ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 20 de abril de 2013

Jesus é Bom Pastor que cuida das ovelhas



Jesus é Bom Pastor que cuida das ovelhas

Queridos irmãos e irmãs, a liturgia nos faz mergulhar no mistério salvífico de Cristo que sempre nos procura para nos salvar. Não há ninguém igual a Jesus Cristo nesse mundo, pois Ele é o bom pastor que chama e acolhe a todos sem distinção, ricos e pobres tem vez com Ele.
A Igreja todo ano, nesse período dedica ao Domingo do Bom Pastor. Sabemos que o pastor é aquele que conduz as ovelhas e sempre está a frente delas para indicar o caminho certo e seguro para a pastagem  para as nascentes de aguas puras.

No Antigo Testamento, a figura do bom pastor já era bem conhecida pelo Povo Judeu e encontramos na bíblias muitos personagens que foram pastores como Jacó, Moises, Davi, etc. E ele faziam analogia deles a Deus, como pastor que guia o Povo de Deus. O profeta Ezequiel nos dia que Deus, Ele mesmo conduzirá o Povo, e desse modo vai colocar a frente do povo de Deus um bom Pastor que livrará da escravidão  dará a vida a ele. Isso se concretiza perfeita em Cristo, pois Ele é o bom pastor, não é interesseiro e nem mercenário. Era pobre, sábio e obediente ao projeto salvador de Deus, pois nunca misturou com a opulência e nem com os poderosos do templo de Jerusalém.

No livro dos Atos dos Apóstolos temo a primeira viagem  apostólica de Pedro e Barnabé. Dia da mensagem e proposta de Cristo surgem duas reações , uma era que os judeus pensam em ter o monopólio de Deus e da verdade, não permite que ouros possam entrar em seu convívio, Podemos compará-los como ovelhas fechas que não permitem que a proposta de Cristo chegue até a eles. Por outro lado temos os pagãos que respondem com alegria e entusiasmos na recepção da boa nova de Cristo e que podemos comparar como ovelhas atentas e obedientes a voz do seu pastor e que estão dispostas a segui-lo. Assim devemos procurar ser, ovelhas atentas a mensagem de Cristo que está na Palavra de Deus, na voz da Igreja e da tradição que nos ensinam e nos amparam para o caminho seguro da eternidade. Não podemos jamais ser fechados e sim abertos a novidade de Deus que acolhem a todos para a verdade, justiça e partilha com todos.(cf. At 13,14.43-52)

No livro do apocalipse nos mostra Jesus  Cristo, o Cordeiro pascal, ao que venceu a morte e que é verdadeiro Pastor que nos leva a fonte de agua viva. Quem está com Jesus tem sempre a certeza de ser salvo por Ele e que nos momentos difíceis  Ele está presente nos animando e dando força para não desanimarmos nunca no caminhão rumo ao céu que devem fazer na terra dos viventes. (cf. Ap 7,9.14b-17)

No Evangelho se São João nos mostra claramente que Cristo se apresenta como o "BOM PASTOR". Ele é que nos conduz a pastagens verdejantes e aguas puras que trazem vida abundancia a todos. O pastor é que sempre esta a frente das ovelhas e também as protege de todo mal. Elas seguem o pastor porque reconhecem Nele a justiça e a boa intenção (cf. Jo 10,27-30)

Na Igreja de Cristo, há muitos bons pastores que segue o modelo que é Jesus, mas existem os maus pastores que não obedecem a Jesus e provocam crises na Igreja, pois eles são humanos e sujeitos as falhas. Mas quem se dispõe a seguir Jesus devem estar atento a caminhar nos passos de Jesus e ainda orar e vigiar para não caírem em tentação. Se estivermos com Jesus temos a segurança como Ele mesmo nos fala: "Eu mesmo dou a vida para elas, e ninguém vai arrancá-las de minhas mãos..." Há muitas vozes nesse mundo prometendo uma vida fácil com conforto e prosperidade e esquecem-se da cruz que devemos carregar, pois Jesus mesmo nos fala: que não pegar a sua cruz, renunciar a si mesmo e seguir-Me não é digno de Mim. A quem devemos confiar, Então? É em Jesus, pois Ele já deu provo , morrendo na cruz por nós, não para dar vida boa e rica nesse mundo, mas a vida eterna compartilhada com todos. Que esta liturgia nos ajude a comprometer com o Evangelho de Cristo e que bispos, padres, diáconos, ministros e todo povo de Deus sejam sinais de presença Dele no mundo como ovelhas que sabem ouvir a voz de Cristo, o bom Pastor. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: