ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de fevereiro de 2013

A multiplicação dos pães mata fome dos famintos que procuram Jesus


Queridos irmãos e irmãs, se olharmos a Bíblia vemos que o Deus está ao lado dos pobres e oprimidos, das viúvas e dos órfãos. A riqueza material é muitas vezes um dos motivos que afastamos de Deus e dos irmãos que sofrem porque apegamos a matéria e ao poder que ela encerra. Há muitas passagens da bíblia que nos fala do desprendimento e da confiança em Deus. Deus nunca vai nos deixar passando necessidade e sempre vem em nosso socorro, não para ter muito, mas o suficiente para viver nesta vida em busca da Eternidade. Jesus nos ensina o desprendimento que nos leva a segui-lo fielmente.Deus nos chama ao compromisso de matar a fome dos famintos. Não podemos omitir

Quando Jesus pede ao moço rico que vendesse tudo e desse para os pobres e que terá um tesouro no céu, depois vem e segue-me (cf. Mt 19,16-22), Ele estava dando uma resposta a uma pergunta dele que foi: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?" A resposta de Jesus a ele o deixou triste, pois ele era muito rico. Nós podemos concluir que quando seguimos Jesus vamos ter cosias que são partilhadas por todos e ninguém fica fora do banquete da vida, mas se somos apegados a matéria, então não enxergamos a fome dos nossos irmãos que ficam excluídos do mundo. Se soubermos usar os nossos bens vamos ter o suficiente para viver e repartir com os outros que mais precisam nesse mundo.

O próprio Jesus nos fala: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas. Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?  Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado a sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?  (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.  Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.(Mt 6,24-34)

              São muitas as mensagens de Jesus dadas naquele tempo onde muitos estavam excluídos dos privilégios dos poderosos e que valem para hoje. Jesus dava esperança ao povo sofrido sedento de pão material e também de Deus. Certa vez uma multidão ficou ouvindo Jesus, a sua mensagem libertadora que restaura o homem para Deus e ficando tarde os apóstolos pediram a Jesus que o povo fosse embora para suas casas ou algum lugar para comprar alguma coisa de comer, mas Jesus surpreende-os nesta logica humana e material que eles tinham e deu a seguinte ordem: "Não precisam ir; dai-lhes vós de comer.". Os apóstolos com cinco pães e dois peixes dado por um garoto levaram a Jesus e assim Ele fez a multiplicação dos pães que saciaram a multidão. Assim, irmãos e irmãs, A Igreja deve ser o lugar da partilha para todos e não acúmulos de alguns privilegiados. Quando há partilha há sempre sobra e ninguém fica privado. (cf. Jo 4,1-14)
 
Na comunidade dos primeiros cristãos foi assim como podemos ver: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. (At 2,42-47)

Desse modo irmãos e irmãs, somos chamados a ser Igreja do pão partilhado e que não haja acumulo e desperdício de bens entre nós cristãos e trabalhemos para que haja partilha dos nossos bens entre os que mais sofrem de privação de saúde, de alimento, de moradia, de segurança e de justiça, tudo isso nos ajuda a ver o rosto de Cristo vivo e ressuscitado em nosso meio. Amém.

Primeiro Mandamento: אָנֹכִי יהוה אֱלֹהֶיךָ, אֲשֶׁר הוֹצֵאתִיךָ מֵאֶרֶץ מִצְרַיִם מִבֵּית עֲבָדִים: לֹא-יִהְיֶה לְךָ אֱלֹהִים אֲחֵרִים, עַל-פָּנָי. (Eu sou o Eterno teu Deus que te tirou da terra do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de Mim)

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: