ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

"Ciúme e inveja levam à morte"

homilia do Papa: Ciúme e inveja levam à morte


Papa Francisco em Santa Marta

Queridos irmãos e irmãs, o amor deve ser a medida da ação de cada cristão nesse mundo. A fraqueza e o pecado que se cometem não podem ser ferramentas de exclusão, mas de misericórdia para que se arrependam e voltam a procurar o Senhor. Nós não somos donos da verdade, mas sedento da graça de Deus que nos leva a vida eterna.

A gloria de nossas ações deve estar sintonizada na humidade e submissão a Deus. Ele é a fonte de tudo de bom que nos acontece. Na comunidade cristã somos chamados a sermos operários que trabalham para a grandeza do Reino de Deus aqui na perspectiva da eternidade. Não podemos propagar o ódio e nem a violência, pois isso traz a morte. A nossa língua deve ser para o louvor a oração para que todos encontrem o verdadeiro caminho que é Jesus Cristo. ( Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Francisco adverte que por ciúme se mata com a língua. Estes pecados existem inclusive na comunidade cristã  


Em sua homilia na Missa celebrada hoje de manhã na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco refletiu sobre o ciúme e a inveja. Ele pediu ao Senhor que nos preserve desses pecados que existem inclusive nas nossas comunidades cristãs e usam a língua para matar os outros.

A Primeira Leitura do dia fala sobre o ciúme de Saul, rei de Israel, em relação a David. Como recordado pelo Santo Padre, após a vitória contra os filisteus, as mulheres cantam com alegria, dizendo: “Saul matou milhares, mas David dez mil”. A partir daquele dia, “Saul olha desconfiado para David, pensando que ele pudesse trai-lo e decide matá-lo. Depois, segue o conselho do filho e revê a decisão. Mas retoma seus maus pensamentos”, explicou o Papa. Portanto, observou o Papa, o ciúme é uma “doença” que volta e leva a inveja.

O Pontífice disse que a inveja é uma coisa feia, é um pecado feio, “e no coração, o ciúme ou a inveja crescem como ervas daninhas: cresce, mas não deixa a erva boa crescer. Tudo o que parece ofusca-lo, lhe faz mal”, explicou. Disse também que “o coração invejoso leva a matar, à morte. E a Escritura diz claramente: por inveja do demônio, a morte entrou no mundo”.

Continuando na mesma linha, o Papa sublinhou que a inveja “mata” e “não tolera que o outro tenha algo que eu não possuo. E sofre, porque o coração do invejoso ou do ciumento sofre. É um coração sofredor”. É um sofrimento que deseja a “morte dos outros”.

Ele alertou para o fato de que muitas vezes nas nossas comunidades – não devemos ir muito longe para ver isso – por ciúme se mata com a língua. “Alguém tem inveja daquele, daquele outro e começam os fuxicos: e os fuxicos matam!”.

Em seguida, o Bispo de Roma, disse: “Eu, pensando e refletindo sobre estre trecho da Escritura, convido a mim e a todos a entender se em meu coração existe algo de ciumento, de invejoso, que sempre leva à morte e não me faz feliz; porque esta doença leva sempre a ver o que o outro tem de bom como se fosse contra você. Isto é um pecado muito feio! É o início de muitas criminalidades”.

Por isso, ele convidou a pedir ao Senhor “que nos dê a graça de não abrir o coração aos ciúmes, de não abrir nosso coração às invejas, porque estas coisas levam à morte”.

O Santo Padre sublinhou ainda que Pilatos era inteligente e no Evangelho de Marcos, diz que Pilatos percebeu que os chefes dos escribas haviam lhe entregado Jesus por inveja.

A este respeito, concluindo a homilia, o Papa Francisco afirmou que a inveja – como interpretado Pilatos, que era muito inteligente, mas covarde – é que levou Jesus à morte.

Por fim, o Pontífice pediu também a graça de “não entregarmos nunca, por inveja, à morte, um irmão, uma irmã da comunidade paroquial, nem um vizinho do bairro. Cada um tem seus pecados, cada um tem suas virtudes… são próprias de cada um. Olhar o bem e não matar, com fofocas, por inveja ou ciúmes”, concluiu.

Nenhum comentário: