ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 15 de setembro de 2019

A Misericórdia de Deus nos espera de braços abertos


A Misericórdia de Deus nos espera de braços abertos

Resultado de imagem para imagem missa da ovelha perdida e do filho prodigo

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 25º Domino do Tempo Comum, e esta celebração nos faz refletir sobre a misericórdia de Deus pelo seu Povo e por nós que somos cristãos. Hoje dia 14/09, celebramos a misericórdia de Deus através da Santa Crus e esta nos estende graças e bênçãos que curam as chagas de nossa vida para podermos abraçar e receber a graça da misericórdia de Deus.

No livro do Êxodo nos narra a misericórdia de Deus a um povo que se torna ingrato, infiel e se entrega a idolatria, que é fazer algo ou coisa como Deus. Fizeram um bezerro de ouro para adora como se fosse Deus, mas Deus é e não precisa de imagem nenhuma para estar com Ele. Deus esteve presente na libertação do povo no Egito, tirando-o das garras da escravidão e da escuridão da fé para a verdadeira liberdade em Deus.

O povo tinha deito uma aliança com Deus e afasta Dele, porque quer estar próximo de coisas inoperante e fixa. Moisés intercede a esse povo que estava preste a ser eliminado e Deus concede o perdão e teve misericórdia do seu Povo. Deus ama , e é fiel a sua promessa. Embora ao Bezerro de ouro não é Deus, mas uma Imagem de Deus. Para não caímos na tenção de reduzir Deus em uma imagem e aniquilar a transcendência de Deus, e por causa disso era proibido de fazer imagem de representação com finalidade de adoração. Não precisamos disso pois Deus é presente e fiel a nós, e está conosco sempre se aderirmos a Ele plenamente. (cf. Ex 32,7-11.13-14)

A Primeira carta de São Paulo ao Timóteo, Paulo nos narra que Deus é misericordioso e por isso ele foi socorrido e transformado por Ele. Paulo era perseguidor da Igreja, mas tornou-se apostolo missionário. Assim ele é grato e ainda tem alegria manifestada pela salvação que Deus fez da vida dele. Deus nos chama e quer que convertamos e ainda mudemos de vida do pecado para a graça. (cf. 1Tm, 1,12-17)

O evangelista São Lucas nos mostra a misericórdia em três Parábolas para contrapor a ideologia dos poderosos daquele tempo que se achavam o melhor e exclusivo de Deus por pensarem que são justos.

Temos a parábola da ovelha perdida, esta era uma das 100 do redil que se perdeu, mas o pastor a procura até encontra e fez uma grande festa devido ter a encontrado. Isso é misericórdia traduzida na busca da perdida, a mulher perde uma moeda de prata diante das dez que tinha, mas a procura e se sente uma alegria de ter a encontrado e por último o filho que recebe a herança e vai embora sem preocupar com o pai e nem com irmão. Esbanja tudo e fica sem nada, mas cai em si quando se sente com fome e na miséria. Lembra que seu pai era justo até com os empregado, então parte parara ser empregado do Pai, mas o Pai o perdoa e o colhe e dá dignidade a ele, dando roupa, sandália e anel com uma festa no banquete em casa. O mais velho se sente mal por causa disso, mas ele se esquece que a outra parte da herança é dele ao onde o pai se faz presente. O que importa é que o filho voltou e a vida se fez novamente uma alegria de primavera. (Lc 15,1-32)

Essa três parábolas ilustram a misericórdia infinita de Deus pelo seu povo, pois Deus não nos quer perdido e sim salvos, curados de todo mal do pecado e da exclusão social. Deus nos espera de braços abertos , apesar das nossas transgressões, pois Ele é misericordioso e quer a nossa volta através do nosso arrependimento sincero 
Que esta liturgia nos ajude a vivenciar o amor, a misericórdia e perdão. Nada de ódio, de pena de morte e nem d vingança. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: