ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 9 de setembro de 2018

A Palavra de Deus nos guia corretamente


A Palavra de Deus nos guia corretamente 


Queridos irmãos e irmãs, estamos no mês da Bíblia, ela é guia segura que nos leva viver bem aqui até a casa paterna no céu. Celebramos hoje o 23º Domingo do Tempo Comum.
A
 liturgia nos exorta para abrir os ouvidos e os lábios, e isso que nos dizer abrir ouvido par a Palavra de Deus e abrir os lábios são para proclamar que Deus está conosco nesta jornada. Para que a Palavra de Deus torna-se eficaz devemos acolher a sua vontade que está na palavra de Deus e pô-la em pratica na nossa vida e na vivencia comunitária a onde estivermos.

No livro do profeta Isaias faz anuncia ao povo do exilio que estava sofrendo e dá sinal como que a libertação está próxima dos que estão surdos, coxos, mudos e cegos. Devemos ver nisso os sinais da chegada do Messias e que é para nós o Cristo. (cf. Is 35,4-7)

Na carta de Tiago  nos exorta para termos discriminação das pessoas que são pobres e que são diferentes de nós. Devemos ter bondade e acolher a todos, principalmente os pobres e desvalidos desse mundo. Todos tem olhar especial de Deus. (cf. Tg 2,15)

O evangelista Marcos narra que Jesus é a plena realização da profecia de Isaías, pois Jesus abre os ouvidos, os lábios e todos enfermos que necessitam de ajuda e misericórdia. Somos chamados para isso, é a missão que temos devido ao Batismo. Naquele tempo o povo viu em Jesus sinais que Ele é o Messias prometido que está no nosso meio. Tudo é bom nas mãos de Deus como já foi descrito no inicio da Criação. Deus faz tudo perfeito e bom. (cf. Mc 7,31-37)

Quando ficamos surdos, cegos, coxos e mudos diante das injustiças que permeiam no nosso meio estão não colaborando com Deus para que a nossa a realidade muda, mas quando deixamos se guiados por Deus e permitimos que Ele aja em nós na libertação de tudo que nos deixa paralisados para podermos fazer o bem, criar condições de vida para todos. Sejamos missionários da Palavra e da corrente do bem.

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: