ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Voltemos para Deus de todo nosso coração



Queridos irmãos e irmãs, começamos hoje o itinerário que nos leva para a Pascoa do Senhor. Deus nos espera com coração novo e para isso acontecer em nós é preciso convertemos a Ele, assumido as cruzes da vida. Seguir Jesus é aceitar a cruz de cada dia da nossa existência. Quantas cruzes deveram carregar cada cristão, pois o mundo é marcado do ódio, da ganancia, da busca de poder pelo poder, do prestigio, do individualismo, do materialismo e a autossuficiência. São quarenta dias antes da Pascoa, onde celebraremos a vitória da vida sobre morte. Jesus nos dá esse presente a todos que queiram ser autênticos cristãos e para isso devemos derrubar o orgulho e a hipocrisia que muitas vezes não nos deixam estar com Deus e com os irmãos e irmãs. (Jose Benedito Schumann Cunha)

"O 'retornar a Deus de todo coração' em nosso caminho quaresmal passa pela Cruz, o seguir Cristo no caminho que leva ao Calvário", diz Bento XVI. O Papa Bento XVI presidiu a Missa com o rito da imposição das cinzas, nesta quarta-feira, 13, na Basílica de São Pedro, que abre o período da Quaresma. A celebração eucarística foi a última solenemente presidida pelo Santo Padre. “Hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos um novo caminho quaresmal, um caminho que se prolonga por quarenta dias e nos conduz à alegria da Páscoa do Senhor, à vitória da Vida sobre a morte", frisou o pontífice. (www.cancaonova.com)
 
A Igreja nos repropõe o forte chamado que o profeta Joel dirige ao povo de Israel: "Assim diz o Senhor: retornai a mim de todo vosso coração, com jejum, com lágrimas e com lamentação" (Joe 2,12). O Papa ressaltou que a expressão "de todo vosso coração" significa "do centro dos nossos pensamentos e sentimentos, das raízes das nossas decisões, escolhas e ações, com um gesto de total e radical liberdade". Este retorno a Deus é possível, "porque há uma força que não reside em nosso coração, mas que brota do coração do próprio Deus. É a força da sua misericórdia. O retorno ao Senhor é possível como graça, porque é obra de Deus e fruto da fé que nós repropomos em sua misericórdia", disse ainda o Santo Padre. "O 'retornai a mim de todo vosso coração' é um chamado que envolve não somente o indivíduo, mas a comunidade. A dimensão comunitária é um elemento essencial na fé e na vida cristã. O 'Nós' da Igreja é a comunidade em que Jesus nos reúne: a fé é necessariamente eclesial", sublinhou ainda o pontífice. (www.cancaonova.com)

Bento XVI convidou a "viver a Quaresma numa mais intensa e evidente comunhão eclesial, superando individualismos e rivalidades, é um sinal humilde e precioso para aqueles que estão distantes da fé ou indiferentes". "O 'retornar a Deus de todo coração' em nosso caminho quaresmal passa pela Cruz, o seguir Cristo no caminho que leva ao Calvário, à doação total de si. É um caminho no qual aprender cada dia a sair sempre mais do nosso egoísmo e dos nossos fechamentos, para dar espaço a Deus que abre e transforma o coração", disse ainda o Santo Padre. No Evangelho de Mateus, Jesus faz referência a três práticas fundamentais previstas pela Lei mosaica: "a esmola, a oração e o jejum são também indicações tradicionais no caminho quaresmal para responder ao convite a retornar a Deus de todo coração." "O nosso testemunho será sempre mais incisivo quanto menos buscarmos a nossa glória e teremos consciência de que a recompensa do justo é o próprio Deus, o estar unido a Ele, aqui, no caminho da fé, e, ao término da vida, na paz e na luz do encontro face a face com Ele para sempre", disse ainda o Papa. "Ressoe forte em nós o convite à conversão, a retornar a Deus de todo coração, acolhendo a sua graça que nos faz homens novos, com aquela surpreendente novidade que é participação da própria vida de Jesus", concluiu Bento XVI..(www.cancaonova.com)

Queridos irmãos e irmãs, as palavras desse nosso papa Bento XVI que nos deixará em 28/02/2013 são sabias e cheios de amor a Deus e a cada um de nós. Ele nos exorta na palavra de Deus para que voltemos a Deus de todo coração. Ser renovado depende da graça de Deus que devemos buscar na nossa sincera conversão. Esse tempo quaresmal que antecede a Pascoa, nós temos a oportunidade de crescer na fé em Cristo, de buscar a santidade de vida, dando testemunho dela na comunidade, no mundo e na família. Cada dia em que vivemos deve transparecer a vontade de Deus e não a nossa, pois se ficarmos fechados no nosso mundo individual, então nós esqueceremos os nossos irmãos e irmãs que precisam de uma palavra de conforto, de serviço e de amor fraterno a eles. Vamos caminhar rumo a Pascoa do Senhor com coração em jubilo porque temos um Deus que nos ama. (amém) (Jose Benedito Schumann Cunha)

Nenhum comentário: