A Igreja nasce com a força do Espírito Santo
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje a festa de Pentecostes. Encerra o ciclo da Páscoa. Sabemos que o Pentecostes foi uma grande festa após a colheita. O povo antigo agradecia a Deus pelo êxito de boas colheitas. Depois foi para as Festas da Aliança feita no Sinai após 50 dias da Páscoa do Povo de Deus que comemorava a saída de do Povo.
Assim podemos dizer que a festa da Lei era pentecostes dada por Deus libertador. O povo era agradecido a Deus pela sua intervenção.
A liturgia bíblica nos ajuda a entender este grande acontecimento celebrado após 50 dias da ressurreição de Jesus.
No livro dos Atos dos apostolo At 2,1-11), Lucas nos mostra o valor da comunidade Igreja que nasce na força do Espírito Santo. Esta comunidade nascente tem o dever de ser testemunha e propagar Jesus a todos sem distinção. Os apóstolos estão reunidos em cenáculo com Maria.
Os sinais são vistos como trovão, ventania e chama de fogo. São símbolos para ilustrar esse acontecimento que nos inflam para ser a Igreja corajosa para dar testemunho e enfrentar as perseguições com fé e esperança. A Igreja é de movimento e a presença de Deus na teofania do trovão e do fogo.
A confusão de línguas que ninguém entendia é agora entendida por todos na força do Espírito. Quando estamos unidos o Espírito Santo vem e nos faz discernimento para seguir Jesus e ainda nos ajuda a construir a Igreja viva. Como estes dons fazemos maravilha na Igreja e ainda é um sinal que Deus é tudo em todos.
Hoje é muito urgente que os cristão católicos seja ardoroso e vivam a fé para ser uma testemunha do Cristo ressuscita, criando ponte e fortalecendo a todos para que a Igreja seja sinal da presença de Jesus até a eternidade aonde todos vão ficar
Na 2ª carta de Paulo aos Coríntios (1Cor 12,3b-7.12-13) nos mostra que o Espírito Santo é fonte e força onde a comunidade é nascida e assim a ação viva da comunidade surge. Para isto o Espírito Santos nos dá os dons diversos aos membros que fortalece a unidade na diversidade dos dons de cada membro da comunidade cristã. Os dons são para o serviço a todos.
Devemos ser dóceis ao Espírito e receber estes dons a serviço da comunidade. É o Espírito que dá a certeza que Deus atua no mundo em todos os lugares. Deus age no Espírito Santo e faz maravilhas que são sinais que Deus é o princípio e fim de tudo.
No evangelho (Jo 20,19-23) nos narra que a anoitecer do dia da Páscoa. Os discípulos estavam reunidos com porta e janelas fechadas com medo dos judeus, Jesus chega fica no meio e diz paz do esteja convosco e sopra o Espírito Santo. E os envia para a missão dizendo: "Como o Pai me enviou, eu também vos envio." E ainda diz: "Recebei o Espírito Santo...". dá o dom do perdão e da reconciliação. Somos pecadores e deste modo precisamos da misericórdia de Deus.
Fomos batizados que é a nossa páscoa, saímos do pecado para a vida e crisma que é nosso pentecostes, pois recebemos a força e os dons do Espírito santo para sermos missionário de Cristo no mundo.
Assim Deus nos dá uma missão e não podemos negar a Deus isso. Devemos mostrar que Deus é pai é misericordioso com todos. Jesus está conosco até a eternidade tanto na Eucaristia e também na sua palavra proclamada na comunidade Igreja.
Que esta liturgia de hoje nos faça mergulhar no Espírito, recebendo forças e graça para construirmos um reino de amor, justiça e misericórdia entre nós. Viva a Igreja de Cristo e viva todos nós. Amém!!!
Missionarius Christi semper!!! Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi semper!!!
José Benedito Schumann Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário