ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 18 de maio de 2024

"Vem Espírito Santo" sobre cada um de nós

"Vem Espírito Santo" sobre cada um de nós


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o Domingo de Pentecostes. Aqui encerramos o período Pascal e vamos celebrar os dons do Espírito Santo que a Igreja recebe, isto é, são dons do Espírito Santo. É a festa da Igreja que evangeliza sem temor na força do Espírito Santo.

Após 50 dias, como aconteceu no Sinai, o recebimento da Lei que formou um novo Povo de Deus e agirá agora pelo dom do Espírito Santo. Os sinais  são trovões, relâmpagos, trombetas e vento forte etc., é a teofania. A aliança foi feita e agora a inauguração da missão da Igreja na evangelização impulsionado pela força do Espírito Santo. O evangelho de Cristo está sendo difundido em todos os cantos da terra.

Aqui podemos conferir que a força do Espírito Santo esteve no início da ação missionária da Igreja nascente. Agora que vai dar a impulsão da nova aliança á a lei do amor na ação do Espírito Santo que vai agir na pregação dos apóstolos, e nos milagres que Deus derrama diante do instrumento de cada apóstolo daquele tempo e até hoje em nós que somos batizado em cada missão na Igreja e no mundo. Somos missionários na graça de Cristo na força do Espírito. Pentecostes é a inauguração de novo tempo como o novo povo de Deus que é sinal das bênçãos de Deus entre nós.

O dia de Pentecoste acontece quando os apóstolos se encontram com Maria reunidos no cenáculo de oração. Estavam com medo dos judeus, mas o Espírito vem e age em cada pessoa ali e eles se enchem da graça e dos dons do Espírito Santo. Saem sem medo e começam a pregar com unção do Espírito e muitos milagres acontecem, fazendo que muitos comecem a aderir ao novo que é Jesus, o salvador de todos.

Todos ouviam na sua língua, aqui as línguas não são empecilhos do novo, pois todos se entendem e não é mais a Babel que confundiu e dispersou as pessoas. A comunidade é de Cristo como cabeça e animada na força do Espírito Santo. Hoje precisamos pedir o novo Pentecoste para que sejamos missionários de Cristo no mundo dividido pela violência, ódios e guerras .(cf. At 2,1-11)

O evangelista São João colocou o dom do Espírito Santo no dia da Páscoa. A comunidade estava no lugar fechado e estava a anoitecer, isso simbolicamente significa que estavam com medo, retraído, uma comunidade órfã de Jesus e a insegurança tomava conta deles, mas Jesus aparece ressuscitado e dá a Paz,  soprando o Espírito Santo neles.

Agora é uma comunidade que renasce  se torna o povo da nova aliança selada por Cristo na Cruz e na sua gloriosa ressurreição. (cf. Jo

20,19-23)

A comunidade que surge é levada a ser missionários aqui tem o envio aos apóstolos: Como o Pai me enviou, eu VOS ENVIO". A Igreja nasce no Mistério Pascal para ser uma comunidade de amor fraterno, onde todos são irmãos e irmãs e devido a isso não pode haver diferença entre as pessoas da comunidade que pertencem.

Na Primeira Carta aos Coríntios Paulo nos lembra que a Igreja é o corpo Místico de Cristo, sendo Jesus a cabeça e nós os seus membros, mas um corpo só na força do Espírito Santo que alimenta e dá a vida a  esse corpo. Sem o Espírito Santo a Igreja se definha e morre. Em todo tempo devemos bendizer a Deus que dá o sopra da vida no Espírito Santo. (cf. 1Cor 12, 3b-712-13)

Nós recebemos os dons do Espírito Santo no Batismo e na crisma nós amadurecemos na atitude adulta da fé. Assim somos missionários de Cristo com a efusão do Espírito Santo. É dia de bênçãos a cada pessoa que quer estar com Cristo sempre na comunidade, testemunhando a fé em Cristo com coragem e graça dos dons do Espírito Santo que recebemos.

Que esta liturgia da Solenidade de Pentecostes nos faça sermos autênticos missionários, sem medo de anunciar o Reino de Deus a todos e denunciar as maldades deste mundo que não querem que sejamos salvos por Cristo na Igreja

Tudo por Jesus, nada sem Maria. Servus Christi semper.

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: