ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 14 de setembro de 2025

Exaltação da Cruz, ela é gloriosa e salvadora

  Exaltação da Cruz, ela é gloriosa e salvadora




Queridos irmãos e irmãs, hoje celebramos a exaltação da Cruz. Essa cruz é salvadora e nos traz a salvação. Naquele tempo a cruz era desonra e morte horrível para os criminosos. Mas condenaram Jesus injustamente em um tribunal noturno e como a região era de domínio dos Romanos, levaram Jesus para Pilatos, que era governador de Jerusalém. E ele com medo de perder o poder condena Jesus a morrer na cruz. Mas a cruz tornou-se Bendita.

A cruz para nós é símbolo da nossa salvação e que fomos agraciado por um Deus que quis doar-se completamente pela humanidade toda. Seu sangue apagou a nossa culpa e nos permitiu que as portas do céu fossem novamente para aqueles que querem aderir a Cristo. Deus mostrou o seu supremo amor por nós e Jesus foi obediente até a morte de Cruz no projeto de salvação de nosso Deus.

A liturgia nos mostrará como que a haste e a cruz são sinais de salvação para nós e que nos mostra o amor de Deus que nos ama infinitamente.

No livro de Números (Nm 21,4b-9) temos o episódio da Serpente de Bronze e o povo estava a caminho, exausto pela caminhada e enjoado pelo maná e devido a isso ficaram contra Deus e contra Moisés. Deus castiga os revoltosos com as serpentes venenosas, mas o povo se arrepende e pede perdão a Deus. Deus aceita e manda Moisés fazer uma haste com uma serpente de bronze e que olhar para ela era salvos da picada da cobra.

Aqui podemos dizer que o mesmo instrumento que causa morte para salvar a vida do povo e assim Deus usa a cruz de madeira para dar a salvação ao Povo decaído pelo pecado. A cruz onde Cristo morreu é sinal de libertação e salvação de todos nós.

Na carta de Paulo aos filipenses (Fl 2,6-11) temos o hino cristológico onde Deus despojou da sua condição divina e quis se entregar à humanidade para salvá-la do mal e do pecado. Assim está escrito "Esvaziou-se, humilhou-se, se fez obediente até a morte de CRUZ. Mas Deus o exaltou... tornando-o 'Senhor' do universo." Com a festa de hoje, Jesus é proclamado glorioso na Santa Cruz. Assim podemos venerá-la com grande amor.

No evangelho de João (Jo 3,13-17) nos mostra Jesus como fonte de vida que sai da sua cruz salvadora. O martírio é feito na doação de um Deus que nos ama infinitamente. A cruz não é um amuleto mas um objeto que podemos carregar com gratidão a Jesus. É um sinal que levamos no peito. No Batismo somos marcados com o sinal da cruz.

A cruz é para nós libertação e é uma demonstração que o amor de Deus é infinito pela humanidade. Na cruz Jesus perdoa todos os algozes dizendo: "Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem". E para o bom ladrão ele disse: "Ainda hoje estarás comigo no paraíso..." Jesus nos mostra o rosto misericordioso de Deus Pai.

Desde cedo aprendemos pelos nossos pais o sinal da cruz que fazemos ao levantar, antes das refeições, nas orações pessoais e nas liturgias da Igreja e quando passamos em frente de uma igreja católica.

Que esta liturgia nos ajude a estar com Cristo na dor, no sofrimento, dando graças a Deus pela sua bondade e amor. Viva a santa cruz.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Servus Christi semper!!!

Jose Benedito!

domingo, 7 de setembro de 2025

Papa: a Cruz de Jesus é a maior descoberta da nossa vida!

 Papa: a Cruz de Jesus é a maior descoberta da nossa vida!



Leão XIV se inspirou na mãe do imperador Constantino, Santa Helena, para explicar a parábola do tesouro escondido, narrada em Mateus 13,44. Jesus é este tesouro, pelo qual vale a pena entregar a nossa vida.

“Esperar é escavar”: este foi o tema da audiência jubilar realizada pelo Papa Leão na manhã deste sábado, 6 de setembro.

Na Praça São Pedro, já enfeitada com a tapeçaria dos futuros santos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, o Pontífice recebeu milhares de peregrinos vindos a Roma seja para o Jubileu, seja para a cerimônia de canonização deste 7 de setembro.

Em sua catequese, o Santo Padre comentou a parábola do tesouro no campo, descrita no Evangelho de Mateus, na qual Jesus descreve o Reino de Deus: é preciso escavar para romper a crosta da realiadade e reacender a esperança.

Papa saúda lusófonos na Praça São Pedro

Assim que os cristãos puderam professar publicamente a sua fé, os discípulos começaram a escavar, em especial nos locais da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A tradição recorda a mãe do imperador Constantino, Flávia Júlia Helena, como a alma daquelas escavações. Ao invés de desfrutar dos prazeres da corte, preferiu colocar-se nas pegadas de Cristo na periférica Jerusalém. O grande tesouro descoberto por Helena foi a Santa Cruz.

“Eis o tesouro escondido pelo qual vender tudo! A Cruz de Jesus é a maior descoberta da vida, o valor que modifica todos os valores.”

Helena pôde compreender tudo isso porque ela mesma carregou por muitos anos a própria cruz, já que foi repudiada pelo marido e distanciada do filho Constantino. Não obstante as dores e desilusões, manteve-se uma mulher à procura, decidiu se tornar cristã e sempre praticou a caridade, jamais se esquecendo dos humildes dos quais ela mesma provinha.

“Cultivar o próprio coração requer empenho. É a principal missão. Mas escavando se encontra, curvando-se nos aproximamos sempre mais daquele Senhor que se despojou de si mesmo para se tornar como nós. A sua Cruz está sob a crosta da nossa terra.”

Podemos até caminhar orgulhosos, calcando distraidamente o tesouro sob nossos pés, concluiu o Papa. Mas se nos tornarmos como crianças, conheceremos outro Reino, outra força. “Deus está sempre sob nós para nos elevar.”

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-09/papa-leao-xiv-audiencia-jubilar-sabado-6-setembro.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT

O Seguimento de Jesus precisa de coragem para segui-lo

 O Seguimento de Jesus precisa de coragem para segui-lo



Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando o 23° Domingo do Tempo Comum; como é bom celebrar o mês da Bíblia. Esse é o tempo favorável para estarmos em contato com ela e que seja a luz do nosso caminho. Hoje a Igreja tem dois novos santos jovens e que eles possam iluminar a vida de cada pessoa, principalmente os mais desvalidos deste mundo.

A palavra de Deus nos exorta para o desprendimento e renúncia de tudo que nos separa de Deus e dos irmãos. A felicidade é ser uma pessoa para Deus. O que nós podemos fazer para estar com Deus sempre?

O livro da Sabedoria (Sb 9,13-19) nos orienta para buscar a iluminação da sabedoria que traz a verdadeira riqueza e felicidade. Só Deus basta e é Ele que traz o sentido da vida. Se tivermos tudo mas não houver a comunhão com Deus através do amor sincero aos irmãos e a Deus que dá sentido à nossa vida. A Santidade nos abraça a Deus sempre, Voltemos para Deus sempre.

Na Carta a Filemom (Fm 9b-10.12.17) nos fala e aplica a si as consequências do seguimento de Jesus. E ele intercede a favor do escravo fugitivo Onésimo junto ao seu dono para que olhe nele não como escravo mas um irmão. Quem liberta e aceita Jesus se torna filho livre de Deus. O escravo não sabe que fazer, mas estar com Deus nos torna filhos e livres das armadilhas deste mundo. Somos salvos diante de Deus.

No evangelho de Lucas (Lc 14,25-33) nos mostra Jesus nos exortando para o seguimento dele. Devemos assumir a cruz e seguir Jesus de modo pleno. Seguir Jesus é procurar ser amigo de Cristo na luta da vida e não desanimar nunca. Jesus não era demagogo e nem ostentador mas é Deus que caminha na mensagem de salvação para nós. Quem busca Jesus é ser uma vida sem fama, mas servos que servem a Ele numa vida de desprendimento.

Como se deve seguir Jesus, aqui estão as três condições: 1. Desapego; 2. Disponibilidade e 3. Renúncia. Não é um segmento momentâneo, mas permanente. A santidade é um aroma agradável que chega até Deus. A festa no céu tem duas estrelas radiantes que nos inspiram ao seguimento de Jesus que nos dá a razão da nossa vida em Cristo.

Que a Igreja nos faça acolhido na Palavra proclamada e na eucaristia que nos alimentam para sermos uma Igreja de saída. Amar Deus nos pobres e na eucaristia sempre. Que possamos converter sempre e que a misericórdia nos abrace sempre.

Que a palavra de Deus nos ajude a ter uma alegria que não dissipa.

 Missionarius Christi semper, Tudo por Jesus, nada sem Maria.

 Jose B. Schumann