ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Papa proclama um Natal de Esperança

Papa proclama um Natal de Esperança

"Querido irmãos e irmãs, celebrar o Natal do Senhor nos faz renascer a esperança de dias melhores, pois está fundamentada em um Deus que vem até nós na simplicidade com braços abertos a toda humanidade. É tempo de renovar os corações na fraternidade e no amor. A vinda do Senhor ao mundo é um presente que nunca se desfaz porque é dela que vem a salvação da humanidade decaída pelo pecado. Viver esta época é estar com todos em família humana.
A vida humana tem valor e devemos preservá-la e ainda defender todos que hão de nascer, pois o nosso Deus é o da vida. Assim o banquete da vida fica cada vez mais cheia com a participação de todos. (Feliz Natal)"  ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Gen Audiência 12.21.16

Postado por Kathleen Naab em 21 de dezembro de 2016

Gen Audiência 12.21.16
A esperança que vem a nós no Natal é um tipo diferente de esperança - é fiável e visível, porque se funda em Deus.

O Papa disse isso hoje quando ele pegou uma terceira catequese da audiência geral sobre o tema da esperança.

"Hoje, a poucos dias do Natal, eu gostaria de reflectir mais especificamente, sobre o momento em que, por assim dizer, a esperança entrou no mundo, com a Encarnação do Filho de Deus", disse ele.

O Santo Padre observou como esperança, muitas vezes refere-se a "o que não está no poder do homem e que não é visível", algo "além das nossas forças" que não podemos ver.

"No entanto, o nascimento de Cristo, inaugurando a Redenção, fala-nos de uma esperança diferente, uma esperança confiável, visível e compreensível, porque se baseia em Deus", disse ele. "Ele entrou no mundo e nos deu a força para caminhar com ele: Deus caminha conosco em Jesus e caminhar com Ele para a plenitude da vida nos dá a força para estar no presente de uma maneira nova, apesar de trabalhoso."

Esta esperança é a certeza de que estamos com Cristo no caminho para o Pai, Francis explicou.

"Esta esperança, que o Menino de Belém nos dá, oferece um objetivo, um bom destino para o presente, a salvação da humanidade, a beatitude a quem se entrega a Deus misericordioso."

O Pontífice sugeriu que nós nos perguntar: "Será que eu caminhar com esperança ou é a minha vida interior parou, fechou? O meu coração está uma gaveta fechada ou uma gaveta aberta à esperança, que tem me andar com Cristo, e não só? "

Imerso na esperança

O Santo Padre, em seguida, virou-se para o presépio de Natal, dizendo que transmite esperança e que cada uma das pessoas ali representadas estão "imersos nesta atmosfera de esperança."

Ele refletiu sobre cada um dos personagens, começando com o lugar em si:

- Belém. Um pequeno bairro da Judéia, onde mil anos antes David nasceu, o pastor escolhido por Deus como rei de Israel. Belém não é uma capital, portanto, é o preferido pela Divina Providência, que gosta de agir através dos pequenos e humildes.

- Maria, Mãe da Esperança. Com seu "Sim", ela abriu a porta do nosso mundo a Deus ... Ela, que por nove meses era a arca da nova e eterna Aliança, contemplou a criança na caverna e viu nele o amor de Deus, que vem para salvar Seu povo e de toda a humanidade.

- José, descendente de Jessé e David ... olhando para Jesus na manjedoura, ele meditou que essa criança veio do Espírito Santo, e que o próprio Deus ordenou-lhe para chamá-lo assim, "Jesus". Em que o nome é a esperança de cada homem, porque através de que o filho da mulher, Deus vai salvar a humanidade da morte e do pecado.

- Os pastores, que representam os humildes e os pobres ... Em que crianças que viram o cumprimento das promessas e esperam que a salvação de Deus vai finalmente chegar a cada um deles. (Quanto aos pastores, e a tendência para colocar sua confiança em coisas materiais, o Papa enfatizou: "Vamos acabar com isso na nossa cabeça:. Nossos títulos não vai nos salvar; a única segurança que nos salva é a da esperança em Deus"

- O coro dos Anjos proclama do alto do grande projeto que a criança realiza: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens do seu agrado" (Lc 2:14). A esperança cristã é expressa em louvor e gratidão a Deus, que inaugurou seu Reino de amor, de justiça e de paz.

O Papa concluiu dizendo que a celebração do Natal "será uma verdadeira festa se recebermos Jesus, semente de esperança que os depósitos Deus nos sulcos da nossa história pessoal e comunitária".

"Cada 'Sim' a Jesus, que vem é uma semente de esperança", disse ele. "Vamos ter confiança neste semente de esperança, neste sim: 'Sim, Jesus, você pode me salvar, você pode me salvar." Um Natal feliz de esperança para todos! "

Nenhum comentário: