ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Matéria de jornal

Um dos três diários de Montes Claros, o "Jornal de Notícias" publica nesta quinta-feira matéria veiculada no site da Arquidiocese de Montes Claros - www.arquimoc.org.br -, em 14 de setembro de 2008, domingo, Dia da Exaltação da Santa Cruz, sob os títulos "Espaço eclesial não é boca-de-urna", afirma Padre em debate com candidatos a vereador e Em debate no Grande Santos Reis, candidato a vereador pede trabalho unido. O jornal força a barra na interpretação dos textos.

A chamada de capa da matéria no "Jornal de Notícias" desta quinta é uma verdadeira viagem. Em nenhum momento dos textos, a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana cita estimativa de público do debate. No entanto, o periódico montes-clarense inventa, imagina e publica este título na primeira página: "Lotação máxima no debate de vereadores no Grande S. Reis". Os editores do jornal concluíram, através de fotografias que lhes enviamos de uma senhora que chegou no final do evento e que foi citada pelo candidato a vereador Sebastião Prisilino (PDT), que o lugar onde foi o debate estava lotado.

Muita viagem. Forçaram a barra demais. Com as oito imagens que enviamos ao "Jornal de Notícias" por e-mail, anexamos a legenda: "Da janela da Associação dos Bairros Santa Eugênia e Eldorado, em Montes Claros, Dona Lió observa debate com candidatos a vereador". Após a leitura das matérias e das fotos, utilizando o bom senso social e jornalístico, não dá nunca para concluir que o debate no Grande Santos Reis lotou. E conclusão em notícias quem tira é o leitor.

Nenhum comentário: