ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 13 de dezembro de 2015

E nós, o que fazer para esperar e festejar a presença de Jesus em nosso meio?

E nós, o que fazer para esperar e festejar a presença de Jesus em nosso meio? 


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 3º domingo do tempo do advento e a liturgia de hoje nos faz pensar sobre as exigências concretas para que cada um de nós devemos fazer para receber o Senhor que vem. Hoje é o domingo da alegria, pois estamos próximo do natal. Sabemos que a vinda de Jesus nos traz uma alegria e é motivo de festejar o natal do Senhor com o coração aberto. Jesus é a razão de nossa vida, pois Ele venceu o mal. Estamos na expectativa da vitória de Deus na nossa historia de vida e comunidade.

O terceiro domingo do Advento apresenta as exigências concretas para recebermos o Senhor que vem.

No livro de Sofonias temos o hino da alegria, pois foi revogada a sentença que condenava Judá. Quem estará no meio do povo é o próprio Deus como salvador. Agora não precisa ter medo porque é o próprio Deus que comandará com justiça a todos. (cf Sf 3,14-18) O que faz sentir a alegria é saber que Deus nos ama e traz para nós uma proposta de salvação e felicidade, cabe a nós aderir a elas com muita alegria.

O salmista nos propõe e reforça a alegria que devemos ter em estar com Deus da vida e assim diz o salmista: "Alegrai-vos, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel..." (Is 12,6)

Paulo na sua carta aos filipenses recomenda a ALEGRIA em um contexto de perseguição e ele mesmo estava na prisão por causa de Cristo. Mesmo assim ele dava um incentivo nesses momentos difíceis que cada pessoa passa, dizendo: "Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos... (cf. Fl 4,4-7) O que faz a gente sentir alegria é ter certeza da presença do ressuscitado na comunidade dos cristãos.

No Evangelho, João Batista anuncia ALEGRIA pelo Salvador que vem, mas está preocupado com algo que pode estragar tudo: Os pecados nos paralisam E ele nos faz um veemente apelo à CONVERSÃO...  (cf. Lc 3,10-18). A conversão e mudança de vida são o apelo que João Batista faz a todos e nos também. Então o que devemos fazer para esperar Jesus e festeja-lo no seu natal? A resposta é simples, isto é não ser apegado, ser caridoso, ser honesto e justo e por fim não ser autoritário, mas ser servidor com todos.

Assim, nós podemos ir ao encontro de Cristo que vem fazer morada em nossa casa, em nossa comunidade e em cada coração que quer estar com Ele Sempre.
E nós, o que devemos fazer, então?
Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: