa.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT

domingo, 25 de maio de 2025

Jesus cuidará para que possamos estar na Morada de Deus aqui e no céu

  Jesus cuidará para que possamos estar na Morada de Deus aqui e no céu



Queridos irmãos, estamos celebrando o último domingo antes do Domingo Ascensão e do Domingo do Pentecostes. Jesus fica conosco um bom período neste tempo da Páscoa. Jesus vai nos separar fisicamente e isso provocou uma tristeza aos apóstolos.

Jesus garante que não nos deixará, pois a sua presença agora é espiritual na Palavra e na Eucaristia. Ele vai anteceder a nossa ida e vai preparar uma morada para todos lá no céu.

No livro dos Atos dos apóstolos nos mostra a sua presença na força do Espírito Santo diante do primeiro conflito que existiu na comunidade. Com a chegada dos pagãos que não são judeus e como devem agir? Ou aplica a lei de |Moises para serem judeus e depois se tornar cristão depois.

Como deve ser agora? O questionamento será que deve seguir agora o Cristo através do Batismo? Assim fizeram uma assembleia e decidiram a luz do Espírito Santo. Assim está dito e escrito: "Decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além do indispensável..." Não são importantes aos pagãos as obrigações da circuncisão e da lei mosaica... (cf At 15,1-2.22-29)

A oração e os questionamentos são iluminados pelo Espírito Santo para que a harmonia e a união de todos prevaleçam.

No livro do Apocalipse nos morta a nossa morada, a nova Jerusalém e lá que vamos fica na presença da Trindade santa. E deste modo não há mais as doenças, as tristezas e nenhum mal será imposto. (cf. Ap 21,10-14.22-24)

No evangelho de João (Jo 14,23-29) nos mostra Jesus já fazendo o discurso de despedida e ainda faz uma promessa que vai mandar o Espírito Santo que vai fazer a recordação de tudo que Ele ensinou. Jesus fala: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa MORADA..." Essa fala de Jesus nos enche de esperança e graça, pois estando com Jesus temos a grande paz e felicidade.

Agora Jesus está presente espiritualmente no meio de nós e é bom saber que Ele fará morada em nós também e um dia eternamente com a Trindade no céu.

Agora somos chamados a ser sua testemunha em todo canto da Terra, falando Dele e ainda anunciando um Reino de amor e doação a todos que sofrem e que estão às margens da nossa sociedade. Muitos gritam por justiça e pão.

Que esta liturgia nos ajude a entender a mensagem de Cristo e viver nesta vida na sua presença e pedindo a graça salvadora. Amém

 Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper!

sábado, 24 de maio de 2025

Jesus manda “Amai-vos como eu vos amei”

Jesus manda “Amai-vos como eu vos amei”



Queridos irmãos e irmãs, celebramos no dia 18/5 o 5º Domingo da Páscoa.  Jesus quer uma comunidade de servidores e que se ama mutuamente. A Igreja é a comunidade que continua a missão de Jesus. As aparições de Jesus aos apóstolos em vários momentos nos fala da importância que Jesus tem que ter na comunidade. Hoje é amor que deve ser a medida de todos que vivem na comunidade.

A comunidade é o lugar ideal para viver o amor.

No livro Atos dos apóstolos nos mostra a viagem apostólica de Paulo e Barnabé. Eles fundaram novas comunidades no Cristo ressuscitado. As características são: o anuncia até os confins da terra, os conflitos que surgem nas comunidades são superados e os sofrimentos são indispensáveis para entrar no Reino de Deus.

Tudo isso é uma forma de dar autenticidade à missão evangelizadora. Paulo cria a ordem dos presbíteros que surgem em Jerusalém. É um ministério para ajudar e administrar a comunidade. Cada comunidade tem o seu presbítero. Como é feita a escolha? oração e jejum. (cf. At 14,21b-27)

O salmo nos lembra que Deus é compassivo com todas as criaturas. Deus nos ama sempre. (cf. Sl 145)

Como é o rosto da comunidade? É o amor que se deve viver os membros, um amor ágape. Sim a babilônia da confusão e desordem deve ser substituída pela Jerusalém Celeste. Uma nova linda e radiante que vai ao encontro do verdadeiro amado. Deus é louvado nas atitudes de cada membro que se comunica e vive a harmonia no amor fraternos. (cf. Ap 21.1-5a)

No evangelho de João nos mostra Jesus despedindo dos discípulos e deixando o mandamento no que é: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Jesus amou primeiro. Esse é o modo de agir de todos na comunidade. Assim o projeto de salvação e libertação se torna real neste mundo.

Ser cristão é viver o amor de Deus em cada um na comunidade cristã. A igreja não é o lugar de privilegiados mas servidores do amor de Cristo com todos.  Amor sempre foi a tônica do povo de Deus, mas agora há algo novo, pois o amor vividos pelos membros deve espelhar o amor de Cristo que dou plenamente a todos. (cf. Jo 13,31-33a.34-35)

Assim o cristão que quer seguir Jesus de perto deve ser o viver em comunidade apesar das diferenças das pessoas e ideias.

Somos pessoas renovadas e assim devemos proceder que esse tempo da Páscoa nos encha do Espírito Santo que anima a Igreja e todas as pessoas para fazer o bem.

Que esta liturgia nos ajudou a entender que o amor é importante e sem ele o mundo entra em desordem.

Missionarius Christi semper! Tudo por Jesus, nada sem Maria

Jose B. Schumann