ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 20 de setembro de 2008

Partir para o confronto...

Muito se comenta sobre os jornalistas contratados pela Prefeitura de Montes Claros. Muito se diz que a maior parte dos jornalistas que trabalham nos diários montes-clarenses tem um papel na administração atual. Mas ninguém comenta a precariedade que é exercer o jornalismo em Montes Claros: a competição com estagiários do curso de jornalismo local, os baixos salários da categoria na região, a eterna discussão entre jornalistas provisionados e diplomados, dentre outras causas da desvalorização destes profissionais.

Transferir responsabilidades é muito mais fácil do que assumir obrigações. Deve ser por isso que o amadorismo ainda impera na maior parte das redações da cidade - salvam-se raríssimas exceções. Se os jornalistas deste município não partirem para o confronto e continuarem submissos aos patrões dos jornais, que não entendem de jornalismo, muito menos de publicidade e propaganda, e menos ainda de comunicação social, a tendência é Montes Claros permanecer no marasmo jornalístico.

Se Montes Claros foi eleita uma das cidades mais dinâmicas do país, o certo é que nossos jornais diários não seguem esse dinamismo. Menosprezando seus profissionais e os seus leitores, nossos jornais vão sempre servir para embrulhar peixes (o que, de acordo com a medicina, é desaconselhável), porém servem muito pouco para (in)formar cidadãos.

Nenhum comentário: