ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 16 de julho de 2022

Marta e Maria, exemplo de serviço e escuta

Marta e Maria, exemplo de serviço e escuta




 

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 16° Domingo do Tempo Comum. Aqui vamos entender a importância da hospitalidade e do acolhimento. A eucaristia nos ajuda a viver a hospitalidade a onde temos a melhor parte que é a eucaristia e a escuta da Palavra de Deus. O pão da vida nos fortalece na vida espiritual e o pão da Palavra que nos ajuda sermos fortes na jornada na terra rumo ao céu.

 

No livro do Gênesis podemos ver Abraão que acolheram  os forasteiros que representaram o Senhor. O que nos chama atenção é que Abraão estava sentado do lado da tenda em Mambré. E estava atento os passageiros que passam por ali. Ele estava disposto a partilhar e repartir de modo espontâneo e gratuito. Quando ele viu os |três homens, corre ao encontro deles. Oferece o alimento e até a hospedagem e ao final da refeição teve uma surpresa deles, pois uma promessa que ia ter um filho e eles voltariam após 9 meses.

 

Ele creu, embora Abraão e Sara tinham idades avançadas, mas para Deus nada é impossível. Isso era um grande desejo deles, pois queriam ter uma descendência grande conforme a promessa de Deus quando saiu das suas terras na Mesopotâmia. A tradição cristã nos dá uma informação que esses três homens seriam a figura da Santíssima Trindade. Deus é fiel a sua promessa e nós devemos crer Nele. (cf. Gn 18,1-10a)

 

Na carta de São Paulo aos Colossenses nos fala do seu próprio exemplo que acolheu Cristo na sua vida. E também a missão de Cristo que ele continuou. Oxalá se pudermos fazer o mesmo sem condicionamento quando o próprio Paulo diz: "É Cristo crucificado que vive em mim".

 

Nós devemos ser missionários que acolham a todos, amando e servindo. A Igreja de Cristo deve ser a Igreja de saída. Ela não é apenas portadora da Palavra e da Eucaristia, mas uma  Igreja encarnada na Palavra de Deus que salva e opera Maravilhas.

 

A Igreja também é do Pão Vivo que restaura e renova a nossa vida na comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs em comunidade. O mundo precisa de autêntico missionários de uma Igreja viva e não templo de pedra que só recebe pessoas sem compromisso com a vida.

 (Cl 1,24-28)

 

O evangelista Lucas nos coloca duas pessoas que são servidores, mas cada uma do seu jeito. Uma trabalha sem cessar e não tem tempo para parar e ouvir a vontade Deus, mas a outra deixa os afazeres por um determinado tempo e acolhe Jesus que é a Palavra viva de Deus. Jesus adverte Marta que é bom essa para ouvir Deus e a sua vontade para nós, pois somos peregrino em busca da morada eterna e responder um questionamento de Marta dizendo: Marta você preocupa com muitas coisas, mas Maria escolheu a melhor parte e essa não vai ser tirada.

 (cf. Lc 10,38-42)

 

A comunidade nos chama ao serviço e nós devemos dedicar o nosso tempo a essa Missão, não como obrigação, mas com vontade de disposição e gratuidade para que reina entre nós o amor a Deus que vem de abundância sempre para todos.

 

Que possamos aprender a acolher e estar presente é uma forma de evangelizar.

 

Que esta liturgia nos ajude a sermos preparados e disponíveis a missão quando requerem de nós gratuidade, bondade e paciência para que Deus seja a bandeira principal de nossa vida, da Igreja e do mundo,

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Servus Christi Semper!

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: