ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 29 de junho de 2016

São Pedro e São Paulo

São Pedro e São Paulo

Posted by Fernanda Mendes de Souza on 29 June, 2016

Santi Pietro e Paolo
Hoje a Igreja de Roma festeja as suas santas raízes, celebrando os Apóstolos Pedro e Paulo.

Que Pedro e Paulo são marcas singulares na história da Igreja, disto ninguém dúvida. Que Pedro e Paulo viveram com afinco a ordem de Jesus, “ide pelo mundo e pregai o Evangelho”, disto também não temos dúvida.

Pedro e Paulo assumiram suas missões de proclamar o Evangelho de Cristo até o martírio. Com personalidade totalmente diferentes. Porém, algo me chama atenção: três pontos em comum que vejo em Pedro, Paulo, eu e você.

O Passado. Quem é Pedro? Pedro era um pescador, possuía uma pequena atividade de pesca no lago de Genesaré, e sentia-se atraído por um sincero interesse religioso, por um desejo de Deus… Era um judeu crente e praticante, convencido da presença ativa de Deus na história do seu povo. E tem um detalhe importante: Pedro na verdade é o nome dado pelo próprio Cristo, “Petros”, “pedra”, “rocha”. Onde Jesus escolheu para fundar a sua Igreja.
E Paulo por sua vez, Saulo de Tarso até ter seu nome também mudado por Jesus, e agora Jesus Ressuscitado. Paulo era um judeu e foi jovem para Jerusalém para estudar a fundo a Lei de Moisés aos pés do grande rabino Gamaliel. Havia aprendido também um profissão manual e rude, a fabricação de tendas. Paulo também era um judeu zeloso e colocava no centro a Lei de Deus. Porém, a pessoa de Jesus, crucificado e ressuscitado, num primeiro momento, como judeu zeloso que era, considerou inaceitável e até escandalosa a mensagem de que Jesus era a remissão dos pecadores. Por isso mesmo se sentiu no dever de perseguir os seguidores de Cristo até fora de Jerusalém.

O Encontro. Ambos tiveram com Jesus um encontro que mudaram suas existências. O ponto de partida para a missão de Pedro acontece num dia qualquer, enquanto Pedro estava envolvido em seu trabalho de pescador. Jesus se encontrava no lago de Genesaré, e a multidão apinha-se a seu lado para escutá-Lo, até que Jesus vê duas barcas, e entra na barca que estava Simão Pedro, e Jesus lhe pede que afastasse um pouco a barca da margem. Ou seja: Jesus desejava tirar Pedro da superficialidade do primeiro encontro com Pedro que havia acontecido quando André seu irmão, o leva para conhecer Jesus. Jesus desejava profundidade neste encontro. E ali, sentado nesta cátedra improvisada, Jesus pede pra Simão para que lançasse as redes em águas mais profundas para a pesca. Simão respondeu: “Mas Mestre, tentamos a noite inteira e não pescamos nada. Mas em atenção à tua palavra, eu lançarei as redes.” (Lucas 5: 4-5). E Jesus depois lança uma frase aterradora no coração de Pedro: “Pedro, não temas! Doravante serás pescadores de homens.” (Lucas 5: 10)
E Saulo de Tarso, há o encontro com Saulo se deu justamente a caminho de Damasco onde iria para continuar sua perseguição aos Cristãos. Paulo literalmente cai do seu cavalo. O objetivo de Saulo era ir para Damasco com o fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguidores de Jesus. E quem na verdade ficou “preso” foi o próprio Saulo, quando encontra com Jesus Ressuscitado que o conduz a Damasco para ali tocar e mudar radicalmente toda a sua vida.

A Cura. Sim! Para seguir Jesus não basta o passado e o encontro, mas é necessário a cura de coração. Tanto Pedro quanto Paulo, carregavam feridas em seus corações. Feridas essas que somente Jesus poderia alcançá-las. Pedro carregava em seu coração uma amargura grande por ter negado Jesus por três vezes. Justamente aquele Jesus que conviveu de perto, que testemunhou ao vivo e a cores suas palavras, seus milagres, sua vida. E Jesus sabia que para Pedro cumprir a missão que Ele reservava a Pedro, era preciso curar aquela amargura de Pedro. (Recomendo fortemente que você assista no youtube uma pregação do Padre Léo onde ele narra essa cura de uma maneira comovente e curadora para os nosso corações. A pregação você encontra com o título “A cura do coração de Pedro”).
E a cura do coração de Paulo começa acontecer justamente no caminho que o levava para aquela meta de perseguir os cristãos. Mas vou deixar o próprio Papa Francisco narrar essa história:

“Paulo é envolvido por uma luz potente, sente uma voz que o chama, cai e fica momentaneamente cego. Saulo o forte, o seguro, estava no chão. Naquela condição compreende a sua verdade: não era um homem como Deus queria, porque Deus criou todos nós para estarmos em pé, com a cabeça erguida. Mas a voz do céu não diz apenas “Por que me segues?”, mas o convida a se levantar. E quando começou a se erguer, não conseguia e percebeu que estava cego, naquele momento havia perdido a visão. ‘E se deixou guiar’. O coração começou a se abrir. Assim, levando-o pela mão, os homens que estavam com ele o conduziram a Damasco, onde por três dias não pôde ver, não comeu e nem bebeu. Este homem estava no chão, mas logo entendeu que deveria aceitar esta humilhação. A humilhação é o caminho para abrir o coração. Quando o Senhor nos envia humilhações ou permite que elas venham, é justamente para isso: para que o coração se abra, seja dócil, se converta ao Senhor Jesus”. Explicou Francisco em sua homilia no dia 15 de abri deste ano.

Termino com certeza no coração, de que celebrar a solenidade de São Pedro e São Paulo neste dia de hoje é um convite para uma reflexão profunda da minha história com Jesus. Hoje é um bom dia para nos perguntarmos: Quem somos? Qual a nossa história? Onde está o encontro com Jesus nessa história? Quais as curas Jesus já realizou em nós? E quais as curas nós ainda precisamos permitir que Ele realize?

Que São Paulo e São Pedro, rogue por nós!

Amém!

Nenhum comentário: