ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Benção Urbi et Orbi do Papa


Benção Urbi et Orbi do Papa (Texto completo)

'Nasce o Filho, como uma pequena luz tremeluzindo no frio e na escuridão da noite'

Hoje, ao meio-dia da galeria central da Basílica de São Pedro, ao meio-dia, o Papa Francisco dirigiu a seguinte mensagem de Natal aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
-
“As pessoas que andavam nas trevas viram uma grande luz” (Is 9: 1)
Queridos irmãos e irmãs, Feliz Natal!
Do ventre da Mãe Igreja, o Filho de Deus encarnado nasce novamente nesta noite. Seu nome é Jesus, o que significa: "Deus salva". O Pai, amor eterno e infinito, enviou-o ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvá-lo (cf.  Jo  3:17). O Pai nos deu com grande misericórdia. Ele o deu a todos. Ele o deu para sempre. O Filho nasce, como uma pequena luz piscando no frio e na escuridão da noite.
Aquela criança, nascida da Virgem Maria, é a Palavra de Deus feita carne. A Palavra que guiou o coração de Abraão e caminha em direção à terra prometida, e que continua a atrair para si todos aqueles que confiam nas promessas de Deus. A Palavra que liderou os hebreus na jornada da escravidão para a liberdade e que continua a chamar os escravizados em todas as épocas, inclusive a nossa, a sair de suas prisões. Ele é a Palavra mais brilhante que o sol, encarnada em um pequeno filho do homem: Jesus, a luz do mundo.
É por isso que o profeta clama: “As pessoas que andavam nas trevas viram uma grande luz” ( Is  9: 1). Há trevas nos corações humanos, mas a luz de Cristo é ainda maior. Há trevas nas relações pessoais, familiares e sociais, mas a luz de Cristo é maior. Há trevas nos conflitos econômicos, geopolíticos e ecológicos, e ainda maior é a luz de Cristo.
Que Cristo leve sua luz a muitas crianças que sofrem guerra e conflitos no Oriente Médio e em vários países do mundo. Que ele traga conforto ao amado povo sírio que ainda não vê fim às hostilidades que alugaram seu país na última década. Que ele agite as consciências de homens e mulheres de boa vontade. Que ele inspire os governos e a comunidade internacional a encontrar soluções para permitir que os povos daquela região vivam juntos em paz e segurança e pôr um fim aos seus sofrimentos. Que ele possa sustentar o povo libanês e capacitá-lo a superar a atual crise e redescobrir sua vocação para ser uma mensagem de liberdade e convivência harmoniosa para todos.
Que o Senhor Jesus traga luz à Terra Santa, onde nasceu como Salvador da humanidade, e onde tantas pessoas - lutando mas não desanimadas - ainda aguardam um tempo de paz, segurança e prosperidade. Que ele possa trazer consolo ao Iraque em meio às atuais tensões sociais e ao Iêmen, sofrendo uma grave crise humanitária.
Que o pequeno Bebê de Belém traga esperança a todo o continente americano, onde várias nações estão passando por um período de convulsões sociais e políticas. Que ele encoraje o amado povo venezuelano, há muito tentado por suas tensões políticas e sociais, e garanta que eles recebam a ajuda de que precisam. Que ele abençoe os esforços daqueles que não poupam esforços para promover a justiça e a reconciliação e superar as várias crises e as muitas formas de pobreza que ofendem a dignidade de cada pessoa.
Que o Redentor do mundo leve luz à amada Ucrânia, que anseia por soluções concretas para uma paz duradoura.
Que o recém-nascido Senhor leve luz ao povo da África, onde situações sociais e políticas persistentes muitas vezes obrigam os indivíduos a migrar, privando-os de um lar e uma família. Que ele traga paz aos que vivem na parte oriental da República Democrática do Congo, dilacerados por conflitos contínuos. Que ele traga consolo a todos os que sofrem por causa de violência, desastres naturais ou surtos de doenças. E que ele traga conforto àqueles que são perseguidos por sua fé religiosa, especialmente missionários e membros dos fiéis que foram seqüestrados, e às vítimas de ataques de grupos extremistas, particularmente em Burkina Faso, Mali, Níger e Nigéria.
Que o Filho de Deus desça à terra do céu, proteja e sustente todos aqueles que, devido a essas e outras injustiças, são forçados a emigrar na esperança de uma vida segura. É a injustiça que os faz atravessar desertos e mares que se tornam cemitérios. É a injustiça que os obriga a garantir formas indizíveis de abuso, escravidão de todo tipo e tortura em campos de detenção desumanos. É a injustiça que os afasta de lugares onde eles podem ter esperança de uma vida digna, mas se vê diante de muros de indiferença.
Que Emmanuel leve luz a todos os membros sofredores de nossa família humana. Que ele amoleça nossos corações muitas vezes pedregosos e egocêntricos, e faça deles canais de seu amor. Que ele traga seu sorriso, através de nossos pobres rostos, para todas as crianças do mundo: para aqueles que estão abandonados e aqueles que sofrem violência. Através de nossas mãos frágeis, ele pode vestir aqueles que não têm nada para vestir, dar pão aos famintos e curar os enfermos. Através de nossa amizade, como é, que ele se aproxime dos idosos e dos solitários, dos migrantes e dos marginalizados. Neste alegre dia de Natal, que ele leve sua ternura a todos e ilumine as trevas deste mundo.

Nenhum comentário: