ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 28 de março de 2013

TIRAR A PEDRA

O apóstolo Paulo lembra que, se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria inútil. De fato, estaríamos seguindo um líder religioso a mais. Nenhum fundador de religião, nem as religiões de fundação humana têm em si condição de levar à salvação eterna a ninguém. Somente Deus tem esse poder. Jesus provou sua divindade, justamente na superação de sua morte na própria natureza humana. Ele sim, nos deu o direito de filiação adotiva. O Pai de Jesus somente aceita com Ele na eternidade quem se parecer com o Filho. Este nos dá essa qualidade e no-la aplica, de modo singular no batismo, e pode também dá-la a quem Ele quiser de outros modos. Mas nosso desafio é conservar a aparência com Ele na prática de seu amor e de sua graça em toda a vida. Para isso, instituiu sua Igreja para nos facilitar a ter os meios mais acessíveis. Ele atua também através de sua bondade inoculada na vida de cada pessoa de boa vontade, que usa dos meios julgados os melhores em sua consciência, para a prática do bem, da justiça, do amor e da paz. Por isso, é preciso ver a ação de Deus também fora de nosso contexto visivelmente eclesial. Mas, quem tem a graça da clareza da fé em Cristo precisa testemunhá-la para ajudar os demais com a seta indicativa de um caminho acertado com o objetivo de vida e com o uso dos meios adequados para  realizar o projeto divino. 

O Evangelho narra que “Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo” (João 20, 1). Ela foi imediatamente avisar os apóstolos Pedro e João, pois, o sepulcro estava aberto e nenhum corpo estava lá dentro. Quem o havia tirado? Eis a questão! A pedra que tampava a tumba era pesada. Quem a tinha arrastado devia ter sua justificativa. Mas é preciso lembrar que Jesus falara de sua ressurreição. Esta foi confirmada: “Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido” (Atos 10, 40-41). 

Muitos refutam a ressurreição de Jesus. Falta-lhes fé, que lhes tire a pedra da visão do Homem-Deus. Tirar a pedra requer ir ao sepulcro dos enterrados que precisam ressurgir para a vida digna. Jesus nos dá a fé para testemunharmos sua ressurreição. Esta dá vida de sentido para os caídos em suas misérias e necessidades. É preciso de quem lhes dê a mão amiga e amorosa, como a do bom samaritano. A fé no Ressuscitado não nos deixa enclausurados em nossas sepulturas egoístas. A fé só voltada para dentro do nosso sepulcro não nos deixa tirar a pedra para dizermos a todos que a vida tem jeito ou solução. Assim evangelizamos, ou seja, levamos solidariedade, união com todos para convivermos na promoção da cidadania humana e divina para cada um. Melhoramos nossas relações familiares, comunitárias, sociais e políticas, com a perspectiva do Cristo que venceu a morte.

É Páscoa! Ela aconteça para todos, com a juventude ajudando a tirar a pedra da sepultura de muitos que estão nos descaminhos da vida, para apresentar a vida nova impregnada do amor do Cristo. Assim haverá transformação do mundo, renovado com a superação de todas as mortes!

D. José Alberto Moura, CSS
Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

Nenhum comentário: