ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Qualificação profissional não é sinal de trabalho garantido no Brasil

No Brasil, passa-se a impressão de que o desemprego é maior nos trabalhos em que se exige mais força física, como na construção civil. Os anúncios de empregos alertam até que há vagas, mas que falta qualificação profissional. Outra balela. É alto o índice de desemprego entre aquelas pessoas que possuem grau de escolaridade mais avançado. Curso superior, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado não são garantias de emprego.

Muito pelo contrário. É mais fácil que o profissional mais qualificado fique desempregado do que o menos qualificado. Hoje, no país, ganhar a vida em cima de uma moto, de um caminhão ou vendendo cafezinho e salgadinho garante mais o pão de cada dia do que com um diploma universitário. O Brasil pode ter melhorado nos últimos 16 anos, mas falta muito para um salto qualitativo em que todos possam usufruir de uma situação mais privilegiada.

João Renato Diniz Pinto – jornalista
Voluntário da Pastoral da Comunicação
da Arquidiocese de Montes Claros

Nenhum comentário: