ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 12 de julho de 2025

Em Barcelona a beatificação do marista Lycarion May, educador dos pobres

Em Barcelona a beatificação do marista Lycarion May, educador dos pobres



O cardeal Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, presidiu neste sábado, 12 de julho, a Missa que elevou às honras dos altares o Irmão Lycarion, jovem religioso suíço, educador dos pobres na Espanha, martirizado durante as revoltas populares de 1909. O postulador afirma: ele testemunhou o Evangelho não com pregação ou aulas magnas, mas com a proximidade, o diálogo e o respeito

“Para ir a Pueblo Nuevo é preciso estar disposto a dar a vida." Assim dizia Lycarion May (nascido François Benjamin), o irmão marista que neste sábado, 12 de julho, foi beatificado em Barcelona, na Espanha. A celebração teve lugar ao meio-dia na Igreja de São Francisco de Sales e foi presidida, em representação do Papa, pelo cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos.

Da Suíça à Espanha

O "Pueblo Nuevo" de que Lycarion falava era o bairro pobre da cidade catalã, habitado por famílias carentes e em situação de vulnerabilidade, onde ele atuou como educador. Nascido em 21 de julho de 1870, em Bagnes, Suíça, aos 18 anos foi aceito no Instituto dos Irmãos Maristas. Após a primeira profissão religiosa (15 de agosto de 1888), na qual assumiu o nome de Lycarion, foi enviado a Mataró, na Catalunha. Depois de fazer a profissão perpétua, em 15 de agosto de 1893, foi transferido para a comunidade de Girona, na primeira escola dirigida pelos Irmãos Maristas na Espanha.

A morte

Após uma experiência nos Países Bascos como diretor de uma creche, ele foi chamado de volta a Barcelona para fundar e dirigir uma escola chamada Patronato Obrero de San José, no bairro de Pueblo Nuevo. O estouro de uma revolta popular deu origem à chamada "Semana Trágica" de Barcelona, quando a população insurgiu contra o alistamento obrigatório decretado pelo governo espanhol. Disso resultaram saques e incêndios, inclusive de igrejas, conventos e instituições de ensino católicas. Na noite entre 26 e 27 de julho de 1909, o edifício escolar dos padres maristas foi incendiado. Na manhã do dia 27, abriram fogo contra os religiosos. Irmão Lycarion foi mortalmente atingido e seu corpo foi martirizado com golpes de pedras e de machete.

Palavras do postulador

"Irmão Lycarion foi martirizado em um mundo conflituoso — explica o postulador, irmão Guillermo José Villarreal Cavazos, à mídia vaticana —, um mundo semelhante ao nosso, entre conflitos e guerras. “A herança espiritual do religioso pode ser resumida em três pontos: Viveu sua vocação destacando a fraternidade como um chamado universal, reconhecendo-se irmão de todos. Foi um educador muito presente para seus alunos, demonstrando que o Evangelho não se transmite só através da pregação ou de aulas magnas, mas com a proximidade, o diálogo e o respeito. Por fim, a interculturalidade: Lycarion era um suíço que dedicou sua vida na Espanha. Sua vida nos desafia a viver em ambientes interculturais, promovendo a compreensão, a reconciliação e a paz”.

fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2025-07/barcelona-beatificacao-marista-lycarion-may.html

Nenhum comentário: