ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 22 de novembro de 2009

O universo tem um único rei

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia da Igreja celebra a caminhada dos discípulos que seguem os passos do Rei que é Cristo. Ele é Rei do universo. Durante o ano litúrgico, revivemos e fizemos a memória sempre presente de Jesus, nosso verdadeiro Redentor e Salvador. O nosso mundo conhece vários reis, aqueles que têm a dominação e o poder, e que, muitas vezes, não estão a serviço do povo que sofre e está marginalizado na sociedade.

Na época do Profeta Daniel, o povo estava sofrendo a dominação de Antioco IV, que estava querendo impor a cultura e a religião grega à força. Em Dn 7, 2-14, em uma linguagem simbólica (apocalíptica), vemos que o profeta Daniel teve um visão de quatro animais que saiam do mar (símbolo do mal), mas que foram destruídos pelo poder de Deus e este dá o poder ao filho do homem que vai ter a Glória e o Reino.

Esta é uma profecia realizada plenamente em Jesus Cristo, que traz o Reino de Deus, mesmo com perseguições. Estas não terão fim tão cedo. Hoje, percebemos a realidade do Reino de Deus entre nós, como uma semente na terra. Não há vemos, mas ela brota vida, além de ser fermento na massa misturada, diversificada. Nós não a vemos nitidamente, mas fazemos crescê-la com o fervor da nossa fé.

Hoje, este Reino deve estar presente entre nós se formos realmente discípulos do Mestre, que nos exorta para fazermos acontecer a justiça, o amor, a partilha, o perdão e tornar este mundo mais irmão. Apocalipse 1, 5-8 nos dá a certeza de que Jesus é o Príncipe dos reis da Terra, que vem trazer definitivamente um Reino de Felicidade, de Vida e de Paz.

Durante a missão de Jesus na Terra, ele nunca pretendeu usurpar o poder que reinava. Os poderes reinantes, muitas vezes, espalhavam a injustiça, aumentavam a pobreza e não permitiam que o povo tivesse vida. Jesus não precisa desse poder efêmero que traz morte e dominação.

Quando Pilatos pergunta pra Jesus se Ele era Rei, então Jesus diz. "Eu sou Rei, mas o meu Reino não é desse mundo...". E ainda diz. "Para isso nasci e para isso vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. E todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz" (Cf. Jo 18, 33b-37).

O Reino Jesus então é a verdade, a vida, a santidade, a graça, a justiça e o amor. Jesus nos chama a sermos solidários e nos conclama a fazermos a nossa parte para a consolidação do seu Reino, que brota vida para todos. Somos cidadãos desse Reino que tanto desejamos e almejamos. Jesus é Rei do universo.

In corde Jesu et Mariae, per semper!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha, 52 anos, é engenheiro; tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia

Nenhum comentário: