ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Doação sem medida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos ensina que a generosidade é a medida do amor. Quando o nosso coração se enche do amor de Deus, que é pura doação-amor, nós conseguimos sair do egoísmo e podemos partilhar com aquele que está à nossa mesa, em nosso convívio. Em 1 Rs 17, 10-16, temos o exemplo da viúva de Serepta, que hospeda e serve o profeta Elias, que estava com fome e sede. Esse lugar estava passando por grave seca e fome. Esta viúva tinha pouca farinha e azeite.

Este pouco quase não dava para ela e seu filho. Mesmo assim, ela serve com generosidade ao homem de Deus. Por causa disso, nada faltou naquela casa, porque o nosso Deus é o Deus da vida e aquele que adere a Ele não fica na penúria. Em Hb 9, 24-28, Deus nos exorta para voltarmos a Cristo, o sumo sacerdote, que se doa plenamente a todos nós, nos dando a salvação. No Evangelho de Mc 12, 38-44, vemos Jesus sentado perto da caixa de esmola no templo.

Ele observa as atitudes das pessoas que estavam colocando as esmolas naquela caixa e percebe que muitas davam, com opulência e arrogância, para se mostrar, para ser bem vistas, como ainda acontece nos dias de hoje. Contudo, nem tudo está perdido. Há muitos corações generosos que fazem de tudo para que o Reino de Deus seja caracterizado pela justiça, partilha e amor.

Jesus então nota e elogia a atitude da viúva que doa tudo o que tem naquele momento e o faz com grande generosidade e amor, em sua doce simplicidade. Por isso, o cristão é chamado a sair do egoísmo e colocar-se a serviço daqueles que não tem vez e nem voz.

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: