ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 7 de julho de 2015

Papa Francisco encontra seu amigo Padre Paquito

Papa Francisco encontra seu amigo Padre Paquito


Na segunda-feira, Francisco almoçou com os jesuítas no Colégio Javier e se reuniu com o presidente Correa no Palácio de Carondelet

Por Ivan de Vargas

Roma, 07 de Julho de 2015 (ZENIT.org)

Na segunda de manhã, o Papa Francisco foi para Guayaquil, a maior cidade do Equador, localizada na costa do Pacífico. Depois de celebrar a Missa no Parque Los Samanes, o Papa almoçou no Colégio Javier, dos Jesuítas, onde foi recebido pelo amigo Padre Paquito, um sacerdote espanhol de 91 anos, que o atual pontífice conheceu na década de oitenta no país andino.

O Pontífice chegou ao colégio as 14:27 (hora local) e foi recebido na porta por um grupo de jovens vestidos com uniforme escolar, cinco deles se aproximaram e lhe ofereceram alguns presentes. Em seguida, ele foi para uma residência próxima, onde o aguardava Padre Francisco Cortes, mais conhecido como Padre Paquito, um jesuíta nascido em Málaga dia 10 de julho de 1924, que foi para o Equador em 1963 para trabalhar nesta instituição.

Quando os dois se encontraram eles se abraçaram e conversaram ali por um momento, em seguida, eles entraram numa sala onde o almoço estava servido. A responsável pela cozinha foi Angela Guaman, 47 anos, que trabalha na escola há 13 anos. De acordo com a mídia local, durante a refeição foi servido "ceviche de camarão, frango e carne assada". A comunidade do Colégio Javier é formada por seis religioso da Companhia de Jesus, mas na hora do almoço estavam presentes pelo menos vinte pessoas.

No final do encontro, o Papa percorreu rapidamente uma distância de 13 quilômetros até a base aérea de Simon Bolivar. A bordo do papamóvel branco, sorrindo, muito feliz, Francisco acenou incansavelmente, agradecendo o carinho de cada pessoa que estava nas ruas de Guayaquil lançando pétalas, buquês de flores e balões.

O Papa chegou no aeroporto as 16:38 e imediatamente entrou no Airbus A330 da Alitalia. Os guardas que acompanharam o Pontífice se comprometeram a recolher os buquês e outros presentes jogados durante o percurso de despedida daquela cidade.

De volta a Quito, às 19:00 Francisco realizou uma visita de cortesia ao presidente Rafael Correa no Palácio de Carondelet, sede do Executivo, localizado no centro histórico da cidade, catalogado em 1978 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

No final do encontrou houve a tradicional troca de presentes e a apresentação de familiares e outras autoridades do presidente. Rafael Correa se despediu do Santo Padre no pátio do Palácio Presidencial. Depois, o Papa percorreu a pé cerca de 50 metros até a Catedral de Quito.

Nenhum comentário: